[Curso Votorantim Metais] Programação, Planejamento e Controle de Manutenção - Parte 04 de 04

[Curso Votorantim Metais] Programação, Planejamento e Controle de Manutenção -...

Prof. Brenno Ferreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

Funcionamento do PCM

Manutenção Autônoma :

PCM gera um Procedimento Operacional (PO) padrão acompanhado de seu Manual de

Treinamento (MT) contendo as atividades que compõem a manutenção Autônoma.

Aconselha-se que o PO e o MT, neste caso, sejam realizados em grupo com um representante do PCM, com o operador do equipamento e o responsável da área de manutenção.

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Funcionamento do PCM

Manutenção Autônoma :

O operador responsável pelo equipamento tem a seu encargo a realização das tarefas seguindo os procedimentos gerados.

Caso o operador identifique alguma anomalia ou falha, deverá gerar uma Solicitação de

Serviços e enviar ao PCM, tendo início uma

Manutenção Corretiva, ou assumir um procedimento de Manutenção diferenciada, dependendo do equipamento e do grau de criticidade do problema.

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Funcionamento do PCM

Manutenção Planejada :

Tem origem no PCM a partir da necessidade de efetuar uma manutenção proativa nos equipamentos normalmente mais críticos.

O PCM envia a Ordem de Serviço Planejada ao responsável pela manutenção do equipamento e cabe a este providenciar a efetuação do serviço.

Caso o responsável pela realização da manutenção planejada no equipamento constate uma anomalia, ele a registra no campo Observação da OSP.

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Funcionamento do PCM

Manutenção Planejada :

Após a execução, a ordem de serviço deve ser retornada ao PCM que a encerra, não havendo nenhum registro de anomalia ou, caso contrário, gera uma OSC, baseada nos dados informados no campo Observação.

Cabe a ressalva que os Procedimentos

Operacionais e os Manuais de Treinamento devem ser realizados em equipe com o colaborador da manutenção responsável pelo equipamento, pelo chefe da manutenção e por um componente do PCM.

Esse procedimento auxilia na implantação efetiva.

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Funcionamento do PCM

Manutenção Diferenciada :

Tendo início no equipamento quebrado e sendo este serviço prioritário, a produção informa primeiramente ao PCM, geralmente através do telefone e, após, gera a Solicitação de Serviço.

O PCM informa ao responsável pelo serviço provavelmente sem gerar a OSC.

A manutenção providencia a execução do mesmo, disponibilizando o equipamento para uso e encaminhando a S, já encerrada pela produção, ao PCM.

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Funcionamento do PCM

Manutenção Corretiva :

Caso o equipamento não seja crítico, a produção preenche todos os campos da

Solicitação de Serviço que são de sua responsabilidade e envia ao PCM, tendo início a sistemática de Manutenção Corretiva.

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Funcionamento do PCM

O PCM desenvolve os planos de manutenção planejada e de manutenção autônoma.

A partir do plano de manutenção autônoma o

PCM envia aos operadores os procedimentos operacionais e o manual de treinamento desenvolvidos conjuntamente com os mesmos de acordo com o padrão.

É de responsabilidade do PCM gerar as ordens de serviço que têm origem no plano de manutenção planejada, em uma Solicitação de Serviço ou a partir da informação de anomalia ou falha registrada em uma Ordem de Serviço Planejada.

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Funcionamento do PCM

A responsabilidade pela aprovação das Ordens de

Serviço Corretiva é do chefe de manutenção que poderá delegar esse ato aos colaboradores.

Como foram atribuídos aos colaboradores responsabilidades pelos equipamentos, eles mesmos podem ter autonomia de aprovar a execução de serviços.

A OSC é enviada ao responsável pela manutenção que efetuará o serviço.

As Manutenções Planejadas não precisam de aprovação.

O PCM, ao receber a ordem de serviço do colaborador da equipe da manutenção, a registra e a encerra.

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Funcionamento do PCM

O Planejamento e Controle da Manutenção, trabalha efetivamente com informações, quer dizer, recebe, analisa, adéqua e dissemina informações.

Estas informações são utilizadas por todos, desde a diretoria, as gerências de Manutenção e Operação, Supervisores de manutenção e Operação entre outros.

As partes mais importantes do que foi citado acima, são a Análise e Adequação das informações, para que as informações sejam confiáveis.

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Implantação do PCM

Quando a empresa ou indústria não possui Planejamento e

Controle de Manutenção, quer dizer, parte do zero, deve seguir os seguintes passos:

Descrever Funções Chefe, Supervisor e Operador.

Definir Critérios de Criticidade e Equipamentos Críticos .

Determinar a Manutenção Adequada a cada equipamento.

Desenvolver Programas de Manutenção Planejada.

Desenvolver PO’s e MT’s dos Equipamentos Críticos .

Desenvolver Documentos:

• Solicitação de Serviço (S) • Ordem de Serviço Corretiva (OSC)

• Ordem de Serviço Planejada (OSP)

• Cadastro de Equipamentos

• Lista de Equipamentos

• Lista de Tarefas da Manutenção Planejada

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Implantação do PCM

Cabe ao PCM então, administrar todas as atividades e a carteira de serviços da manutenção, priorizando e detalhando as atividades executadas no dia-a-dia por meio das ordens de serviços, assim como o tratamento dos dados para análises diversas.

Pode-se definir a função PCM:

• Planejamento • Programação

• Controle

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Equipe do PCM

Para que o Planejamento e Controle da

Manutenção funcione de forma adequada, são necessários bons profissionais em todas as áreas da manutenção.

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Equipe do PCM

Algumas características do bom mantenedor:

1. Observa, é minucioso;

2. Tem curiosidade técnica e apura as causas dos problemas;

3. Não vê problemas em seguir métodos.

Cumpre e faz cumprir o programa de manutenção ;

4. Tem conhecimentos técnicos. Todas as suas solicitações deverão ser baseadas na técnica. Para tanto, é necessário manter-se atualizado;

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Equipe do PCM

5. É exigente e não permite o mau uso dos equipamentos e nem baixa qualidade de manutenção;

6. É atencioso. Um bom operador freqüentemente dá informações valiosas sobre o desempenho de cada máquina;

7. Usa a criatividade e procura os melhores meios para que um serviço seja executado ao menor custo com qualidade e segurança;

8. É consciente e sabe que a manutenção é um meio de garantir a produção, e não um fim;

9. É responsável e sabe que depende dele um trabalho correto de manutenção.

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Em 2003, ao analisar seus gastos, a CVRD observou que cerca de 40% do custo total da Companhia era relacionado à manutenção.

No segundo semestre de 2003, a Vale contratou os serviços da DATAFCVV Consultoria Empresarial e Representações Ltda, com o objetivo de levantar a situação da Confiabilidade Técnica das

Gerências de engenharia e manutenção do desempenho da função dos equipamentos ou instalações da CVRD.

Estudo de Casos: Vale

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Em 2004, foram discutidas na CVRD as estratégias para que a empresa pudesse avançar com mais velocidade em busca de patamares mais elevados.

Foi constatado que a falta de um sistema de manutenção unificado para toda a empresa não estava contribuindo para esse objetivo.

Estudo de Casos: Vale

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A partir de então, e com a oficialização do manual do

SGM pelo presidente da CVRD, foram dados os primeiros passos em busca da excelência da manutenção, ou seja, elevar a manutenção da CVRD ao nível de manutenção Classe Mundial.

A meta do presidente da CVRD era estar entre as 03 maiores mineradoras do mundo até 2010.

Para que esta meta fosse alcançada, foram levantados alguns pontos importantes e indispensáveis:

• aumento da capacidade produtiva; • aquisição de outras empresas;

• produzir mais com os mesmos ativos.

Estudo de Casos: Vale

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Produzir mais com os mesmos ativos foi o ponto chave e o principal motivo para que começasse um processo de transformação da manutenção na CVRD.

Este passou a ser o foco da manutenção. Contudo, notou-se que somente a implantação dos processos do SGM não levaria a manutenção ao status de Classe Mundial, era necessário também dar atenção especial às pessoas, qualificando e capacitando a força de trabalho.

Além disso, era necessário um sistema de manutenção que interagisse de maneira eficaz com as demais interfaces e tornasse mais fácil o manuseio e geração de informações.

Para isto, foi implantado em paralelo o projeto ELO, com o objetivo de unificar todos os sistemas de informação da companhia.

Estudo de Casos: Vale

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Em agosto de 2004, uma equipe formada por

12 engenheiros da CVRD e 1 consultores da empresa ACCENTURE, reuniu-se e deu início então ao Projeto ProAtivo, tendo como pilares de sustentação do mesmo: as pessoas, os processos e a tecnologia e como meta atingir a Manutenção de Classe Mundial até o ano de 2008.

Estudo de Casos: Vale

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Estudo de Casos: Vale 25

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Estudo de Casos: Vale

Era necessária uma ferramenta de comparação com os melhores processos de manutenção em nível mundial (Benchmarking) para avaliação das áreas de manutenção da CVRD.

Para isto a equipe do projeto baseou-se nos processos da pirâmide do SGM e elaborou o guia de implantação do SGM, que serviu de ferramenta para o diagnóstico da manutenção.

A pirâmide é dividida em 4 estágios. As metas de 2005 a 2008 são o alcance de 85% de cada estágio por ano.

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Estudo de Casos: Vale 27

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Estudo de Casos: Vale

Em outubro de 2004, a equipe do ProAtivo realizou o diagnóstico que retratou a situação das áreas de manutenção.

Cada uma das 80 áreas diagnosticadas recebeu o seu resultado específico, mostrando a aderência em relação aos processos da pirâmide do SGM.

As áreas passaram a ser chamadas de funções manter.

Na oportunidade a equipe do projeto levantou as melhores práticas das áreas e elaborou o guia de melhores práticas.

Este serve como balizador para arealização das atividades da pirâmide.

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Estudo de Casos: Vale 29

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Estudo de Casos: Vale

Como resultado dessa reestruturação pode-se destacar:

• a realização das atividades de forma mais consciente e segura por parte dos empregados da área de PCM, o que permitiu uma melhoria significativa na área, através do melhor planejamento das atividades;

• uma melhor gestão da manutenção, em virtude de um total controle dos indicadores;

• uma melhor interface com as áreas de manutenção devido a proximidade do PCM com as mesmas;

• uma melhor qualificação dos profissionais, que receberam treinamentos e estão cada vez mais preparados para os novos desafios da manutenção.

Prof. Brenno Ferreira de Souza –Engenheiro MetalúrgicoConclusão 31

Prof. Brenno Ferreira de Souza –Engenheiro MetalúrgicoConclusão 32

“Manutenção é isto:

•Quando tudo vai bem, ninguém lembra que existe,

•Quando algo vai mal, dizem que não existe,

•Quando é para gastar, dizem que não é preciso que exista,

•Porém quando realmente não existe, todos concordam que deveria existir”.

Prof. Brenno Ferreira de Souza –Engenheiro MetalúrgicoConclusão 3

"A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação”.

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“Ninguém consegue fazer sucesso sozinho ou contando apenas com a sorte. Por isso, é necessário ter flexibilidade para trabalhar em equipe, colecionar amigos e abrir portas. Mais importante ainda: tenha entusiasmo e paixão pelo que faz. Trabalhe com brilho nos olhos para contagiar as pessoas à sua volta."

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09 de Maio de 2011 brenno.senai@sistemafieg.org.br 35

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Atividade Final

Escolher uma atividade crítica de manutenção de sua rotina.

Descrever essa atividade.

Relatar as etapas:

• Planejamento • Programação

• Controle

Comparar a sistemática atual com uma manutenção simplesmente corretiva, ou se ainda não existe o PCM para a atividade, comparar o estado atual com uma possível implantação do PCM para a atividade.

Concluir com os benefícios da Gestão de Manutenção e do PCM nessa atividade para a empresa.

Elaboração: 30’ Apresentação: 5’ Debate: 5’

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