É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

  • É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

Espécie

  • Espécie

  • População

  • Comunidade

  • Fatores Abióticos

  • Ecossistema

  • Biosfera

  • Hábitat

  • Nicho Ecológico

Conceito:

  • Conceito:

  • Indivíduos morfologicamente semelhantes que são capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.

Indivíduo da mesma espécie presentes em uma mesma área.

  • Indivíduo da mesma espécie presentes em uma mesma área.

  • Ex.: população humana na Praça 7.

Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.

  • Indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área.

  • Ex.: animais presentes em um jardim

São elementos presentes na natureza que

  • São elementos presentes na natureza que

  • não possuem ou possuíram vida.

  • Ex.: luz, umidade, temperatura, água, pedras, etc.

Relação que ocorre entre a comunidade e os fatores abióticos.

  • Relação que ocorre entre a comunidade e os fatores abióticos.

  • Podem ser pequenos (cavidade bucal) ou enormes (floresta amazônica).

O maior ecossistema da Terra, parte vida do planeta.

  • O maior ecossistema da Terra, parte vida do planeta.

“Endereço” do indivíduo.

  • “Endereço” do indivíduo.

  • Local onde sempre podemos encontrar certa espécie.

  • Ex.:

  • Lombriga  intestino de crianças.

  • Escorpião  locais desertos e cheios de pedras

Papel que o indivíduo desempenha na natureza.

  • Papel que o indivíduo desempenha na natureza.

  • “Profissão” do indivíduo.

  • Ex.: nas savanas africanas, capim, zebras, leões e abutre ocupam o mesmo habitat, mas têm nichos ecológicos distintos.

  • O capim produz a matéria orgânica por meio da fotossíntese e serve de alimento às zebras, as quais são comidas por leões. Os restos são aproveitados por abutres.

O conjunto de todas as populações que vivem em uma mesma área constitui:

  • O conjunto de todas as populações que vivem em uma mesma área constitui:

  • Uma comunidade

  • Uma espécie

  • Um nicho ecológico

  • Um ecossistema

  • Um hábitat

Em um coqueiral vivem fungos, ratos, cobras e gaviões que, em conjunto, constituem:

  • Em um coqueiral vivem fungos, ratos, cobras e gaviões que, em conjunto, constituem:

  • Uma comunidade com quatro populações

  • Uma comunidade com cinco populações

  • Um ecossistema com quatro populações

  • Um ecossistema com cinco populações

  • Uma população com cinco comunidades

O conjunto de todos os ecossistemas forma um (a):

  • O conjunto de todos os ecossistemas forma um (a):

  • Hábitat

  • Comunidade

  • Biosfera

  • Nicho ecológico

Um ecossistema caracteriza-se por:

  • Um ecossistema caracteriza-se por:

  • Somente fatores abióticos

  • Somente fatores bióticos

  • Fatores bióticos e abióticos

  • Apenas por comunidades

  • Apenas por decompositores

Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local.

  • Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local.

  • Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica.

Harmônicas intra-específicas: (mesma espécie)

  • Harmônicas intra-específicas: (mesma espécie)

  • Colônia

  • Sociedade

  • Harmônicas interespecíficas: (espécies diferentes)

  • Protocooperação

  • Mutualismo

  • Comensalismo (típico, inquilinismo e epifitismo)

Associações entre indivíduos da mesma espécie que formam um conjunto funcional integrado, onde todos os indivíduos estão unidos anatomicamente.

  • Associações entre indivíduos da mesma espécie que formam um conjunto funcional integrado, onde todos os indivíduos estão unidos anatomicamente.

  • Ex: algas, bactérias, caravelas, corais.

Grupos de organismos de mesma espécie onde pode-ser observar nítida divisão de trabalho.

  • Grupos de organismos de mesma espécie onde pode-ser observar nítida divisão de trabalho.

  • Os indivíduos são unidos anatomicamente e apresentam diferenças morfológicas nítidas.

  • Ex.: formigas, abelhas, vespas, cupins

Traz benefícios para ambas as espécies.

  • Traz benefícios para ambas as espécies.

  • É uma relação não obrigatória.

  • Ex.: caranguejo e anêmona, gado e anu.

Traz benefícios para ambas as espécies.

  • Traz benefícios para ambas as espécies.

  • É uma relação obrigatória, caso os indivíduos sejam separados, ambos morrem.

  • Ex.: liquens, micorrizas, ruminantes e bactérias que degradam celulose.

Apenas um dos indivíduos se beneficia e o outro nem se prejudica, nem se beneficia.

  • Apenas um dos indivíduos se beneficia e o outro nem se prejudica, nem se beneficia.

  • O comensalismo é dividido em:

  • Comensalismo típico  quando uma espécie se alimenta dos restos alimentares deixados por um individuo de outra espécie.

Inquilinismo (epifitismo): quando uma espécie usa outra como moradia.

  • Inquilinismo (epifitismo): quando uma espécie usa outra como moradia.

  • Ex.: bromélias, orquídeas e “plantas suporte”

Quando um indivíduo captura outro e faz uso de seu trabalho ou alimentos.

  • Quando um indivíduo captura outro e faz uso de seu trabalho ou alimentos.

Desarmônicas intra-específicas:

  • Desarmônicas intra-específicas:

  • Competição intra-específica

  • Canibalismo

  • Harmônicas interespecíficas:

  • Competição interespecífica

  • Predatismo

  • Parasitismo

  • Amensalismo

Indivíduos de mesma espécie precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território, acasalamento) do meio. Isso gera uma competição intra-específica.

  • Indivíduos de mesma espécie precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território, acasalamento) do meio. Isso gera uma competição intra-específica.

Indivíduos de espécies diferentes precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território) do meio. Isso gera uma competição interespecífica.

  • Indivíduos de espécies diferentes precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território) do meio. Isso gera uma competição interespecífica.

  • Ex.: duas espécies de pássaros que usem o mesmo tipo de local para fazer seus ninhos competem no aspecto reprodutivo.

Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo de outra espécie.

  • Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo de outra espécie.

  • Predador  quem mata para se alimentar

  • Presa  que morre

  • Ex.: leão e zebra.

Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo da mesma espécie.

  • Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo da mesma espécie.

  • Ex.: viúva negra.

Quando um indivíduo de uma espécie se alimenta de um individuo de outra espécie sem mata-lo (pelo menos essa não é sua intenção, uma vez que se o hospedeiro morre o parasita geralmente morre também.

  • Quando um indivíduo de uma espécie se alimenta de um individuo de outra espécie sem mata-lo (pelo menos essa não é sua intenção, uma vez que se o hospedeiro morre o parasita geralmente morre também.

  • Parasita  quem se alimenta

  • Hospedeiro  quem serve de alimento

Ectoparasitas  vivem na superfície externa do corpo do hospedeiro.

  • Ectoparasitas  vivem na superfície externa do corpo do hospedeiro.

  • Ex.: piolhos, carrapatos.

Os indivíduos de uma espécie eliminam para o meio substancias que prejudicam o crescimento ou a reprodução de outras espécies do habitat.

  • Os indivíduos de uma espécie eliminam para o meio substancias que prejudicam o crescimento ou a reprodução de outras espécies do habitat.

  • Ex.: alguns fungos eliminam substancias (antibióticos) que matam bactérias. O eucalipto libera pelas raízes substancias que impedem a germinação de sementes ao redor.

A competição interespecífica é maior quando as espécies:

  • A competição interespecífica é maior quando as espécies:

  • Tem o mesmo nicho ecológico

  • Fazem parte da mesma comunidade

  • Vivem num mesmo hábitat

  • Ocupam o mesmo ecossistema

Os pulgões alimentam-se da seiva elaborada das plantas, introduzindo um tromba sugadora nos vasos liberianos. As formigas por sua vez, aproveitam-se dos excrementos dos pulgões no interior dos formigueiros. As relações ecológicas, observadas entre planta-pulgão e pulgão-formiga são respectivamente:

  • Os pulgões alimentam-se da seiva elaborada das plantas, introduzindo um tromba sugadora nos vasos liberianos. As formigas por sua vez, aproveitam-se dos excrementos dos pulgões no interior dos formigueiros. As relações ecológicas, observadas entre planta-pulgão e pulgão-formiga são respectivamente:

  • Desarmônica interespecífica e harmônica interespecífica

  • Harmônica intra-especifica e desarmônica interespecífica

  • Harmônica intra-especifica e desarmônica intra-especifica

  • Harmônica interespecífica e harmônica intra-especifica

  • Desarmônica intra-especifica e harmônica intra-especifica

A rêmora ou peixe-piloto fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:

  • A rêmora ou peixe-piloto fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:

  • Predatismo

  • Parasitismo

  • Comensalismo

  • Mutualismo

O cupim vive associado a protozoários capazes de digerir a celulose, tornando o alimento acessível a ambos indivíduos. Esse tipo de associação é conhecido como:

  • O cupim vive associado a protozoários capazes de digerir a celulose, tornando o alimento acessível a ambos indivíduos. Esse tipo de associação é conhecido como:

  • Parasitismo

  • Predatismo

  • Mutualismo

  • Canibalismo

Em lagos públicos ou simples espelhos d´água é conveniente manter uma população de peixes larvófagos para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Esse procedimento não poluente é um exemplo de:

  • Em lagos públicos ou simples espelhos d´água é conveniente manter uma população de peixes larvófagos para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Esse procedimento não poluente é um exemplo de:

  • Simbiose

  • Comensalismo

  • Predatismo

  • Parasitismo

  • Amensalismo

Um tipo de relação ecológica, em que apenas um dos participantes se beneficia sem causar prejuízo ao outro, é a que ocorre entre:

  • Um tipo de relação ecológica, em que apenas um dos participantes se beneficia sem causar prejuízo ao outro, é a que ocorre entre:

  • Ectoparasitas e seus hospedeiros

  • Predadores e suas presas

  • Os tubarões e os peixes-piloto que se alimentam dos restos alimentares deles

  • As bactérias e os fungos que impedem a multiplicação delas produzindo antibióticos

  • Os ruminantes e as bactérias que vivem em seu tubo digestivo digerindo a celulose.

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