Cartilha-O que devemos saber sobre medicamentos

Cartilha-O que devemos saber sobre medicamentos

(Parte 4 de 4)

Propaganda abusiva é aquela que gera discriminação, incita a violência, explora o medo e a superstição, se aproveita da deficiência de julgamento e da falta de experiência da criança, desrespeita valores ambientais e pode induzir à comportamentos prejudiciais à saúde e à segurança.

ExISTE uMA FOrMA COrrETA DE FAzEr PrOPAGANDA DE MEDICAMENTOS? existem regras e restrições e, de acordo com a legislação em vigor, apenas os medicamentos isentos de prescrição (sem tarja) podem ser veiculados nos meios de comunicação de massa. os medicamentos de tarja vermelha e preta somente podem ser anunciados para os profissionais prescritores, por meio de publicações especializadas.

OS CONSuMIDOrES PODEM DENuNCIAr PrOPAGANDAS IrrEGuLArES?

Sim, qualquer irregularidade identificada na propaganda deve ser comunicada à Vigilância sanitária, è necessário que seja informado o nome do produto, a data e local da veiculação (tV, rádio, jornal, revista ou farmácia onde foi distribuída).

As propagandas de medicamentos sem tarja devem apresentar, obrigatoriamente:

• Nome comercial • Nome da substância ativa - DCb/DCI

• Número de registro (exceção: rádio)

• Indicação

• Advertência: “Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado” • Advertência em relação à substância ativa.

---------------------------------------------------------------------------------- É proibido fazer propaganda de medicamentos com tarja vermelha ou preta nos meios de comunicação de massa. essas propagandas somente podem ser divulgadas para os profissionais médicos, dentistas e farmacêuticos, através de publicações especializadas. ----------------------------------------------------------------------------------

rEFErÊNCIAS bIbLIOGrÁFICAS rozeNfeLD, S. & PePe, V. L. e., 1992. Guia terapêutico Ambulatorial. rio de janeiro: Abrasco/Artes Médicas.

SCheNKeL e. P. Cuidados com os medicamentos. Porto Alegre: ufrGS, 1991.

Disponível em: < w.wikipedia.org.br > Acesso em 04/06/2010

Acesso em 30/06/2010

Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/homeopatia> Disponível em: < w.anvisa.gov.br > Acesso em 12/06/2010

(Parte 4 de 4)

Comentários