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Guias e Dicas
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História da Arte, Notas de estudo de História da Arte

Barroco, Idade Média,Iluminismo (Era da Razão), Renascimento

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 12/12/2011

dan-alencar-7
dan-alencar-7 🇧🇷

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Baixe História da Arte e outras Notas de estudo em PDF para História da Arte, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES DANIEL ALENCAR FICHAMENTOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ARTE DIAMANTINA 2011 Índice de Ilustrações Imagem 1 - David e Golias - Caravaggio...................................................................................5 Imagem 2 - A Leitora - Jean-Honoré Fragonard ........................................................................5 Imagem 3 - Retrato de Valteire - Jean-Antoine Houdon ............................................................8 Imagem 4 - O Juramento dos Horácios - Jacque-Louis David..................................................8 Imagem 5 - Saturo Devorando os Filhos - Francisco Goya........................................................9 Imagem 6 - O Ancião dos Dias - Willian Blanke .....................................................................10 Imagem 7 - A Bela Irlandesa – Gustave Courbet .....................................................................12 Imagem 8 - Impressão, nascer do sol – Edouard Monet...........................................................12 5 Considerado o primeiro grande representante do barroco, Michelangelo Merisi da Caravaggio, foi um pintor extramamente realista, um profissional que empregava com excelência a técnica chiarouscuro, que acaou se tornando sua marca, já que lhe permitia dar uma maior realidade em suas obras. Imagem 1 – Técnica chiarouscuro no quadro David e Golias de Caravaggio Caravaggio teve sua vida marcada por diversas confusões, tendo até mesmo que mudar constantimente de cidade. Sobrevia com a venda de suas obras ecomendada por igrajas, mecenas, etc. 1.3 Rococó O Rococó, derivada da palavra rocaille que significa concha, é um estilo de carater caprichoso que surgiu na frança, com cores claras, tons pastéis e douramento. Um estilo decorativo. Já que representava a vida profana da aristocracia, era considerado o movimento profano do Barroco. Imagem 2 - A Leitora (1770) de Jean-Honoré Fragonard 6 O estilo muito colorido e galante é mais usado em decoração no interior de, palácios, teatros e igrejas mas também na pintura e nas obras de escultura. 1.4 Arquitetura: Edifícios que não passavam de dois anderes possuem em suas fachadas alinhadas e alisadas, portas e janelas de maiores dimensões. Paredes com exagerada decoração com tons fortes, como o ouro e a pratra. 2 - IDADE MÉDIA Na idade não se criou novas técnicas para representar o corpo ou criar ilusão de profundidade. Assim ao exigir que os artistas pintassem imagem sagradas eles respeitavam os modelos antigos. Através dessa iniciativa a Igreja Bizantina preservar as idéias e realizações arte grega nos tipos usados para roupagem, faces ou gestos. No oriente médio a representação de humanos era estritamente proibida, suas pinturas, portanto, eram realizadas através do que eles pensavam, sentiam, imaginavam.No entanto seitas religiosas entre os maometanos forma menos rigorosos na representação da imagem: Era permitido a pintura de figuras e ilustrações desde que não houvesse relação com a religião. Os chineses desenvolveram sua arte através da meditação e concentração. Eles não iam para lugares que lhe inspirassem, como fazem muitos artistas do ocidente. 2.1 A Arte No Ocidente Diferente do oriente a representação de figuras religiosas no ocidente eram pintadas por encomenda da igraja, pois para o Papa Greogório, O Grande, as pinturas ajudavam aqueles que não sabiam ler os ensinamentos da igreja. E a partir do século XIII eles abandoram, ocasionalmente, os livros de modelo e passaram a representar o que lhes interessavam pessoalmente. "A pintura pode fazer pelo analfabeto o que a escrita faz pelos que sabem ler" (GOMBRICH p.99, 1999). Para os artistas desse período a arte tinham um significado maior, do que para os antecessores. Os gregos pintavam o que viam, os egípicios o que sabiam que existia. Na idade médio os pintores inovaram ao pintar o que sentiam. 7 A igreja nesse período era o único edifício de pedra nos arredores, sendo projetadas como fortalezas medievais. Foi nessa época também, na França, que iniciou a implantação de esculturas nas igrejas. Os teólogos davam acessoria para os artistas na construção das igrejas e de monumentos. Com a idéia de inserir abobodas nas igrejas a implatação de arcos transversais podia ser desenvolvido muito sistemate e com objetivos muito mais ambiciosos do que os normandos.Surge O Estilo Gótico. Uma das maiores redescobertas da Idade das Trevas é a técnica que permitira trazer para o quadro todo o realismo que uma escultura gótica traz. A Noção de Profundiade difundida pelo florentino Giotto di Bondone. Na idade média os artistas tinham por prazer exaltar sua fé, e raramente eram reconhecidos por seu trabalho. Em obras da idade média não existe um termo para referir os que nos chamamos de artistas. 3 - A ERA DA RAZÃO A Inglaterra produz seu maior arquiteto o Sir Chritopher Wren (1632 – 1723), que após o incêndio de 1666, foi o responsável pela reconstrução das igrejas. Wren é influenciado pelo barroco, mas existe algumas diferenças notórias. O Estilo barroco não era inteiramente rejeitado na Inglaterra. 3.1 Jean-Batiste-Siméon Chardin Foi um dos mais célebres pintores do barroco francês. Com as "cenas de cozinhas" ou " cenas domésticas" Chardin prosseguiu com a tradição holandesa do século XVII. Gostava de representar cenas da burguesia francesa, nestas pinturas a tranquilidade e a concentração de tons mais vivos foram combinados com uma refinada técnica de concepção. 3.2 Jean-Antoine Houdon (1741-1828) Jean-Antoine Houdon era um escultor, considera o maior retratista fracês. Uma de suas obras é o busto de Voltaire (imagem 3) , na França, como na Inglaterra, o novo interessoe por seres humanos era comuns em vez dos acessórios decorativos. 10 Entre essas ilustrações destacam-se um trabalho extremamente conhecido com O Ancião dos Dias (Imagem 6), feito para o poema Europe, A Profecy, segura um compasso luminoso que usa para medir o globo numa noite de tempestade. Imagem 6 - O Ancião dos Dias (1794) - Willian Blanke 4 RENASCIMENTO O Renascimento aconteceu na europa do século XIV ao XVI veio de contra ao regime feudal, ja que expressava a cultura burguesa. Após a Era das Trevas a cultura renasceu, e esse renascimento começa em Florença. 4.1 Fases do Renascimento: Trecento: Manifestou inicialmente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença. Sendo seus principais representates Bocaccio, Giotto e Pretrarca. Quatrocentos: Expansão do Renascimento pela peníssula itálica, atingindo o ápice. Seus representates mais conhecidos e importantes foram: Bottielli, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Donattelo. Com o desenvolvido da arquitetura foi possível o desenvolvimento de um novo movimento do Renascimento: O Estilo Gótico. 4.2 - Conquista da Realidade (Século XV) 11 Lider de um grupo de jovens artistas florentinos, Fillipo Brunelleschi, foi quem iniciou a arquitetura da Renascença. Brunelleschi via em sua criação um novo processo de construção, em que formas da arquitetura clássica fossem livrimente usadas para criar novos modos de harmonia e beleza. Masaccio era um dos membros do grupo de Brunelleschi, foi um pintor que representava suas figuras semelhantes a estátuas, produzidas a partir de regras matématicas, o que deixava as pinturas mais exatas, proporcionais. Donatello foi o maior escultor do cículo de Brunelleschi, ele subistitui a sutilieza de seus predecessores por uma nova observação da natureza, assim ele inicia seus estudos a respeito do corpo humano, o que permitiu que suas obras fossem tão realistas. Uma das principais contribuições do Renascimento para a pintura, foi a pintura a óleo, desenvolvida por Jan Van Eyck. 5 – REVOLUÇÃO PERMANENTE NA ARTE DO SÉCULO XIX E A BUSCA POR NOVOS PADRÕES EM FINS DO SÉCULO, COM ÊNFASE NO IMPRESSIONISMO E NAS OBRAS DE CÉZANNE, VAN GOGH E GAUGUIM Quando a Igreja possuía grande poder suas construções eram feitas a partir do estilo gótico. Teatros e Óperas no estilo barroco devido àsia teatralidade e palácios e ministérios tinham as formas suntosas da Renascenssa Itáliana. Após a revolução industrial o trabalho manual foi subistituído pelas máquinas, a tradição de produzir a partir das própias mãos desapareceu. Para os grandes empresários o pintor não possuía mais valor de antes, até a palavra arte havia adiquirido para nós um significado diferente. 5.1 Jean-Auguste Dominique Ingres Admirador da arte heróica da antiguidade clássica. Em seus ensinamentos, insistia na disciplina de absoluta precisão na classe vitL e desprezava as improvisações ea confusão. 5.2 Eugène Delacroix Ao bater de frente com os ensinamentos da Academia Delacroix era considerado um rebelde fanático por que não aceitava os padrões impostos pela academia, como por exemplo, a insistência no desenho perfeito, imitações das estátuas clássicas. 5.3 Gustave Courbet Courbet, ao pintar, queria que suas obras chocassem a burguesia, era uma forma de protestar contra aos padrões impostos em seu tempo. Pretendia fazer a sociedade sair dos clichês. 12 Imagem 7 - A Bela Irlandesa (1866) – Gustave Courbet 5.4 Edouard Monet A terceira onda de revolução artística na França foi iniciada por Edouard Monet, quase comparável com a revolução grega na representação de formas. Descobriu que ao olhar a natureza ao ar livre não observamos os objetos individuais, mas sim um conjunto de matrizes que se combinam ao nossos olhos. Imagem 8 - Impressão, nascer do sol. (1872) – Edouard Monet
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