Manual de Orientação Administração e economia rural

Manual de Orientação Administração e economia rural

(Parte 2 de 12)

• Paulo Octávio de Lima e C. Araújo — EAF de Barbacena — MG

• Pedro Bezerra Filho — EAF de Belo Jardim — PE

• Reginaldo Bertola Cantarutti — EAF de Satuba — AL

• Vilson Dantas dos Santos — EAF de Cuiabá — MT

REVISÃO • Mirna Saad Vieira — SESG/SETC

• Therezinha de Oliveira — SESG/SETC

CAPA • Olga Diniz de C. Botelho — SESG/SETC

Procurando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino profissionalizante das Escolas Agrotécnicas Federais a partir da sistematização dos conteúdos programáticos e da implementação das aulas teórico-práticas, técnicos do Ministério da Educação, juntamente com professores das EAFs, vêm produzindo material didático das disciplinas que compõem o currículo dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Economia Doméstica.

Assim, os manuais que integram a Série Ensino Agrotécnico apresentam não só uma proposta de conteúdo programático das disciplinas dos mencionados cursos, como também sugestões de atividades, contidas em folhas de orientação, que podem ser utilizadas como roteiro para o professor e material de consulta para o aluno.

Para a utilização dos manuais, os professores poderão lançar mão de sua experiência e criatividade, adaptando as práticas às peculiaridades locais, à realidade dos alunos e aos recursos disponíveis.

ZELI ISABEL ROESLER Secretária de Ensino de 2º Grau

APRESENTAÇÃO 5 PROGRAMA-REFERÊNCIA 7

Objetivo da disciplina administração e economia rural 9 Objetivos das unidades 9 Programa-referência de administração e economia rural 10 FOLHAS DE ORIENTAÇÃO DE 1 A 27 15 BIBLIOGRAFIA 57

Objetivo da disciplina Administração e Economia Rural

— Situar o aluno no contexto socioeconômico, a fim de que reconheça a importância da administração racional de uma empresa rural e dos princípios do associativismo, como meio de desenvolvimento das comunidades rurais.

Objetivos das unidades

1. Economia rural

— Propiciar ao aluno condições de analisar o comportamento do mercado agropecuário, cujos resultados deverão auxiliar na tomada de decisões racionais.

2. Administração rural

— Proporcionar ao aluno condições de administrar uma empresa rural, dentro dos padrões técnicos, econômicos e sociais compatíveis com a realidade.

3. Extensão rural — Preparar o aluno para atuar como agente de mudanças, através da difusão de conhecimentos tecnológicos no meio rural.

4. Cooperativismo — Tornar o aluno apto a difundir nas comunidades rurais os princípios básicos do associativismo e da cooperação.

5. Crédito rural

— Proporcionar ao aluno condições de conhecer a estrutura do sistema nacional de crédito rural, difundindo suas modalidades, importância e mecanismos operacionais.

Programa-referência de administração e economia rural

1. Introdução

• Noções de economia — Conceito

— Divisão da economia

— Sistema econômico • Conceito de economia rural

• Fatores de produção

• Análise de mercado — Conceito

— Oferta e procura

— Preço de mercado

2. Comercialização • Conceito

• Instituições de mercado

— Comerciantes: atacadistas e varejistas

— Agentes: comissários e corretores — Associação de produtores

— Cooperativas

— Organizações auxiliares:

CEASA, bolsas, associações comerciais, companhia de seguro, instituições bancárias, etc.

• Fluxo de comercialização — Agentes

— Canais

— Forças concorrentes de mercado

— Associações de produtores

— Cooperativas

• Funções — De troca

— Físicas — Auxiliares

• Tipos de mercado

— Mercado local: a nível de produtor rural — Mercado atacadista

— Mercado varejista ou distribuidor

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