(Parte 3 de 4)

4.8 Funções com Diretórios

As funções exclusivas para diretórios são basicamente três: criação, remoção e mudança de diretório.

Comando Linux para Criação de Diretório mkdir diretório

Comando DOS md

Comando Linux para Remoção de Diretório rmdir diretório

Comando DOS rd

Comando Linux para Mundança de Diretório cd diretório

Comando DOS cd

Os comandos de diretório são bastante simples de serem usados, não necessitando de maiores parâmetros além do nome do diretório.

Capítulo 5

Gerenciamento de Usuários e Permissões

As funções de gerenciamento das contas dos usuários do sistema são normalmente de uso exclusivo do administrador, no entanto, este pode extender essas funções para outros usuários. Por outro lado, as funções que alteram as permissões e atributos de arquivos podem ser executados pelo próprio usuário.

5.1 Adicionar e Remover Usuários

Comando para Criar Usuário useradd usuário

É necessário também criar uma senha inicial para o usuário recém criado, para isso é usado o comando passwd, mostrado abaixo.

Comando para Remover Usuário userdel usuário

Parâmetros Usuais -r remove todos os dados e diretório do usuário.

Caso o parâmetro não seja especificado apenas as permissões de acesso são retiradas do usuário, porém seus dados permanecem guardados.

Comando para Troca ou Definição de Senha passwd [usuário]

Caso esse comando seja executado pelo administrador, não é necessário informar a senha atual do usuário para que seja efetuada a mudança, porém é necessário informar o nome do usuário que se deseja fazer a mudança. Quando executado pelo próprio usuário, é necessário informar a senha atual para depois informar a nova.

5.2. MUDAR PERMISSÕES EATRIBUTOS DE ARQUIVOS 12

5.2 Mudar Permissões e Atributos de Arquivos

No sistema Linux, cada arquivo possui um conjunto de atributos que define o dono do arquivo, a qual grupo pertence, e as permissões de leitura( ), escrita( ) e execução( ), para dono, o grupo e outros usuários.

Comando para Trocar o Dono do Arquivo chown usuário arquivo

Comando para Trocar o Grupo do Arquivo chgrp grupo arquivo

Os comandos para trocar o dono e o grupo do arquivos são de uso do administrador, não sendo permitida a utilização pelo usuário comum.

Comando para Trocar as Permissões do Arquivo chmod parâmetros arquivo

Parâmetros Usuais r muda as permissões de leitura; w muda as permissões de escrita; x muda as permissões de execução; - remove as permissões; + adiciona as permissões.

Os parâmetros , e devem ser usados em conjuntos com os parâmetros + e -, por exemplo, chmod -x *, ou seja, remove a permissão de execução de todos os arquivos do diretório.

Outra maneira de especificar as permissões é através de um conjunto de três número, os quais dizem as permissões e restrições para o usuário, o grupo e outros. Por exemplo, para ativar todas as permissões para o usuário e nenhuma para os usuários do seu grupo ou usuários em geral usa-se, chmod 700 *.

Capítulo 6 Conceitos Avançados

Esta seção de Conceitos Avançados será limitada aos comandos mais simples e mais utilizados. Na sua maioria, esse comando são de uso do administrador do sistema e não são comumente usados pelos usuários comuns.

6.1 Gerenciamento de Pacotes

A função de gerenciamento de pacotes1 é feita no Linux pelo comando rpm. Os arquivos RPM contém um conjunto de arquivos e instruções de onde e como devem ser instalado cada arquivo necessário ao pacote.

Comando para Gerenciamento de Pacotes rpm parâmetros pacote

Parâmetros Usuais -i instala o programa contido em pacote;

-e desinstala o programa especificado em pacote.

6.2 Gerenciamento de Dispositivos

A parte de gerenciamento de dispositivos refere-se principalmente a questão de montar e desmontar unidades de disco, ativar e desativar funções de comunicação e outros. Abaixo estão as funções mais usadas.

Comando para Montar Unidades de Disco mount dispositivo 1O Linux trata como pacote, um conjunto de arquivos que compõe um determinado programa.

6.3. FUNÇÕES DE REDE 14

Unidades Padrão /mnt/floppy monta unidade de disquete em /mnt/floppy;

/mnt/cdrom monta unidade de cd-rom em /mnt/cdrom.

Comando para Desmontar Unidades de Disco umount dispositivo As unidades padrão são as mesma do comando mount

6.3 Funções de Rede

O Linux prove um conjunto de funções para tratar as interfaces de rede e comunicação. Essas funções dividem-se em dois tipos, as funções para configurar as interfaces e as para testar seu funcionamento. Entre as funções de configuração, normalmente executadas pelo administrador estão:

Comando para Ativar Interfaces ifup interface

Interfaces Padrão eth0 interface de rede ethernet; lo interface interna.

Comando para Desativar Interfaces ifdown interface

As interfaces padrão são as mesma do comando ifup Para obter informações sobre qual o estado em que se encontra as interfaces usa-se o comando ifconfig.

(Parte 3 de 4)

Comentários