[Gestão da Qualidade] Aula 04 - Gestão da Qualidade IV-Pareto

[Gestão da Qualidade] Aula 04 - Gestão da Qualidade IV-Pareto

Prof. Brenno Ferreira de Souza – Engenheiro Metalúrgico

Introdução

No fim do século XIX, o economista sociopolítico

Vilfredo Pareto observou que havia uma distribuição desigual de riqueza e poder na população total. Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mãos de 20% da população

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Introdução 3

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Introdução

O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.

Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidade Juran.

Poucas causas levam à maioria das perdas, ou seja,

“Poucas são vitais, a maioria é trivial.”

Juran – Engenheiro de Controle de Qualidade 1904

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Análise de Pareto

O princípio de Pareto estabelece que os problemas relacionados a qualidade de produtos e processos, os quais resultam em perdas, podem ser classificados em duas categorias:

“poucos vitais” – representam poucos problemas que resultam em grandes perdas

“muitos triviais” – representam muitos problemas que resultam em poucas perdas

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Gráfico de Pareto

O gráfico ou diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.

Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.

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Gráfico de Pareto

Uma indústria fabricante de lentes que desejava melhorar seus índices de qualidade com o objetivo de resolver o seguinte problema: aumento do número de lentes defeituosas produzidas pela empresa a partir de fevereiro de 1995.

A empresa classificou uma amostra de lentes fabricadas durante uma semana de produção de acordo com os tipos de defeitos detectados, tendo obtido os resultados apresentados na tabela a seguir.

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Gráfico de Pareto

Defeitos encontrados em uma amostra de lentes fabricadas durante uma semana de produção de uma indústria:

Arranhão 12

Trinca 41

Revest. Inadeq. 5

Fina ou Grossa 1

Não Acabadas 5

Outros 3

TOTAL 127 Nº TOTAL DE LENTES INSPECIONADAS: 1200

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Gráfico de Pareto

Revest. Inadeq

Trinca Arranhão Fina ou

Grossa

Não

Acabadas Outros

A c u l d a u a t i d a d e d e e f e i o s

Tipos de defeitos

Gráfico de Pareto para defeito de Lentes

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Gráfico de Pareto

Exemplo de uma gráfica que apresentava as seguintes causas da parada de suas máquina:

Causa da parada Quantidade Total

Acumulado

Porcentagem do total geral (%)

Porcentagem acumulada (%)

1. Arrepentou papel na

2. Artigo não destacou

3. Arrebentou papel na

6. Outros 6 124 4,84% 100% Totais 124 100%

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Gráfico de Pareto 1

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Comparação

A utilização de gráficos de Pareto para comparação

“antes” e “depois” permite a avaliação do impacto das mudanças efetuadas no processo

C o n t m i ã o o s t a c o s m i d a d e d a c a r g a

C o n s i s t n c i d o p i g m e n t

E v a p o r ã o d o s o l e n t

P e a g e d o p o l í m e r m i d a d e d a c a r g a

C o n s i s t n c i d o p i g m e n t

E v a p o r ã o d o s o l e n t

P e a g e d o p o l í m e r

C o n t m i ã o o s t a c o s

120,0% Antes da execução da melhoria Depois da execução da melhoria

Ganho

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Como fazer?

1.Determine o tipo de perda que você quer investigar.

2.Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar.

3.Organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar

4.Preencha a folha de verificação

5.Faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total.

6.Calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e as freqüências relativas acumuladas.

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Exemplo

Distribuição das peças segundo o tipo de defeito:

De f eit

Fr equ ência r ela tiv a

Fr eq.

Acum

D 0,05 1 Total 1

Tipo de defeito

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Recomendações

O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos.

verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo

estude o problema medindo-o em várias escalas

quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.

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Exercícios

Uma pesquisa sobre satisfação do cliente com uma amostra de 210 indivíduos que tiveram alta de um grande hospital urbano durante o mês de junho levou à listagem de 384 reclamações apresentadas à seguir:

•Construa um diagrama de Pareto

•Faça um resumo dos resultados que encontrou e sugira melhorias.

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Exercícios

Motivo de reclamação Número Aborrecimento com outros pacientes/visitantes 13

Atrasos para exames 34

Barulho 28

Falta de atendimento à campainha 71

Respostas inadequadas às perguntas 38

Serviço de alimentação precário 117

Tratamento ríspido por parte do corpo de funcionários 62

Todos os outros 21 Total 384

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Exercícios

Os dados a seguir representam o consumo diário de água por domicílio em um subúrbio, num verão recente:

Fontes de consumo de água Galões por dia

Banho e ducha 9

Beber e cozinhar 1

Lavagem de louça 13

Lavagem de roupa 3

Regar o jardim 150

Toalete 8

Diversos 20 Total 414

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Exercícios

Analise os dados anteriores visando a seguinte ação: uma vez que a prefeitura da cidade está preocupada com o desabastecimento de água, escreva uma carta com base nos resultados encontrados em sua análise, destacando áreas problemáticas e propondo leis que visem economizar água pela modificação de hábitos da população.

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Exercícios

Na tabela apresentada em seguida são dados a freqüência e o custo da recuperação de livros com defeitos, segundo o tipo de defeito, em 45 de 2.0 livros produzidos por uma gráfica.

Utilize o diagrama de Pareto para tentar detectar as principais fontes de problemas.

Tipos de defeitos Freqüência Custo Páginas em branco 5 0,05 Páginas rasgadas 2 0,05 Má plastificação 8 2,0 Mau refilamento 10 1,0 Amarrotado 20 4,50 Total 45

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Niquelândia, 2011 brenno.senai@sistemafieg.org.br 21

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