Física - Testes Mecânica

Física - Testes Mecânica

(Parte 1 de 3)

unificado 1

Dinâmica 01.(UFRGS) Qual das seguintes grandezas é derivada de grandezas físicas fundamentais? (A) Temperatura. (B) Velocidade. (C) Comprimento. (D) Tempo. (E) Massa.

02.(UFSM) Um avião, voando em linha reta, com velocidade constante em relação ao solo, abandona uma bomba. Se a resistência do ar sobre ela puder ser desprezada, a trajetória dessa bomba será em forma de uma (A)parábola para um observador que estiver no avião. (B)linha reta vertical para um observador que estiver na terra.

03.Analise as seguintes afirmações:

I -Em um movimento retilíneo, a velocidade é obrigatoriamente constante.

I -Em um movimento uniformemente varidado, a direção da velocidade varia sempre com variações iguais.

I -Não existe nenhum movimento com velocidade totalmente constante.

Estão corretas (A) só a I. (B) só a I e II. (C) só a I e I. (D) todas. (E) nenhuma.

04.(ULBRA) O conceito de aceleração na sua forma mais ampla é entendido como a variação (A) da distância em relação ao tempo. (B) do vetor velocidade em relação ao tempo. (C) da energia em relação ao tempo. (D) da potência em relação ao tempo. (E) da posição dos corpos em relação à velocidade.

05.(UFRGS) Lança-se um corpo para cima, na vertical; no instante em que ele pára, é nula (A) a massa do móvel. (B) a aceleração do móvel. (C) a velocidade do móvel. (D) a ação gravitacional. (E) o corpo não pára.

06.(UFRGS) Durante o seu estudo de mecânica, um aluno realizou diversas experiências de laboratório. Revisando-as, reuniu. as figuras 1, 2, 3 e 4, obtidas em experiências diferentes. Os pontos indicam as posições de um móvel, obtidas em intervalos de tempos iguais.

12
34

Analisando as figuras, ocorreu ao aluno a seguinte pergunta: em quais das experiências o móvel foi acelerado? Respondeu a questão afirmando (A) apenas em 1 e 3 (B) apenas em 1, 3 e 4 (C) apenas em 2 e 4 (D) apenas em 2, 3 e 4 (E) em todas as quatro

07.(PUC) Um trem que possui 100 m de comprimento atinge a boca de um túnel e, 30 s após, a extremidade de seu último vagão abandona o túnel. Sabendo que a velocidade do trem é constante e igual a 20 m/s, podemos concluir que o comprimento do túnel é

(A) 4, 5 × 102 m (B) 5,0 × 102 m (C) 6, 0 × 102 m (D) 7, 0 × 102 m (E) 7,5 × 102 m

08. (UCS) Uma composição ferroviária de 20 vagões cada um com 1 m de comprimento, desloca-se a uma velocidade constante de 17 m/s. O tempo gasto pela composição para ultrapassar uma ponte de 120 m de comprimento vale, em s, (A) 7 (B) 10 (C) 13 (D) 15 (E) 20

Testes para quem quer mais – Mecânica unificado 2

09.Uma partícula tem o gráfico x · t do seu movimento retilíneo dado pela figura abaixo:

Analise as seguintes afirmações: I -Ela partiu da origem. I -Seu movimento é sempre no sentido positivo da trajetória.

I -Nos intervalos (3 s, 5 s) e (7 s, 9 s), ela se move no sentido negativo.

IV -Ela parou nos instantes 1 s, 5 s e 9 s . V -A partícula passou 4 vezes pela posição x = 3 m.

VI -Depois de 9 s ela está a 1 m de onde partiu. VII -Seu deslocamento em 9 s foi de 1 m. VIII -A distância que ela percorreu em 9 s foi de 1 m.

10.(UFRGS) O movimento de um corpo material sobre um eixo retilíneo é representado no gráfico abaixo, em que estão relacionados a posição “x” e o tempo “t”.

Afirma-se o seguinte: I -depois de 6s, o móvel retornou à posição de origem.

I -no intervalo de tempo 4 a 5, a velocidade era negativa.

I -no instante t = 3s, o móvel estava parado. IV -nos intervalos de tempo 0 a 1, 2 a 4 e 5 a 6, o movimento foi uniforme.

Estão corretas (A) todas (B) I e I (C) I e II (D) I e IV (E) I e IV

1.(PUCPR) De dois pontos A e B, conforme a figura, partem simultaneamente duas partículas em movimento retilíneo uniforme com velocidade de 15 m/s e 5 m/s.

A que distância do ponto A elas se encontram? (A) 20 m (B) 60 m (C) 40 m (D) 30 m (E) 80 m

12.(PUCCamp-SP) Dois carros se deslocam numa pista retilínea, ambos no mesmo sentido e com velocidades constantes. O carro que está na frente desenvolve 20 m/s e o que está atrás desenvolve 35 m/s. Num certo instante, a distância entre eles é de 225 m. A partir desse instante, que distância o carro que está atrás deve percorrer para alcançar o que está na frente? (A) 100 m. (B) 205 m. (C) 225 m. (D) 200 m. (E) 525 m.

13.Dois carros A e B se movem numa mesma estrada, retilínea, na mesma direção e sentido, com veloci- dades constantes VA = 40 km/h e VB = 70 km/h. Num determinado instante, estão a 15 km um do outro, estando B à frente de A; ao final de 90 minutos, contados a partir deste instante, a distância entre eles será de (A) 165 km (B) 180 km (C) 45 km (D) 60 km (E) 75 km

14.Considere o gráfico do movimento de um barco, dado abaixo, e analise as afirmações:

unificado 3

I -entre 0 e t1 o móvel estava parado. I -entre t1 e t3 o móvel sempre andou para trás.

I -entre t2 e t4 mudou o sentido de movimento do móvel.

Estão corretas (A) só a I. (B) só a I. (C) só a I. (D) duas delas. (E) nenhuma.

15.O gráfico abaixo representa o movimento em linha reta de um corpo; a partir do gráfico é correto afirmar que:

I -o móvel anda no sentido positivo (para a frente) I -o seu deslocamento foi negativo I -não se sabe a posição do móvel no instante t = 0

Estão corretas (A) I e I (B) I e II (C) só a I (D) só a I (E) nenhuma

16. Quando dois móveis se movimentam, constrói-se os seus gráficos da posição x pelo tempo t, conforme o diagrama abaixo.

Assim, nota-se que:

(A) suas velocidades são iguais em t1 (B) a velocidade de B é variável.

(C) a velocidade de A está aumentando. (D) seus movimentos são curvilíneos. (E) estão corretas as opções b e c.

17.Qual(is) gráfico(s) seguintes é(são) correto(s) para um movimento uniformemente variado

(A) 1, 2 e 3(D) 1, 5 e 6 (B) 2, 4 e 6(E) só o 4 (C) 3, 4 e 5

18. Um corpo, que já está em movimento, recebe uma aceleração constante de 3 m/s2 , no mesmo sentido do movimento durante 6 s e percorre 6 m enquanto está sendo acelerado. Qual a velocidade do corpo, ao final deste intervalo de tempo? (A) 18 m/s (B) 2 m/s (C) 29 m/s (D) 20 m/s (E) 84 m/s

unificado 4

21. Qual a velocidade final de um móvel que parte do repouso e percorre 2.250 m em 30 s, em MRUV? (A) 15 m/s (B) 150 m/s (C) 7,5 m/s (D) 75 m/s (E) falta saber a aceleração

2. Um móvel que se move a 18 km/h é subitamente acelerado e passa a se mover em MRUV com aceleração de 4 m/s2; que distância ele percorrerá em 0,1 min após o momento em que foi acelerado? (A) 102 km (B) 72 m (C) 0,2 m (D) 1,8 km (E) 102 m

23. (ULBRA) Um avião aproxima-se da pista do aeroporto e pousa com velocidade de 40 m/s , percorrendo 800m até parar. Sendo uniforme a redução da velo-cidade, o avião apresentará aceleração, em m/s2, igual a (A) -2. (B) -1. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

24.(UFRGS) Os gráficos mostram o resultado de um estudo sobre as variações de velocidade e aceleração de um nadador durante um ciclo de nado de peito.

(Parte 1 de 3)

Comentários