17 - DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E SUCESSÃO ECOLÓGICA - PROFº HUBERTT GRÜN

17 - DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E SUCESSÃO ECOLÓGICA - PROFº HUBERTT GRÜN

BIOLOGIA

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1 DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E SUCESSÃO ECOLÓGICA

EXERCÍCIOS: 01. (CESCEM) “Em dois hectares de terra, foram plantadas 3.600 mudas de eucalipto.” Qual das expressões abaixo apresenta um conceito relacionado com essa afirmação? a) Sucessão ecológica. b) Competição intra-específica. c) Densidade de população. d) Nicho ecológico. e) Homeostase de populações.

02. (PUC-SP) O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para: a) Aumento de taxa de mortalidade b) Competição intra-específica. c) Variação de nicho ecológico. d) Alteração cíclica da população. e) Controle biológico por predatismo.

a) Dispersão de sementesd) Predação de insetos
b) Dispersão de pólense) Disseminação de frutas

03. (CESGRANRIO) O desaparecimento dos morcegos certamente levaria ao desestabelecimento de um número considerável de ecos-sistemas, já que esses animais apresentam comportamentos importantes para a garantia desses sistemas ecológicos. Como exemplo desse tipo de comportamento dos morcegos só NÃO se pode citar: c) Predação de fungos

a) Primáriod) Terciário
b) Secundárioe) Carnívoro

04. (CESGRANRIO) “O aumento populacional e a taxa com que ele está ocorrendo fazem temer que, cedo ou tarde, haverá falta de ali-mento”. c) Onívoro

05. (FMU) Em uma comunidade biológica, consideremos: I – PRODUTORES I – HERBÍVOROS II - CARNÍVOROS

É correto afirmar que: a) Se I e I aumentarem, II diminuirá. b) Se I aumentar, I e I diminuirão. c) Se I diminuir, I aumentará e II diminuirá. d) Se I diminuir, I e II aumentarão. e) Se I aumentar, I e I aumentarão.

06. (FCC) Considere uma cadeia alimentar constituída por fitoplâncton, peixes herbívoros e peixes carnívoros. Qual das alternativas indica corretamente o que acontece com as outras populações imediatamente após redução drástica dos peixes carnívoros?

FITOPLÂNCTON PEIXES HERBÍVOROS a) Crescimento Crescimento b) Diminuição Nenhuma alteração c) Crescimento Diminuição d) Diminuição Crescimento e) Nenhuma alteração Diminuição

07. (UFRN) Entre os fatores que determinam a diminuição da densidade de uma população, podemos citar: a) Mortalidade e longevidade. b) Imigração e emigração. c) Mortalidade e imigração.

d) Imigração e natalidade. e) Emigração e mortalidade.

08. (FCC-BA) Para calcular a densidade de uma população é necessário conhecer o número de indivíduos que a compõem e: a) O espaço que ocupa. b) A taxa de mortalidade. c) A taxa de natalidade. d) O número de indivíduos que migram. e) O número de indivíduos de outras populações da mesma região.

09. (UC-BA) Considere o gráfico abaixo, que representa o crescimento de uma população. Em qual dos períodos considerados a resistência do meio torna-se igual ao potencial biótico da população? a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.

a) 3b) 4 c) 8 d) 12 e) 15

10. (UFCE) Observe as frases abaixo, relativas às características de um ecossistema, à medida que a sucessão caminha para o clímax: (1) A diversidade em espécies vai aumentando. (2) Há um aumento nos nichos ecológicos, tornando a teia alimentar mais complexa. (4) Há um aumento na biomassa total do ecossistema. (8) O ecossistema tende a uma maior estabilidade ao se aproximar do clímax. (16) Não há modificação do meio físico do ecossistema nos diferentes estágios da sucessão. Dê, como resposta, a soma dos números das alternativas corretas.

1. (Univ. Fortaleza-CE) A figura seguinte mostra a curva de crescimento de uma população:

Com base nela, fizeram-se as seguintes afirmações: I. Em A a natalidade e a imigração superam a mortalidade e a emigração. I. Em B a mortalidade e a emigração superam a natalidade e a imigração. I. Em C a natalidade e a imigração equilibram a mortalidade e a emigração. Dessas afirmações: a) Apenas I está correta. b) Apenas I está correta.

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 c) Apenas I está correta. d) Apenas I e I estão corretas. e) I, I e II estão corretas.

12. Suponhamos que o charco onde viva a preá e os outros seres vivos de nossa história, com o decorrer dos tempos, vá lentamente se modificando. O espelho d’água diminua, pela progressiva invasão de novas plantas, assoreamento e a instalação de plantas mais duradouras; pelo surgimento de novos animais e desaparecimento de outros. O cenário se modifica. Esse fenômeno denomina-se: a) Comunidade clímax. b) Comunidade em equilíbrio dinâmico. c) Comunidade em equilíbrio estático. d) Sucessão ecótona. e) Sucessão ecológica.

13. (CESGRANRIO) “Existiu, em uma determinada região, uma lagoa com água límpida contendo apenas plâncton. O acúmulo de matéria fornecida pelo plâncton permitiu que se formasse um fundo capaz de sustentar plantas imersas. Surgiram depois, alguns animais que começaram a povoar a lagoa, e o fundo acumulou detritos e nele se desenvolveram plantas emergentes. A lagoa ficou cada vez mais rasa. Surgiram os juncos nas margens, que foram “fechando” a lagoa. Ela se transformou num brejo, e a comunidade que o habitava já era bem diferente. Posteriormente, o terreno secou e surgiu um pasto que poderá ser substituído, no futuro, por uma floresta”. Este texto apresenta um exemplo de: a) Irradiação adaptativa b) Dispersão de espécies c) Sucessão ecológica d) Pioneirismo e) Domínio ecológico

14. (PUC-SP) Numa sucessão de comunidade ocorre: a) Constância de biomassa e de espécie. b) Diminuição de biomassa e menor diversificação de espécies. c) Diminuição de biomassa e maior diversificação de espécies. d) Aumento de biomassa e menor diversificação de espécies. e) Aumento de biomassa e maior diversificação de espécies.

a) Um sucessãod) Um nicho ecológico.
b) Um ecótonoe) Um bioma.

15. (UFPA) Quando uma comunidade passa por mudanças gradativas, dando origem a outras mais complexas, tem-se: c) Uma comunidade clímax.

a) Cadeia alimentard) Metamorfose.
b) Teia alimentare) Pirâmide de números.

16. (FCMSC-SP) Considere o seguinte processo: numa infusão, predominam primeiramente algas, em seguida ciliados e finalmente rotíferos. O processo considerado é um caso de: c) Sucessão.

a) Nicho ecológicod) Potencial biótico.
b) Comunidade clímaxe) Ecótono.

17. (Cesesp-PE) A zona limite entre duas comunidades é designada: c) Ecese.

18. (FGV-SP) A tabela abaixo indica o que aconteceu com uma população cinco anos seguidos:

Ano Nº de

Nascimentos

Nº de Imigrações

Nº de Mortes

Nº de Emigrações

O gráfico que representa a variação do número de indivíduos dessa população é:

19. (UC-MG) A sucessão, num ecossistema, pode ser descrita como uma evolução em direção: a) Ao aumento da produtividade líquida. b) À diminuição da competição. c) Ao grande número de nichos ecológicos. d) À redução do número de espécies. e) À simplificação da teia alimentar.

20. (UMA) O gráfico abaixo registra as freqüências de populações de protozoários cultivados numa infusão de feno.

a) Uma colôniad) Uma migração.
b) Uma associaçãoe) Um ecótone.

Esse gráfico exemplifica: c) Uma sucessão.

LAST UPDATE: 02.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E SUCESSÃO ECOLÓGICA.

Comentários