(Parte 1 de 3)

Grupo: Antônio Geraldo

Augusto Tenório Cláudio Orlando

Por que o carro elétrico?

● Atualmente, por questões a mbientais, ve m au mentando a cada dia a quantidade veículos elétricos e m circulação.circulação.

● A energia elétrica pode ser obtida através de fontes limpas. Hidrelétrica, solar e eólica são exe mplos de obtenção de energia a baixo custo.

● Ésilencioso.

● Custo: Valor de manutenção muito baixo.

História do carro elétrico

A história dos carros elétricos e de sua substituição pelos co m motores àco mbustão é u ma história cheia de fatos ainda não apurados, suposições ede fatos ainda não apurados, suposições e conspirações. Uma das histórias mais polêmicasfoia substituição dos veículos elétricos usados no transporte coletivo pelos à co mbustão nos Estados

Unidos. Até por volta de 1925, a grande maioria do transporte coletivo na Europa e na América era feita através de veículos elétricos, co mo os bondes.através de veículos elétricos, co mo os bondes.

História do carro elétrico

Segundo ojornalista norte- a mericano Edwin Black e m seu livro Internal Co mbustion (" Co mbustão Interna",seu livro Internal Co mbustion (" Co mbustão Interna", ainda se m tradução para o português), este cenário co meçou a mudar e m 1935, através de u ma conspiraçãoliderada pela General Motors (GM)junto co m a e mpresa de ca minhões Mack Truck, co m a Firestone, a Standard Oile a Phillips Petroleu m.

História do carro elétrico

Por meio da e mpresa National City Lines (NCL), financiada por essas co mpanhias, realizava- se afinanciada por essas co mpanhias, realizava- se a co mpra das linhas de bonde no país para logo e m seguida interro mper seu serviço. As linhas era m des montadas e os ônibus movidos à gasolina era m colocados e m seu lugar. A NCL chegou mes mo a incendiar os bondes elétricos para que eles nãofosse m mais usados. Isso foi feito e m 40 cidades norte-mais usados. Isso foi feito e m 40 cidades norte- a mericanas, até que a GMfoi acusada de conspiração pelo governo norte- a mericano e declarada culpada por esse crime. Só que já era tarde para os bondes elétricos, e sua substituição pelos ônibus àco mbustão setornou u matendência mundial.

Carros elétricos, uma história cheia de conspirações(Ford e Edison)

Outra história de conspiração, ta mbém nos Estados

Unidos, deu- se co m u m projeto de carro elétrico desenvolvido por Tho mas Ford(criador da Fordveículos) e pelo cientista Tho mas Edison. Após a criação dofa moso modelo FordTe da expansão daindústria auto mobilísticamodelo FordTe da expansão daindústria auto mobilística dos carros movidos à gasolina pelo mundo, Ford co meçou a se preocupar co m os proble mas a mbientais causados pela utilização de co mbustíveisfósseis.

Então, junto co m Edison, desenvolveu u m projeto

Carros elétricos, uma história cheia de conspirações(Ford e Edison)

Então, junto co m Edison, desenvolveu u m projeto para produção de u m Modelo Ford Telétrico e barato.

Porém, u ma sabotage mimpediu o sucesso do projeto:

as baterias, que saía m e m boa condição dafábrica de

Edison, e m Nova Jersey, não funcionava m quando chegava m àfábrica da Ford, e m Detroit. Quando a dupla tentou fazer u ma bateria à prova dedupla tentou fazer u ma bateria à prova de manipulações, para evitar a sabotage m, seus laboratórios fora m destruídos por u m misterioso incêndio.

Modelo Ford T Elétrico Modelo Ford T Elétrico

O que é um carro elétrico O que é um carro elétrico

O que é um carro elétrico

O veículo elétrico é u m tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos parapropulsão por meio de motores elétricos para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou u ma carga específica. Éco mposto por u m siste ma primário de energia, u ma ou mais máquinas elétricas e u m siste ma de aciona mento e controle de velocidade ou binário.

Os veículos elétricos faze m parte do grupo dos veículos deno minados Zero- Emissões, que por tere mveículos deno minados Zero- Emissões, que por tere m u m meio de loco moção não poluente não e mite m quaisquer gases nocivos para o a mbiente, ne m e mite m ruído considerávelpois são bastante silenciosos.

Classificação

• Àbateria: Tesla Roadster. • Híbrido: HondaInsight, Toyota Prius.• Híbrido: HondaInsight, Toyota Prius.

• Célula de co mbustível: Honda FCX Concept.

• Outros(Solar): Usorestrito àpesquisas devido a pouca autono mia.

O que faz um carro elétrico funcionar é a combinação de:

Como funciona

●Motor elétrico ●Regulador do motor

● Baterias

● Controlador

Um carregador foi instalado para que as baterias fosse m carregadas. Este carro e m particular te m dois siste mas derecarga: o primeiro por u mato mada nor mal

Como funciona siste mas derecarga: o primeiro por u mato mada nor mal de 120 ou 240 volts, e o outro por recarga Magna- Charge de placaindutiva.

Sistema de carga de 120/240 volts

O medidor de co mbustível foi substituído por u m voltímetro.

Como funciona voltímetro.

Um voltímetro simples ou u m co mputador mais sofisticado, que aco mpanha ofluxo de a mpères que vai e volta do conjunto de baterias.

Os potenciômetros ligados ao acelerador envia m u m sinalpara oregulador

Como funciona

Quando o acelerador é pressionado, u m cabo do pedal se conecta co m estes dois potenciômetros:

O sinal dos potenciômetros diz ao regulador quanta energia deve ser entregue para o motor elétrico do carro. Por medida de segurança, há dois

Como funciona carro. Por medida de segurança, há dois potenciômetros. Oreguladorlêa mbos e se assegura de que os sinais sãoiguais. Se nãofore m, oregulador não opera. Esse arranjo épara segurança, ao prevenir a situação e m que u m potenciômetro prenda na posição de aceleração máxima.

Como funciona

Os grandes cabos, àesquerda, conecta m o conjunto de baterias aoregulador. No meio deles, localiza- se u mde baterias aoregulador. No meio deles, localiza- se u m grande interruptor liga/desliga. O conjunto de pequenos fios, à direita, leva sinais dos ter mômetros localizados entre as baterias, be m co mo aos ventiladores que mantêm as bateriasfrias e ventiladas.

(Parte 1 de 3)

Comentários