Apostila Inventor 2008

Apostila Inventor 2008

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Autodesk Inventor
1 - O QUE É O Autodesk Inventor
O Autodesk Inventor é um software para projetos mecânicos em 3D paramétrico. Com o Autodesk Inventor é possível utilizar todos os dados 2D que a empresa possui, facilitando dessa forma a transição entre o ambiente 2D para o 3D. O Autodesk Inventor é uma ferramenta de projeto de fácil aprendizado, sendo possível conseguir tirar proveito da ferramenta logo no primeiro dia de sua utilização. Com a melhor compatibilidade com o formato DWG do mercado, a tecnologia adaptativa, o desempenho excepcional no nível de grandes conjuntos e o fluxo de trabalho intuitivo, o Autodesk Inventor é a mais promissora tecnologia de projeto para a indústria mecânica desde 1985, sendo criado pela mesma empresa que inventou o projeto em computadores pessoais (AutoCAD).

2 - INTERFACE – AMBIENTE DE TRABALHO
O Autodesk Inventor possui uma Interface de trabalho muito simples e lógica, disponibilizando somente as ferramentas necessárias conforme a necessidade e o trabalho que o usuário está desenvolvendo. Quando se cria um modelo, montagem, apresentação ou desenhos somente as ferramentas específicas do ambiente são disponibilizadas. O Panel Bar altera seu contexto conforme a fase do projeto que se está trabalhando. Menu Bar Standard Bar

Panel Bar

Área Gráfica Browser Bar

Menu Bar Nesta barra encontram-se os menus verticais, onde se encontram alguns comandos comuns para aplicativos Windows (File, Save, Save Copy As, Open, Print, etc).

Standard Bar Nesta barra encontram-se os comandos mais utilizados durante os projetos e também todos os comandos para visualização.

www.mapdata.com.br

1

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Panel Bar Nesta barra encontram-se as ferramentas de trabalho. Conforme o ambiente em que se trabalhando, aqui são disponibilizadas somente as ferramentas específicas do ambiente. Ex: Quando se inicia um novo modelo (Part), o Panel Bar contém uma série de comandos de esboço (Sketch). Quando se encerra o esboço (Finish Sketch), o Panel Bar altera automaticamente para as ferramentas de modelamento (Features). Deste modo, são apresentadas poucas ícones simultaneamente, conforme as necessidades do usuário, tornando assim a interface do programa de fácil compreensão e acesso. O Panel Bar possui dois modos de apresentação: Expert e Aprendizado. O modo de aprendizagem mostra as ferramentas com sua respectiva descrição, enquanto que o modo Expert mostra somente os ícones das ferramentas. Por default (padrão) o Panel Bar é apresentado no modo aprendizagem. Para alternar entre os modos, clique com o mouse na barra azul (Panel Bar) e ligue ou desligue o modo Expert. Caso o Panel Bar seja fechado, para abri-lo novamente vá ao TOOLBAR e selecione PANEL BAR. Menu Bar VIEW

Browser Bar Quando um sólido é modelado, nesta barra é mostrada as características adicionadas ao modelo. A estrutura da peça é apresentada graficamente como uma “árvore de modelo”. Ao trabalhar no ambiente de montagem, o Browser exibe a estrutura das peças e sub-montagens contidas na montagem principal. Quando um arquivo é iniciado, o Browser encontra-se praticamente vazio. Caso o Browser Bar seja fechado, TOOLBAR e selecione BROWSER BAR. para abri-lo novamente vá ao Menu Bar VIEW

Context Menus Complementando as Barras de Ferramentas, clicando com o botão direito do mouse, são mostrados menus com diferentes ferramentas, conforme o comando em execução.

www.mapdata.com.br

2

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

3 - TIPOS DE DOCUMENTOS
O Autodesk Inventor atribui para cada tipo de arquivo criado em seus ambientes um tipo de extensão. Veja o quadro abaixo para melhor entendê-las.

Extensão do arquivo ipt iam idv ipj idw ipn ide 4 - SKETCH

Ícone do arquivo

Tipo de Arquivo Arquivo de Peças/Arquivo de chapas (modelo 3D) Conjunto (modelo 3D ) Arquivo de configuração de visualização Arquivo de Projeto Desenho (2D) Apresentação (Vista Explodida) Componente inteligente de catálogo

Na maioria dos casos, qualquer modelo 3D começa por um esboço chamado de 2D (sketch). A partir deste esboço inicial, é criada uma forma base, através de uma das muitas funções (features) que o Autodesk Inventor possui. A esta forma base, vamos adicionando novas formas até alcançarmos a forma desejada para o modelo. Obs: É possível também iniciarmos o modelamento com geometrias importadas, superfícies ou modelos sólidos.

4.1 - Line (

)

Cria uma ou mais linhas, por definição de pontos.

Utilizando o comando Line pode-se também criar arcos. Para isso é necessário selecionar o comando Line, clicar em um ponto da tela com o botão esquerdo do mouse e mantê-lo pressionado sobre o ponto onde o arco será iniciado. Em seguida arraste o mouse, então automaticamente serão mostradas linhas de construção tangentes e perpendiculares ao arco. Para criar um arco tangente, arraste ao longo da linha de construção tangente. E para fazer um arco perpendicular, arraste ao longo da linha de construção perpendicular. Clique duas vezes para que o arco seja finalizado.

www.mapdata.com.br

3

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.2 - Spline (

)

Cria curvas 2D usando o comando Spline por definições de pontos.

Depois de feita a Spline, clique sobre a mesma e então são mostrados os pontos selecionados pelo usuário para criação da curva.

Procedimento para alterar a posição de um ponto na Spline.
Selecione a Spline, em seguida clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto que terá a posição alterada, mantendo o botão pressionado arraste o ponto até o local desejado. Isso faz com que a geometria inicial da Spline seja modificada.

Procedimento para mover uma Spline.
Para movimentar uma Spline, o usuário deve selecioná-la. Em seguida deve clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a curva, não deve clicar sobre os pontos (para evitar que a posição ou a forma dos pontos da Spline sejam alteradas); então mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado arraste a Spline.

www.mapdata.com.br

4

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Procedimento para redimensionar uma Spline.
Para redimensionar a Spline o usuário deve selecionar a mesma e em seguida clicar com o botão esquerdo do mouse sobre um ponto mantendo ao mesmo tempo a tecla Alt pressionada. Mova até a localidade desejada e então finalize a operação.

Com o Sketch ativa, pode-se ajustar a Spline utilizando algumas ferramentas complementares.

4.2.1 - BOWTIE

Deve-se clicar com o botão direito sobre a Spline e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo Bowtie para ajustar a geometria selecionada. As opções dentro do subgrupo são: Handle, Curvature e Flat.

Handle – Selecionando a opção Handle automaticamente será criada uma linha tangente ao ponto selecionado na Spline. Então será possível ao usuário controlar as curvas da Spline através dos pontos gerados ao longo da linha tangente a Spline que fora criada.

Curvature – O usuário deve selecionar a opção Curvature dentro do subgrupo Bowtie e então será criada

uma linha tangente ao ponto, e uma outra linha acompanhando a curva. A partir destas duas linhas o usuário pode controlar tanto o raio como o comprimento do arco da Spline. Para que seja feito este ajuste o usuário pode movimentar manualmente os pontos ou então cotar a distâncias entre eles.

Flat – Cria uma linha de ajuste sobre o ponto da Spline. Está linha é criada com curvatura zero (raio infinito da curvatura)

www.mapdata.com.br

5

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.2.2 - FIT METHOD
Deve-se clicar com o botão direito sobre a Spline e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo Fit Method para ajustar a geometria selecionada. Opções de Fit Method são: AutoCad, Smooth, e Sweet.

AutoCad – Cria uma Spline usando alguns métodos de AutoCad. Smooth – Cria uma Spline continua e mais suave também usando métodos de AutoCad. Swwet – Cria uma Spline com melhor distribuição da curvatura.

4.3 - Circle (

)

Cria círculos a partir de um centro e de um raio ou então tangente a três linhas. O comando pode ser usado nos ambientes de 2D Sketch, Montagem (Assembly) e Desenho (Drawing).

Center Point Circle – Cria um círculo definido a partir de um ponto central e em seguida por um ponto que definirá a distância do raio. O primeiro clique do mouse define o centro do círculo, o segundo clique define a distância do raio do círculo. Será apresentada uma restrição de tangência quando o segundo clique for sobre uma linha, um outro círculo, um arco ou sobre uma elipse.

Tangent Circle – Cria um círculo tangenciando três linhas. O primeiro clique determina o ponto de tangência entre o círculo e a primeira linha. O segundo clique determina a tangência entre o círculo e a segunda linha. O terceiro clique determina a tangência entre o círculo e a terceira linha. O terceiro clique determina também o diâmetro do círculo.

4.4 - Ellipse (

)

Cria uma elipse a partir de um centro, um axis maior e um axis menor. O primeiro clique determina o centro do círculo, o segundo clique determina a direção e o comprimento do eixo axis. O terceiro ponto determina o fim da elipse.

4.5 - Arc (

)

Use a ferramenta Arc para criar arcos de três maneiras diferentes: três pontos, um centro e dois pontos e tangente a um ponto final.

Three Point Arc – Cria um arco definido por dois pontos e um terceiro ponto no arco. O primeiro clique determina o início do arco, o segundo clique determina o ponto final do arco (comprimento da distância entre os dois pontos) e o terceiro ponto determina a posição do arco e seu raio. Center Point Arc – Cria um arco definido por um ponto central e dois pontos finais. O primeiro clique determina o ponto central do arco, o segundo clique determina o raio e o ponto inicial do arco, o terceiro clique determina a conclusão do arco.

www.mapdata.com.br

6

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Tangent Arc – Cria um arco a partir de um ponto final do uma curva existente. O primeiro clique (clique no ponto final da curva existente) determina o ponto final da tangência. O segundo ponto determina o fim do arco tangente.

4.6 - Rectangle (

)

Cria retângulos definidos pela distância diagonal das extremidades do retângulo ou por três pontos.

Two Point Rectangle – Cria um retângulo a partir de dois pontos, esses dois pontos controlam a distância diagonal das extremidades do retângulo. O posicionamento do retângulo é dado a partir da posição do eixo de coordenadas.

Three Point Rectangle – Cria um retângulo definindo o comprimento e a altura a parir de três pontos. O primeiro e o segunda clique determinam o comprimento e o posicionamento do retângulo. O terceiro clique determina a altura do retângulo. O posicionamento do retângulo não depende da posição do eixo de coordenadas.

4.7 - Fillet (

)

Este comando executa o arredondamento de vértices, inserindo um arco com raio especificado durante a execução do comando. O arco é inserido na intersecção de duas linhas. O arco do Fillet é tangente as duas linhas selecionadas. Selecionando o botão Equal o usuário determina que o raio seja igual para todos os arredondamentos de vértices a serem criados.

4.8 - Chamfer (

)

Este comando executa a criação de chanfros na intersecção de duas linhas ou entre duas linhas não paralelas. O chanfro pode ser especificado como distâncias iguais, duas distâncias desiguais, ou uma distância e um ângulo. Múltiplos chanfros podem ser criados em um único comando. O tipo e o dimensionamento dos chanfros podem ser especificados individualmente.

www.mapdata.com.br

7

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Opções da caixa de diálogo: Habilitando a opção o usuário faz com que sejam inseridas cotas alinhadas mostrando o valor do chanfro.

Habilitando esta opção o usuário determina que os valores da distância e ângulo dos chanfros a serem criados serão iguais ao do primeiro chanfro criado.

Equal Distance – Esta opção faz com que o chanfro criado tenha distâncias iguais em relação ao ponto de intersecção das duas linhas. Unequal Distance – Esta opção faz com que o usuário defina o chanfro a partir de duas distâncias. Estas distâncias podem ser diferentes ou iguais. Distance and Angle – Esta opção determina a criação de um chanfro por um ângulo em relação à primeira linha e uma distância da intersecção da segunda linha selecionada.

4.9 - Point, Center Point (

)

Utilizando este comando o usuário cria pontos, tanto para centro de furos como para pontos de referência no Sketch. O usuário especifica o estilo do ponto para que este seja o centro de um furo (opção padrão) ou um ponto no Sketch utilizando a Style Box, que está localizada na Toolbar Comand. Na janela gráfica, a marcação do centro de um furo aparece com um símbolo de uma cruz e um ponto.

www.mapdata.com.br

8

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Centro de Furo

Ponto no Sketch

Para que exista precisão maior na inserção de um ponto, o usuário pode clicar com o botão direito do mouse antes de determinar a posição do ponto e em seguida selecionar as opções Midpoint (Ponto Médio), Center (Centro) ou Intersection (Intersecção). Então selecionar na geometria o lugar onde o ponto deve ser inserido de acordo com a opção selecionada.

Para adicionar uma restrição de coincidência entre um ponto e uma geometria já criada, posicione o mouse sobre a geometria até que símbolo de coincidente apareça.

4.10 - Polygon (

)

Este comando cria um polígono com até 120 arestas.

Inscribed – Esta opção determina que o usuário deve criar um polígono utilizando um vértice entre duas arestas para determinar o tamanho e o posicionamento do polígono. Circumscribed – Esta opção determina que o usuário deve criar um polígono utilizando o Midpoint (Ponto Médio) de uma aresta para determinar o tamanho e posicionamento do polígono. Number of Edges – Neste campo o usuário deve digitar o número de arestas que o polígono a ser criado
terá.

4.11 - Mirror (

)

Este comando faz o espelhamento de uma geometria em relação a uma linha de espelhamento.

www.mapdata.com.br

9

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Geometria e Linha de Espelhamento

Geometria, Linha de Espelhamento e Objeto Espelhado

Para criação do espelhamento, o usuário deve primeiro selecionar a geometria a ser espelhada e em seguida a linha que controlará a distância e posicionamento do objeto criado.

Select – Selecione a geometria a ser espelhada. Mirror Line – Selecione a linha que controlará a distância e o posicionamento do objeto criado.

4.12 - Rectangular Pattern (

)

Este comando cria cópias de objetos, de forma linear, ou seja, as cópias são criadas em relação a uma linha que determina o posicionamento das cópias.

Abaixo segue a descrição da caixa de diálogo do comando:

Geometry – Selecione a geometria a ser copiada. Direction 1
Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias. Direcition – Selecione a geometria que define a primeira direção para as cópias.

equação paramétrica.

Flip Direction – Determina para qual lado as cópias serão feitas. Count – Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada. Spacing – Determina a distância entre os objetos copiados. Esta distância pode ser dada por uma

www.mapdata.com.br

10

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Direction 2

Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias. Direcition – Selecione a geometria que define a segunda direção para as cópias. Flip Direction – Determina para qual lado as cópias serão feitas.

equação paramétrica.

Count – Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada. Spacing – Determina a distância entre os objetos copiados. Esta distância pode ser dada por uma

assim, quando a geometria base for alterada as derivadas não sejam alteradas automaticamente. Fitted – Habilitando esta opção o usuário faz com que os objetos a serem copiados e a geometria a ser copiada sejam divididos dentro da distância determinada no campo Spacing.

Supress – Suprime cópias em casos que a supressão não será linear. As cópias suprimidas apresentam o tipo de linha como Dashed (tracejado). Associative – Desabilite esta opção para quebrar a associação da geometria original com as cópias. Fazendo

4.13 - Circular Pattern (

)

Este comando cria cópias de objetos em relação a um eixo Axis, fazendo assim com que as cópias apresentam posicionamento circular.

Abaixo segue a descrição da caixa de diálogo do comando:

Geometry – Selecione a geometria a ser copiada. Axis – Selecione o eixo Axis no qual as cópias serão criadas. Count – Determine o número de cópias a serem executadas. Spacing – Determine em que ângulo as cópias serão criadas.

Supress – Suprime cópias em casos que a supressão não será linear. As cópias suprimidas apresentam o tipo de linha como Dashed (tracejado). Associative – Desabilite esta opção para quebrar a associação da geometria original com as cópias. Fazendo assim, quando a geometria base for alterada as derivadas não sejam alteradas automaticamente. Fitted – Habilitando esta opção o usuário faz com que os objetos a serem copiados e a geometria a ser copiada sejam divididos dentro da distância determinada no campo Spacing.

www.mapdata.com.br

11

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.14 - Offset (

)

Este comando cria uma cópia de um objeto com uma distância em relação a ele.

Clicando com o botão direito do mouse com o comando Offset ativo. O usuário tem as seguintes opções: Loop Select e Constrain Offset.

Loop Select – Como padrão a opção vem habilitada fazendo com automaticamente seja selecionada toda a

geometria. Caso o usuário queira selecionar objetos individuais, ele deve desabilitar está opção e em seguida selecionar os objetos individualmente. Constrain Offset – Quando o usuário desabilita a opção Constrain Offset ao gerar o Offset o mesmo é gerado sem restrições.

4.15 - Place Feature (

)

Abre a janela para inserir componentes de Biblioteca.

4.16 - General Dimension (

)

O comando General Dimension adiciona dimensões a Sketch. Essas dimensões controlam o tamanho da peça. As dimensões podem ser expressas como constantes numéricas, como variáveis em uma equação ou como parâmetros. Para acessar alguns dos tipos de dimensão clique com o botão direito do mouse durante a criação da mesma. Utilizando o comando General Dimension, o usuário pode colocar os seguintes tipos de dimensões: Dimensão linear a partir de um elemento.

Dimensão linear entre dois elementos.

Dimensão alinhada entre dois elementos.

www.mapdata.com.br

12

Autodesk Inventor Dimensão angular entre duas arestas.

Descrição de Comandos

Dimensão angular entre três pontos.

Dimensão angular em um ângulo interno.

Dimensão angular em um ângulo externo.

Dimensão angular a partir de uma linha de referência.

Dimensão de raio.

Dimensão de diâmetro.

www.mapdata.com.br

13

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.17 - Auto Dimension (

)

Utilize o comando Auto Dimension para restringir a geometria completamente. Utilize o comando General Dimension para dimensionar o restante dos objetos necessários.

selecionada. Quando desabilitada a opção, faz com que sejam excluídas as cotas. Constraints – Quando a opção está habilitada faz com que sejam aplicadas restrições à geometria selecionada. Dimensions Required – Nesse campo é apresentado o número de dimensões e restrições necessárias para restringir a geometria por completo. Quando as opções Dimensions e Constraints estiverem desabilitadas automaticamente o valor do campo Dimensions Required ficará sem nenhum valor. Apply – Aplica as dimensões e restrições à geometria selecionada. Remove – Remove as dimensões e restrições da geometria selecionada. Done – Finaliza o comando e fecha a caixa de diálogo.

Curves – Selecione as geometrias nas quais será aplicado o comando. Dimensions – O padrão é que esta opção esteja ligada, isto faz com que sejam inseridas cotas a geometria

4.18 - Perpendicular (

)

Utilize este comando para tornar uma curva perpendicular a uma segunda curva.

4.19 – Parallel (

)

Utilize este comando para tornar uma curva paralela a uma segunda curva.

4.20 - Tangent (

)

Utilize este comando para aplicar tangência de uma curva a uma outra curva. Geralmente a restrição é aplicada de um arco a uma linha. A restrição de tangência também é aplicada para determinar o final de uma Spline em relação a uma outra geometria.

www.mapdata.com.br

14

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.21 – Smooth (G2) (

)

Utilize este comando para aplicar uma condição contínua de curvatura (G2). Geralmente a restrição é aplicada de uma linha ou um Arco a uma Spline.

4.22 - Coincident ( )
Utilize este comando para aplicar a restrição de coincidente entre dois pontos ou entre um ponto e uma curva. Se a restrição for aplicada entre os centros dos círculos, arcos ou elipses, o resultado é igual a quando aplicamos a restrição Concentric.

4.23 – Concentric (

)

Este comando faz com que dois arcos, círculos ou elipses tenham o mesmo ponto central. O resultado é semelhante a restrição Coincident quando aplicada a dois centros de círculos.

4.24 - Colinear (

)

Este comando é utilizado para alinhar duas linhas.

www.mapdata.com.br

15

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.27 - Equal (

)

Este comando é utilizado para redimensionar arcos e círculos com um mesmo raio ou linhas com o mesmo comprimento.

4.25 - Horizontal (

)

Este comando é utilizado para alinhar linhas ou pares de pontos deixando-os paralelos ao eixo X do sistema de coordenadas do Sketch.

4.26 - Vertical ( )
Este comando é utilizado para alinhar linhas ou pares de pontos deixando-os paralelos ao eixo Y do sistema de coordenadas do Sketch.

4.28 - Fix (

)

Este comando é utilizado para fixar pontos e curves em uma posição determinada no sistema de coordenadas do Sketch. Se o usuário movimentar ou rotacionar o eixo de coordenadas do Sketch, os pontos ou curvas fixos serão movimentados também.

www.mapdata.com.br

16

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.29 - Symmetric (

)

Este comando faz com que arcos e linhas se tornem alinhados simetricamente em relação a uma linha selecionada. Restrições de simetria são adicionadas a geometria selecionada.

4.30 - Show Constraints (

)

Utilize este comando para que visualizar as restrições aplicadas a linhas e arcos selecionados. Utilizando o comando também se pode remover alguma restrição desnecessária clicando com o botão direito do mouse sobre a restrição apresentada e em seguida clicando na opção Delete.

4.31 - Extend (

)

Utilize o comando Extend para estende curvas quando for necessário fechar uma geometria aberta ou para utilizar a extensão da linha como referência.

4.32 - Trim (

)

Utilize este comando para apagar linhas desnecessárias e também para limpar sobras de linhas que podem ter sido geradas durante a criação da geometria.

www.mapdata.com.br

17

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.33 - Split (

)

Utilize este comando para separar linhas cruzadas. Com o cursor sobre uma das linhas cruzadas é possível visualizar um preview do split. Os segmentos separados continuan com as restrições anteriormente aplicadas, como, horizontal, vertical, parallel, perpendicular, Collinear. As restrições, equal e symmetric, são eliminadas onde necessário.

4.34 - Move (

)

Utilize este comando para mover ou fazer cópias de geometrias. A movimentação ou cópia é feita de um ponto da geometria até um ponto especifico na tela.

Select – Selecione a geometria que será movimentada ou copiada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Copy– Quando esta opção é habilitada o software mantém a geometria original no mesmo lugar e Precise Input – Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Move.
>> More: movimenta uma cópia até o ponto indicado.

Relax Dimensional Constraints: Never: As dimensões irão permanecer fixas, a operação do movimento obedece todas as dimensões associadas com a geometria selecionada. Se isto não for possível, a operação não será válida e um diálogo de advertência será apresentado.

If No Equation: As dimensões que são uma função podem sofrer alterações. Always: Todas as dimensões lineares e angulares associadas com a geometria selecionada poderão ser
alteradas.

Prompt: (Default) Se a operação do movimento não puder ser executada, um diálogo de advertencia é
mostrado explicando o problema e oferecendo soluções. Pronpt: Break Geometric Constraints

www.mapdata.com.br

18

Autodesk Inventor possível, a operação não será válida e um diálogo de advertência será apresentado.

Descrição de Comandos

Never: As restrições são quebradas, a operação do movimento obedece a todas existentes. Se isto não for Always: Somente restrições Fixas associados com a geometria selecionada são suprimidos. Todas as restrições entre a geometria selecionada e a não selecionada são suprimidos exceto paralelo, perpendicular, e o igual. Prompt: (Default) Se a operação do movimento não puder ser executada, um diálogo de advertencia é
mostrado explicando o problema e oferecendo soluções.

4.35 – Copy (

)

Utilize este comando para fazer uma ou mais cópias de geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão copiadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Clipboard [Ctrl-C] – Conserva uma cópia provisória da geometria selecionada para colar [Ctrl V] no Sketch. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.36 – Scale (

)

Utilize este comando escalonar geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão escalonadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Scale Factor - Ajusta o valor exato para multiplicar as dimensões da geometria selecionada. O campo
também mostra o valor dinâmicamente enquanto o usuário arrasta o ponteiro na janela gráfica. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.37 - Rotate (

)

Utilize este comando para rotacionar geometrias em relação a um ponto ou então para gerar e rotacionar uma cópia da geometria selecionada no 2D Sketch.

www.mapdata.com.br

19

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Select – Selecione as geometrias que serão rotacionadas. Por Default esta opção está selecionada. Center Point – Selecione um ponto na geometria, este ponto será o ponto de referencia para do objeto. Angle – Digite um valor para rotação da geometria. Copy – Habilite esta opção para que seja feita uma cópia da geometria e em seguida a rotação desta cópia. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.38 – Stretch (

)

Utilize este comando para prolongar geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão prolongadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Stretch.

4.39 - Project Geometry (

)

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria do modelo (arestas e vértices), estes são projetados no Sketch ativo. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho.

4.40 - Project Cut Edges (

)

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria (Adaptada à forma do Modelo), utilize como ferramenta um work plane. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho.

www.mapdata.com.br

20

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.41 - Parameters (

)

Quando o usuário adiciona uma dimensão ou uma medida ao modelo, o valor dessas operações é estabelecido como parâmetros para o modelo. O usuário pode usar os parâmetros em equações para gerar novos parâmetros ou definir nomes para estes parâmetros e utilizá-los pelo nome.

MODEL PARAMETERS
Mostra os nomes e valores dos parâmetros automaticamente criados durante o processo de modelamento. Quando é inserida uma dimensão ou uma Feature ao modelo, os parâmetros são nomeados.

Parameter Name – É o campo que mostra o nome do parâmetro. Para alterar o nome padrão de um
parâmetro para um nome descritivo do mesmo, clique sobre este e digite o novo nome. Quando o usuário atualiza o modelo, todos os parâmetros dependentes são atualizados em relação ao novo nome.

Units – É o campo que mostra a unidade de medida que foi utilizada para criação do parâmetro. Equation – É o campo que mostra a equação que gera o valor do parâmetro. Se o parâmetro é um valor
normal, o valor é mostrado, arredondado para a precisão definida nas opções do modelo. Para alterar a equação, clique sobre a equação existente e entre com a nova equação.

Nominal Value – É o campo que mostra o valor real da equação. Tolerance - É o campo que controla a tolerância aplicada ao parâmetro. Selecione Upper, Nominal e Lower. Model Value – É o campo que mostra o tamanho atual calculado do parâmetro. Export Parameters Check Box – Adiciona os parâmetros nas propriedades customizadas do modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas às Parts Lists e nas relações de materiais. Habilite a
opção para adicionar o parâmetro.

Comment – É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um
comentário clique no campo e em seguida digite o comentário.

USER PARAMETERS
É o campo aonde são criados os parametros pelo usuário. Para adicionar um parametro o usuário deve clicar no botão Add e adicionar a nova linha, e então preencher os valores para o novo parâmetro.

Parameter Name – É o campo onde é mostrado o nome do parâmetro. Clique no campo e digite o nome. Units – É o campo onde é mostrada a medida utilizada para o parâmetro. Para determinar a unidade, clique sobre o campo e selecione o tipo de unidade. Equation – É o campo onde é gerado o valor do parâmetro. Clique no campo e entre com o valor da equação para o parâmetro. Value – É o campo onde é mostrado o valor real da equação. Export Parameters Check Box – Adiciona o parâmetro nas propriedades customizadas para o modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas nas Parts List e nas relações de materiais. Habilite a
opção para adicionar o parâmetro para as propriedades customizadas.

Comment – É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um
comentário, clique sobre o campo e entre com o comentário.

www.mapdata.com.br

21

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

DISPLAY ONLY PARAMETERS USED IN EQUATIONS
Quando a opção é habilitada faz com que sejam mostrados apenas parâmetros definidos por equações ou usados em equações definidas.

ADD
Adiciona uma nova linha no campo do User Parameters onde o usuário cria um novo parâmetro.

LINK
O usuário consegue criar um link entre uma planilha e a definição de parâmetros. Quando o usuário faz o link de uma planilha, uma tabela mostra os parâmetros. O usuário não consegue alterar esta tabela através do comando Parameters, o usuário só consegue alterar a planilha utilizando o software Microsoft Excel.

RESET TOLERANCE
Quando essa opção é utilizada o usuário faz com que sejam padronizadas as tolerâncias para todos os parâmetros. O usuário deve selecionar uma das opções entre: Nominal, Upper e Lower.

4.42 - AutoCAD Insert File (

)

Utilize este comando para inserir desenhos(.dwg) na área de criação da Sketch, podendo em seguida dimensionar e alterar o mesmo.

Procedimento para inserção de .DWG Clique sobre o comando Insert AutoCAD File, em seguida será aberta a tela do Open. Selecione um .dwg e então clique no botão abrir. Na tela que será aberta determine os objetos a serem inseridos ou então mantenha a opção All habilitada. Com a opção All habilitada automaticamente o software carregará todo o .dwg. O usuário define também quais Layers deseja inserir no Sketch. O usuário pode determinar também o tipo de unidade que o desenho (.dwg) será inserido Ao término destas definições o usuário deve clicar em Concluir. Com opção

www.mapdata.com.br

22

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.43 - Text (

)

Pode-se acrescentar um texto a um sketch ativo ou a um desenho ou para algum recurso de desenho como o Title Block Format, Custom Border e Sketch Symbol. Para as aplicações citadas, utilize o botão de Text que se encontra na toolbar Drawing Sketch Panel. Para aplicar notas ao desenho utilize as ferramentas Text e Leader Text que se encontra no Drawing Annotation Panel.

Procedimento para adicionar um Texto ao desenho - No toolbar Drawing Annotation Panel selecione a ferramenta Text e clique em alguma parte da sheet para inserir o texto, digite todo o texto e clique em OK. Procedimento para rotacionar um texto - Pode-se rotacionar um texto em 4 posições, após inserção. Selecione o texto e então clique com o botão direito do mouse para visualizar o menu, escolha Rotate 90 CW para rotacionar o texto no sentido horário, ou Rotate 90 CCW para rotacionar o texto no sentido antihorário.

Altere o estilo e o formato do texto em um desenho ou sketch. Drawing sketches:
Notas em desenhos ou texto em drawing sketches. Texto em title blocks, borders, datum identifiers, e sketched symbols. Textos acrescentados à dimensões, view labels, e hole notes. Nota: O formato de texto default é controlado pelo text style especificado no drafting standard ativo. Para mudar o texto default para um desenho ou template, modifique o text style ou o drafting standard.

Part sketches:

Texto em notas para indicar como um sketch é compartilhado. Texto usado em emboss features. Clique Clique Clique Clique no botão Text na toolbar Sketch. no botão Text ou Leader Text na Drawing Annotation toolbar. no botão Text na Drawing Sketch toolbar. com o botão direito do mouse sobre o texto existente e selecione Edit Text.

Métodos de acesso:

Style: específica o estilo de texto que será aplicado ao texto. Clique na seta e selecione na lista um dos estilos de textos disponíveis.

www.mapdata.com.br

23

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Propriedades do Texto - Especifica as propriedades do parágrafo selecionado no texto. Justification - Posiciona o texto dentro da caixa de texto.
Clique no botão Left, Center, ou Right justification para posicionar o texto relativo aos lados da caixa de texto. Clique no Top, Middle, ou Bottom justification para posicionar o texto relativo ao topo e fundo da caixa de texto.

Color - Especifica a cor do texto. Clique no botão Color, e então selecione a cor desejada. Rotation - Rotaciona o texto em desenhos. Em part sketches, só a primeira opção está disponível (zero
rotação). Clique na seta e escolha o ângulo de rotação para o texto. Esta opção não está disponível para texto de líder, texto de dimensão, e datum identifiers.

% Stretch - Especifica a largura do texto. Entre com 100 para exibir o texto como projetado, entre com 50 para diminuir a largura do texto em 50%. Line Spacing - Especifica o espaçamento entre o fundo de uma linha de texto e o fundo da próxima linha
de texto.

Value - Especifica o valor para o espaçamento de linha. Só estará disponivel quando estiver setado as opções de espaçamento de linha Exactly ou Multiple. Parameters - Seleciona um parâmetro nomeado e suplementos de seu valor no texto ao ponto de inserção.
Opções de parâmetro só estão disponíveis quando se adiciona ou edita-se um texto que busca dimensões em geral de arquivos Part. Nota: Textos de arquivos part não usam colocações de parâmetro.

Component - Especifica o arquivo modelo que contém o parâmetro. Se o desenho contém vistas de mais de um modelo, clique na seta e selecione o arquivo na lista. Nota: Se o desenho for uma montagem, as peças da montagem também serão incluídas nesta lista. Source - Define o tipo de parâmetro a ser mostrado na lista. Clique na seta e selecione um tipo. Model Parameters - Lista os nomes dos parâmetros que foram acrescentados automaticamente ao

modelo quando se adiciona dimensões ou features. User Parameters - Lista os User Parameters que foram acrescentados ao modelo.

X.XX - Seta a precisão de exibição do valor. Entre com o número de casas decimais para a exibição. Add Parameter Button - Adiciona o parâmetro selecionado do componente ao texto. Propriedades da Fonte: Especifica os atributos de fonte para o texto. Font - Especifica a fonte. Clique na seta e selecione uma das fontes disponíveis.

www.mapdata.com.br

24

Autodesk Inventor ou clique na seta e selecione uma altura da lista.

Descrição de Comandos

Font Size - Define a altura do texto em unidades da folha (polegadas ou milímetros). Entre com altura Style - Define o estilo. Clique nos botões que definem os tipos negrito, Itálico, ou sublinhado para aplicar o estilo ao texto. Symbol - Insere um símbolo no texto no ponto de inserção indicado. Clique na seta e selecione o símbolo desejado na paleta. Em desenhos, os símbolos disponíveis são determinados pelo Drafting Standard ativo. Zoom - Zoom in ou out nos textos e símbolos no Edit Box. Clique na seta que aponta para cima para Zoom in e na seta que aponta para baixo para Zoom Out.

Alinhamento da caixa de texto: Alinhe caixas de texto em um Drawing Sheet ou em um Drawing Sketch.
Você pode alinhar a caixa de texto verticalmente ou horizontalmente.

Como acessar - Selecione as caixas de texto que deseja alinhar, clique com o botão direito do mouse sobre uma das caixas de texto, e então selecione Align no menu.

Alignment - Especifica o tipo de alinhamento.
selecionar alinhamento com a extremidade esquerda ou direita. A extremidade da primeira caixa de texto selecionada determina a posição de alinhamento do grupo. Horizontal - Alinha as extremidades das caixas de texto selecionadas horizontalmente. Clique nos ícones para selecionar alinhamento com a extremidade do topo ou fundo. A extremidade da primeira caixa de texto selecionada determina a posição de alinhamento do grupo. Offset - Especifica a distância entre caixas de texto alinhadas. Entre com a distância desejada.

Vertical - Alinha as extremidades das caixas de texto selecionadas verticalmente. Clique nos ícones para

4.44 - Insert Image (

)

Esta ferramenta é utilizada para adicionar imagens no Sketch. Em seguida utilize as ferramentas de Feature, Decal e Emboss para terminar a utilização da imagem inserida.

www.mapdata.com.br

25

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

4.45 - Edit Coordinate System (

)

Utilize o comando Edit Coordinate System no Sketch para alinhar o eixo de coordenadas do Sketch. O alinhamento é feito por arestas ou vértices de um sólido. As setas indicam a direção dos eixos X e Y. O Sketch pode ter um eixo de coordenadas diferente do eixo de coordenadas padrão (que é indicado por um símbolo localizado no canto esquerdo inferior da tela de modelamento).

Eixo de coordenadas padrão.

Eixo de coordenadas alterado.

4.46 - Import Points (

)

Utilize o comando Import Points para inserir pontos de uma planilha do Microsoft Excel, em uma sketch 2D, sketch 3D ou Drawing Sketch. É necessário colocar restrições e (ou) dimensões para travar os pontos utilizados. Nota: O Software não atualiza valores alterados na planilha do Microsoft Excel.

5 - FEATURES 5.1 – Extrude ( )

Cria uma Feature de extrusão adicionando altura a um perfil 2D (Sketch). Em montagens, extrusões são utilizadas para criar cortes através dos componentes. A forma geométrica é controlada pela forma da Sketch, altura e ângulo de extrusão.

www.mapdata.com.br

26

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Selecione uma região ou perfil a ser extrudado. Se existirem múltiplos perfis e nenhum estiver selecionado, clique no botão Profile e selecione o perfil ou região a ser extrudada.

Perfil simples ou Região Seleciona automaticamente um perfil ou uma região. Selecione a aresta e arraste para definir a distância e direção de extrusão a partir do Sketch Plane.

Múltiplos perfis ou Regiões Selecione e destaque regiões a serem extrudadas. Utilize a opção Select Other para especificar perfis próximos. Para remover regiões da seleção, pressione a tecla CTRL ou SHIFT simultaneamente com o clique do mouse.

Perfis com contornos exteriores e interiores Selecione múltiplos perfis definindo contornos internos e externos.

Perfis abertos Selecione um perfil aberto e estenda até a próxima face. Opção não disponível em montagens.

Output Determina se a entidade a ser criada será um modelo sólido ou uma superfície.

Solid – Cria uma Feature de sólido a partir de um perfil aberto ou fechado. Perfis aberto não são permitidos para seleção em Feature base. Surface – Cria uma superfície a partir de um perfil aberto ou fechado. Superfícies podem ser usadas como superfícies de construção, podendo ser utilizadas como limites de formas sólidas ou como ferramenta de corte em modelos sólidos. Opção não disponível em conjuntos.

www.mapdata.com.br

27

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Operation Determina se a extrusão será de junção (Join), subtração (Cut) ou intersecção (Intersect) com outra Feature. Na Feature base está disponível somente a opção Join (Junção).

Join – Adiciona volume ao sólido. Não disponível em montagens. Cut – Remove volume do sólido. Intersect – Cria um sólido com o volume em comum entre o modelo existente e a extrusão do perfil criado. O volume não incluso na intersecção será eliminado. Não disponível em montagens.

Extents Permite determinar o método de terminação da extrusão. A extrusão pode ser definida por uma distância, até um plano, face de um sólido ou superfície.

Distance – É o método default (padrão) da extrusão. Determina-se uma distância para a extrusão. A face final da extrusão é paralela ao plano da Sketch.

- Determina a direção desejada. - Define a extrusão em ambas as direções.

To Next – Seleciona a face mais próxima para término da extrusão, em uma determinada direção. Selecione o botão Terminator para selecionar um sólido ou uma superfície onde terminará a extrusão. Na Feature base
não é possível utilizar esta opção de terminação.

To – Com esta opção é possível selecionar uma face, plano ou superfície para definir a terminação da extrusão. Se a face selecionada para terminação não englobar completamente a Sketch a ser extrudada,
para definir a face como entidade estendida. Depois de selecionada a face para ative a opção terminação da extrusão, clique na aba More para especificar as possíveis soluções em casos de ambigüidade (dupla solução). Ex.: Faces ou superfícies de terminação que sejam cilíndricas ou irregulares.

www.mapdata.com.br

28

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

From To - Com esta opção é possível determinar a face, plano ou superfície inicial e final da extrusão. Se a
face selecionada para terminação não englobar completamente a Sketch a ser extrudada, ative a opção para definir as faces como entidades estendidas. Após selecionada a face para terminação da extrusão, clique na aba More para especificar as possíveis soluções em casos de ambigüidade (dupla solução). Ex.: Faces ou superfícies de terminação que sejam cilíndricas ou irregulares.

All – Extruda o perfil através de todo o modelo sólido.

Para todas as formas de extrusão é possível determinar o ângulo da operação entre 0º e 180º em relação ao plano da Sketch.

Aba More

Alternate Solution – Esta opção habilitada permite a escolha de terminação para o comando Extrude. Recurso disponível para o Extents, Fron To e To.

Opção Mín. Solution Desligada

Opção Mín. Solution Ligada

Taper – Permite adicionar um ângulo de saída (limitado de acordo com a operação) para o comando, podendo ser utilizado com qualquer forma de Extents. Infer iMates - A opção deve ser selecionada para se colocar automaticamente IMates onde possível.

www.mapdata.com.br

29

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

5.2 - Revolve (

)

Esta ferramenta é utilizada para criar um sólido de revolucão a partir de um perfil ao redor de um eixo. O eixo e o perfil devem estar no mesmo plano.

Para utilizar esta ferramenta, desenhe um perfil ou uma região fechada no formato desejado. Clique na ferramenta Revolve . Se houver só um perfil na sketch, esse será selecionado

, e então selecione o perfil ou região que automaticamente. Se houver mais de um perfil, clique em será usado para fazer a revolução. Use somente os perfis que ainda não foram usados e que estejam fechados. Clique em e então selecione um eixo, será ao redor deste que o perfil ou região fará a revolução.

Infer iMates - A opção deve ser selecionada para se colocar automaticamente um iMate em uma borda circular. Output Determina se a entidade a ser criada será um modelo sólido ou uma superfície.

Solid – Cria uma Feature de sólido a partir de um perfil aberto ou fechado. Perfis aberto não são permitidos para seleção em Feature base. Surface – Cria uma superfície a partir de um perfilo aberto ou fechado. Superfícies podem ser usadas como superfícies de construção, podendo ser utilizadas como limites de formas sólidas ou como ferramenta de corte em modelos sólidos. Opção não disponível em conjuntos.
Operation As opções Join, Cut, Intersect indicam como será feita a revolução, em modo de junção, extração ou intersecção com outra Feature. Na Feature base apenas o comando Join estará disponível.

Join - adiciona volume ao sólido. Cut - remove volume de um sólido. Intersect - Cria um sólido com o volume em comum entre o modelo existente e a extrusão do perfil criado. O volume não incluso na intersecção será eliminado. Não disponível em montagens.
Extents Angle - permite definir um ângulo para a revolução.

www.mapdata.com.br

30

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

To Next – permite realizar a operação até o próximo sólido.

To – permite realizar a operação até um sólido, superfície ou Work Plane desejado, em função de um eixo e geometria escolhidos.

Fron – To permite realizar a operação apartir de incío e fim definidos pelo usuário, sendo que o início não
necessariamente precisa ser onde inicia-se a geometria.

Full - indica que a revolução será completa 360°.

Match Shape Selecione o tipo de propagação de forma: Match Contour ou Match Shape. Esta opção está disponível somente no ambiente Part quando um perfil aberto for selecionado.

Match Shape ou Match Countour – Quando a opção Match Shape estiver habilitada, uma Feature de

revolução tipo “preenchimento” será criada. O final do perfil aberto será estendido até o eixo de revolução (se possível).

www.mapdata.com.br

31

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Vista lateral

Vista Isométrica

Comando aplicado

Match Shape ou Match Countour - Quando a opção Match Shape estiver desabilitada, o perfit aberto será fechado estendendo até o encontro na primeira face.

Vista lateral

Vista Isométrica

Comando aplicado

5.3 – Hole (

)

Esta ferramenta é utilizada para criar uma Feature de furo podendo ser simples, com rebaixo, escareado, roscado ou cônico.

Placement From Sketch - Requer um centro que geralmente é representado pelo , centro de circulos ou ponto final de uma geometria já existente, quando se utiliza a opção From Sketch nesse caso utilizamos
o botão Centers para selecionar o centro desejado.

Linear – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar primeiramente a face onde a furação será criada. Em seguida o usuário deve selecionar duas arestas, ao selecionar a primeira aresta com a opção Reference 1, automaticamente é aberta a caixa de diálogo do comando General Dimension e então o usuário deve determinar a distância do centro do furo até a aresta selecionada e após a seleção da segunda aresta utilizando a opção Reference 2, o processo de dimensionamento é o mesmo.

www.mapdata.com.br

32

Autodesk Inventor

Descrição de Comandos

Concentric – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar primeiramente a face onde será criada a furação, utilizando a opção Plane. Em seguida o usuário deve selecionar uma face ou aresta cilíndrica para que a furação seja criada no mesmo centro do objeto selecionado.

On Point – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar um Work Point determinando que este seja o centro do furo criado. Em seguida utilizando a opção Direction o usuário deve deteriminar à direção na qual será criada a furação selecionando uma face, um Work Plane, uma aresta ou um Work Axis.

Tipos de Furos

Drilled (Furo Simples) – Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro e a profundidade do furo.

Counterbore (Furo com rebaixo) – Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro e a profundidade do alojamento (rebaixo) e o diâmetro e a profundidade total do furo (nesta profundidade deve-se considerar que a profundidad

Comentários