CURRÍCULO ESCOLAR - SIMULADO 2011

CURRÍCULO ESCOLAR - SIMULADO 2011

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01. Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte:

(A) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática.

(B) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

(C) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando à formação espiritual do educando.

(D) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades socioculturais das comunidades.

(E) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira.

02. Tendo como base a definição de currículo oculto, amplamente difundida entre os teóricos da educação, pode-se afirmar que, o que se percebe e aprende nele são

(A) conteúdos culturais apresentados aos alunos de cada série sob o ponto de vista de temas interdisciplinares.

(B) conhecimentos sistematizados de forma gradual. (C) conteúdos programáticos oriundos dos livros didáticos.

(D) fatos e fenômenos da ciência e da atividade cotidiana. (E) atitudes, comportamentos, valores e orientações.

03. O Currículo, de acordo com a legislação educacional vigente, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, para a atividade produtiva e deve ainda valorizar experiências subjetivas. Nessa perspectiva, incorporam-se, como diretrizes gerais, uma proposta que

(A) promova o desporto educacional e o apoio às práticas desportivas formais.

(B) entenda a necessidade do domínio dos instrumentos de conhecimento, considerando-os como meio e fim.

(C) privilegie o desenvolvimento de diferentes habilidades.

(D) seja articulada em torno de eixos básicos orientadores para a seleção de conteúdos significativos aos alunos.

(E) valorize a orientação para o trabalho.

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04. O currículo, na área educacional, conceitua-se como um processo educativo de diálogo humano em torno dos conteúdos culturais e existenciais de interesse mútuo dos alunos e professores, mediante uma ação relativamente sistemática e em busca de uma transformação pessoal e social. Assim, podemos dizer que o currículo:

I é um processo educativo e não um momento, uma etapa.

propicia uma transformação que, na esfera pessoal, chamamos de aprendizagem. O objetivo é levar as pessoas a aprenderem os saberes, os valores, as competências, as habilidades que orientam as suas atitudes e suas relações na sociedade.

I direta ou indiretamente busca uma mudança na sociedade, partindo do nível mais imediato: a escola e a comunidade.

é um plano de estudo, uma proposta que orienta e normatiza o processo de administração curricular, proporcionando o acompanhamento e o monitoramento dessas ações, registrado em forma de documento e guardado na secretaria da escola.

São FALSAS as alternativas: (A) I. (B) I. (C) I. (D) IV. (E) Todas.

05. Muitas são as concepções de currículo que orientam as práticas pedagógicas cotidianas dos educadores. Se considerarmos o currículo como a seleção dos conteúdos a serem desenvolvidos na escola, seu planejamento envolverá

(A) a organização do seu projeto e das condições em que ele será desenvolvido. (B) a estruturação do que deverá ser ensinado e aprendido.

(C) os problemas referentes à sequência de progressão dos alunos pelas habilidades correspondentes.

(D) a organização dos processos pedagógicos e dos ambientes que os favorecem.

(E) a estruturação de todos os fatores relacionados com a prática pedagógica a fim de atingir determinados resultados.

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06. Pesquisadores do campo educacional entendem currículo escolar como:

(A) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado exclusivamente pela sociedade, sob a responsabilidade da sociedade, que gira em torno do conhecimento escolar e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.

(B) O conjunto de experiências de extraescolar, organizado pela comunidade, sob a responsabilidade exclusiva dos docentes, que gira em torno do conhecimento erudito e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.

(C) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado pela escola, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento escolar e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes.

(D) As experiências educacionais, organizado fora do contexto escolar, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento acumulado pela sociedade e que pouco contribui para formar as identidades dos estudantes.

(E) O conjunto de experiências de aprendizagem, organizado de maneira linear pela escola, sob a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento meramente acadêmico e que deixa de contribuir no processo de formação das identidades dos estudantes.

07. Concepções que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura, MEC, 2007.

Neste sentido, pode-se entender currículo como:

1. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos.

2. As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos estudantes.

3. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.

4. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.

5. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. (A) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5. (B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. (C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. (D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5. (E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

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08. No texto Indagações sobre o Currículo (MEC/SEB, 2007), são apresentados alguns tipos de avaliações que se fazem presentes nas instituições escolares. São elas:

1. a avaliação da aprendizagem dos estudantes: em que o protagonismo central é do professor.

2. a avaliação da instituição como um todo: na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo.

3. a avaliação do sistema escolar: na qual a responsabilidade principal é do poder público.

4. a avaliação da aprendizagem dos alunos: em que os protagonistas são os supervisores.

5. a avaliação do sistema escolar: em que os responsáveis são os empresários atuantes na comunidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. (A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. (B) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. (C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. (D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. (E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

09. Os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio deverão levar em conta:

(A) A difusão de valores fundamentais ao interesse social e aos direitos e deveres do cidadão.

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