Física - Testes Eletrodinamica

Física - Testes Eletrodinamica

unificado 1

01.O gráfico abaixo representa a carga que atravessa uma secção do fio em função do tempo.

(A) 2(B) 4 (C) 6 (D) 8 (E) 1

Qual é, em Ampère, a corrente elétrica no fio?

02.(UFRGS) O gráfico abaixo representa a intensidade da corrente elétrica i em um fio condutor em função do tempo transcorrido t.

(A) 18(B) 6 (C) 9 (D) 12 (E) 3

Qual a quantidade de carga, em Coulomb, que passa por uma secção do condutor nos dois primeiros segundos?

03.(UFRGS) O gráfico abaixo representa a intensidade de corrente elétrica i em função do tempo t em dois condutores, X e Y.

Sendo qx e qy as quantidades de carga elétrica que passam durante os quatro primeiros segundos por uma secção transversal dos condutores X e Y, respec- tivamente, qual a diferença qx-qy, em coulomb? (A) 1

(B) 2. (C) 3. (D) 4 (E) 8.

04.(PUC) O gráfico abaixo representa a corrente elétrica i em função da diferença de potencial V aplicada aos

Qual a relação R2 ?R1(A)

3 (D) 2

(B) 1

2 (E) 3

(C) 1

de um lugar para o outro.

05.(UFRGS) Selecione a alternativa que supre as omissões nas frases seguintes: 1.Corrente elétrica é o resultado do movimento de

tantoa sua resistência elétrica.

2.Quando maior o comprimento de um condutor,

um circuito é diretamente proporcional ae
inversamente proporcional a

3.De acordo com a lei de ôhm, a corrente que flui em

(A) cargas, maior, tensão, resistência. (B) nêutrons, menor, tensão, resistência. (C) prótons, menor, tensão, resistência. (D) cargas, maior, resistência, tensão. (E) elétrons, maior, resistência, tensão.

Testes para quem quer mais – Eletrodinâmica

unificado 2

06.(PUC) Cinco materiais diferentes foram submetidos a tensões elétricas variáveis, enquanto eram medidas as intensidades de corrente correspondentes. Resultaram os seguintes gráficos da corrente I em função da tensão V:

O único material que se comporta de acordo com a lei de Ohm é o do gráfico (A) I.(D) IV. (B) I.(E) V. (C) I.

07.(PUC) Uma pilha mantém uma ddp em um fio de cobre no qual é estabelecida uma corrente elétrica constante. Substituindo este fio por outro, também de cobre, de mesmo comprimento, mas de diâmetro duas vezes maior, verifica-se que a corrente elétrica (A) se reduz à metade. (B) permanece constante. (C) duplica. (D) triplica. (E) quadruplica.

08.(PROGESA) Dois resistores cilíndricos, de mesmo material e à mesma temperatura, têm respectivamen- te comprimento “l1” e l2 = 2l1, e áreas de secção retas

09.(PUC) Um fio de ferro homogêneo de comprimento 2 metros tem área de secção transversal de 20 · 10–4 m2. Sabendo que a sua resistividade é 1,7 · 10–8 Ω · m, o valor da resistência do fio, em ohms, é de:

10.(PUC) Um fio metálico cilíndrico possui uma resistência de 10 Ω. Por um processo adequado estica-se o fio de maneira que seu comprimento duplique, sem modificar sua forma, massa específica e resistividade. Após o processo, o fio terá uma resistência de: (A) 5 Ω. (B) 10 Ω. (C) 20 Ω. (D) 30 Ω. (E) 40 Ω.

1. (PUC) Um arame de cobre de 5m de comprimento e secção uniforme foi passado numa fieira e alongado para 10m de comprimento. Admitindo-se que a resistividade do material, não foi afetada a resistência do arame de ponta a ponta ficou (A) dobrada. (B) reduzida à metade. (C) a mesma. (D) quatro vezes maior. (E) quatro vezes menor.

12.(PUC-SP) Um resistor é ôhmico até 100 V, tendo resistência de 6 Ω. Aplica-se ao mesmo uma ddp de 30 V e, depois, de 60 V. A variação ocorrida na resistência do resistor é de: (A) 3 Ω. (B) zero. (C) 6 Ω. (D) 9 Ω. (E) 12 Ω.

13.(UFRGS) Os fios comerciais de cobre, usados em ligações elétricas, são identificados através de números de bitola. À temperatura ambiente, os fios 14 e 10, por exemplo, têm áreas de seção reta igual a 2,1 mm2 e 5,3 mm2, respectivamente. Qual é, àquela tempera- tura, o calor aproximado da razão R14/R10 entre a resistância elétrica, R14 de um metro de fio 14 e a resistência elétrica, R10, de um metro de fio 10? (A) 2,5.(D) 0,7.

(B) 1,4.(E) 0,4. (C) 1,0.

unificado 3

14. (CESCEM-SP) A potência dissipada em um condutor de resistência R em cujos terminais é mantida a ddp U, quando a intensidade de corrente é i, pode ser dada por I - U/R ou Ui I - U2/R, mas não Ui. I - U2/R ou Ri2 (A) só a I é correta. (B) só a I é correta. (C) todas são corretas. (D) todas são incorretas. (E) I e II são corretas.

15.(PUC) O Coulomb, o Joule, o Volt, o Weber, o Watt são, no Sistema Internacional, respectivamente, as unidades de medida das grandezas (A)carga elétrica, tensão elétrica, potência, energia e campo elétrico.

(B)carga elétrica, energia, tensão elétrica, fluxo magnético e potência.

(E)carga elétrica, energia, corrente, campo elétrico e potência.

16. (UFRGS) Um resistor ôhmico cuja resistência não varia com a temperatura, dissipa 60 W quando ligado em 220 V. Se este mesmo resistor for ligado em 110 V, a potência, em watt, que ele dissipará será (A) 15. (B) 30. (C) 60. (D) 120. (E) 240.

17.(PUC) Para responder à questão seguinte, considerar o circuito onde R é uma resistência variável com um cursor C e a fonte ideal fornece tensão constante.

O gráfico que representa a potência P, dissipada pelo resistor R, quando o cursor se move de A para B é

18. Uma lâmpada de 60 W-220 V, ligada a uma fonte de 110 V, tem a sua potência dissipada (A) inalterada. (B) duplicada. (C) reduzida à quarta parte. (D) reduzida à décima parte. (E) reduzida à metade.

19. (UCPEL) Um chuveiro elétrico para 110 V possui uma resistência de 5,5 ohms. Para adaptá-lo ao uso em 220 V, sem alterar a sua potência, deve-se substituir a resistência por outra de (A) 2 ohm. (B) 5,5 ohm. (C) 1 ohm. (D) 4 ohm. (E) n.r.a.

Gabarito

01. A02. D03. A04. E05. A06. D07. E08. E 09. C10. E11. D12. B13. A14. B15. B16. A 17. A18. C19. A

Comentários