(Parte 2 de 2)

c) Apenas (I) é verdadeira. d) Apenas (I) é verdadeira. e) Apenas (I) e (II) são verdadeiras.

21) (ITA-98) As retas y = 0 e 4x + 3y + 7 = 0 são retas suportes das diagonais de um paralelogramo. Sabendo que estas diagonais medem 4 cm e 6 cm, então, a área deste paralelogramo, em cm2 , vale:

2) (ITA-98) Um poliedro convexo de 16 arestas é formado por faces triangulares e quadrangulares. Seccionando-o por um plano convenientemente escolhido , dele se destaca um novo poliedro convexo, que possui apenas faces quadrangulares. Este novo poliedro possui um vértice a menos que o original e uma face a mais que o número de faces quadrangulares do original. Sendo m e n, respectivamente, o número de faces e o número de vértices do poliedro original, então:

23) (ITA-98) Considere um cone circular reto cuja geratriz mede 5cm e o diâmetro da base mede 2 cm. Traçam-se n

determinandon + 1 cones, incluindo o original, de

planos paralelos à base do cone, que o seccionam modo que a razão entre os volumes do cone maior e do cone menor é 2. Os volumes destes cones formam uma progressão aritmética crescente cuja soma é igual a 2pi.

então, o volume, em cm3 , do tronco de cone determinado por dois planos consecutivos é igual a:

pi b) pi d)

2pi e) pi

24) (ITA-98) Considere a hipérbole H e a parábola T, cujas equações são, respectivamente,

Então, o lugar geométrico dos pontos P, cuja soma dos quadrados das distâncias de P a cada um dos focos da hipérbole H é igual ao triplo do quadrado da distância de P ao vértice da parábola T, é:

w.rumoaoita.com a) a elipse de equação 13 )2y(4 b) a hipérbole de equação 14 )3x(5 c) O par de retas dadas por y = ±(3x - 1).

d) A parábola de equação y2 = 4x + 4.

e) A circunferência centrada em (9 , 5) e raio 120.

25) Considere o paralelogramo ABCD onde A = (0 , 0), B = (- 1 , 2) e C = (-3 , -4). Os ângulos internos distintos e o vértice D deste paralelogramo são, respectivamente:

e D = (-2 , -5)b)

pipi 3

e D = (-2 , -6)d)

pipi 4 w.rumoaoita.com

Observações

Como esta é a primeira versão, ela está passível de erros. Caso você encontre algum erro, contate-nos através do email juliosousajr@gmail.com para que possa rever a questão e que possamos tornar esse arquivo ainda mais confiável.

(Parte 2 de 2)

Comentários