(Parte 1 de 3)

w.rumoaoita.com

Prova de Física

Vestibular ITA 1996

Versão 1.0 w.rumoaoita.com

Física - ITA - 1996

Na medida em que se fizer necessário e não for fornecido o valor de uma das constantes, você deve utilizar os seguintes dados: aceleração da gravidade local g = 9,8 m/s2 calor específico da água = 4,18 kJ/kg K massa específica do mercúrio = 1,36 x 104 kg/m3 calor latente de fusão da água = 3,5 kJ/kg pressão normal da atmosfera = 101 kPa carga do elétron = 1,6 x 10 -19 C massa do elétron = 9,1 x 10 -31 kg calor específico do gelo = 2,05 kJ/kg K

1sen 60° = cos 30° = 2

As questões de número 01) a 20) não precisam ser justificadas no Caderno de Respostas. Basta marcar a Folha de Respostas ( verso do caderno de respostas) e na Folha de Leitura Óptica.

01)(ITA-96)Numa certa data, a posição relativa dos corpos celestes do Sistema Solar era, para um observador fora do Sistema, a seguinte:

ME = Mercúrio; VE = Vênus; TE = Terra; MA = Marte; JU = Júpiter

O sentido de rotação da Terra está indicado na figura. A figura não está em escala. Do diagrama apresentado, para um observador terrestre não muito distante do equador, pode-se afirmar que:

I - Marte e Júpiter eram visíveis à meia-noite. I - Mercúrio e Vênus eram visíveis à meia-noite. I - Marte era visível a oeste ao entardecer. IV - Júpiter era visível à meia-noite. Das afirmativas feitas pode-se dizer que:

c) Todas são verdadeirasd) I e IV são verdadeiras.

a) Somente a IV é verdadeira. b) I e IV são verdadeiras. e) Nada se pode afirmar com os dados fornecidos.

02) (ITA-96) Cada ponto de uma frente de onda pode ser considerado como a origem de ondas secundárias tais que a envoltória dessas ondas forma a nova frente de onda.

I- Trata-se de um princípio aplicável somente a ondas transversais.

I- Tal princípio é aplicável somente a ondas sonoras.

I- É um princípio válido para todos os tipos de ondas tanto mecânicas quanto ondas eletromagnéticas.

Das afirmativas feitas pode-se dizer que: a) somente I é verdadeira b) todas são falsas c) somente I é verdadeira d) somente I é verdadeira e) I e I são verdadeiras

03) (ITA-96) Um avião a jato se encontra na cabeceira da pista com sua turbina ligada e com os freios acionados, que o impedem de se movimentar. Quando o piloto aciona a máxima potência, o ar é expelido a uma razão de 100 kg por segundo a uma velocidade de 600 m/s em relação ao avião, Nessas condições:

a) A força transmitida pelo ar expelido ao avião é nula, pois um corpo não pode exercer força sobre si mesmo.

b) As rodas do avião devem suportar uma força horizontal igual a 60 kN.

c) Se a massa do avião é de 7 x 103 kg o coeficiente de atrito mínimo entre as rodas e o piso deve ser de 0,2.

d) Não é possível calcular a força sobre o avião com os dados fornecidos.

e) Nenhuma das afirmativas acima é verdadeira.

04) (ITA-96) Os físicos discutiram durante muito tempo sobre o modelo mais adequado para explicar a natureza da luz. Alguns fatos experimentais apoiam um modelo de partículas (modelo corpuscular) enquanto que outros são coerentes com um modelo ondulatório. Existem também fenômenos que podem ser explicados tanto por um quanto por outro modelo. Considere, então os seguinte fatos experimentais.

I- a luz se propaga em linha reta nos meios homogêneos.

w.rumoaoita.com

I- Os ângulos de incidência e de reflexão são iguais I- A luz pode exibir o fenômeno de difração

IV- A luz branca refletida nas bolhas de sabão apresenta-se colorida.

Neste caso, podemos afirmar que o modelo ondulatório para explicar:

a) Somente I. b) Somente I e IVc) Somente I.

d) Todos eles. e) Nenhum deles.

05) (ITA-96) No campeonato mundial de arco e flecha dois concorrentes discutem sobre Física que está contida na arte do arqueiro. Surge então a seguinte dúvida quando o arco está esticado, no momento do lançamento da flecha, a força exercida sobre a corda pela mão do arqueiro é igual a:

I- força exercida pela outra mão sobre a madeira do arco; I- tensão da corda;

I- força exercida sobre a flecha pela corda no momento em que o arqueiro larga a corda;

Neste caso a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) Todas as afirmativas são falsas. c) Somente I e I são verdadeiras. d) Somente I e I são verdadeiras. e) Somente I é verdadeira.

06) (ITA-96) Na figura acima, numa experiência hipotética, o eixo x delimita a separação entre duas regiões com valores diferentes de campo de indução magnética, B1 para y < 0 e B2 para y > 0, cujos sentidos são iguais (saindo da página). Uma partícula de carga positiva, +q, é lançada de um ponto do eixo x com velocidade v no sentido positivo do eixo y. Nessas condições pode-se afirmar que:

a) A partícula será arrastada com o passar do tempo para a esquerda (valores de x decrescentes) se B1 < B2.

b) A partícula será arrastada com o passar do tempo, para a esquerda (valores de x decrescentes) se B1 > B2.

c) A partícula seguirá trajetória retilínea.

d) A partícula descreverá uma trajetória circular. e) Nenhuma das afirmativas acima é correta

07) (ITA-96) Qual dos conjuntos abaixo contém somente grandezas cujas medidas estão corretamente expressas em unidades SI (Sistema Internacional de Unidades)?

c) 10 Kg, 5 Km e 20 m/seg

a) vinte graus Celsius, três newtons e 3,0 seg b) 3 Volts, três metros e dez pascals d) 4,0 A, 3,2 µ e 20 volts e) 100 K, 30 kg e 4,5 mT

08) (ITA-96) Embora a tendência geral em Ciências e Tecnologia seja a de adotar exclusivamente o Sistema Internacional de Unidade (SI) em algumas áreas existem pessoas que, por questão de costume, ainda utilizam outras unidades. Na área da Tecnologia do Vácuo por exemplo, alguns pesquisadores ainda costumam fornecer a pressão em milímetros de mercúrio. Se alguém lhe disser que a pressão no interior de um sistema é de 1,0.10 -4 m Hg, essa grandeza deveria ser expressa em unidades SI como:

d) 132 kPa e) Outra resposta diferente das mencionadas.

09)(ITA-96)Você tem três capacitores iguais, inicialmente carregados com a mesma carga, e um resistor. O objetivo é aquecer o resistor através da descarga dos três capacitores. Considere então as seguintes possibilidades.

C CC C

w.rumoaoita.com

IV- Descarregando cada capacitor individualmente, um após o outro, através do resistor.

Assim, toda a energia dissipada for transformada em calor, ignorando as perdas para o, ambiente, pode-se afirmar que:

a) O circuito I é o que corresponde à maior geração de calor no resistor. b) O circuito I é o que gera mais calor no resistor.

c) O circuito I é o que gera mais calor no resistor.

d) A experiência IV é a que gera mais calor no resistor.

(Parte 1 de 3)

Comentários