Física - Testes Cinemática

Física - Testes Cinemática

(Parte 1 de 2)

unificado 1

Testes para quem quer mais – Cinemática

01.(UEGO) Um carro parte de Pires do Rio para Anápolis às 7:0 h para um compromisso às 9:0 h a uma velocidade média de 90 km/h. No meio do caminho houve um imprevisto que durou meia hora.

A distância entre as duas cidades é de 153 km. (A)Por causa do imprevisto, o carro chegou com um atraso de 15 minutos.

(B)Observando a figura, podemos dizer que o vetor que liga Pires do Rio a Anápolis e o vetor que liga Iporá a Santa Helena são paralelos entre si, têm sentidos opostos e têm o mesmo módulo.

(D)Um carro reboca um outro numa parte retilínea e sem inclinação de uma dessas estradas a uma velocidade constante. A resultante das forças aplicadas no carro da frente é nula mas, para o carro de trás, a resultante é a tração exercida pelo cabo que liga os carros.

(E)Na rodovia entre Anápolis e Goiânia há várias placas de limite de velocidade indicando a velocidade em “km”. As pessoas responsáveis pelas placas não precisam se preocupar porque essa maneira de indicar a velocidade também está correta.

02.(U.F. Pelotas-RS) Uma pedra é lançada para cima, como mostra na figura e, após 6 s, retorna ao solo.

Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s2, o gráfico que representa a posição da pedra em função do tempo é:

(A)(D)
(B)(E)

unificado 2

04.(U. Católica Dom Bosco-MS) A palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as várias grandezas físicas, há as escalares e as vetoriais. A alternativa que apresenta apenas grandezas escalares é: (A) temperatura, tempo, quantidade de movimento e massa.

(B) tempo, energia, campo elétrico e volume. (C) área, massa, energia, temperatura e impulso. (D) velocidade, aceleração, força, tempo e pressão. (E) massa, área, volume, energia e pressão.

05.(I.F. Viçosa-MG) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma. Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é: (A)A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

(B)Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

(C)Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós,estudantes, estejamos em repouso.

(D)A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos meus colegas, quanto em relação ao professor.

(E)Mesmo para o professor, que não pára de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.

06.(U. Católica-DF) Para buscar um vestido, Linda tem que percorrer uma distância total de 10 km, assim distribuída: nos 2 km iniciais, devido aos sinaleiros e quebra-molas, determinou que poderia gastar 3 minutos. Nos próximos 5 km, supondo pista livre, gastará 3 minutos. No percurso restante mais 6 minutos, já que se trata de um caminho com ruas muito estreitas. Se os tempos previstos por Linda forem rigorosamente cumpridos, qual será sua velocidade média ao longo de todo o percurso? (A) 50 km/h(D) 1 m/s (B) 1,2 km/h(E) 60 km/h (C) 20 m/s

07.(FEI-SP) Devido às chuvas, a vazão de água em um rio em função do tempo obedece ao gráfico abaixo.

À jusante do rio existe uma usina hidrelétrica com uma represa de capacidade total de 500.0 m3 de água, que se encontra com 40% de sua capacidade. Quanto tempo será necessário para que a represa fique em sua cota máxima se suas máquinas estiverem paradas para manutenção? (A) 14 dias(D) 06 dias (B) 10 dias(E) 05 dias (C) 08 dias

08.(U.E. Londrina-PR) Sabe-se que o cabelo de uma pessoa cresce em média 3 cm a cada dois meses. Supondo que o cabelo não seja cortado e nem caia, o comprimento total,após terem se passado 10 anos será: (A) 800 m(D) 1800 m (B) 1200 m(E) 150 m (C) 1000 m

09.(Vunesp) Mulher dá à luz bebê gerado no intestino

“CAPÃO BONITO - Carmen Abreu, de 29 anos, deu à luz um menino de 2,3 quilogramas,gerado no intestino. O parto foi realizado no dia 8, na Santa Casa de Capão Bonito, a 230 quilômetros da capital. O caso raro de gravidez extra-uterina só foi ontem divulgado pelo hospital. O óvulo fecundado, em vez de descer pela trompa e alojar-se no útero, entrou na cavidade abdominal, fixando-se na alça intestinal. Mãe e bebê passam bem.” Neste artigo, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo de 06/03/2001, aparecem várias grandezas físicas das quais podem-se destacar: (A) tempo, distância e massa. (B) data, distância e massa. (C) tempo, distância e peso. (D) data, distância e peso. (E) tempo, data e distância.

10.(UFR-RJ) Considere uma aeronave viajando a 900 km/h em movimento retilíneo e uniforme na rota Rio-Salvador. Num dado trecho, o tempo médio gasto é de aproximadamente 75 minutos. Entre as alternativas abaixo, a que melhor representa a distância percorrida pela aeronave no determinado trecho é: (A) 1025 km(D) 975 km (B) 675 km(E) 1125 km (C) 1875 km

unificado 3

1.(U.E. Londrina-PR) Um pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5 m/s. A velocidade desse animal em km/dia é: (A) 13,8(D) 1,80 (B) 48,3(E) 4,30 (C) 43,2

12.(FEI-SP) Um trem de 200 m de comprimento atravessa completamente um túnel de 1.0 m em 1 min. Qual é a velocidade média do trem? (A) 20 km/h(D) 180 km/h (B) 72 km/h(E) 200 km/h (C) 144 km/h

13.(UFR-RJ) “Maurice Greene, o homem mais rápido do

Planeta”. Ex-vendedor de hambúrger bate o recorde mundial dos 100 metros em Atenas. Não faz muito tempo, Maurice Greene era um dos muitos adolescentes americanos que reforçavam o orçamento familiar vendendo hambúrgeres em Kansas City, sua cidade. Mas ele já corria desde os 8 anos e não demorou a descobrir sua verdadeira vocação. Trocou a lanchonete pela pista de atletismo e ontem tornou-se o homem mais rápido do planeta ao vencer os 100 metros do meeting de Atenas, na Grécia, estabelecendo um novo recorde mundial para a prova. Greene,de 24 anos, correu a distância em 9 s 79, superando em cinco centésimos de segundo a marca anterior (9 s 84), que pertencia ao canadense Dono Van Bailey desde a final olímpica de Atlanta,em julho de 1996. Jamais um recordista conseguira tal diferença desde a adoção da cronometragem eletrô- nica, em 1978.O Globo, 17 de junho de 1999.

Com base no texto acima, pode-se afirmar que a velocidade média do homem mais rápido do planeta é de aproximadamente: (A) 10,21 m/s(D) 10,40 m/s (B) 10,58 m/s(E) 10,96 m/s (C) 10,62 m/s

14.(Vunesp) Nas provas dos 200 m rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posições diferentes na parte curva da pista e não podem sair de suas raias até a linha de chegada. Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos os atletas, o (A)espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes.

15.(Univali-SC) No grande prêmio da Austrália de 1999, na cidade de Melbourne, o piloto brasileiro Pedro Paulo Diniz da escuderia SAUBER foi o 12º. colocado. Em uma das voltas alcançou a velocidade de 1800 metros em 16 segundos. Neste caso, a sua velocidade em km/h foi de: (A) 450 (B) 210 (C) 405 (D) 380 (E) 360

16.(UEMS) Com base no gráfico, referente ao movimento de um móvel,podemos afirmar que:

17.(UFRGS) Um automóvel, A, faz o percurso de ida e de volta sobre o mesmo trecho, de 20 km, de uma rodovia. Na ida sua velocidade média é de 60 km/h e na volta sua velocidade média é de 40 km/h, sendo tA o intervalo de tempo para completar a viagem.Outro automó- vel, B, faz o mesmo percurso, mas vai e volta com a mesma velocidade média, de 50 km/h, completando

Qual é a razão tA/tB entre os citados intervalos de tempo?

(A) 5/4 (B) 25/24 (C) 1 (D) 25/28 (E) 5/6

unificado 4

18.(U.F. Santa Maria-RS) No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea,em função do tempo.

Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo: (A)aumenta no intervalo de 0 s a 10 s; (B)diminui no intervalo de 20 s a 40 s; (C)tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo;

19.(UFRGS) O gráfico de velocidade (v) contra tempo (t), mostrado ao lado, representa, em unidades arbitrárias, o movimento retilíneo de uma partícula.

percorrida pela partícula no intervalo de tempo (Δt2), é: (A) 3(D) 1/2

(B) 2(E) 1/3 (C) 1

20.(Unifor-CE) Um trem parte às 16 h de uma sexta-feira para uma viagem de 500 km. Sabe-se que esse trem, quando em movimento, mantém uma média de velocidade de 50 km/h e que, devido ao descarrilamento de outro trem, ficou parado no meio do percurso durante 12 horas. Nessas condições, o trem chegou ao destino às: (A) 12 h de domingo. (B) 2 h de domingo. (C) 16 h de sábado. (D) 14 h de sábado. (E) 2 h de sábado. 21.(U.F. Viçosa-MG) Em relação ao movimento de uma partícula, é correto afirmar que: (A)sua aceleração nunca pode mudar de sentido, sem haver necessariamente mudança no sentido da velocidade.

(B)sua aceleração nunca pode mudar de direção sem a mudança simultânea de direção da velocidade.

(C) quando sua velocidade é nula em um determinado instante, a sua aceleração será necessariamente nula neste mesmo instante.

(D) um aumento no módulo da sua aceleração acarreta o aumento do módulo de sua velocidade.

(E) quando sua velocidade é constante, a sua aceleração também é constante e não nula.

2.(Unifor-CE) Sendo fornecido o gráfico das posições em função do tempo para certo movimento, a velocidade escalar média entre 0 e 8,0 s vale, em m/s,

(A) 0,25 (B) 0,50 (C) 1,0 (D) 2,0 (E) 2,5

unificado

(Parte 1 de 2)

Comentários