(Parte 2 de 2)

2. (ITA-90) No circuito desenhado abaixo, têm-se duas pilhas de 1,5 V cada, de resistências internas desprezíveis, ligadas em série, fornecendo corrente para três resistores com os valores indicados. Ao circuito estão ligados ainda um voltímetro e um amperímetro de resistências internas, respectivamente, muito alta e muito baixa. As leituras desses instrumentos são, respectivamente:

2,04,0 6,0 8,0 10,0 12,0 1

s cm'

w.rumoaoita.com a) 1,5V e 0,75 A; b) 1,5 V e 1,5 A; c) 3,0 V e 0 A; d) 2,4 V e 1,2 A; e)Outros valores que não os mencionados.

23. (ITA-90) A figura a seguir mostra duas lâmpadas de automóvel fabricadas para funcionar em 12 V. As potências nominais (escritas nos bulbos das lâmpadas) são, respectivamente, P1 = 5W e P2 = 10 W. Se elas forem ligadas, em série, conforme indica o desenho, a) a corrente fornecida pela bateria é maior que 0,5 A; b) a bateria pode ficar danificada com tal conexão; c) o brilho da lâmpada de 5 W será maior que o da lâmpada de 10 W; d) ambas as lâmpadas funcionam com suas potências nominais; e) nenhuma das respostas acima é satisfatória.

24. (ITA-90) Num tubo de raios catódicos tem-se um filamento F que libera elétrons quando aquecido, e uma placa aceleradora P que é mantida num potencial mais alto que o filamento. O filamento fica a uma distância d da placa. A placa tem, ainda, um orifício que permite a passagem dos elétrons que vão se chocar com uma tela que fluoresce quando os mesmos a atingem. Nestas condições:

a) se aumentarmos a distância d entre o filamento e a placa P, a energia cinética com que os elétrons chegam à placa aumenta; b) o aumento da distância d faz com que a energia cinética dos elétrons diminua; c) a energia cinética dos elétrons não depende da distância entre o filamento e a placa, mas só de V, a diferença de potencial entre o filamento e a placa aceleradora; d) a energia cinética dos elétrons só depende da temperatura do e) filamento; f) nenhuma das afirmativas acima é verdadeira.

25. (ITA-90) A figura a seguir representa um fio retilíneo pelo qual circula uma corrente de i ampères no sentido indicado. Próximo do fio existem duas espiras retangulares A e B planas e coplanares com o fio. Se a corrente no fio retilíneo está crescendo com o tempo pode-se afirmar que:

a) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido horário; b) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido anti-horário; c) aparecem correntes induzidas no sentido anti-horário em A e horário em B; d) neste caso só se pode dizer o sentido da corrente induzida se conhecermos as áreas das espiras A e B; e) o fio atrai as espiras A e B.

w.rumoaoita.com

Observações

Como esta é a primeira versão, ela está passível de erros. Caso você encontre algum erro, contate-nos através do email juliosousajr@gmail.com para que possa rever a questão e que possamos tornar esse arquivo ainda mais confiável.

(Parte 2 de 2)

Comentários