apostila Fenomeno do transporte

apostila Fenomeno do transporte

(Parte 3 de 6)

V A -1 Ωoh mResistência elétrica m2 kg s

W A -1 VvoltPotencial elétrico força eletromotriz s ACcoulombQuantidade de eletricidade carga elétrica

J s -1 WwattPotência m2 kg s -2 N mJjouleEnergia, trabalho,

Quantidade de calor

N m -2 PapascalPressão m kg s -2 NnewtonForça s -1 HzhertzFreqüência

Expressão em unidades básicas SI

Expressão em outras unidades SI Sí mboloNo meGrandeza

Mecânica dos Fluidos

Resumo das Unidades

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Unidade de freqüência -Um hertz(Hz)éa freqüência de um fenômeno periódico cujo período éde 1 segundo.

Unidade de intensidade deforça -Um newton(N)éa intensidade de uma força que, aplicada a um corpo que tem uma massa de 1 quilograma, lhe comunica uma aceleração de 1 metro por segundo quadrado.

Unidade de pressão -Um pascal(Pa)éa pressão uniforme que, exercida sobre uma superfície plana de área 1 metro quadrado, aplica perpendicularmente a esta superfície uma força total de intensidade 1 newton.

Unidade de Energia, trabalho, Quantidade de calor -Um joule(J)éo trabalho realizado por uma força de intensidade 1 newton, cujo ponto de aplicação se desloca de 1 metro na direção da força.

Unidade de potência, fluxo radiante -Um watt(W)éa potência que dálugar a uma produção de Energia igual a 1 joule por segundo.

Unidade de Quantidade decarga elétrica -Um coulomb(C)éa quantidade de carga transportada em 1 segundo por uma corrente elétrica de intensidade igual a 1 ampère.

Unidade de potencial elétrico, força eletromotriz -Um volt(V)éa diferencia de potencial elétrico que existe entre dois pontos de um condutor elétrico que transporta uma corrente de intensidade constante de 1 ampèrequando a potencia dissipada entre estes pontos éigual a 1 watt.

Unidade de resistência elétrica -Um ohm(W)éa resistência elétrica que existe entre dois pontos de um condutor quando uma diferença de potencial constante de 1 volt aplicada entre estes dois pontos produz, nesse condutor, uma corrente de intensidade 1 ampère. (não háforça eletromotriz no condutor).

Mecânica dos Fluidos

Resumo das Unidades

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Unidade de capacitância elétrica -Um farad(F)éa capacitância de um capacitor elétrico que entre suas armaduras aparece uma diferença de potencial elétrico de 1 volt, quando armazena uma quantidade de carga igual a 1 coulomb.

Unidade de fluxo magnético -Um weber(Wb)éo fluxo magnético que, ao atravessar um circuito de uma sóespira produz na mesma uma força eletromotriz de 1 volt, quando se anula esse fluxo em um segundopor decai mento unifor me.

Unidade de indução magnética -Um tesla(T)éa indução magnética uniforme que, distribuídanormalmente sobre una superfície de área 1 metro quadrado, produz através desta superfície um fluxo magnético total de 1 weber.

Unidade de indutância -Um henry(H)éa indutância elétrica de um circuito fechado no qual se produz uma força eletromotriz de 1 volt, quando a corrente elétrica que percorre o circuito varia uniformemente árazão de um ampèrepor segundo.

Mecânica dos Fluidos

Unidades Derivadas Usando Aquelas que tem Nomes Especiais no (SI)

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues m kg s

V/mvolt por metroIntensidade de campo elétrico m kg s

W/(m K)watt por metro kelvinCondutividade térmica

J/(kg K)joule por quilograma. kelvinCapacidade térmica específica m2 kg s

J/Kjoule por kelvinEntropia m -1 kg s -1 Pa spascal segundoViscosidade dinâmica

Expressão em unidades básicas SI

Sí mboloNo meGrandeza

Mecânica dos Fluidos

Resumo das Unidades

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Unidade de viscosidade dinâmica -Um pascal segundo(Pa s)éa viscosidade dinâmica de um fluido homogêneo, no qual, o movimento retilíneo e uniforme de uma superfície plana de 1 metro quadrado, da lugar a uma força resistente de intensidade 1 newton, quando háuma diferença de velocidade de 1 metro por segundo entre dois planos paralelos separados por 1 metro de distância.

Unidade de entropia -Um joule por kelvin(J/K)éo aumento de entropia de um sistema que recebe uma quantidade de calor de 1 joule, na temperatura termodinâmica constante de 1 kelvin, sempre que no sistema no tenha lugar nenhuma transformação irreversível.

Unidade de capacidade térmica específica (calor específico) -Um joule por quilograma kelvin(J/(kg K)éa capacidade térmica específica de um corpo homogêneo com massa de 1 quilograma, no qual a adição de uma quantidade de calor de um joule, produz uma elevação de temperatura termodinâmica de 1 kelvin.

Unidade de condutividade térmica -Um watt por metro kelvin(W/ m.K)éa condutividade térmica de um corpo homogêneo isótropo, no qual uma diferença de temperatura de 1 kelvin entre dois planos paralelos, de área 1 metro quadrado e distantes 1 metro, produz entre estes planos um fluxo térmico de 1 watt.

Unidade de intensidade de campo elétrico -Um volt por metro(V/m)éa intensidade de um campo elétrico, que aplica uma força de intensidade 1 newtonsobre um corpo eletrizado com quantidade de carga de 1 coulomb.

Mecânica dos Fluidos

Prefixos no Sistema Internacional

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues da deka10

Sí mboloNo meFator y yocto10

Símbolo NomeFator

Mecânica dos Fluidos

Tabela de Conversão de Unidades

Aula 1 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues miftin kmmcm

(Parte 3 de 6)

Comentários