Manual de Orientação Administração e economia rural

Manual de Orientação Administração e economia rural

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• No 1,° gráfico pode-se observar que existem meses em que o preço do produto se eleva, outros em que cai, em relação à média. Há uma tendência de ser mais baixo na safra (excesso de ofertas) e mais elevado na entressafra (déficit de ofertas), sendo a demanda mais ou menos estável nos diversos meses do ano.

• O preço corrigido elimina, em parte, o efeito da inflação, refletindo melhor as condições de preço do mercado.

• No 2." gráfico, ao comparar as posições do primeiro e último ano, ter-se-á uma idéia se a tendência dos preços foi de crescimento, manutenção ou redução nos últimos anos.

Folha de orientação

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UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 2. Esquematização do fluxo de comercialização local de um produto agrícola OBJETIVO: Identificar o fluxo de comercialização de um produto

DENOMINAÇÃO Bloco de anotações

Lápis Relação de atacadistas e/ou varejistas

QUANT. variável 1 1

1.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes, distribuidores de determinado produto agrícola, de preferência produzido no município.

2.°) Elabore algumas perguntas-chave, que podem ser agrupadas para cada atacadista, varejista ou feirante entrevistado, de acordo com o seguinte quadro:

LOTE (se necessário) ORIGEM DO PRODUTO (local ou fornecedor)

Cz$/unidade DESTINO DO PRODUTO (comprador ou local)

PREÇO Cz$/unidade

3.°) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes a serem entrevistados. 4.°) Entreviste-os, preenchendo para cada um deles o quadro de dados do segundo procedimento.

Folha de orientação

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Folha de orientação

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5.°) Proceda à tabulação dos dados, conforme o seguinte quadro:

Procedência Quantidade Preço VENDA

Quantidade Preço Destino

6.°) Some as quantidades compradas de produtos de mesma origem, repetindo este procedimento para destino.

7.º) Confeccione um esquema de fluxo de comercialização, estabelecendo a porcentagem da quantidade total, que sai de cada origem, passando por cada instituição comerciante e se dirigindo a cada destino, conforme esquema abaixo:

tantas quantas forem identificadas

dos% = 100% do produto recebido

tantas quantas forem identificadas

dos % = 100% do produto vendido + perdido tantos quantos forem identificados

• Tem-se uma idéia do caminho percorrido pelo produto, o grau de concentração do mesmo entre os comerciantes e o tipo de consumidor que mais demanda o produto (principais consumidores, comerciantes e fornecedores ou origem).

UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 3. Padronização, classificação e embalagem de produtos agropecuários OBJETIVO: Identificar as funções físicas e complementares da comercialização

Folha de orientação

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DENOMINAÇÃO Caixa padronizada Etiqueta de embalagem

Mamão-havaí Prego de 1,5"

Raspa fina de madeira

5 20 100 kg 100 g 1 saco

PROCEDIMENTO 1.º) Prepare o ambiente. 2.°) Providencie 100 (cem) quilos de mamões recém-colhidos em diferentes estágios de maturação e diferentes tamanhos. 3.°) Padronize os frutos pelo estágio de maturação. 4.°) Classifique os frutos por tamanho e forma. 5.°) Forre as caixas com raspa fina de madeira. 6.°) Arrume os frutos já classificados e padronizados. 7.°) Coloque a tampa da caixa e pregue-a. 8.º) Cole as etiquetas de embalagem.

OBSERVAÇÃO • O produto mamão, aqui sugerido, pode ser substituído por qualquer outro produto agropecuário sujeito à padronização, como ovo, por exemplo.

UNIDADE: Economia rural

ATIVIDADE: 4. Identificação de margens de comercialização de um produto

OBJETIVO: Estimar margens de comercialização de atacadistas e/ou varejistas e a participação dos produtores no preço pago pelos consumidores finais de um produto.

1.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes, distribuidores de determinado produto agrícola, de preferência produzido no município.

2.") Elabore algumas perguntas-chave que podem ser agrupadas para cada atacadista, varejista ou feirante entrevistado, de acordo com o seguinte quadro:

LOTE (se necessário) ORIGEM DO PRODUTO

(local ou fornecedor)

Cz$/unidade DESTINO DO

PRODUTO (comprador ou local)

QUANTIDADE VENDIDA PREÇO Cz$/unidade

3.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes a serem entrevistados.

4.º) Entreviste-os, preenchendo, para cada um deles, o quadro de dados do segundo procedimento. 5.°) Proceda à tabulação dos dados, conforme o seguinte quadro:

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