Para que serve a teoria afinal

Para que serve a teoria afinal

Nos últimos anos, as produções teóricas, voltadas para a reflexão sobre como deve ser a educação para que se torne significativa, é vasta. No entanto, a prática tem demonstrado que está muito distante o dia em que esses ideais irão fazer-se efetivos na sala de aula. Como essa abordagem nos leva a buscar caminhos que possam "significar a educação: da teoria à sala de aula".

Olhando para nossa própria história de vida, como estudante, como pessoa,  concordamos com os teóricos de que:

  • O ser humano possui curiosidade e instinto exploratório;

  • A aprendizagem é fruto da necessidade e desejo de conhecer a verdade, compreender situações e resolver problemas;

  • No mundo atual, mais que nunca, é preciso ser essa pessoa capaz de detectar e compreender as situações, cada vez mais complexas, e buscar-lhes soluções; ser pessoa competente;

  • Nessa lógica, o aluno não deve ir à escola para memorizar e repetir conteúdos, teorias, mas que esses são referenciais a utilizar na abordagem e solução dessas situações complexas;

  • Para isso, ele necessita, também, desenvolver ao máximo as suas habilidades cerebrais;

  • Para que o conteúdo tenha sentido, é necessário associá-lo ao contexto, associação que, com freqüência, não se faz;

  • No mundo cambiante de hoje, é fundamental o domínio do processo de busca autônoma de respostas, o aprender a aprender por si e sempre, o que supõe aceitar a provisoriedade dos saberes, o saber problematizar e pesquisar;

  • Sobretudo graças aos meios de comunicação, os alunos vão à escola com um cabedal sempre maior de informações prévias, que é preciso ter presente, respeitar e ajudá-los a transformar em conhecimento; e

  • O professor precisa ter um perfil para ter a competência e poder dinamizar as práticas pedagógicas a partir desses referenciais

:

Comentários