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Anp8 - schp, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

A8: Qualidade, Estabilidade, Compatibilidade dos Fluidos e Materiais

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 30/12/2011

guilherme-augusto-de-oliveira-4
guilherme-augusto-de-oliveira-4 🇧🇷

4.5

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Baixe Anp8 - schp e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA GEM 37 – SISTEMAS DE CONTROLE HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO A8: Qualidade, Estabilidade, Compatibilidade dos Fluidos e Materiais 1 Bruno Alexandre Roque 85732 Guilherme Augusto de Oliveira 85733 Polliana Cândida Oliveira Martins 87298 Salim Jorge Feres Neto 85739 2 Introdução1 2 3 4 5 6 Objetivo Qualidade, Estabilidade e Compatibilidade dos fluidos com materiais. Referência s Estudo de caso: freio hidráulico Conclusão INTRODUÇÃO  O único elemento mais importante no sistema hidráulico e pneumático, é o fluido trabalhando. As características do fluido têm um efeito crucial sobre o desempenho e vida do equipamento. É importante usar um fluido limpo e de alta qualidade, a fim de que o sistema hidráulico opere com eficiência.  Também, este fluido deve ser compatível com os materiais que interage. Pois, mesmo um fluido de qualidade pode agredir um equipamento cuja a compatibilidade é comprometida. INTRODUÇÃO  Para garantir o sucesso do sistema, temos que selecionar um fluido de qualidade, que mantenha a estabilidade ao longo do tempo desejado e que seja compatível com os equipamentos.  A manutenção, tem papel fundamental em garantir estas exigências, para que o sistema sempre trabalhe com eficiência. E o J:Ji o FLUIDOS HIDRÁULICOS  Os modernos fluidos hidráulicos são compostos complexos que são cuidadosamente preparados para atingir as exigências de suas tarefas. Além do que para ter um fluido base, os fluidos hidráulicos contém aditivos especiais para fornecer características desejadas. FLUIDOS HIDRÁULICOS oEssencialmente, um fluido hidráulico tem quatro funções primárias: •Transmitir potência •Lubrificar partes móveis •Vedar folgas entre conjuntos •Dissipar calor FLUIDOS HIDRÁULICOS Para realizar de forma apropriada essas funções primárias e ser prático de um ponto de vista de segurança e custo, um fluido hidráulico deve ter as seguintes propriedades: •Boa capacidade de lubrificar •Viscosidade ideal •Estabilidade química e ambiental •Compabilidade com os materiais do sistema •Extenso módulo de compressibilidade •Resistência ao fogo ANÁLISE QUÍMICA Na análise tradicional, obtem-se a condição do flúido pelo seu estado químico-físico. Ou seja, se as suas propriedades ainda satisfazem sua aplicação de acordo com o seu estado. oVantagem: Sabendo o estado do fluido, sabe- se a hora certa da troca. o Desvantagem: Apenas analisa o flúido, sem apresentar nenhum parâmetro para análise do equipamento. FERROGRAFIA “A ferrografia consiste na determinação da severidade, modo e tipos de desgaste, por meio da identificação da morfologia, acabamento superficial, coloração, natureza e tamanho das partículas encontradas em amostras de óleos e graxas lubrificantes, de qualquer viscosidade consistência e opacidade.” FERROGRAFIA Fotos de particulados, utilizando metalografia com 500x de amplificação: FLUIDOS PNEUMÁTICOS Durante o processo de compressão, o ar comprimido também é contaminado pelo óleo lubrificante do compressor e por partículas sólidas provenientes do desgaste das peças móveis do mesmo. Na tubulação de distribuição, o ar comprimido ainda pode arrastar ferrugem e outras partículas. FLUIDOS PNEUMÁTICOS  A norma ISO-85731 classifica os contaminantes do ar comprimido e suas unidades de medida da seguinte maneira: FLUIDOS PNEUMÁTICOS A pressão e a temperatura do ar comprimido potencializam os efeitos prejudiciais de todos esses contaminantes. A redução gradual da temperatura do ar comprimido ao longo da tubulação causa a condensação de alguns contaminantes gasosos. ESTUDO DE CASO: - FREIO HIDRAULICO SISTEMA HIDRÁULICO DO FREIO O seguinte estudo de caso é para salientar a importância de se ter estabilidade, qualidade e compatibilidade do fluido. A idéia do caso surgiu na aula de FDV ministrada pelo prof. José Antônio. Para tanto tomaremos o sistema de freio hidráulico como sistema de estudo. Primeiro iremos definir o funcionamento do freio hidráulico simples, e depois qual a relação do fluido na eficiência de parada do carro. FREIO HIDRÁULICO  Quando você pressiona o pedal de freio, seu carro transmite a força de seu pé para seus freios por meio de um fluido. Como os freios em si requerem uma força muito maior do que você poderia aplicar com seu pé, seu carro precisa multiplicar a força do seu pé. Ele faz isso de duas maneiras:  Vantagem mecânica (força de alavanca)  Multiplicação da força hidráulica ENTRADA DE UMIDADE PELO RESPIRO O respiro é uma conecção do conduto hidráulico para a tmosfera, com função de compensar a mudança de volume do fluido. Essa conecção deve ser bem dimensionada, pois se houver entrada de umidade no sistema:  A água acumulada, vai para a parte mais baixa do sistema, por ter maior densidade. A parte mais baixa são os cilindros atuadores na sapata ou disco. Ou seja, a água vai para a parte onde mais se tem dissipação de calor. E ocorre o mesmo problema de compressibilidade. CONCLUSÃO DO ESTUDO DE CASO  Como visto, se não garantirmos a estabilidade do fluido no sistema, perde-se a garantia de eficiência do mesmo.  No caso do freio hidráulico, a perda de estabilidade é crítica, pois atinge diretamente o SMS ( saúde, meio ambiente e segurança). CONCLUSÃO - REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS  How stuffs works: http ://carros.hsw.uol.com.br/freios.htm  Artigo da UFLA (Universidade Federal de Lavras) Prof. Geraldo Magela
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