Introdução à  Saude Publica e Epidemiologia

Introdução à Saude Publica e Epidemiologia

(Parte 11 de 11)

Tome a taxa de mortalidade como uma medida de risco e responda, a) Qual é o RR dos fumadores, relativamente aos não fumadores, para o cancro do pulmão ? e para a doença coronária ? b) Qual é o risco atribuível para cada uma das doenças? c) Compare o RR e o risco atribuível devido ao tabaco entre as duas doenças e suponha que um dia, por pura magia, conseguia que os médicos deixassem de fumar. Espera com isso evitar mais mortes por cancro do pulmão ou por doença coronária ? porquê?

8. A tabela seguinte apresenta um estudo do melanoma da pele, em que 402 casos de adultos doentes, seleccionados de hospitais europeus, foram comparados com 422 controlos (adultos seleccionados das comunidades locais servidas pelos hospitais). Os dois grupos foram classificados quanto a um factor de risco – ter ou não ter tido protecção solar na infância (por exemplo usando chapéu ou protector solar).

Investigue se a ausência de protecção solar constitui um factor de risco para o melanoma da pele.

Introdução à Epidemiologia e Saúde Pública Pg. 48

Faculdade de Medicina ‐ UEM

Introdução e exercícios BLOCO: PRINCÍPIOS DE EPIDEMIOLOGIA e

PRÁTICA 8 Vigilância epidemiológica

xercício 1 ‐ O programa de prevenção de acidentes na infância tornou‐se disponível recentemente. Para juntar dados de base em acidentes da infância, o pessoal está a discutir se deve administrar um inquérito ou estabelecer um sistema de vigilância. Discuta as vantagens e desvantagens destas duas abordagens. Exercício 2 ‐ Discuta os méritos relativos a um sistema de vigilância passivo e um sistema de vigilância activo. Exercício 3 ‐ Um investigador está insistindo à direcção nacional de saúde pública para acrescentar infecções por Clamídia na lista do estado de doenças notificáveis. Quais são os argumentos a favor e contra? Que métodos alternativos de vigilância para infecção de Clamídia que poderia propor? Exercício 4 ‐ Durante os 6 anos prévios, tinham sido reportados 1‐3 casos por ano de sarampo oriundos do distrito de Meconta ao departamento de epidemiologia. Durante os últimos 3 meses, foram reportados 17 casos. Todos menos dois destes casos foram comunicados às autoridades locais. O jornal local escreveu um artigo acerca de um dos primeiros casos comunicados, uma menina jovem. Descreva as possíveis causas do aumento dos casos comunicados. Exercício 5 ‐ Você foi contratado recentemente pelo departamento de saúde da comunidade da província de Tete para prestar actividades de vigilância, entre outras tarefas. Todos os dados de vigilância são introduzidos em um computador pessoal e transmitidos ao departamento central de epidemiologia semanalmente através do Boletim Epidemiológico Semanal. Porém, a província de Tete nunca gerou seu próprio conjunto de tabelas para análise. Quais as três tabelas que você iria prerender criar através de computador em cada semana? Exercício 6 ‐ Na semana passada, o laboratório do departamento de sanidade animal do Ministério da Agricultura diagnosticou raiva em 4 cães que tinham sido capturados num bairro residencial. Estas informações serão devidamente comunicadas nas tabelas do relatório informativo do departamento de sanidade animal do Ministério da Agricultura mensal. É isto suficiente? Quem precisa saber esta informação?

(Parte 11 de 11)

Comentários