Apostila Inventor

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(Parte 1 de 4)

Todos direitos reservados, Copyright 2005

Apostila de Treinamento Autodesk Inventor 10

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

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Capítulo 01 – Iniciando o Autodesk Inventor1
Capítulo 02 – Utilizando Projects2
Para um New Autodesk Vault Project2
Para criar um Single User project2
Desmistificando o Project2
Capítulo 03 – Arquivos e Interface Gráfica5
Área de Trabalho6
Standard Bar7
Propriedades do Sketch8
Capítulo 04 – Ferramentas do Panel Bar - Desenho 2D (Sketch)9
Contraint - Aplicando Restrições na SKETCH12
Capítulo 05 – Ferramentas 3D (Features)17
Capitulo 06 – Exercício de Modelagem27
Capítulo 07 – Ferramentas para trabalho em Chapas (Sheet Metal)30
Ferramentas do Sheet Metal31
Capítulo 08 – Exercício de Chapas39
Planos de Trabalho40
Capitulo 09 – Ferramentas de Montagem (assembly)46
Ambiente de montagem46
Assembly Features53
Trabalhando Representação de Vistas e Posições de Montagem54
Recursos de Movimentação de Mecanismos e por Contato57
Simulação de Mecanismos57
Criação de AVIs58
Ferramentas de Seleção e de Isolação58
Capitulo 10 - Exercícios de montagem (iam)60
Criando uma montagem a partir de peças já modeladas60
Adicionando Restrições na Montagem61
Grau de Liberdade62

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Capitulo 1 – Soldas70
Preparação70
Grupo de Solda71
Capitulo 12 – Exercícios de Soldas74
Usinagem75
Capitulo 13 – Vista Explodida7
Capitulo 14 – Ferramentas de Detalhamento (Drawing)79
Drawing Views Panel79
Drawing Annotation Panel82
Adicionando Tolerâncias87
Customizando o Estilo e o Formato87
Alterando o Formato89
Criando um novo Selo Padrão89
Importando Arquivos Dwg89
Criando bordas padrão (Bordes)90
Capitulo 15 - Manipulação e Gerenciamento de Arquivos no Autodesk Inventor90
Pack and Go90
Compact Files91

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Autorizando o Autodesk Inventor

Para autorizar o seu Autodesk Inventor você pode seguir as instruções do software que ele automaticamente se registrará, outra maneira é através, do telefone: 0800-891-2663 e solicitar o código de autorização, fornecendo o Serial Number, Request Code e a Razão Social da sua Empresa.

Capítulo 1 – Iniciando o Autodesk Inventor

Ao iniciarmos o Autodesk Inventor aparecerá a caixa de diálogo Quick Start. Nessa caixa encontramos 04 escolhas de recursos que são:

Getting Started: Você pode ver o que tem de novo nesta versão, além de tópicos de ajuda. New: Aqui você encontrará os 06 ambientes de trabalho do Autodesk Inventor. Open: Onde você pode escolher entre os arquivos já criados. Projects: Onde você cria e utiliza o tipo de gerenciador de arquivos para o seu novo projeto. Nota: Usa-se o comando OPEN e Save As para importar e exportar arquivos para outros softwares.

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Capitulo 2-Utilizando Projects

Você usa o project para gerenciar e especificar onde os dados de projeto são armazenados, onde você edita peças, como as peças podem ser alcançadas, quantas versões de peças são mantidas, quando você a conserva, e outros ajustes.

No wizard você seleciona etapas que especificam o tipo de project, o nome do projeto, a posição do workgroup ou o espaço de trabalho (dependendo do tipo do projeto), e uma ou mais bibliotecas.

Para um New Vault Project

Você deve ter instalado o Autodesk Vault antes de criar um Project do vault. Este tipo de projeto serve para grupos de trabalhos, que trabalham no mesmo projeto simultaneamente. Assim o Vault fará um gerenciamento de trabalho com ajustes adicionais, incluindo o nome e a posição o vault, um workspace especificado onde você cria e edita peças, e de uma ou mais bibliotecas.

A principal diferença entre uma peça no Project simples e do vault é que os caminhos de localização de busca do Workgroup não estão disponíveis. Você deve consolidar todas as pastas do projeto sob o único caminho de busca do workspace para o Project. O workspace é o local da pasta mapeada correspondente do vault. O espaço de trabalho pode ser uma única pasta, ou pode incluir uma hierarquia dos subprojetos para ajudar e organizar o Project (projeto). Além disso, você deve especificar alguns dados a mais no Vault Options:

• Vault Server: O nome do computador que abriga o vault, onde este projeto será adicionado. O nome pode ser um nome de computador ou um IP ADDRESS.

• Vault Name: O nome do vault onde este projeto será adicionado.

• Vault Project: O nome deste projeto tem que estar precedido por $/. o nome deve combinar com o nome que você deu entrada no wizard do projeto.

• Virtual Folder: É a localização da pasta através do iPublisher Streamline. Esta posição deve estar em um usuário comum e mapeado com um caminho de UNC (por exemplo, o \\Server\\Share \.) opcional.

Para um Single User Project:

Este se destina ao trabalho local, assim você é o único capaz de criar e editar peças e conjuntos neste projeto. No entanto, ainda sim, pode-se usar bibliotecas ou arquivos de outros projetos.

Desmistificando o Project:

Type: Indica o tipo de projeto. Location: Indica o local onde esta o seu arquivo project (.ipj). Included file: Neste você pode indicar um arquivo existente (.ipj), que você utilizará neste project. Use Styles Library: Indica se você quer ou não utilizar a biblioteca de estilos. Com a opção padrão somente leitura. Libraries: Indicará as bibliotecas que você inseriu neste project. Frequently Used Subfolders: Indica as sub-pastas do seu project. Folder Options:

Styles Library: Indica o caminho da biblioteca de estilos. Templates: Indica o caminho onde estão os templates. Content Center Files: Indica o caminho da biblioteca interna do Autodesk Inventor.

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Options:

Old Versions To Keep On Save: Indica o numero que será guardado na pasta /OldVersions Using Unique File Names: Você pode escolher se vai usar arquivos com o mesmo nome ou não, é recomendado que não se use.

Name: Indica o nome do project. Shortcut: Indica o nome do atalho do project. Owner: Indica quem é o administrador do project. Realease ID: Identifica a versão dos dados de projeto lançados. Todos estes campos podem ser alterados, com o auxilio dos botões no lado direito.

Neste modulo veremos o New Single User Project. Selecione na caixa de entrada a opção “Projects” Clique em NEW na caixa de diálogo a seguir

Abrirá uma caixa de diálogo onde será feita a escolha de tipo de projeto será usado.

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New single user project: para criar um projeto simples e clique em Next Name: Informe o nome do projeto. Project (Workspace) Folder: Clique em Browse for project location. Procurar pasta: Selecione a pasta onde serão salvos os arquivos do novo projeto.

Selecione os caminho de bibliotecas e clique em Finish.

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Capitulo 3- Arquivos e Interface Gráfica

Devido à praticidade de se desenvolver trabalhos com as ferramentas específicas para cada tarefa, o Inventor é dividido em diferentes ambientes. Esses ambientes por sua vez diferenciam-se pelas extensões conforme segue:

Documentos de modelagem de chapas (sheet metal): .ipt

Documentos de montagens e simulação de mecanismo (assembly): .iam

Documento de detalhamento/desenho 2D (drawing): .idw

Documento de apresentação/vista explodida e simulação de montagem (presentation): .ipn

Documentos de modelagem de peças (part): .ipt

Documento de solda (weldment): iam

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Desta forma devemos em primeiro lugar escolher o tipo de arquivo no qual vamos trabalhar e em seguida acessá-lo através de um duplo clique no ícone, ou através da sua seleção e um clique no botão OK.

Acessaremos nesse momento o módulo part, para a criação de componentes. Duplo clique no ícone do quick start entraremos direto em um “sketch”.

Area de Trabalho:

A modelagem 3D paramétrica baseia-se na construção de operações tanto de adição quanto de subtração de material no objeto a ser modelado. Para isso devem-se ser construídos “sketches”, ou seja, desenhos 2D que determinem essas operações.

Antes de iniciarmos a parte da construção vamos conhecer a tela geral do software.

Onde:

Barra Menu: Nela se encontram todos os comandos, botões de Help Topics, Visual Syllabus e o Recover.

Help Topics: Com ele você pode ter toda ajuda necessária no Autodesk Inventor. Visual Syllabus: Utilizado para visualizar vídeos com demonstrações de utilização de comandos. Recover: Quando habilitado, mostra erros que foram encontrados no arquivo.

Barra Menus Standard Bar

Browse Bar Panel Bar

Área de Trabalho

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Standard Bar: nela encontram-se os comandos de navegação, visualização.

Encontra-se nesta barra os comandos:

New: Criar um novo arquivo. Open: Abrir um arquivo já existente.

Save: Salvar arquivo. Undo: Desfazer. Redo: Refazer

Select Tool: Seta a prioridade da seleção de elementos na janela gráfica. Feature priority: Seleciona toda feature (3D).

Select faces and edges: Seleciona apenas as faces desejadas, para selecionar mais de uma face deixe pressionado shift, e selecione faces desejadas.

Select sketch features: Selecionam elementos do sketch, linhas do sketch.

Return: Modifica o ambiente de desnho.

Sketch 2D: Ativa o modo de sketch quando você esta criando ou editando um part. Sketch 3D: Ativa as Ferramentas para sketch 3D.

Update button: Realiza a atualização de alguma alteração realizada no modelo;

Zoom All: Mostra todo a sketch ou feature na tela, caso no sketch 2D haja elementos fora dos limites, estes também serão mostrados.

Zoom Window: Mostra a imagem definida por uma janela indicada por dois pontos em diagonal.

Zoom In-Out (F3): Permite a manipulação do Zoom de forma automática, bastando pressionar o botão direito do mouse e arrastar o cursor para cima (afasta o desenho) e para baixo (aproxima o desenho).

Pan View (F2): Os elementos contidos na janela são movidos na mesma direção do cursor, basta estar com o botão direito do mouse pressionado e movimentá-lo na direção desejada.

Zoom selected: preenche a tela com o tamanho do máximo de uma face selecionada.

Dynamic Rotate (F4): Gira objetos dinamicamente. Uma imagem circular com linhas nos quadrantes e no centro aparece para girar livremente as peças. Para girar uma peça acione o comando Rotate, pressionando com o botão direito do mouse, arraste o mouse para girar a peça.

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Look at: Muda seu ponto de vista como se você estivesse olhando paralelo a um plano, ou gira o ponto de vista para ser horizontal a uma borda. Clique no botão, selecione então um plano ou borda.

Display Options: Com três opções para mostrar as peças 3D: Shade Display (Exposição de Shade), Hidden Edge Display (Exposição das Bordas Escondidas), Wireframe Display (Exposição do de Wireframe). Você pode escolher visualização e melhor para você. Cada modalidade de exposição é descrita em seguida.

Shade Display: Mostra objetos na cor ou no material que foram atribuídos. Hidden edge display: Mostra objetos e as bordas invisíveis das outras peças. Nas peças e nos conjuntos complexos, esta exposição pode prejudicar a visualização.

Wireframe: Expõe somente o esboço dos objetos. Na exposição do wireframe os objetos não são protegidos.

Camera Views: Você pode ajustar seu ponto de vista para melhor visualização. Com duas projeções Orthographic Câmera e Perspective Câmera.

Shadow: Para uma vista realística,você pode escolher em ter sombras indicadas no display. Selecione sombra de sua escolha.

Propri

Propriedades do Sketch (modo Sketch):

Construction: Utilizada como linha auxiliar de referencia na construção de sketch, mas não faz parte da geometria desse sketch.

Centerline: Utilizada para representar a linha de centro do sketch. Indispensável para o comando Revolve.

Center Point: Utilizado para tornar um ponto da linha como ponto de centro para um furo. Driven Dimension: Utilizado para tornar uma cota como referencia.

Propriedades do Model (modo Model):

Analyze Faces: Mostra uma analise feita no padrão zebra para visualizar a continuidade da superfície

Caixa de texturas: Caixa de seleção de uma textura para o sólido. Propriedades do Assembly (modo Assembly):

Component Opacity: Determina que componentes indiquem no estilo opaco quando uma seção transversal do conjunto for indicada.

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Capítulo 04 – Ferramentas do Panel Bar - Desenho 2D (sketch)

Para fazermos um sólido precisamos partir de uma geometria 2D chamada genericamente de sketch. Quando entramos em um arquivo de peça já estamos no modo sketch. Você observa isto olhando no browser a presença de sketch.

Abaixo, segue a descrição dos ícones ativos no modo Sketch: NOTA:

Para utilizar os comandos de Sketch basta selecionar o comando, clicar no primeiro ponto desejado (na área de trabalho), arrastar o mouse, sem o botão pressionado, e depois clicar no ponto em que se deseja finalizar a forma.

Line(L): Com o comando traçamos linhas em geral, e podemos contar também com um recurso inovador do software onde podemos traçar linhas e arcos sem precisarmos sair do comando line, Para isso, apenas movimentamos o mouse, com o botão pressionado no sentido circular, e você visualizará o comando a ser utilizado.

Spline: Utilizado para traçar uma curva complexa cujos parâmetros de entrada são conjuntos de pontos dentro de uma determinada tolerância de ângulo. E os ângulos são determinados através do início e fim dos segmentos.

Center point circle(Shift+C): Utilizado para desenhar círculos a partir do centro e um determinadoraio.

Tangent circle: Utilizado para gerar um circulo tangente entre três arestas.

Ellipse: Utilizado para gerar uma elipse partindo do centro e determinando dois raios diferentes.

Three point arc: Utilizado para criar um arco através de três pontos, determinando primeiramente os dois pontos extremos e depois determine a crista do arco

Tangent arc: Utilizado para gerar um arco que partirá de um dos pontos linha tangente e posteriormente determinaremos o outro ponto.

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Center point arc: Utilizado para determinar primeiro o ponto central e depois os extremos, sempre no sentido horário.

Two point rectangle: Utilizado para desenhar através de dois pontos um retângulo.

Three point rectangle: Utilizado para criar um retângulo através de três pontos, sendo que os dois primeiros determinaram um seguimento de reta e o terceiro representará uma distância no sentido perpendicular ao seguimento.

Fillet e Chamfer: Utilizado para transformarmos cantos retos em cantos arredondados ou chanfrados.

Point, hole center: Utilizado para criar pontos de referência ou como centro de uma furação.

Polygon : Cria um polígono com o número de lados indicado e posteriormente pode ser dimensionado.

Mirror: Este comando possibilita “espelhar” linhas e arestas. Para isso, precisamos ter uma linha base que funcione como a linha de centro.

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Rectangular Pattern: Copia sketchs ao longo dos eixos x e y. O número de cópias e as distâncias são setadas. Igual ao “array” do Autocad.

Circular Pattern: Copia sketchs ao longo de um raio determinado. O número de sketchs, o ângulo e o raio são setados.

Offset: É utilizado para casos em que necessitamos de uma cópia maior ou menor que a original seguindo a mesma linha de contorno. Posteriormente aplicamos a distância do Offset. O comando offset possui duas formas: “loop” e “single”. Para acessá-las clique no comando offset e na tela clique com o botão direito e selecione ou não a opção “loop”.

General Dimension (D): Comando utilizado para dimensionar esboços básicos, e com aplicação de um ponto fixo que possibilitará visualizarmos quantas dimensões falta para restringir nosso projeto. Neste comando aplicaremos as devidas proporções ao desenho informando dois pontos extremos ou partindo de uma aresta existente. Temos com opção dimensionarmos ângulos, arestas verticais ou horizontais, diâmetros, raios, arestas paralelas ou alinhadas.

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Auto Dimension: Adiciona dimensões automaticamente até restringir totalmente um sketch.

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