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Plano de Negócios
Objetivos
Ão terminar o estudo deste capítulo, você deverá estar pre-
parado para:
* Explicar o que é uma empresa.
* Explicar as principais etapas na criação de uma em-
presa.
* Compreender os elementos básicos de um plano de
negócios,
Introdução
A idéia de um espírito empreendedor está associada a pessoas
realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos. Embora
existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana,
em seu sentido restrito a palavra designa a pessoa que cria uma
empresa - uma organização de negócios. É do processo de criar
uma empresa que este capítulo trata.
Nesse processo, estão envolvidas todas as funções das orga-
nizações — operações, recursos humanos, finanças — e todas as
funções da administração - planejamento, organização, execu-
ção e controle. A base de um negócio de sucesso é a cuidadosa
preparação de um plano de negócios.
Plano de Negócios 357
1 Desenvolvimento de Novos Negócios
Figura 18.1
Etapas na
criação e
implantação
de um novo
negócio.
1.1 Idéia
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços
para atender a necessidades de clientes e obter lucro com isso. Um empreendedor é a
pessoa que identifica e expiora oportunidades por meio da criação de uma empresa.
O processo de criar uma empresa pode ser resumido em cinco etapas principais
(Figura 18.1): idéia, avaliação da idéia, plano de negócios, implantação do empreendi-
mento e operação regular. Cada uma dessas etapas é um projeto dentro de um projeto
maior e em todas elas o empreendedor pode aplicar as técnicas da administração de
projetos (que você estudou no Capítulo 17). A seguir, essas etapas serão analisadas.
OPERAÇÃO REGULAR Funcionamento da empresa após a implantação.
IMPLANTAÇÃO DO
2 « ati o
EMPREENDIMENTO É a colocação em prática do plano de negócios
- Descrição da empresa e de seu produto ou serviço,
PREPARAÇÃO DO PLANO do sistema de operações, projeção de dados
DE NEGÓCIOS financeiros e todos os aspectos do novo negócio.
Pesquisa de mercado, avaliação da capacidade de
AVALIAÇÃO E ESTUDOS produzir e distribuir o produto ou serviço, análise
PRELIMINARES da concorrência e outras informações para
embasar a decisão de avançar.
. Não há receitas para idéias. Neste ponto, o
IDEIA empreendedor depende de talento e criatividade.
Todas as idéias de novos negócios surgem de duas fontes principais: (1) a criati-
vidade do empreendedor e (2) o mercado, que, em seu sentido mais amplo, é o am-
biente geral da sociedade. Analisemos as principais possibilidades dentro dessas duas
categorias.
|
360 Introdução à Administração * Amaru Maximiano
1.2 Avaliação de idéias
Nenhuma idéia é garantia de sucesso. O primeiro grande empreendedor da era
dos computadores foi Steve Jobs, que fundou a Apple. No entanto, sua empresa foi su-
plantada por outra, que veio depois, a Microsoft, cujo sucesso deveu-se aos aplicativos
e não ao hardware. Em todos os casos, o determinante do sucesso é a estratégia, não
apenas a criatividade ou a inovação.
Há muitos aspectos a considerar e planejar entre o surgimento de uma idéia e a
criação de um negócio. Em certos casos, o empreendedor acredita mais na idéia do que
na necessidade de fazer qualquer espécie de avaliação e tem os recursos para correr
todos os riscos. De forma geral, no entanto, uma avaliação da viabilidade e dos riscos
do empreendimento é recomendável.
Alguns dos aspectos a serem incluídos na avaliação de uma oportunidade são ana-
lisados a seguir (Figura 18.3).
Figura 18.3
Critéri .
uiterios para VIABILIDADE O produto tem compradores potenciais? Quantos
avaliar idéias DE MERCADO são? Que preço aceitariam pagar? Com que :
de produtos e frequência o produto seria comprado? Í
negócios. Í
Quem são os concorrentes? Quantos são? Quais
CONCORRÊNCIA seus pontos fortes e fracos? Há barreiras ou
facilidades para o ingresso de novos concorrentes? |)
Existem componentes, matérias-primas, máquinas e
VIABILIDADE equipamentos para fornecer o produto ou serviço?
TÉCNICA Existe a mão-de-obra? Qual o investimento
necessário?
Há controles do governo sobre o ramo de negócios?
CONTROLE Há necessidade de licenciamento ou aprovação?
GOVERNAMENTAL Qual o investimento necessário?
INVESTIMENTO INICIAL Qual o investimento necessário? Qual o período
E RETORNO de retorno?
1.2.1 Viabilidade de mercado
O principal fator que o empreendedor deve levar em conta é o mercado. Portanto,
a primeira pergunta a ser feita é: há um mercado, real ou potencial, para a idéia? Ou:
quem compraria o produto ou serviço? Outras perguntas importantes são:
Plano de Negócios 361
Como seria comprado o produto ou serviço? Todos os dias, uma vez por ano,
em ocasiões especiais?
Seria comprado para uso próprio ou, por exemplo, as famílias os comprariam
para os filhos?
Qual o tamanho do mercado? Quantas pessoas, organizações ou outros tipos
de clientes há no mercado?
* Como se distribuem geograficamente os clientes? Quantos há em cada terri-
tório do mercado?
* Qual preço seria aceito pelos clientes?
Quais políticas são necessárias para ajustar o negócio ao risco da sazonalidade,
presente em muitos ramos de atividades, como moda, alimentos e brinquedos?
A viabilidade de uma idéia é determinada, em primeiro lugar, pela existência de
um mercado — pessoas com poder aquisitivo e vontade de comprar. No entanto, entre
o mercado e o empreendedor encontra-se o time adversário — a concorrência.
1.2.2 Concorrência -
Ão avaliar a concorrência, o empreendedor deve buscar as seguintes informações
principais: número de competidores, alcance de seus canais de distribuição, suas polí-
ticas de preços e suas vantagens competitivas.
As barreiras para a entrada de competidores, como as taxas sobre produtos importa-
dos ou os subsídios para os produtores locais, constituem grande vantagem competitiva.
Uma regulamentação governamental, uma concessão ou um contrato de longo prazo
com um grande comprador também são vantagens que deixam a empresa em situação
cômoda perante a concorrência. No entanto, na eventualidade de queda dessas barreiras,
Os concorrentes com outras vantagens competitivas poderão tornar-se dominantes.
Também é útil conhecer os fornecedores dos concorrentes, o que pode ajudar o
empreendedor a identificar novas oportunidades e manter-se informado sobre as ten-
dências.
O empreendedor também deve saber se o ramo de atividades que escolheu é con-
trolado por organizações dominadoras e que têm capacidade de definir as regras. O fato
de existirem monopólios ou cartéis, no entanto, não elimina a possibilidade da entrada
de novos competidores, mas o empreendedor deve estar preparado para a intensidade
da concorrência que irá enfrentar.
1.2.3 Viabilidade de produção
A viabilidade de produção refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou
serviço, no presente ou no futuro. A pergunta a ser feita é: é possível fabricar o produto
ou prestar o serviço? Ou: o que é necessário para fornecer o produto ou serviço? Essa
pergunta principal desdobra-se em outras:
:
352 Introdução à Administração = Amaru Maximiano
1.2.4
1.2.5
1
1.4
3
e Existem os componentes e matérias-primas necessárias para o produto ou
serviço?
e Existem as máquinas, instalações e equipamentos capazes disso?
» Existe a mão-de-obra para isso? Qual a necessidade de treinamento?
* Qual necessidade de desenvolvimento e experimentação?
e Qual o custo de montar a infra-estrutura para fornecer o produto ou serviço?
Controle governamental
Na avaliação de uma oportunidade, o empreendedor deve considerar o tipo e a
intensidade do controle governamental a que estará sujeito. Os ramos de atividades
nessa situação ficam submetidos à inconstância, já que as mudanças nas regras são
frequentes. Por exemplo, empresas revendedoras de artigos importados muitas vezes
ficam à mercê de oscilações decorrentes de ações do governo.
Retorno do investimento
Plano
implantação do empreendimento
O ponto crucial de qualquer empreendimento é o dinheiro. O empreendedor deve
caleular o montante necessário para iniciar o negócio — o investimento inicial. O valor
pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negócio ou não. Outro
cálculo importante é o do retorno do investimento, À análise do mercado deve revelar
qual o potencial de receitas e o tempo necessário para a recuperação do investimento.
Investir, especialmente muito dinheiro, em atividades que proporcionam pouco retor-
no e demoram anos para proporcionar a recuperação do capital inicial pode ser uma
decisão errada.
de negócios
Um plano de negócios é uma descrição detalhada do empreendimento — o produto
ou serviço a ser fornecido e todos os aspectos da operação da futura empresa. O plano
de negócios projeta a imagem da empresa como o empreendedor espera que ela seja,
para orientar o processo de sua criação e implantação. O plano de negócios também
pode ser a base para um pedido de financiamento.
A preparação de um plano de negócios é uma fase de um projeto maior, que é a
criação da empresa.
O resultado da execução do plano de negócios é a implantação do empreendimento.
A implantação envolve inúmeras tarefas, como a compra ou aluguel de um local e de
Plano de Negócios 365
3 ANÁLISE DO AMBIENTE E DO MERCADO
31 Tendências econômicas e sociais que criam a oportunidade e influenciam o
negócio
31.1 Demografia
3.1.2 Distribuição de renda
313 Outras tendências
3.2 Análise do ramo de negócios
324 Empresas que atuam no mesmo mercado ou com o mesmo produto
ou serviço
3.2.2 Participação dos principais concorrentes no mercado
3.2.3 Vantagens competitivas dos principais concorrentes
3.2.4 Capacidade de produção dos principais concorrentes
3.2.5 Esforço promocional dos concorrentes
3.2.6 Idade do equipamento que usam
3.2.7 Tipo de mão-de-obra empregada pelos concorrentes
3.2.8 Pontos fortes e fracos da concorrência
3.3 Mercado
3.31 Compradores potenciais
3.3.2 Motivação para a compra
4 ESTRATÉGIA
44 Objetivos de desempenho do novo negócio: volume de vendas, participação
no mercado, posicionamento em relação aos concorrentes
42 Vantagens competitivas — como o novo negócio pretende se distinguir da
concorrência e conquistar os consumidores
a3 Projeção do desempenho e perspectivas de crescimento dentro de ramo
escolhido
44 Perspectivas de diversificação
Indicadores e mecanismos de controte do desempenho estratégico que a
45 nova empresa utilizará — volume de vendas, crescimento, participação no
mercado etc., em comparação com as projeções
AG Iniciativas de responsabilidade social que a nova empresa pretende
implementar
5 MARKETING E VENDAS
5.1 Descrição do mercado-alvo
5.2 Estratégia de marketing
5.21 Descrição do produto ou serviço
366 Introdução à Administração + Amaru Maximiano |
[ 52144 Produto: tamanho, forma, ingredientes, cores, peso, apresen-
ve tações, embalagem.
Serviço: serviço prestado para o cliente, tempo de resposta
5.2.1.2 após o pedido, grau de personalização
5.2.2 Preços
5.2.2.1 Forma de definição
5.2.2.2 Política de crédito
5.2.2.3 Comparação com os preços dos concorrentes
5.2.3 Distribuição e vendas
5.2.3.1 Estratégia de vendas: direta, indireta, Internet
5.2.3.2 Organização da força de vendas
informação para os vendedores: catálogos de produtos e suas
5.2.3.3 aplicações, lista de preços, disponibilidade de produtos nos
estoques
| 5.2.3.4 Forma de remuneração dos vendedores
: 5.2.4 Esforço promocional
Propaganda: jornais, revistas, rádio e televisão, mala direta,
5.2.4.1 panfletos, outdoors, anúncios em táxis, ônibus, metrós, trens,
estações e aeroportos
5.2.4.2 Participação em feiras de negócios :
5.2.4.3 Patrocínio de eventos |
5.244 Promoção nos pontos-de-venda
Informação para os clientes: catálogos, lista de preços,
5.2.4.5 especificações, instruções de montagem, cardápios
524.6 Programas de visitas às instalações - excursões escolares, visite
nossa cozinha
5.2.4.7 Telemarketing
5.2.4.8 Distribuição de brindes
5.2.4.9 Atendimento de clientes via telefone
6 OPERAÇÕES
6.1 Especificações do produto/serviço
6.11 Especificações funcionais
6.1.2 Especificações técnicas
6.1.3 Peças, matérias-primas e componentes
6.2 Modo de operações: projeto ou atividade contínua |
6.2.1 Planejamento e controle das operações
Plano de Negócios 367
6.2.2 Metodologia de gerenciamento de projetos
6.3 Sistema de gestão da qualidade: garantia e controle da qualidade
6.3.1 Especificações da qualidade dos produtos e serviços
6.3.2 Procedimentos de garantia da qualidade
6.3.3 Controle da qualidade
634 Administração da qualidade
6.3.4.1 Manuais de administração da qualidade
6.3.4.2 Responsabilidades
64 Projeto do processo de fornecimento do produto/serviço
6.4.1 Descrição do processo produtivo - fluxograma
6.4.2 Máquinas e equipamentos
6.4.3 Matérias-primas e componentes
6.4.4 Segúência da montagem ou fornecimento do produto ou serviço
64.5 Embalagem, armazenagem e distribuição
6.5 Projeto das instalações
6.5.1 Arranjo físico do processo produtivo
652 Distribuição das instalações — produção (ou área de atendimento a
clientes), armazenagem e administração
6.5.3 Capacidade instalada
6.5.4 Medidas de desempenho
6.5.4.1 Tempo de ciclo
6,5.4.2 Eficiência planejada
6.6 Fornecedores e cadeia de suprimentos
6.6.1 Análise dos principais fornecedores
6.6.2 Parcerias com fornecedores
6.6.3 Logística
6.7 Controle de estoques
7 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
74 Estrutura organizacional da empresa
7.2 Descrições dos principais cargos
7.3 Nomes dos ocupantes dos cargos de direção
8 RECURSOS HUMANOS |
84 Plano de mão-de-obra da empresa -— lista de cargos e quantidade de
ocupantes necessários