LIbreOffice Para Leigos

LIbreOffice Para Leigos

(Parte 1 de 7)

LibreOffice Para Leigos

Facilitando a vida no escritório Klaibson Natal Ribeiro Borges

LibreOffice Para Leigos Facilitando a vida no escritório

Direitos Autorais

Este documento é protegido por Copyright © 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode distribuir e/ou modificar este trabalho, tanto sob os termos da Licença Pública Geral GNU (http:// w.gnu.org / licenses /gpl.html ), versão 3 ou posterior, ou da Licença de Atribuição Creative Commons (http:// creativecommons.org / licenses /by/3.0/ ), versão 3.0 ou posterior.

Todas as marcas comerciais dentro desse guia pertencem aos seus respectivos donos.

Contribuidor Klaibson Natal Ribeiro Borges

Feedback

Por favor, direcione qualquer comentário ou sugestão sobre este documento para: klaibson@gmail.com

Uma Palavra Para Você

Talvez eu nunca venha a lhe conhecer, mas escrevi este livro pensando em ajudar VOCÊ no seu trabalho, seja no seu escritório, sala de aula ou escrevendo um livro, assim como eu fiz.

Este e-book é gratuito. Mas se a sua leitura lhe ajudar em algo, agradeceria se você enviasse uma pequena contribuição no valor de R$ 14,9 (quatorze reais e noventa e nove centavos) no Banco do Brasil, Agência: 2383-3, Conta-Corrente: 14097-x. Caso prefira usar, temos conta no PagSeguro e PayPal.

Você vai fazer parte do Grupo de Leitores Especiais. Você vai receber um certificado de sócio benemérito do projeto “LibreOffice Para Leigos”.

Muito obrigado antecipadamente pela sua participação. KLAIBSON NATAL RIBEIRO BORGES.

Agradecimentos

Quero agradecer a Deus, que me orientou e me guiou até conhecer o Software Livre através do antigo BrOffice a agora LibreOffice e de tudo que aconteceu posterior a isso.

Quero agradecer à minha mãe, Bertolina Maffei, pela inspiração que ela sempre me foi, pois escreveu um livro com poucos recursos na época (1996) e sempre quis fazer a mesma coisa e agora consegui.

Quero agradecer aos desenvolvedores, alunos, grupo de usuários, que de um forma ou de outra, me inspiraram na criação desse livro.

O Autor

Pós-graduando em Gerência de Projetos de TI e Administração de Empresas, ambos Unisul,

Universidade do Sul de Santa Catarina, é professor do Senai/SC, Unidade São José nos cursos de Aprendizagem Industrial e diversos Cursos Técnicos. É consultor da Free Hammer, consultoria em Software Livre e Creative Soluções, empresa de desenvolvimento web e marketing digital w.facebook.com/creativesolucoes

Trabalhou em diversas escolas profissionalizantes como instrutor de informática e rotinas administrativas entre os anos de 2004 à 2009.

Possui o blog, w.brofficeparaleigos.org, que atendendo a pedidos dos diversos leitores, inspirou este livro.

Direitos Autorais3
Capítulo 1 Visão Geral1
O Pacote LibreOffice1
Teclas de Atalho13
Teclas com funções similares14
Atalhos de Chamada nos menus14
Instalação no Windows 98/ME/NT/2000/XP/715
Requisitos do Sistema15
Baixando o LibreOffice16
Descompactando e Instalando o LibreOffice16
Instalação no Linux24
LibreOffice Writer26
ÁREA DE TRABALHO27
Barra de Títulos28
Barra de Menus29
Barra de Funções29
Barra de Objetos29
BARRA DE MENUS31
Menu Arquivo31
Menu Editar36
Menu Exibir38
Menu Inserir41
Menu Formatar48
Menu Tabela5
Menu Ferramentas56
Menu Janela60
Menu Ajuda60
LibreOffice Calc61
ÁREA DE TRABALHO63
Barra de Títulos63
Barra de Menus63
Barra de Funções63
Barra de Objetos63
Barra de Fórmulas64
Barra de Rolagem65
Barra de Status6
Barra de Menus6
Menu Arquivo6
Menu Editar6
Menu Exibir68
Menu Inserir69
Menu Formatar75
Menu Ferramentas80
Menu Dados84
Menu Janela89
Menu Ajuda:90
LibreOffice Base91
ÁREA DE TRABALHO93

Sumário 7

Barra de Títulos:94
Barra de Menus94
Barra de Funções94
Barra de Status94
BARRA DE MENUS95
Menu Arquivo95
Menu Editar95
Menu Exibir96
Menu Inserir97
Menu Ferramentas98
Janela98
Ajuda98
LibreOffice Math9
ÁREA DE TRABALHO103
Barra de Ferramentas Principal103
Barra de Títulos104
Barra de Menus104
Barra de Funções104
Barra de Status104
BARRA DE MENUS105
Menu Arquivo105
Menu Editar:105
Menu Exibir105
Menu Formatar106
Menu Ferramentas107
Menu Janela107
Menu Ajuda107
EDIÇÃO DIRETA108
CONCLUSÃO1
LibreOffice Impress112
ÁREA DE TRABALHO119
Barra de Ferramentas Principal120
Barra de Títulos121
Barra de Menus121
Barra de Funções121
Barra de Tarefas122
Barra de Objetos123
Barra de Rolagem124
Barra de Status124
Régua124
BARRA DE MENUS125
Menu Arquivo125
Menu Editar125
Menu Exibir125
Menu Inserir127
Menu Formatar128
Menu Ferramentas130
Apresentação de Slides131
Janela133

Barra de Ferramentas Principal......................................................................................................93 8

LibreOffice Draw134
ÁREA DE TRABALHO136
Barra de Ferramentas Principal136
Barra de Títulos136
Barra de Menus136
Barra de Funções136
Barra de Objetos137
Barra de Rolagem137
Barra de Opções137
Barra de Status138
Barra de Cores138
Réguas138
BARRA DE MENUS139
Menu Arquivo139
Menu Editar139
Menu Exibir139
Menu Inserir139
Menu Formatar140
Menu Ferramentas140
Menu Janela140
Menu Ajuda140
Menu Modificar140
EDIÇÃO DIRETA143
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS144

Introdução

O LibreOffice é um aplicativo Office, ou seja, conjunto de aplicativos para escritório que contem editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slide, criador de banco de dados, aplicativo para desenho vetorial e criador de fórmulas matemáticas.

Este aplicativo é baseado em software livre (que pode ser copiado, modificado, estudado e distribuída as alterações), portanto não tem problemas com licenças.

O aplicativo é o segundo mais utilizado no Brasil, entre as suítes de escritório, contando com aproximadamente 25% dos usuários, principalmente entre grandes empresas como o Metrô de São Paulo, CELEPAR, Itaipu, Conab e INPI.

Este livro foi escrito com o objetivo de preencher uma lacuna no Brasil de poucas edições de livros sobre o aplicativo LibreOffice, pois temos poucas pessoas que se dedicam a este tema.

O título tem tudo a ver com o livro, pois este livro foi criado para usuários que nada sabem ou sabem muito pouco sobre o aplicativo. Os usuários avançados, esperem uma série de livros, pois abordarei de forma aprofundada cada aplicativo do LibreOffice.

Capítulo 1 Visão Geral

O Pacote LibreOffice

Uma confusão muito comum entre os leigos é associar Software Livre com o sistema operacional Linux. Pensa-se erroneamente, que todos os programas baseados em Software Livre são exclusivos apenas para esta plataforma.

O LibreOffice, a partir de agora será denominado LiBo, é Software Livre e é multiplataforma. Funcionando em Linux, Windows, Mac OS X e FreeBSD.

Outra confusão costumeira é acreditar ser impossível transferir os arquivos criados do LiBo para o MSOffice. Ao contrário deste pacote, que ignora outra plataformas, o LiBo não somente reconhece, como também permite gravar arquivos com suas extensões típicas (.docx, .xlsx, .pptx, etc). Portanto, você pode gerar, gravar com a extensão adequada e transferir um arquivo LiBo para alguém cujo computador ainda não disponha o LiBo. Ele poderá acessar esse nosso arquivo tanto através do MSOffice como de qualquer outro programa compatível (é claro que nosso arquivo teve um custo bem menor do que os arquivos que seu amigo pode gerar no computador dele). A situação inversa também é verdadeira: o LiBo será capaz de ler e trabalhar com qualquer arquivo proveniente de outro pacote, mas neste caso, com maior facilidade. O arquivo será aberto automaticamente, sem que sua origem seja questionada.

O LiBo é um conjunto de aplicativos que pode instalado a partir de um CD-ROM ou download do seguinte site: w.libreoffice.org.br/download e lá você sempre encontrará a versão mais recente.

Aceita arquivos gerados em programas similares, tais como o MSOffice, Lotus Smart Office, StarOffice.Org, Google Docs, OpenOffice.Org, Zoho Docs, Koffice, entre outros.

LiBo Writer: Editor de textos muito semelhante ao MS Word. Ele é dotado de recursos, tais como a inserção de gráficos, figuras, tabelas, etc.

LiBo Calc: Editor de planilhas eletrônicas muito semelhante ao MS Excel, destinando-se a criação de planilhas de contas, cálculos, relatórios, gráficos, macros, etc.

LiBo Impress: Editor de apresentações, destina-se à criação de apresentações, relatórios, etc, sendo muito semelhante ao MS Power Point. LiBo Draw: Destina-se a criação de desenhos de razoável complexidade que podem ser bi ou tridimensionais.

LiBo Base: Destina-se a criação de banco de dados de média complexidade, superior ao seu concorrente MS Access e trabalha muito bem com os principais banco de dados do mercado.

LiBo Math: Destina-se a trabalhos com fórmulas matemáticas sendo capaz de criar fórmulas para funções algébricas, logarítmicas, trigonométricas, estatísticas, etc. Você, estudante, engenheiro ou matemático, vai achar sensacional utilizar este editor para chegar a seus resultados.

Formatos de arquivos Na tabela a seguir, veremos as extensões geradas pelos aplicativos existentes no LibreOffice

Tipo de documentoAplicativo LibreOffice e extensão Equivalente MS Office

TextoWriter (.odt)Word (.doc) Modelo de TextoWriter (.ott)Word (.dot) Documento HTMLWriter (.html)Word (.html ) PlanilhaCalc (.ods)Excel (.xsl) Modelo de planilhaCalc (.ots)Excel (.xst) ApresentaçãoImpress (.odp)Power Point (.ppt) Modelo de ApresentaçãoImpress (.otp)Power Point (.pot) Banco de DadosBase (.odb)Access (.mdb) DesenhoDraw (.odg)Não existe Modelo de DesenhoDraw (.otg)Não existe FórmulaMath (odf)Não existe

Arquivos de Terceiros O LiBo também pode arquivos de terceiros, por isso, veremos os formatos suportados:

Programa Extensão

Microsoft Excel 97/2000/XP.xls, .xlw, .xlt Microsoft Excel 4.x-5/95.xls, .xlw, .xlt Microsoft Excel 2003 XML.xml

Dbase .dbf Data Interchange Format.dif Quattro Pro 6.0.wb2 Rich Text Format.rtf Text CSV.csv ou .txt Lotus 1-2-3.wk1 StarCalc.sdc, .vor Documento HTML.html SYLK .slk Pocket Excel.pxl

(Parte 1 de 7)

Comentários