PROVA DE CONCURSO

PROVA DE CONCURSO

(Parte 4 de 6)

A) A ortografia é uma convenção estabelecida aleatoriamente, ou seja, não obedece a regras.

B) A palavra “portuguez” e “con” hoje são registradas, respectivamente, com S e acento circunflexo (“português”) e com “m” (com), o que prova que a ortografia das palavras é uma convenção que pode ser mudada.

C) Várias são as regras que padronizam o modo como se grafam as palavras. Dado isso, saber a grafia das inúmeras palavras de uma língua é um conhecimento que não depende apenas da memória (memorização).

D) “A EL REY DE PORTVGVAL” seria registrado hoje “AO REI DE PORTUGAL”, em que o “y” e o “v” são grafados como “i” e “u”, confirmando que as letras que registram um dado som mudam a depender das convenções.

E) A palavra “vocabulario” deve ser acentuada - “vocabulário”- segundo a regra que determina que todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas. Na nova Lei Ortográfica, que deverá, em 2012, substituir a antiga, essa regra será mantida.

25. A professora do 5º ano B da escola X propõe aos seus alunos um trabalho de pesquisa que revele a origem (bairros da cidade de Curitiba) dos alunos que estudam nessa escola. Organiza com eles um questionário a ser aplicado em todas as turmas do período da manhã. Após a aplicação, os alunos, juntamente com a professora, realizam a contagem e a representação dos dados em tabelas e gráficos. Baseando-se nas Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Municipal de Curitiba, que institui as linguagens matemáticas necessárias para a compreensão e solução de problemas do cotidiano, podemos afirmar que a professora e seus alunos utilizaram as seguintes linguagens matemáticas:

A) Aritmética e algébrica. B) Probabilística e gráfica. C) Algébrica e geométrica. D) Gráfica e lógica. E) Geométrica e probabilística.

26. Além das seis linguagens estabelecidas nas

Diretrizes Curriculares para Educação Municipal de Curitiba (2005), são explicitadas as metodologias de ensino que podem contribuir para a aprendizagem em Matemática de forma significativa. Considerando o trabalho em geometria com alunos do Ensino Fundamental e a inserção de algumas dessas metodologias, a prática pedagógica do professor apresenta as seguintes características:

I. Com a investigação matemática no ensino de geometria, o professor desenvolverá sua prática subsidiada pela construção e experiência proporcionada pela manipulação de materiais para a aquisição de conceitos e relações geométricas, levando, com isso, o aluno a organizar seus dados obtidos a partir das experiências espaciais.

I. Com a etnomatemática, o professor fará a proposição ao aluno pela busca do aspecto histórico e do elemento geométrico e, assim, apontará a evolução do conhecimento matemático. Dessa forma, a pesquisa desenvolvida pelo aluno se encarregará de narrar e relacionar os fatos históricos com o desenvolvimento da matemática, dissociado de um contexto.

I. Com a resolução de problemas, o professor apresentará ao aluno uma situação desafiadora, instigando-o a pensar sobre as estratégias de resolução, objetivando a construção de conceitos matemáticos e argumentativos e não o resultado final.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Concurso Prefeitura Municipal de Curitiba Pág. 10

Está(ão) CORRETA(S):

A) Somente a assertiva I. B) Somente a assertiva I. C) Somente a assertiva I. D) Somente as assertivas I e I. E) Somente as assertivas I e I.

27. Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental propõe um trabalho utilizando embalagens. Solicita aos seus alunos que tragam para sala de aula embalagens de diversos tipos, formas e tamanhos. Inicialmente, ela faz o resgate de alguns conceitos geométricos como os nomes de figuras. Após, propõe aos alunos a construção de uma caixa em que possa guardar um brinquedo. Os alunos são orientados a verificar as dimensões do brinquedo e fazem um desenho (planificado) contendo as informações necessárias para a construção da caixa. Constrói-se uma caixa específica, bem como outras, a partir da construção inicial, que podem ser preenchidas com diversos materiais e comparadas com o intuito de compreender capacidade e densidade. Essa atividade pode ser relacionada com qual abordagem metodológica?

A) Investigação matemática. B) Etnomatemática. C) História da matemática. D) Jogos matemáticos. E) Modelagem matemática.

28. Para Kamii (1984 apud TOLEDO, 1997), a construção do conceito de número se dá a partir do momento em que ocorre a síntese entre a capacidade da criança de estabelecer uma organização entre objetos (ORDEM) e a percepção de que o número UM está incluído no DOIS, e que o DOIS está incluído no TRÊS, e assim por diante (INCLUSÃO HIERÁRQUICA). Mas, para que a criança possa chegar até essa construção, é necessário que algumas habilidades mentais estejam estabelecidas, como a CONSERVAÇÃO, a REVERSIBILIDADE, a CLASSIFICAÇÃO etc. Uma professora do 2º ano pretende desenvolver sua prática pedagógica em relação à construção do conceito de número desenvolvendo as seguintes atividades:

I. Para a classificação, após a HORA DO

BRINQUEDO, solicita aos alunos que separem os brinquedos que são de plástico dos que são de madeira.

I. Para a reversibilidade, a professora distribui o material CUISENAIRE (barrinhas coloridas de 10 tamanhos e 10 cores) e solicita aos alunos que organizem as barrinhas partindo do menor até o maior, ou seja, numa ordem crescente.

I. Para a conservação, a professora distribui tampinhas de garrafas, num agrupamento linear, e solicita à criança que distribua a mesma quantidade utilizando também tampinhas. Após a criança fazer a correspondência um a um, a professora distancia as tampinhas do seu agrupamento e pergunta para a criança se há a mesma quantidade ou não.

É CORRETO afirmar:

A) Somente a assertiva I é verdadeira. B) Somente a assertiva I é verdadeira. C) Apenas as assertivas I e I são verdadeiras. D) Apenas as assertivas I e I são verdadeiras. E) Somente a assertiva I é verdadeira.

29. O ensino de geometria geralmente é destinado ao final do ano letivo de ensino e como último conteúdo. Por vezes, é contemplado somente seu caráter conceitual, como as denominações e fórmulas de cálculo de área e perímetro (COSTA, 2004). Aponte a alternativa que representa a perspectiva atual do ensino da geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

A) O ensino de geometria deve ter um enfoque axiomático, ou seja, desenvolver a capacidade de demonstrar teoremas em relação às figuras geométricas priorizando somente a manipulação de objetos.

B) O ensino de geometria deve incluir somente atividades de concepção, ou seja, atividades que levem à conceituação e definição dos elementos que compõem as figuras geométricas.

C) Devem-se abordar os conteúdos geométricos que estão no livro didático, pois isto garantirá uma abordagem totalitária dos conhecimentos geométricos corretos e científicos.

D) Para garantir a aprendizagem em geometria, a escolha dos materiais pedagógicos deve sempre se pautar na utilização única para um determinado conteúdo.

E) As atividades devem ser interessantes, ter uma continuidade que leve o aluno a construir os conceitos de forma concreta, ou seja, com auxílio de recursos pedagógicos, devem possibilitar uma maior gama de relações e de situações de interação com as propriedades dos objetos e das figuras geométricas.

30. Para trabalhar geometria, muitos autores/pesquisadores apresentam o TAMGRAM como material didático para ser utilizado em sala de aula. Sabe-se que este quebra-cabeça é formado por sete peças proporcionais entre si. Por exemplo, a área do triângulo pequeno é a metade da área do quadrado, também presente neste material. Considere as afirmações abaixo sobre essas relações entre as peças do TANGRAM.

I. O Triângulo Grande tem o dobro da área do

Triângulo Médio.

I. Podemos dizer que a área do Paralelogramo é a metade da área do Triângulo Grande.

I. O Quadrado tem uma área igual ao do Triângulo Médio.

A) Somente a afirmação I está correta. B) Somente a afirmação I está correta. C) Somente as afirmações I e I estão corretas. D) Somente a afirmação I está correta. E) Todas as afirmações estão corretas.

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31. Em uma residência, o consumo de energia elétrica foi de 125 Kw/h, 155 Kw/h, 95 Kw/h e 85 Kw/h, nos últimos quatro meses. Sabendo que cada Kw/h custa R$ 0,35, qual é o valor médio em reais gasto mensalmente?

32. Uma embalagem com 100 folhas de papel sulfite custa R$ 2,60. Uma embalagem com 500 folhas da mesma marca de papel custa R$ 1,90. Considerando essa situação, avalie as alternativas abaixo e, em seguida, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

() O consumidor está pagando R$ 1,40 a

(_) Proporcionalmente 100 folhas de papel deveriam custar R$ 2,38. mais, quando compra cinco pacotes de papel com 100 folhas cada. ( ) As folhas de papel da embalagem com 100 folhas custam 20% a mais do que as folhas da embalagem com 500 folhas.

Assinale a alternativa que representa sua resposta:

3. Ao final da Carta de Pero Vaz de Caminha ao El Rei

D. Manuel, o escrivão comentou sobre a população indígena que:

“[...] Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da

Fonte: Edição de base: Carta a El Rei D. Manuel, Dominus, São Paulo, 1963

– Literatura Brasileira – Textos literários em meio eletrônico – A Carta, de Pero Vaz de Caminha.

Esse comentário refletia uma identidade cultural deste grupo que dominou a história oficial brasileira desde o século XVI e ainda está presente nos discursos e ações sobre a população indígena e outras minorias. Na prática de sala de aula, esse contexto reflete nos objetivos e estratégias que o docente organiza para orientar o trabalho de ensinoaprendizagem. Ou seja, a leitura da Carta de Pero Vaz de Caminha ainda faz soar “a voz” que, no século XXI, busca “salvar esta gente”. A partir da proposta de uma releitura da identidade cultural a ser apresentada em sala de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental, qual dos objetivos abaixo melhor reflete uma perspectiva para a identidade cultural dos estudantes?

A) Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais se convive, percebendo as diferenças individuais.

B) Identificar o outro como ser homogêneo nas relações sociais de convivência.

C) Reconhecer a si nas relações sociais visando à construção de uma identidade homogênea dos grupos.

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