Decisões de marketing. williams

Decisões de marketing. williams

Eunápolis 2010

Eunápolis

Eunápolis 2010

Trabalho apresentado à disciplina. Decisões e Estratégias de Marketing e Sistemas de Informação Mercadológicas. Da Universidade Norte do Paraná -

Profº: Alexandre Azevedo Cabral Profº: Fabiano Galão

1 INTRODUÇÃO04
2 DESENVOLVIMENTO04
A seguradora Mapfre04
Seguradora sul America05
Analise das seguradoras05
3 CONCLUSÃO10

SUMÁRIO REFERÊNCIAS .................................................................................................... 1

Como foi observado no texto a porto seguro sempre criou estratégias de diferenciação, que consequentemente geraram resultados positivos para a empresa, mais esse fato se deu pela constante criação e inovação de serviços agregados aos seguros, ou seja, a empresa visualizou oportunidades, a partir das necessidades dos clientes. A empresa percebeu que não era somente fechar o contrato do seguro. A empresa buscou complementos para que os clientes percebessem que estavam levando algo a mais pelo que pagaram, e foi dessa forma que a empresa conseguio reforçar a marca e aumentar sua participação no mercado.

A seguradora Mapfre possui mais de 100 Sucursais, 18 Diretorias

Territoriais e mais de 15 milhões de segurados, o Grupo Mapfre já é o sexto maior grupo segurador do País nas áreas em que opera 1º no ranking entre as seguradoras estrangeiras não vinculadas a bancos. Dentre os principais serviços dessa empresa podemos citar os serviços especializados para veículos, com os serviços denominados (Mapfre Auto Mais) que são subdivisões de serviços para veículos tais como: auto mais preciso, responsável, gold, taxi e caminhão. Cada um desses serviços possui características diferentes quanto à cobertura do sinistro, sendo cada um com qualidades e suportes diferentes. A Mapfre possui também serviços para residências que cobrem os mais variados danos tais como: Incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves, danos por água e Recomposição de Documentos. Além de serviços adicionais como: Roubo e furto de bens mediante arrombamento, Danos Elétricos, Vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo e impacto de veículos. Perda ou Pagto de Aluguel Vidros, Espelhos e Aparelhos Sanitários Tumultos, Danos por rompimento de tubulação de Terceiros, RC uso e conservação do imóvel.

Seguradora sul America foi fundada em dezembro de 1895 a Sul

América Companhia Nacional de Seguros de Vida. A empresa começou a operar no mercado brasileiro lançando diversos produtos inovadores de seguros. Assim como as concorrentes a sul America possui um portfólio de serviços bem diversificado, denominado “Para Você” o qual inclui uma series de serviços nas áreas de serviços: Auto, Residencial, Empresa, Vida, Previdência, Investimentos.

Analise das seguradoras - Após analisar os serviços da Mapfre e da Sul America, em relação a Porto seguro, verifiquei que há muita similaridade entre os serviços ofertados ao mercado, principalmente o que se refere aos seguros de veículos, sendo que os serviços agregados possuem suas particularidades, no entanto todas as empresas acabam que concentrando seus esforços em atender bem ao cliente, bem como dar um suporte em casos extremos.

Foi possível observar também que as empresas citadas a cima possuem em seu endereço eletrônico, todos os serviços ligados a área de seguros, as informações são bem precisas e de fácil compreensão, mais em se tratando de melhor acessibilidade o site da Sul America é bem mais elaborado, possui área de suporte online, chats, um local só para as mulheres, possui também área de bate papo, e o mais importante um local onde os clientes podem trocar idéias sobre os serviços prestados por esta empresa. Talvez a minha analise não tenha sido tão profunda, mais creio que as empresas de seguros no Brasil, tem uma forte tendência em melhorar os serviços ofertados aos clientes, principalmente pela questão da acessibilidade da informação, bem como a fiscalização exercida pelos órgãos que regem os parâmetros de funcionamento das instituições no Brasil.

A empresa porto seguro, possui um portfólio bem diversificado o qual oferece infinitas possibilidades de serviços. Mas para complementar esse serviços eu iria oferecer aos clientes um serviço de customização dos veículos que incluiria, a instalação de acessórios como: som de alta potência, alteração nos sistemas de suspensão dos veículos, aumento da potencia do motor e o seguro de tudo isso é claro. Podemos observar nas grandes cidades ou até aqui no interior o aumento no que diz respeito à customização dos veículos, principalmente ligada ao publico jovem, que ao adquirir um veiculo, fazem uma tremenda modificação, o que na linguagem jovem chamam de poçante turbinado e outros adjetivos que não vem ao caso. Mais que cresce a cada dia o público, interessado nessas modificações que são feitas nos veículos, e com tudo isso se pode criar um serviço que ofereça todas essas modificações em um só lugar, sem contar que a empresa já ofereceria um seguro, já que os equipamentos são caros e modernos, e assim necessita de uma proteção contra, roubo ou sinistro. Na questão 4 a alternativa correta é (B), por que a parte demográfica diz respeito a as características dos clientes como: raça, classe social, religião, sexo, renda. E a parte geográfica indica o estado, pais ou região do determinado cliente.

Na questão 5 a alternativa correta é a (D). As necessidades e desejos fazem parte do conceito de marketing e o papel das empresas é buscar compreender essas necessidades e desejos para realizar trocas contínuas com o mercado. Inclusive no texto há uma estrofe que transmite esse pensamento. “A dificuldade está em compreender o que é importante para o cliente, perceber como ele confronta mentalmente benefícios e custos e o que de fato representa valor para ele.” Dessa forma fica claro que se o marketing não atender o mercado baseado nas necessidades dos clientes não há porque envolver tanto tempo e dinheiro em produtos e serviços que não satisfaçam as exigências do mercado e por final a do cliente

Aqui na minha cidade possui muitos hotéis, mais um deles se destaca que é o hotel Portal, possui quartos amplos e arejados todos equipados com ar, tv a cabo, frigobar. Só que estes são acessórios básicos de qualquer hotel, e para diferenciar dos demais o Hotel Portal decidiu inovar através da comodidade, lá os hospedes são recebidos quando ainda estão nos veículos, a partir daí são recebidos pelos recepcionistas, e um manobrista para guardar o veiculo, através de uma pequena conversa informal a equipe já fica sabendo das preferências do hospedes.

Nos quartos tudo fica devidamente pronto esperando os clientes, banheiras de hidromassagens ligadas na temperatura ideal, na cama um exemplar de um jornal ou revista de circulação nacional, no frigobar bebidas e lanches de acordo a preferência do cliente, a temperatura do ar, devidamente regulada. Se o cliente decidir tomar um banho de piscina, entra em ação outra equipe que fica a postos na área, com os materiais de banho, toalhas, possui também um barman que prepara os drinks na hora. São infinitas as possibilidades de fidelizar um cliente sem gastar muito, nesse caso citado pode ser comum ai na sua região, mais para o nível da minha cidade até que está bom. Dessa forma o que se enxerga com isso é que os serviços agregados possibilitam a qualquer empresa se posicionar bem no mercado, porque um pequeno gesto de comodidade, sutileza ajuda e muito na conquista de novos clientes, bem como ajuda a manter os já existentes.

Na questão 7 a resposta correta é a alternativa (D), e na questão 8 a alternativa correta é a (C). Através dos registros internos a empresa pode coletar informações que direcionem as ações da organização. Isso pode ser feito através dos Registros internos de vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber e a pagar ou até mesmo as informações obtidas através do pedido de compra e o faturamento. Atualmente as organizações utilizam os dados obtidos através do uso do cartão de credito, bem como as leituras feitas pelos aparelhos de scanner, essa tecnologia é capaz de registrar milhões de dados que irão auxiliar a empresa na hora de, por exemplo, compor o estoque.

O (sim) é um sistema de pesquisa de marketing, que permite a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing. Atualmente a maioria das empresas possui um (SIM) como é o caso da empresa Porto Seguro, que ao visitar o site percebi que a empresa tem a preocupação em ouvir o cliente, e saber sua opinião para que a empresa passe a melhor atende-lo. Os clips de noticias e informações no site da empresa são sem duvida uma das melhores ferramentas para compor o sistema de inteligência de marketing, no caso da empresa Porto Seguro, no site da empresa possui os locais onde o cliente pode deixar sua opinião, reclamações, idéias, e outras informações que serão muito úteis para a organização. Esses dados podem ser usados, por exemplo, na contabilidade da empresa que prepara relatórios financeiros e mantêm registros detalhados das vendas, pedidos de compra, custos e fluxo de caixa.

A produção apresenta relatórios sobre prazos de produção, entregas e inventários. A força de vendas apresenta relatórios sobre a reação dos revendedores e as atividades dos concorrentes. Informações sobre o grau de satisfação dos clientes ou problemas de serviço são fornecidas pelo departamento de atendimento a cliente. Todas essas informações são passadas para todos os departamentos da empresa, para que a área da gerencia tome as devidas providencias.

A pesquisa seria em forma de questionário, as pessoas entrevistadas seriam de ambos os sexos com idades entre 25 e 50 anos. A quantidade de pessoas seria de 50 pessoas. A pesquisa seria aplicada através da internet após a divulgação de índices de acidentes ou vitimas provenientes da violência urbana.

1) Por que você escolheu esta companhia de seguros?

2) O que mais lhe atraiu para esta empresa?

( ) O preço ( ) Condições de pagamento ( ) A cobertura do seguro ( ) Nenhuma das anteriores

3) Que tipo de seguro você utiliza?

( ) Residencial ( ) Veículos ( ) Seguro de vida ( ) Previdência privada ( ) Não tenho seguro

4) Ao todo quantos segurados há em sua residência?

( ) De 1 a 2 ( ) De 3 a 5 ( ) De 5 a 8 ( ) Não há segurados

5) Por que resolveu fazer um seguro?

6) Por causa da:

( ) Violência ( ) Para se proteger de possíveis acidentes ( ) Para garantir uma melhor assistência ( ) Para viver despreocupado (a)

Uma forma muito interessante de debater idéias e buscar descobrir novos usos de um produto (passo primordial para a inovação) é através de uma técnica onde acontece um debate entre consumidores de produtos similares. E para obter essas informações seria necessário compor um Grupo de foco, para que seja possível confrontar as observações feitas pelos consumidores, e dessa forma a empresa chega ao entendimento quanto a um determinado produto que se quer lançar no mercado, ou ate mesmo melhorar um produto já existente.

10 Conclusão.

Ao termino desse trabalho foi possível identificar todas as vertentes que permeiam as Decisões Estratégicas, aliadas ao uso dos Sistemas de Informação Mercadológicas, as quais possibilitam a orientação das empresas, para que possam permanecer ativas no mercado competitivo. Tenho que ressaltar a importância da analise do caso da empresa Porto Seguro, onde pude visualizar como a empresa lançou mão das ferramentas de Decisões Estratégicas para estar sempre à frente das concorrentes, além da sua forte atuação no cenário nacional ao lançar sua diferenciação ao agregar valor aos seus serviços. Dessa forma reforçando a marca que tanto vale para essa empresa, bem como traz inúmeros benefícios para economia Brasileira.

IAWURA, Fabio Luis. Comportamento do Cliente Processos Gerenciais: Modulo 2.

Produção textual. Gestão Estratégica de Negócios. “o serviços do serviço”.

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