Empreendedorismo Apostila

Empreendedorismo Apostila

(Parte 1 de 14)

Equipe EAD

REITORIA Profª. Ms. Cristina Nitz da Cruz

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Prof. Ms. Marcos Barros

COORDENAÇÃO GERAL Ricardo Teodoro Martins

ASSESSORIA PEDAGÓGICA Sandra Regina Pinto Pestana

DESIGN INSTRUCIONAL Samira Santana Dias

REVISÃO TEXTUAL Aricinara Porto O’Farrell

SUPERVISÃO DE TUTORIA Keila Gerude Ferreira Botelho

DESIGN GRÁFICO João Mário Chaves Júnior

Equipe EADEquipe EADEquipe EAD

NICEUMA@u V I R T UAL

ApresentaçãoApresentaçãoApresentação

Apresentação

NICEUMA@u V I R T UAL

Olá estudante, seja bem- vindo (a) !

Você está iniciando a disciplina de Empreendedorismo, que é de suma importância, pois você, a partir de agora, inicia uma nova etapa de estudos e pesquisas que resultarão na sua formação profissional empreendedora, a fim de que ao invés de procurar emprego após seu egresso do curso de administração, você seja capaz de aplicar a sua criatividade, bem como as características do comportamento empreendedor para a geração de emprego e renda, buscando promover um desenvolvimento sócio econômico sustentável onde quer que empreenda.

O objetivo principal é preparar você, aluno do Centro Universitário do Maranhão

– UNICEUMA, para a elaboração do planejamento de start- up ou mesmo de micro e pequenos empreendimentos através do estudo e desenvolvimento de um plano de negócios, bem como contribuir para o aprendizado significativo durante toda a sua trajetória na busca do conhecimento empreendedor, permitindo o exercício de práticas essenciais à atividade empreendedora, como: fazer diferente, antecipar- se aos fatos, implementar ideias, buscar oportunidades e assumir riscos calculados.

Vou apresentar conceitos e teorias que envolvem a temática da disciplina, tais como: apresentar e discutir as características do comportamento empreendedor, visando desenvolver a cultura empreendedora no meio acadêmico com o objetivo de apoiar o surgimento de novos empreendedores e a geração de novas iniciativas empresariais; conhecer o conceito de empreendedorismo sob os diferentes enfoques já estudados até hoje no mundo; familiarizar- se com o conceito mais atual e completo da visão empreendedora; entendimento da ação empreendedora no futuro dos pequenos negócios; vivenciar a realidade dos pequenos negócios; capacitar os participantes nas ferramentas e procedimentos básicos que levam à conduta empreendedora nos pequenos negócios; desenvolver as habilidades para formação de planos de negócios.

Seja bem- vindo ao processo pela busca do saber, onde você é um sujeito ativo e o professor um mediador, e que juntos, possamos estabelecer uma cumplicidade valorizada por curiosidade, motivação e exigência, propiciando a finalidade principal do ensino universitário, o exercício da crítica na pesquisa, no ensino e na extensão.

Vamos juntos aprender os principais ensinamentos do Empreendedorismo!

Professora Rachel Saif

SumárioSumárioSumário

Sumário

NICEUMA@u V I R T UAL

APRESENTAÇÃO03
1 QUEM É O EMPREENDEDOR?10
1.1 O Campo do Empreendedorismo10
1.2 A Visão Empreendedora10
1.3 Características do Comportamento Empreendedor (CCE)14
2 O EMPREENDEDOR EM AÇÃO16
1 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS?24
2 POR QUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS?24
NEGÓCIOS?24
4 A QUEM SE DESTINA O PLANO DE NEGÓCIOS?25
5 ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS25

3 PORQUE MUITOS DEIXAM DE ESCREVER UM PLANO DE

1 RECEITAS52
2 CUSTOS52
3 DEPRECIAÇÃO53
4 MANUTENÇÃO53
5 SEGUROS53
6 CUSTOS VARIÁVEIS53
7 CUSTOS DIRETOS54

8 CUSTOS INDIRETOS .....................................................................................54

SumárioSumárioSumário

NEGÓCIOS56
10 CAPITAL DE GIRO57
1 FLUXO DE CAIXA59

9 PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS DE RISCO DO PLANO DE

1 COMPETÊNCIAS, ALAVANCAGEM E CRESCIMENTO70
ATIVIDADE 1 DE REVISÃO PARA A PROVA84
ATIVIDADE 2 DE REVISÃO PARA A PROVA86
ATIVIDADE 3 DE REVISÃO PARA A PROVA8
ATIVIDADE 4 DE REVISÃO PARA A PROVA90
ATIVIDADE 5 DE REVISÃO PARA A PROVA92

REVISÃO PARA A PROVA REFERÊNCIAS ......................................................................................................................94

Curso de Graduação em Administração a Distância INTRODUÇÃO

Um País de Empreendedores

O brasileiro é empreendedor, mas tem de se preparar melhor.

Uma pesquisa internacional sobre empreendedorismo, que entrevistou 43.0 pessoas em 21 países, durante o ano de 2000, chegou à conclusão de que o Brasil é o país que apresenta a maior porcentagem de empreendedores. Eis o resultado:

Para cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo ou pensando em abrir um negócio. Nos

Estados Unidos (2º) , a proporção é de 10 para um. Na Austrália (3º) , são 12 (Revista Exame, edição 734 de 21 de fevereiro de 2001, página 18/ou original) .

O mesmo levantamento mostra que apesar do grande número de empreendedores, no Brasil a oportunidade de criar e manter um negócio por mais de três anos é relativamente baixa.

Em um outro estudo, o SEBRAE constatou que: de cada 100 empresas abertas no País, 35 não chegam ao final do primeiro ano de vida; 46 não sobrevivem ao segundo; e 56 desaparecem no terceiro ano de vida.

Pouca Informação – Eis o Problema

Esta pesquisa mostrou também que, ao contrário do muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio.

A capacidade de empreender constitui hoje um forte atrativo profissional. Mais valiosa ainda para quem pensa em montar o negócio próprio, quer ampliá- lo ou está em busca de novas formas de atuação no mercado.

O Sucesso Não é Mesmo Obra do Acaso

O êxito nos negócios (está comprovado) vem da postura do empresário, da maneira como ele se comporta no dia- dia de seu negócio.

Sendo assim, quando falamos de empreendedorismo, é de fundamental importância sabermos “Quem é o empreendedor”.

Módulo

NICEUMA@u V I R T UAL

Conceitos e Definições

Apresentar e discutir as características do comportamento empreendedor, visando desenvolver a cultura empreendedora no meio acadêmico com o objetivo de apoiar o surgimento de novos empreendedores e a geração de novas iniciativas empresariais.

Empreendedorismo 1 QUEM É O EMPREENDEDOR?

1.1 O Campo do Empreendedorismo

(Parte 1 de 14)

Comentários