apostilai3geointranet

apostilai3geointranet

(Parte 1 de 3)

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária

Coordenação-Geral de Cartografia Divisão de Geoprocessamento

Utilizando o

Acervo

Fundiário

Digital -A FD - através da plataforma do i3Geo.

A Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, por intermédio da Coordenação-Geral de Cartografia, está oferecendo mais uma alternativa de acesso à sua base de dados cartográficos: o Acervo Fundiário Digital – AFD. É um ambiente cooperativo, que faz uso de dados fundiários e cartográficos produzidos por diversas instituições públicas que atuam no meio rural brasileiro publicados em seus respectivos servidores de mapas, na internet.

O acervo digital fundiário está disponível para o público interno através do endereço eletrônico – http://acervofundiario.incra. gov. br/i3Geo Des.

Esta é uma apostila organizada pelos técnicos da Divisão de Geoprocessamento do INCRA – DFG-2, com a finalidade de orientar o uso do i3Geo para se trabalhar com o acervo fundiário .

A Coordenação-Geral de Cartografia do INCRA está aberta a críticas e contribuições que possam aperfeiçoar este serviço.

Os comentários deverão ser encaminhados para o seguinte endereço: acervo.fundiário@incra.gov.br.

Aprese ntaç ão i 3 Geo (ve rsão 4.2) – I ncran et3
Bar r as d e Ferr a me ntas4
Func iona lida de s d a B arra d e F erra ment as5
Guias9
Gui a M a pa1
Gui a + Te mas38
Gui a Le ge nd a e G ui a Lin ks50
Me n u S u perior51
Rod ap é57
Tr ab al han do c om o I 3 Geo58

Sumário Referências .................... ......................................................................................................................................................................... ....................86

Apresentação i3Geo (versão 4.2) - Incranet

1. O i3Geo constitui-se de um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

2. Para acessar o Acervo Digital Fundiário do Incra, clique sobre o link Cartografia e Geoprocessamento, na página principal da INCRANET, clique no link http://acervofundiario.incra.gov.br/i3GeoDes. Outra opção é acessar a internet e digitar o mesmo endereço.

a) Barra de Ferramentasb) Guias c) Menu Superior d) Rodapé e) Mapa

3. O i3Geo está estruturado em cinco conjuntos de funções:

c- Menu Superior a- Barras de Ferramentas b- Guias d- Rodapé e- Mapa

Na Barra de Ferramentas estão localizadas as funções mais utilizadas do I3Geo, como navegação pelo mapa, identificação de elementos, seleção, etc. Estas guias são móveis e podem ser fechadas. Por default, elas vêm no modo “fixo”. Clicando com o botão direito do mouse sobre elas, pode-se mudar para o modo “normal” e movimentá-las dentro da área de visualização. Uma vez fechadas, as barras ferramentas podem ser abertas utilizando a opção “janelas”, existente no menu superior.

Funcionalidades da Barra de Ferramentas

1. Zoom geral - Por meio da barra deslizante todo o mapa é ampliado ou diminuído.

2. Zoom local - Por meio do ícone de lupa.

– Clique no ícone para ativá-lo. Posteriormente clique no ponto do mapa de interesse, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastando até formar o retângulo da área de interesse. 3. Anterior/Próximo – Exibe a disposição da vista anterior ao clicar na seta da esquerda. Retoma a disposição de uma vista de trabalho ao clicar na seta da direita. Este comando somente será realizado se tiver sido utilizado o comando anterior. 4. Desloca - É responsável pela navegação. Desloca a região visível no mapa. Depois de ativada a opção de Desloca, clique e arraste o mouse sobre o mapa para mover a região visível de interesse. 5. Info - Cada camada de informação associa seus respectivos dados. Clique no ponto desejado do mapa, após ativar o ícone. Selecione dentro da nova interface outras informações de interesse. 6. Geral - Permite a visualização de todos os objetos na tela de visualização. Esta função é útil quando se realizam várias operações sobre o mapa como um todo ou alguma região de interesse e se deseja restabelecer o formato inicial do mapa. 7. Mede - Mede a distância entre dois ou mais pontos clicados no mapa em Km. O cálculo de distância é aproximado e sua precisão depende da escala do mapa.

8. Área - Faz medida de área aproximada. Após a ativação da ferramenta, o usuário deve desenhar a área desejada para o cálculo e finalizar com um duplo clique que o valor aproximado da área desenhada aparecerá na janela da ferramenta em m2 (metro quadrado), km 2 (quilômetro quadrado) e ha (hectare).

9. Imprime - A ferramenta Imprime é útil para imprimir o mapa de seu interesse de forma personalizada. Permite os seguintes modelos de impressão: A4 (retrato ou paisagem), A4 no formato .pdf, formato GeoTiff, Agg/Png alta qualidade e Svg - vetorial. Uma vez selecionado o modelo, abre uma tela intermediária onde é possível alterar parâmetros do título, legenda, escala e do próprio mapa.

10. Reinicia - Redesenha o mapa com as configurações iniciais. Quando se utiliza esta opção todos os temas que estavam ativados são desligados. 1. Extensão - Mostra os quatro pontos extremos do mapa. A cada operação de Zoom os pontos se ajustam. A ferramenta também permite que o usuário defina uma área de visualização para o mapa. 12. Referência - Esta ferramenta é utilizada para ativar o mapa de referência que está localizado no canto superior direito da tela. É vantajoso quando se está utilizando a opção de Zoom e se perde a referência de onde se está localizado no mapa. Existem três opções no mapa de referência: “fixo”, “mapa” e “dinâmico”. Ao se utilizar o Zoom, surge um retângulo no mapa de referência e se desloca à medida que se movimenta o mapa. 13. Insere XY - A ferramenta “Insere XY”, permite o usuário inserir pontos de coordenadas na área do mapa. Para inserir pontos, é necessária a existência de um tema editável disponível no mapa. Utilize o botão "criar um novo tema", disponível na janela da ferramenta, se não existir nenhum tema desse tipo no mapa. Após selecionar ou criar um novo tema, clique no mapa para inserir os pontos ou use as opções “Direc/dist”, “Digitar” ou “Colar”. A opção “Direc/dist” permite o usuário criar pontos a partir de um ponto conhecido utilizando direção (ângulo em relação ao Norte) e distância em km. Na opção “Digitar” basta o usuário digitar as coordenadas do ponto desejado e clicar em “Insere” para que o ponto apareça na área do mapa. A coordenada X corresponde à longitude (leste-oeste) e a coordenada Y corresponde à latitude (norte-sul), o Datum utilizado é o SAD69 para as coordenadas geográficas. Os valores podem estar no formato Grau, Minuto e Segundo (tipo de entrada máscara), ou em décimos de grau (tipo de entrada único). O valor correspondente ao Grau deve receber o sinal de negativo (“-“) nos casos de longitude oeste (todo o Brasil está nesse caso) e nos casos de latitude Sul. Além das coordenadas geográficas no Datum SAD 69 o usuário pode inserir coordenadas da projeção UTM no Datum SAD 69 e no Datum Córrego Alegre. A partir da aba “Colar” o usuário pode inserir vários pontos na área do mapa de uma só vez. Cole os valores de X e Y (em décimos de grau para coordenadas geográficas) dos pontos que deseje inserir no mapa. Os pontos incluídos formam uma nova camada de informações na guia

Mapa, e pode-se fazer download dos mesmos em formato shapefile.

Download em formato shapefile

Todos os pontos inseridos no mapa podem ser transformados em um tema linear ou poligonal. Para isso, basta clicar na aba “Converter” edepois na

7 opção desejada. Para verificar as coordenadas dos pontos inseridos no mapa, clicar na aba “Coordenadas”.

14. Texto - Permite a inserção de texto na área do mapa. A ferramenta disponibiliza para o usuário duas opções de inserção de texto Digitar ou Capturar. Na opção Digitar o usuário escreve o texto que será inserido e clica no mapa no ponto de inclusão. A opção Capturar utiliza o tema e o item da tabela de atributos, definidos pelo usuário, para inserção do texto. A ferramenta permite, a partir da opção Propriedades, alterar a fonte, tamanho, cor, cor de fundo, etc. O texto aparecerá como um tema na guia Mapa. 15. Seleção - Esta ferramenta possibilita a seleção de feições das camadas adicionadas no I3Geo. São disponibilizadas três formas de executar essa seleção:

- Pegar no Mapa: Realiza a seleção a partir da área de visualização do mapa. O primeiro passo é o usuário definir qual ou quais temas serão utilizados na seleção, após esse passo deve-se definir o tipo de seleção que será realizado. Existem 4 (quatro) tipos de seleção disponíveis na ferramenta, a primeira opção é “Adiciona” que permite o usuário realizar a seleção, a segunda é a opção “Retira”, permite que o usuário escolha as feições que deseja remover das seleções já realizadas no tema selecionado. Já a opção “Limpa” remove todas as seleções realizadas. E a última opção é “Inverte” que permite a inversão das seleções realizadas. Após a definição do tema e do tipo de seleção basta o usuário clicar ou desenhar um polígono sobre as feições de interesse do tema selecionado na área de visualização do mapa; - Por Atributo: A seleção é realizada a partir da tabela de atributos do tema. O usuário também deve definir primeiramente o tema e o tipo de seleção. Depois basta ao usuário definir na ferramenta o campo da tabela de atributos do tema, operador lógico e o atributo para criar a expressão de seleção e clicar em Aplicar para realizar a seleção. Para saber quais os atributos existentes no campo da tabela clique no ponto de exclamação à direita da caixa de listagem de atributos. Serão listados na caixa de texto na parte inferior da janela da ferramenta; - Por Tema: Permite selecionar uma feição em um tema, a partir de outro tema que já possua alguma seleção. O primeiro passo é realizar a seleção no tema que será utilizado para selecionar o outro tema. Em seguida, na opção “por atributo”, escolhe-se o atributo de interesse referente ao tema selecionado. Depois de realizada esta seleção basta que o usuário entre na opção “por tema” e defina qual tema terá suas feições selecionadas, o tipo de seleção e o tema que será utilizado para selecionar o outro tema e clicar em Aplicar. A ferramenta também permite a criação de um novo tema a partir da seleção e também pode ser utilizada em outras operações como buffer; 16. Google - permite a visualização dos mapas disponíveis no Google, em uma janela externa. Arraste o mouse no mapa do Google para deslocar a janela.

Um retângulo no mapa do I3Geo mostra a localização da janela externa. 17. Insere gráfico - Utilizando essa ferramenta o usuário pode inserir um ou mais gráficos, em forma de pizza, na área do mapa a partir dos atributos dos temas visíveis no mapa (apenas campos numéricos). Primeiramente, o usuário define qual tema será utilizado para a geração dos gráficos. Em seguida, o usuário deve definir os itens (campos de atributo) do tema que serão utilizados para criação do gráfico, é permitido alterar itens do gráfico como cor e tamanho, a partir da guia Propriedades. Depois da escolha, clicar no elemento do mapa para inserir os gráficos, um de cada vez.

18. Lente - abre janela no canto superior esquerdo e mostra detalhe ao passar o mouse pelo mapa. Para desligar, clique novamente no ícone. 19. Scielo - busca informações da base bibliográfica Scielo de publicações técnico-científicas relacionadas a área de interesse. Localize o ponto de interesse e ative o ícone do Scielo. A busca é feita apenas para a região de abrangência do mapa atual, cuja escala deve estar em pelo menos 1:150.0. A

restrição de escala é necessária para melhorar a performance da busca

20.Confluências - Permite ao usuário selecionar um ponto qualquer no mapa e verificar informações adicionais sobre este ponto na base de dados do Confluence. Esta base de dados utiliza as coordenadas geográficas como parâmetro de busca. Abre uma janela onde serão mostradas as confluências presentes na área visualizada no mapa. A escala do mapa deve estar em pelo menos 1/2.0.0 para realização da busca. 21. Wikipédia - esta ferramenta permite a interação entre o I3Geo e a Wikipédia, ou seja, ao movimentar o mapa uma janela mostrará as informações constantes na Wikipédia sobre a área visualizada. A busca é feita apenas para a região de abrangência do mapa atual, cuja escala deve estar em pelo menos 1:500.0. A restrição de escala é necessária para melhorar a performance da busca.

23. Fotos – As fotos podem abranger temáticas diversas. A busca é feita apenas para a região de abrangência do mapa atual, cuja escala deve estar em pelo

2. 3D - Permite a confecção de um modelo 3D. Está em fase experimental. menos 1:300.0. A restrição de escala é necessária para melhorar a performance da busca.

As Guias são utilizadas principalmente para organizar e permitir o acesso aos dados vistos no mapa. Para ativar uma guia, basta clicar em seu nome e aguardar o preenchimento. As guias podem ser "liberadas" e transformadas em uma janela móvel sobre o mapa. Para isso, basta clicar na barra vertical localizada à esquerda das guias.

Guia Mapa – Ao abrir o i3Geo, na guia Mapa aparecerão os temas disponíveis para serem adicionados ao mapa. Para modificar algumas propriedades do mapa, clique em Propriedades.

Guia +Temas – Nesta guia podem ser selecionados outros temas para serem adicionados ao mapa. Eles aparecerão na guia Mapa.

Guia Legenda – Clicando na guia Legenda obtemos informações sobre o tema representado no mapa.

Guia Links – Clique nesta aba para acessar outros links.

Para visualizar um ou mais temas, clique sobre as opções listadas à esquerda da tela e aguarde o carregamento da informação solicitada. No exemplo acima estão selecionados os seguintes temas: Limite Estadual, Projetos de Assentamento, Brasil, Países do mundo e Zona Econômica Exclusiva Marinha.

1. Tipo de imagem - serve para escolher o filtro de cores que será aplicado no mapa.

Guia Mapa

Propriedades do Mapa – O i3Geo disponibiliza algumas funções para modificar as propriedades do mapa, permitindo ao usuário uma maior interação com o sistema. Estas funções estão disponíveis na guia Mapa e são acessadas pelo item do menu “Propriedades do Mapa”.

2. Legenda - Permite ao usuário inserir a legenda dos temas no corpo do mapa, bem como alterar suas características. Clicando no item Legenda, uma janela será aberta com as características de legenda disponíveis. As características disponíveis para serem alteradas pelo usuário são as seguintes: a) Incluir no corpo do mapa - aqui o usuário pode optar se vai inserir a legenda no corpo do mapa ou não;

d) Posição - propriedade que permite ao usuário determinar a localização da legenda no mapa (ex. superior direito ou inferior esquerdo,),
f) Tamanho do símbolo X e Y - propriedade que permite ao usuário definir a largura dos símbolos (X) e a altura dossímbolos (Y);

b) Cor de fundo - permite que o usuário altere a cor de fundo da legenda. Para alterar, basta inserir na caixa de texto o valor da cor em RGB (ex. 0,0,0 = preto) ou clicar na paleta de cores ao lado da caixa de texto e escolher a cor desejada; c) Contorno dos símbolos - cria uma linha de contorno envolta dos símbolos da legenda. Para alterá-la basta seguir o procedimento do item acima; para alterar basta escolher a opção desejada na caixa de escolha; e) Espaçamento em X e Y - permite ao usuário definir as distâncias entre o texto e o símbolo (X) e entre os símbolos (Y); g) Tamanho do texto - propriedade que define o tamanho do texto da legenda; h) Fonte - permite ao usuário escolher a fonte do texto da legenda. 3. Escala - Permite que o usuário altere as características da escala gráfica. A janela da propriedade da escala apresenta as características disponíveis para alteração da escala gráfica. As características que estão disponíveis para serem alteradas, são:

Legenda inserida.

e) Intervalos - define o número de intervalos na barra de escala;

a) Largura - permite alterar a largura da barra de escala; b) Altura - permite alterar a altura da barra de escala; c) Unidade - permite alterar a unidade de medida representada na barra de escala, pode ser em Quilômetros (km) ou Metros (m); d) Estilo - define o estilo da barra de escala gráfica. A barra pode ser linear (padrão), bloco ou sem barra de escala; f) Cor - define a cor da barra de escala; g) Fundo - define a cor de fundo da barra de escala; h) Contorno - define a cor do contorno da barra de escala.

Escala modificada

(Parte 1 de 3)

Comentários