(Parte 1 de 3)

w.rumoaoita.com

Prova de Física

Vestibular ITA 1999

Versão 1.0

w.rumoaoita.com

Física - ITA - 1999

01) (ITA-9) Os valores de x, y e z para que a equação:

(força)x (massa)y = (volume) (energia)z seja dimensionalmente correta, são, respectivamente:

02) (ITA-9)Considere a Terra uma esfera homogênea e que a aceleração da gravidade nos pólos seja de 9,8 m/s2 . O número pelo qual seria preciso multiplicar a velocidade de rotação da Terra de modo que o peso de uma pessoa no Equador ficasse nulo é:

03) (ITA-9) Dois conjuntos de capacitores de placas planas e paralelas são construídos como mostram as montagens 1 e 2 abaixo. Considere que a área de cada placa seja igual a A e que as mesmas estejam igualmente espaçadas de uma distância d. Sendo ε0 a permissividade elétrica do vácuo, as capacitâncias equivalentes c1 e c2 para as montagens 1 e 2, respectivamente são:

MONTAGEM 1

MONTAGEM 2 a) d εε = b) c) d εε = d) e) d

04) (ITA-9) Um brinquedo que as mamães utilizam para enfeitar quartos de crianças é conhecido como “mobile”. Considere o “mobile” de luas esquematizado na figura abaixo. As luas estão presas por meio de fios de massas desprezíveis a três barras horizontais, também de massas desprezíveis . O conjunto todo está em equilíbrio e suspenso num único ponto A. Se a massa da lua 4 é de 10g, então a massa em quilograma da lua é:

05) (ITA-9)A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso.

E3 17,4 eV Ionização 21,4 eV

Dentro das possibilidades abaixo, a energia que poderia restar a um elétron com energia de 15 eV, após colidir com um átomo de X, seria de:

06) (ITA-9) No final de uma tarde de céu límpido, quando o sol está no horizonte, sua cor parece “avermelhada”. A melhor explicação para esse belo fenômeno da natureza é que:

a) o Sol está mais distante da Terra.

L 2L

L 2L L 2L w.rumoaoita.com b) a temperatura do Sol é menor no final da tarde.

c) a atmosfera da Terra espalha comprimentos de ondas mais curtos, como por exemplo o da luz azul.

d) a atmosfera da Terra absorve os comprimentos de onda azul e verde.

e) a atmosfera da Terra difrata a luz emitida pelo sol.

07) (ITA-9) Considere as seguintes afirmações relativas às formas de ondas mostradas na figura abaixo:

I – A onda A é conhecida como onda longitudinal e seu comprimento de onda é igual à metade do comprimento de onda da onda B.

I – Um onda sonora propagando-se no ar é melhor descrita pela onda A, onde as regiões escuras são chamadas de regiões de compreensão e as regiões mais claras, de regiões de rarefação.

I – Se as velocidades das ondas A e B são iguais e permanecem constantes e ainda, se o comprimento da onda B é duplicado, então o período da onda A é igual ao período da onda B.

Onda A

Onda B

a) somente I é correta;b) I e I são corretas;
c) todas são corretas;d) I e II são corretas

Então, pode-se concluir que: e) I e I são corretas.

08) O pneu de um automóvel é calibrado com ar a uma pressão de 3,1.105 Pa a 20°C, no verão. Considere que o volume não varia e que a pressão atmosférica se mantém constante e igual a 1,01.105 Pa. A pressão do pneu quando a temperatura cai a 0°C no inverno é:

09) (ITA-9) Incide-se luz num material fotoelétrico e não se observa a emissão de elétrons. Para que ocorra a emissão de elétrons do mesmo material basta que se aumente(m):

a) a intensidade da luzb) a freqüência da luz

c) o comprimento de onda da luz. d) a intensidade e a freqüência da luz. e) a intensidade e o comprimento de onda da luz.

10) (ITA-9)Considere uma mistura de gases H2 e N2 em equilíbrio térmico. Sobre a energia cinética média e sobre a velocidade média das moléculas de cada gás, pode-se concluir que:

a) as moléculas de N2 e H2 têm a mesma energia cinética média e a mesma velocidade média.

b) ambas têm a mesma velocidade média, mas as moléculas de N2 têm maior energia cinética média.

c) ambas têm a mesma velocidade média, mas as moléculas de H2 têm maior energia cinética média.

d) ambas têm a mesma energia cinética média, mas as moléculas de N2 têm maior velocidade média.

e) ambas têm a mesma energia cinética média, mas as moléculas de H2 têm maior velocidade média.

1) (ITA-9)Numa cavidade de 5 cm3 feita num bloco de gelo, introduz-se uma esfera homogênea de cobre de 30g aquecida a 100o C, conforme o esquema abaixo. Sabendo-se que o calor latente de fusão do gelo é de 80 calg, que o calor específico do cobre é de 0,096 cal/g o C e que a massa específica do gelo é de 0,92 g/cm3 , o volume total da cavidade é igual a:

12) (ITA-9)Uma carga puntual P é mostrada na figura abaixo com duas superfícies gaussianas A e B, raios α e b = gelo água d i r eção de v i b r ação direção de movimento direção de vibração direção de movimento w.rumoaoita.com

2α, respectivamente. Sobre o fluxo elétrico que passa pelas superfícies de áreas A e B, pode-se concluir que:

a) o fluxo elétrico que atravessa a área B é duas vezes maior que o fluxo que passa pela área ª b) o fluxo elétrico que atravessa a área B é a metade do fluxo que passa pela área A.

c) o fluxo elétrico que atravessa a área B é ¼ do fluxo que passa pela A.

d) o fluxo elétrico que atravessa a área B é quatro vezes maior que o fluxo.

e) o fluxo elétrico que atravessa a área B é igual ao fluxo que atravessa a área A.

13) (ITA-9)Um balão preenchido com gás tem como hóspede uma mosca. O balão é conectado a uma balança por meio de um fio inextensível e de massa desprezível, como mostra a figura abaixo. Considere que o balão se move somente na direção vertical e que a balança fica em equilíbrio quando a mosca não está voando. Sobre a condição de equilíbrio da balança, pode-se concluir que:

a) ( ) se a mosca voar somente na direção horizontal, a balança ficará em equilíbrio

b) () o equilíbrio da balança independe da direção de vôo

da mosca.

c) ( ) a balança só ficará em equilíbrio se a mosca permanecer no centro do balão.

(Parte 1 de 3)

Comentários