(Parte 1 de 5)

2 WILLIAMS GENNIGS LIMA GARCIA SANTOS

Monografia apresentada à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de MBA Executivo em Negócios.

Orientador: Prof Perini.

Eunápolis 2010

3 WILLIAMS GENNIGS LIMA GARCIA SANTOS

Monografia apresentada à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de MBA Executivo em Negócios.

Orientador: Prof. Perini.

Eunápolis 2010

Dedico este trabalho a todos que acreditaram no meu potencial, minha familia e amigos.

5 AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me conceder o dom da vida, agradeço a minha esposa Flavia Brigido por estar fazendo parte dessa conquista, aos colegas da Graduação que continuaram comigo na Pós Graduação, aos meus colegas de trabalho que me incentivaram a continuar esse desafio em prol do meu crescimento pessoal e profissional. Muito Obrigado a todos.

suficientemente boa para amanhã

O empreendedor (queira ou não, também exerce a função de gerente) tem uma função diferente. É seu trabalho localizar novas idéias e colocá-las em prática. Ele deve liderar talvez ainda inspirar; ele não pode deixar que as coisas se tornem rotineiras e, para ele, a prática de hoje jamais será (Baumol)

SANTOS. Williams Gennigs Lima Garcia Plano de negócios para a empresa Shopping do Caminhoneiro. Eunápolis, 2010. 51f. Monografia (Pós-Graduação em M.B.A. Executivo em Negócios) - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – 2010.

O presente estudo trata-se da descrição de um novo empreendimento, que irá atender os profissionais da estrada, caminhoneiros e motoristas. A empresa Shopping do Caminhoneiro vem com uma nova tendência de serviços, descrita aqui como (services the trucker) serviços ao caminhoneiro. Esse novo modelo de negócio vem atender uma nova demanda existente no mercado, que são os serviços utilizados pelos profissionais que cruzam as estradas Brasileiras levando o desenvolvimento para os demais cantos do país. Sabemos que esses profissionais cumprem longas jornadas de trabalho, muitas vezes pressionados pelas empresas, para que cumpra os horários determinados na entrega das mercadorias ou fretes. O que se vê é que muitos desses profissionais não possuem tempo para cuidar de si mesmo. O shopping do Caminhoneiro vem atender essa nova demanda de clientes os quais não possuem tempo para resolver tarefas que pra nós parecem coisas simples como: fazer barba/cabelo, utilizar serviços de lavanderia, pagar contas, enviar dinheiro aos familiares, fazer pequenas compras, acessar internet. O município de Eunápolis localizado no extremo sul baiano é cortado por uma importante rodovia a BR 101 a qual também é entrecortada por rodovias estaduais, ligando a estados do Rio de Janeiro, Vitoria Salvador e Minas Gerais. Dessa forma o fluxo de carretas e caminhões que passam no nosso município é intenso levando em conta que muitos desses profissionais procuram locais para descansar e resolver pequenos problemas, e assim o shopping do Caminhoneiro surge como uma excelente oportunidade de negócio.

Palavras Chave: Serviços, Empreendedorismo, Atendimento ao Cliente, Marketing de Fidelização, Caminhoneiros.

SANTOS. Williams Gennigs Lima Garcia. Plano de negócios para a empresa Shopping do Caminhoneiro. Eunápolis, 2010.51f. Monografia (Pós-Graduação em M.B.A. Executivo em Negócios) - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – 2009.

The current study is the description of a new venture, which will meet the professional road, truckers and motorists. The company Shopping Truck comes with a new trend in services, as described here (the trucker services) services to the truck. This new business model comes a new meet existing demand in the market which are services used by professionals who cross the roads leading Brazilian development to other parts of the country. We know that these professionals meet long working hours, often pressured by companies to fulfill certain times in the delivery of goods or freight. What you see is that many of these professionals have no time to take care of itself. The shopping Caminhoneiro meet this new demand comes from customers who do not have time to solve tasks that seem to us simple things like: making beard / hair, use laundry, pay bills, send money to relatives, making small purchases, access Internet. The Eunápolis located in the extreme south of Bahia is cut by a major highway BR 101 which is also intersected by state highways, connecting the states of Rio de Janeiro, Salvador and Vitoria Minas Gerais. Thus the flow of carts and trucks that are in our municipality is intense considering that many of these professionals look for places to rest and fix minor problems, and so the shopping Caminhoneiro emerges as an excellent business opportunity.

Keywords: Services Marketing, Entrepreneurship, Customer Service, Loyalty Marketing, Trucker.

1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO10
1.2 DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO12
1.3 PRODUTOS E SERVIÇOS14
1.4 ANÁLISE DE MERCADO17
1.5 PLANOS DE MARKETING25
1.6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO29
1.7 PLANO FINANCEIRO36
2 CONCLUSÃO43
REFERENCIAS4
APENDICES45
APÊNDICE A- ORGANOGRAMA DO SHOPPING DO CAMINHONEIRO46
APÊNDICE B - PESQUISA PERFIL DOS CAMINHONEIROS47
ANEXOS48
ANEXO A - LOGOMARCA, BRINDES49
ANEXO B – DIVULGAÇÃO - 150

SUMÀRIO ANEXO C - DIVULGAÇÃO – 2 .................................................................................. 51

1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO

O plano de negócio aqui apresentado diz respeito à criação de um novo empreendimento no município de Eunápolis BA, que é o da empresa Shopping do Caminhoneiro, essa organização vem com um novo conceito de negocio com prestação de serviços destinado aos profissionais da estrada, aqui denominado ((services the trucker) serviços ao caminhoneiro. A razão social da empresa é: W.G.G. Serviços LTDA. CNPJ 10.839.341/0001-67. Nome de Fantasia: Shopping do Caminhoneiro. Está situada na rodovia BR 101, km 716 nº 649 Juca Rosa Eunápolis Bahia.

A empresa foi estrategicamente posicionada na entrada do município para quem vem da Capital Salvador BA, e saída para que segue para Vitoria - ES ou Rio de Janeiro através da rodovia BR 101, sendo essa a principal rodovia que escoa produtos, cargas e fretes do Nordeste para Sul e Sudeste do Brasil. A idéia do empreendimento surgiu a partir da observação do comportamento dos clientes em questão, os profissionais da estrada, motoristas e caminhoneiros.

Esses profissionais não possuem tempo para fazer atividades comuns do dia a dia, como fazer barba e cabelo, usar lavanderia, serviço de internet ou serviços bancários. Por esse motivo a empresa Shopping do Caminhoneiro vem com o objetivo de atender as necessidades desses profissionais da estrada. Os quais enfrentam longas horas de trabalho em condições adversas, são mal remunerados, além da pressão das empresas exigindo que a mercadoria ou frete chegue ao o local de destino o mais rápido possível. A idéia do negocio é agregar serviços para um publico que não possui tempo suficiente, mais, no entanto possuem dinheiro pra gastar, dessa forma o Shopping do Caminhoneiro possui os seguintes serviços: Salão, Lan House, Lavanderia, Serviços Bancários com caixa 24hs, Loja de Conveniência, Sala de Jogos, Farmácia, Sala de banho de Luz, Dormitórios, Amplo Estacionamento, Borracharia e Posto de Lavagem.

O investimento inicial do projeto será de R$ 80.0,0 e o custo de capital da empresa é de 6,5% ao ano. O prazo para retorno de investimento inicial será em média de 4 anos. A viabilidade da implantação da empresa Shopping do Caminhoneiro foi analisada através dos itens VPL (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa Interna de Retorno), Payback e Ponto de Equilíbrio.

Realizado a análise, observamos que o empreendimento é viável e atrativo, já que o VPL foi de R$ 139.359,18, ou seja, > 0 e que a taxa interna de retorno foi de 1,90%, maior que a taxa de atratividade oferecida pelo mercado que é de 6,5%, podemos afirmar então, que investir nesse Projeto é altamente rentável e viável.

Com a análise do payback visualizamos em quanto à empresa terá o seu investimento inicial recuperado. Sabemos que a empresa investiu no Projeto do Shopping do Caminhoneiro um total de R$ 80.0,0 e que a mesma terá um lucro líquido de R$194.041,84, por ano, assim, podemos afirmar que o retorno será de 4,12 anos.

Declaração do Shopping do Caminhoneiro.

Visão. “Ser a maior empresa prestadora de serviços voltada aos profissionais da estrada, tendo como requisitos básicos a satisfação e agilidade no atendimento”

Missão. “Atender bem nossos clientes priorizando o tempo, com foco na qualidade levando em conta a responsabilidade sócio ambiental”

Valores. “Agilidade, Qualidade, Satisfação, Praticidade, Respeito e Ética”.

Metas e Objetivos.

Ser uma empresa em ascensão no mercado valorizando seus colaboradores e priorizando os valores sócios ambientais.

Buscar o constante aperfeiçoamento das técnicas e processos os quais visam o crescimento da empresa em números e em qualidade, estando de acordo com as leis e legislação que regula o setor.

A empresa irá fechar parcerias com empresas de autopeças,

Borracharia postos de gasolina, além de empresas de transporte de cargas e de passageiros.

12 1.2 DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Nome da empresa:

Razão Social: W.G.G. Serviços LTDA.

Nome de fantasia: Shopping do Caminhoneiro

Equipe de Gestão da Empresa

A equipe de gestão da empresa contará com gerente geral (Edson

Serafim de Jesus, o qual irá cuidar da gerencia da empresa como um todo. Gerente administrativo (Wellington Franklin) responsável pela coordenação das atividades. Gerente de recursos humanos (Danila Adrienes) responsável pela contratação e avaliação dos funcionários. Gerente de serviços (Marcelo Sena) orienta e fiscaliza o trabalho dos prestadores de serviço, Gerente de Vendas (Laís Nascimento) Departamento de Finanças e contábil (Wagno Hormida) além desses teremos os Auxiliares, os quais ajudam na execução das tarefas.

(ver organograma da empresa – Apêndice A)

Localização:

Eunápolis Bahia

Endereço: Rodovia BR 101, nº 649 km 716 – Bairro: Juca Rosa

. A localização da empresa foi estrategicamente posicionada na entrada do município para quem vem da Capital Salvador BA, e saída para que segue para Vitoria ES ou Rio de Janeiro. A empresa será instalada em frente a um grande posto de combustível aqui do município, o qual possui um estacionamento com capacidade para até 100 veículos entre carretas e caminhões. Dessa forma a localização permite que a empresa esteja posicionada de forma que os possíveis clientes querendo ou não irá passar em frente à empresa, e através das ferramentas de marketing iremos atrair esses possíveis clientes afim de fidelizá-los.

A idéia desse novo negócio veio através da observação que tive com relação ao comportamento desses profissionais da estrada (caminhoneiros), a maioria deles param nesse ponto da cidade que alias é muito conhecido, afinal de contas não há profissionais da estrada que não tenha dado uma paradinha em Eunápolis. Por ser uma cidade acolhedora e tranqüila, faz com que os motoristas parem nessa localidade para descansar, dormir, resolver seus problemas pessoais, fazer reparos no caminhão entre tantas outras atividades. O atrativo desses caminhoneiros aqui no município é o posto de combustível conhecido como Cabral em referencia ao Pedro Álvares Cabral descobridor do Brasil, já que Porto Seguro fica 62 km da empresa Shopping do Caminhoneiro.

Pensando nisso tive a idéia de agrupar vários serviços em um único lugar. Esse negócio vem com uma nova tendência de serviços, descrita aqui como (services the trucker) serviços ao caminhoneiro. Dessa forma a intenção é fazer da empresa SC um referencial para todos os profissionais da estrada que aqui passarem, já que eles têm um referencial próprio iremos utilizar esse ponto forte da localização como uma vantagem competitiva, e com uma boa estratégia de marketing iremos fazer do shopping do Caminhoneiro uma empresa conhecida em toda Bahia, inclusive com a perspectiva de abrir filiais e quem sabe abrir uma grande empresa de franquia.

Em meio a um cenário competitivo que a prestação de serviço se insere nada melhor do que a inovação, pensando nisso a empresa criou um site, onde será possível o cliente agendar serviços e fazer reservas nos dormitórios. Ou seja, o cliente está a 200 km da empresa e tem a previsão de estar chegando na cidade a tal hora da noite ou madrugada, através do site é possível que ele reserve os serviços que necessita, e caso a internet falhe, ele pode utilizar o disk serviço. O site é de fácil navegação possibilitando o cliente navegar e procurar pelos serviços que deseja em um simples clic, lá será encontrado o mix de serviços e produtos disponíveis, atendimento ao cliente, ouvidoria, e um link para tirar duvidas, além das tabelas de preço.

Com relação à segurança, iremos ter muita cautela, principalmente pelo fato da empresa estar localizada em uma rodovia, e mesmo que seja em zona urbana iremos instalar câmeras de segurança internas e externas, além de contar com vigilantes treinados e armados no turno da noite, já que a nossa empresa também funcionará noturnamente para maior comodidade dos clientes, e para atender aqueles que não têm tempo durante o dia ou que pega a estrada cedo.

(Parte 1 de 5)

Comentários