Destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser organização até os planos de ação que estarão sendo realizados para a concretização das estratégias de negócio.

  • Destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser organização até os planos de ação que estarão sendo realizados para a concretização das estratégias de negócio.

  • Pode ser considerada como a espinha dorsal do planejamento estratégico empresarial.

  • Sua aplicação varia em conteúdo, forma e abrangência.

  • Você é um estrategista ou apenas um gerente?

  • O estrategista:

  • Avalia perspectivas de curto, médio e longo prazos

  • Age sobre o mercado

  • Desenvolve diferenciais competitivos

  • Antecipa-se a situações desfavoráveis

  • Cria participação de mercado

  • desenvolve serviços e produtos adequados ao mercado

  • O apenas um gerente:

  • É surpreendido por alterações no mercado

  • Precisa sempre se reprogramar

  • É dependente do dia-a-dia

  • É desinformado sobre seu setor

  • Está atrelado às iniciativas da concorrência

  • Está à mercê da conjuntura

Razão de ser da organização e procura determinar o seu negócio, por que ela existe, ou ainda em que tipo de atividade deverá concentrar-se no futuro

  • Razão de ser da organização e procura determinar o seu negócio, por que ela existe, ou ainda em que tipo de atividade deverá concentrar-se no futuro

  • Sua designação dever ser feita em consenso pela alta administração

  • Declaração única que representa a identidade da organização estabelecendo o seu propósito mais amplo

  • É a razão de ser da organização – procura determinar o seu negócio e por que ela existe

  • Tem de imune aos objetivos e estratégias estabelecidos

Uma missão deve ser curta em extensão de palavras, mas de impacto marcante;

  • Uma missão deve ser curta em extensão de palavras, mas de impacto marcante;

  • Poderá incorporar valores e crenças da organização, resultando em uma declaração abrangente de propósitos;

  • Não obter uma missão genérica demais

A vida útil de uma missão é inversamente proporcional à extensão de sua declaração em termos de palavras

  • A vida útil de uma missão é inversamente proporcional à extensão de sua declaração em termos de palavras

  • A nobreza de propósitos garante consistência à missão. Exemplo: se a missão for “ganhar dinheiro”, é possível ser qualquer coisa, inclusive traficante de drogas...

Sustentáculo necessário para a consecução da missão, devendo possuir total compatibilidade com ela. Uma organização possui normalmente de três a sete objetivos executivos.

  • Sustentáculo necessário para a consecução da missão, devendo possuir total compatibilidade com ela. Uma organização possui normalmente de três a sete objetivos executivos.

  • Representam a situação futura que a organização, como uma coletividade, procura atingir. São influenciados em parte, pelas expectativas de diretores, acionistas e subordinados.

  • Quando realizamos nosso planejamento estratégico de negócios, chegamos a três objetivos:

    • Estar ao lado do executivo que decide tecnologia da informação
    • Concretizar projetos de tecnologia da informação especializada
    • Apresentar crescimento financeiro e tecnológico sustentado

Reconhecimento do mercado como empresa líder

  • Reconhecimento do mercado como empresa líder

  • Crescimento na participação do mercado com diversificação de produtos e serviços

  • Rentabilidade em investimentos seguros

É um objetivo relacionado às áreas funcionais que deve ser atingido com finalidade de alcançar os objetivos executivos. Se referem geralmente a:

  • É um objetivo relacionado às áreas funcionais que deve ser atingido com finalidade de alcançar os objetivos executivos. Se referem geralmente a:

    • Otimizar, aumentar, maximizar, expandir, aprimorar algo
    • Reduzir, diminuir, contrair, minimizar algo
    • Assegurar, manter algo
  • Definem especificamente o eu deve ser atingido pela referida área funcional para satisfazer um ou mais objetivos da organização. Exemplo:

    • Aprimorar a qualidade dos produtos e serviços (Qualidade)
    • Reduzir os custos de produção (Produção)
    • Melhorar os controles sobre os recursos de movimentação (Suprimentos)

Elaborar o contexto de uma organização qualquer e demonstrar de forma clara e objetiva:

  • Elaborar o contexto de uma organização qualquer e demonstrar de forma clara e objetiva:

    • Missão
    • Objetivos executivos
    • Objetivos estratégicos
    • Quadro de missão versus objetivos executivos
    • Quadro de objetivos executivos versus estratégicos
    • Nota: O trabalho poderá ser feito em grupos de até 05 (cinco) pessoas.

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