Tecnologia Java - A Linguagem de Programação Java

Tecnologia Java - A Linguagem de Programação Java

(Parte 1 de 13)

1 A Tecnologia Java.

A tecnologia Java refere-se a ambas: a linguagem de programação e a plataforma.

A Linguagem de Programação Java.

A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto nível que pode ser caracterizada por todas os seguintes características:

Simples; Orientada a Objetos;

Distribuída;

Multithread;

Dinâmica;

Portável;

Alta Performance;

Robusta;

Segura.

Na linguagem de programação Java, todos os códigos-fonte são primeiramente escritos em um arquivo de texto com a extensão .java. Esses arquivos-fonte são compilados nos arquivos .class pelo compilador javac. O arquivo .class não contém código que é nativo para seu processador; ele em seu lugar contém bytecodes – a linguagem de máquina da Java Virtual Machine (Java VM). A ferramenta lançador java (java launcher) então roda sua aplicação com a instância da Java Virtual Machine.

Como a Java VM é disponível em diferentes sistemas operacionais, os mesmos arquivo .class são capazes de rodar em Microsoft Windows, Solaris Operating System (Solaris OS), Linux, ou

Mac OS. Algumas máquinas virtuais, como a JavaHotSpot virtual machine, permitem marchas adicionais de tempo de execução para dar a suas aplicações uma performance melhorada. Ela inclui vários serviços como a procura por gargalos de performance e recompilação (para o código nativo) freqüentemente usada em seções do código.

Tradução do site http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ por Marcos Cesar Kossoski.Contato: marcoskcesar@yahoo.com.br

2 A Plataforma Java.

A plataforma é o ambiente de hardware ou software no qual os programas rodam. Nós mencionamos algumas das plataformas mais populares como o Microsoft Windows, Linux, Solaris OS, e Mac Os. Muitas plataformas podem ser descritas em uma combinação do sistema operacional e hardware subjacente. A plataforma Java difere de muitas outras plataformas nas quais a plataforma de software só roda em determinadas plataformas de hardware.

A plataforma Java tem dois componentes: A Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java);

A Java Application Programming Interface (API);

A API é uma grande coleção de componentes de software prontos para fornecer muitas capacidades convenientes. Ela é agrupada em bilbiotecas de classes e interfaces; essas bibliotecas são conhecidas como packages (pacotes).

Como uma plataforma independente de desenvolvimento, a plataforma Java pode ser um pouco mais lenta que o código nativo. No entanto, avanços no compilador e a tecnologia virtual machine estão trazendo performance para o código fonte sem ameaçar a portabilidade.

Tradução do site http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ por Marcos Cesar Kossoski.Contato: marcoskcesar@yahoo.com.br

3 O que a tecnologia Java pode fazer?

A linguagem de programação de alto nível Java é uma plataforma poderosa de software. Qualquer implementação completa da plataforma Java dá a você as seguintes características:

Ferramentas de Desenvolvimento: As ferramentas de desenvolvimento fornecem qualquer coisa que você precisar para compilação, monitoramento, debbuging e documentação de suas aplicações. Como um novo desenvolvedor, as ferramentas principais que você estará usando são o compilador javac, o lançador java, e a ferramenta de documentação javadoc.

Application Programming Interface (API): A API fornece o núcleo da funcionalidade da linguagem de programação Java. Ela oferece um vasto conjunto de classes convenientes para uso em suas aplicações. Ela vai desde qualquer coisa sobre objeto básicos, até networking e segurança, geração XML e acesso a banco de dados, e mais. O núcleo API é muito extenso; para conseguir uma visão geral do que ela contém, consute a Java SE Development Kit 6 (JDKTM 6) documentation.

Tecnologias de Desenvolvimento: O software JDK fornece mecanismos padrão como o software Java Web Start e Java Plug-In para organizar suas aplicações para os usuários finais.

User Interface Toolkits: Os kits de ferramentas Swing e Java 2D tornam possível criar sofisticadas GUIs (Graphical User Interfaces).

Integration Libraries: Bibliotecas de integração como a Java IDL, API, JDBCTM API, Java Naming and Directory InterfaceTM (“J.N.D.I”) API, Java RMI, e Java Remote Method Invocation over Internet Inter-ORB Protocol Technology (Java RMI-IIOP Technology) habilitam acesso a banco de dados e manipulação de objetos remotos.

Como a Tecnologia Java pode ajudar você?

Iniciar rapidamente: Apesar da linguagem de programação Java ser uma poderosa linguagem de programação orientada a objetos, ela é fácil de aprender, especialmente para programadores que têm familiaridade com C ou C++.

Escreva menos códigos: Comparações de medidas de programas (contagem de classes, contagem de métodos, etc) sugerem que um programa escrito em linguagem de programação Java pode ser quatro vezes menor que o mesmo programa escrito em C++.

Escreva códigos melhores: A linguagem de programação Java encoraja boas práticas de programção, e automaticamente limpa o lixo de memória para ajudar você a evitar vazamento de memória.

Desenvolva programas mais rapidamente: A linguagem de programação Java é mais simples que

C++, e dessa maneira, seu tempo de desenvolvimento diminui pela metade quando escrevendo nele. Seus programas também requerem menos linhas de código.

Evita dependências de plataformas: Você pode manter seus programas portáveis evitando o uso de bibliotecas escritas em outras plataformas.

Escreva uma vez, rode em qualquer lugar: Pelo motivo de as aplicações escritas em linguagem de programação Java serem compiladas em uma máquina virtual independente de bytecodes, eles podem rodar consistentemente em qualquer plataforma Java.

Distribuição facilitada de software: Com Java Wev Start software, usuários estarão habilitados a usar suas aplicações com um simples clique do mouse. Uma versão automática checa no início para assegurar que os usuários têm sempre a última versão de seu software. Se uma update está disponível, o Java Web Start automaticamente atualizará seu software.

Tradução do site http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ por Marcos Cesar Kossoski.Contato: marcoskcesar@yahoo.com.br

4 A Aplicação “Hello World!”.

Este capítulo fornece instruções detalhadas para compilar e rodar uma simples aplicação “Hello

World!”. A primeira seção fornece informações para iniciar o NetBeans IDE, um ambiente integrado de desenvolvimento que simplifica grandemente o processso de desenvolvimento de software. A IDE NetBeans roda em todas as plataformas já citadas. O restante do capítulo fornece instruções específicas da plataforma para conseguir iniciar sem um ambiente integrado de desenvolvimento.

“Hello World!” para a IDE NetBeans.

Já é o momento para você escrever sua primeira aplicação. Estas instruções detalhadas são para usuários da IDE NetBeans. A IDE NetBeans roda na plataforma Java, que você pode usar em qualquer sistema operacional desde que tenha o JDK 6 disponível.

Um Checklist.

Para escrever seu primeiro programa, você precisará:

1. O Java SE Development Kit 6 (JDK 6) Para Microsoft Windows, Solaris OS, e Linux: http://java.sun.com/javase/6/download.jsp

Para Mac OS X: http://connect.apple.com

2. A IDE NetBeans Para todas as plataformas: http://www.netbeans.info/downloads/index.php

(Parte 1 de 13)

Comentários