(Parte 4 de 4)

Algumas funções de redes são especialmente interessantes ao usuário comum, como por exemplo, testar a alcançabilidade de um ponto. As duas principais funções são as a seguir:

Comando para Testar Alcance ping endereço

Comando para Mostrar Conexões netstat

Os dois comandos acima exibe informações de como se encontram as conexões de rede, por exemplo, tempo de transmição, pacotes perdidos e outros.

Capítulo 7 Sistema X Windows

7.1 Conceitos

O sistema X (w.xfree.org) é a interface gráfica do sistema Linux. O Linux é basicamente um sistema textual que funciona atráves de linha de comando, entretanto um conjunto de programas e bibliotecas proporciona a execução de uma interface gráfica no sistema.

O Linux pode por sua vez iniciar diretamente na interface gráfica ou em modo texto e após o próprio usuário carrega a interface gráfica atráves de linha de comando.

Devido a interface gráfica ser um conjunto de programas e bibliotecas que rodam sobre a interface textual, existem várias interfaces diferentes que podem ser instaladas junto com o Linux, entretanto, apenas uma pode ser carregada de cada vez.

As duas interfaces gráficas mais difundidas entre as distribuições Linux são Gnome (w.gnome.org) e KDE (w.kde.org). As duas interfaces funcionam de maneira bastante parecida entre si e também tem muito em comum com o Windows.

Muitas das funções implementadas em Linux já tem sua versão gráfica, mas ainda há algumas que precisam ser rodado em ambiente textual, para isso apenas inicia-se uma janela textual dentro da própria interface gráfica, não sendo necessário voltar para a interface textual só para rodar um comando.

7.3 Inicialização e Configurações Elementares

Caso a opção de inicialização do sistema for pela interface gráfica, nenhum comando a mais é necessário, o login do usuário já será feito no ambiente gráfico. Caso o sistema seja inicializado no seu modo textual, o usuário deverá, após o login no sitema, digitar o comando startx, para carregar a interface gráfica padrão.

A trocar de um sistema X para outro, por exemplo, do KDE para o Gnome, é feito pelo aplicativo Desktop Switching Tool em Programs -> System -> Desktop Switching

7.3. INICIALIZAÇÃO E CONFIGURAÇÕES ELEMENTARES 16

Tool na interface Gnome e System -> Desktop Switching Tool na interface KDE. Esse aplicativo exibe as opções de interfaces gráficas instaladas no sistema, é só selecionar a opção desejada e reinicializar a interface gráfica para que a mudança tenha efeito.

Capítulo 8 Principais Aplicativos Gráficos

Como já mencionado anteriormente, muitos aplicativos textuais já foram portados para o ambiente gráfico, e alguns funcionam exclusivamente em nesses ambientes. Os dois principais tipos de aplicativos para este ambiente são os navegadores de internet e as suites, muito comuns para edição de texto e cálculos. Logo a seguir é dada uma introdução ao uso desses dois aplicativos.

8.1 Navegadores

Os dois principais navegadores para Linux são Netscape e Mozilla. Os dois navegadores são quase iguais, diferindo um pouco em funções mais avançadas. No entanto neste documento trataremos apenas do Mozilla por ser um pouco mais avançado.

As funções de um navegador no Linux são as mesma que de um navegador em Windows ou qualquer outro sistema operacional, é necessário digitar apenas o endereço o qual se deseja acessar.

Para configurar o e-mail deve-se primeiramente abrir a função de e-mail em Tasks -> mail dentro do próprio navegador.

Para cadastrar uma nova conta segue os passos:Clicar em EditClicar em Mail/News Account SettingsClicar em New AccountSelecionar ISP or email provider e clicar em NextEscreve o nome e endereço de e-mail nos respectivos campos e clicar novamente em NextSelecionar a opção POP e digitar o endereço do servidor de e-mailEscreve o nome de usuário

8.2. SUITES 18Escreve o nome da conta, como a conta será referenciadaFinalizar a criação da conta

Para altera o servidor de envio de mensagens deve-se seguir os passos abaixo:Clicar em EditClicar em Mail/News Account SettingsSelecionar Outgoing Server(SMTP) no menu a esquerdaInformar o endereço do servidor de SMTP e o nome do usuárioFinalizar a alteração do endereço do servidor Com os passos acima o usuário está apto a recebe e enviar e-mail pelo Linux.

8.2 Suites

Suites são um conjuntode softwares que compreende normalmentede umeditor de textos, uma planilha de cálculo e um editor para apresentações. A suite mais conhecida para Windows é o Microsoft Office, porém além do Office não ter um código aberto, ele não funciona em Linux.

Existem várias alternativas ao uso do Microsoft Office, uma das mais consolidadas é o StarOffice. O StarOffice é um conjunto de softwares desenvolvido pela empresa Sun Microsystems com versões tanto para Linux quanto Windows.

Figura 8.1: Tela inicial do StarOffice

Dentre os softwares que integram a suite StarOffice os mais usados estão mostrados abaixo.

StarWriter StarWriter é um software de edição de documentos e páginas HTML, funciona de maneira semelhante ao Microsoft Word, e consegue tanto abrir como salvar documento para esse software.

Figura 8.2: Tela do StarWriter

StarCalc StarCalc é o software de planilha de cálculo da suite StarOffice, da mesma maneira que o StarWriter, o StarCalc é semelhante ao Microsoft Excel, podem também abrir e salvar arquivo para este.

Figura 8.3: Tela do StarCalc

StarImpress StarImpress é o software utilizado para criar e exibir apresentações, pode abrir e salvar arquivo para o Microsoft PowerPoint e já tem vários modelos pré-definidos.

Figura 8.4: Tela do StarImpress

(Parte 4 de 4)

Comentários