A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico no Processo de Aprendizado

A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico no Processo de Aprendizado

  • A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico no Processo de Aprendizado

PARTE I

  • O APRENDIZADO DO PENSAR

IDÉIAS COMUNS SOBRE QUEM “SABE PENSAR” ou SOBRE QUEM “PENSA QUE PENSA”

  • É aquele que possui uma memória excepcional.

  • É aquele que sempre tem uma opinião formada sobre os assuntos atuais.

  • É aquele que possui muita informação sobre muitas coisas.

  • É aquele que usa um vocabulário difícil.

  • É aquele que sabe muita matemática.

  • É aquele que lê muitos livros.

  • É aquele que é formado em áreas difíceis (física, química, matemática, eng. aeroespacial, etc.)

SABER PENSAR…

COMPONENTES BÁSICOS DO SABER PENSAR

O QUE É PENSAR?

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

TRINÔMIO VERDADE – EVIDÊNCIA - CERTEZA

DEPENDENDO DO QUE VOCÊ VÊ…

PREMISSAS E CONCLUSÕES

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER AS PREMISSAS?

AS PRESSUPOSIÇÕES DE UMA GERAÇÃO… A questão dos Traseiros dos Cavalos Romanos

AS PRESSUPOSIÇÕES DE UMA GERAÇÃO… A questão dos Traseiros dos Cavalos Romanos

AS PRESSUPOSIÇÕES DE UMA GERAÇÃO… A questão dos Traseiros dos Cavalos Romanos

…PODEM AFETAR AS GERAÇÕES SEGUINTES… A questão dos Traseiros dos Cavalos Romanos

…COM CONSEQÜÊNCIAS IMPREVISÍVEIS A questão dos Traseiros dos Cavalos Romanos

HÁ MUITOS OUTROS EXEMPLOS…

Comentários