Apostila ANSYS Workbench

Apostila ANSYS Workbench

(Parte 2 de 6)

Para se utilizar das ferramentas para análise existentes no ambiente Design

Simulation do Ansys é imprescindível que se tenha um desenho de computador pronto e feito em qualquer um dos programas que o Ansys consiga obter informações do arquivo. Os tipos de arquivos que o Ansys consegue “ler” são aqueles feitos nos programas mostrados na figura abaixo, ou seja, UG, Parasolid, Acis, SolidWorks, Catia, Solid Edge, Mechanical Desktop e Autodesk Inventor.

Os programas podem ser associativos ou não associativos com o Ansys. Os

Programas associativos são:

Inventor R5.3, R6, … R11 Mechanical Desktop (v5 ou v6) Pro/ENGINEER 2001/Wildfire Solid Edge v12 e 14 SolidWorks 2001+, 2003 Unigraphics v18/NX Design Modeler/AGP 8

Os programas Não-Associativos são:

A vantagem de utilização de programas associativos é que os programas se comunicam entre si podendo trocar informações para sua atualização instantânea, ou seja, além de entender as mudanças de geometria da peça, o Ansys também pode importar outras informações, tais como material, por exemplo, ou enviar informações para a melhoria da peça alterando forma, material, etc.

Como foi descrito anteriormente é possível criar um novo projeto baseado em uma geometria existente no computador, para isto, basta localizar o arquivo em Browse de “Select a geometry file” e depois em “Open a new simulation” ou “Open the Project Page”.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Na figura que se segue, é mostrada a janela da opção “Open the Project

Page”, nesta janela, clicando na pasta do projeto, se tem algumas opções importantes, tais como, alterar o nome da peça, definir uma nova unidade de medida para a peça, atualizar a lista de peças existentes na pasta, incluir um novo arquivo na pasta, etc.

Ao clicar em um dos arquivos de peças existentes na pasta, outras opções aparecem, entre elas criar uma simulação. Vide figura abaixo.

Assim ao acessar o ambiente de análise do Design Simulation do Ansys pode-se iniciar as definições necessárias para a simulação da peça ou conjunto de peças, outra opção para iniciar o Ansys automaticamente com os programas associativos citados é através do próprio programa de desenho e ir direto para o ambiente de análise. Vide interface do ambiente na figura que se segue.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Simulation Wizard

Painel de Detalhes da Árvore

Painel da Árvore

Menus e Barras de Ferramentas

Janela Gráfica

Abas de Opções do Documento

Barra de Status

Na interface do ambiente do Design Simulation existem regiões distintas, conforme mostrado na figura anterior, nessas regiões se tem opções diferentes para executar procedimentos específicos.

Os Menus e Barras de Ferramentas oferecem acesso a recursos de configuração do programa, visualização do modelo, seleção de entidades gráficas, seleção de peças por nome e atualização do modelo.

No Painel da Árvore são mostrados todos os modelos de simulação existentes e nestes modelos as suas peças, também são mostradas suas definições de pré e pós processamento, ou seja, malha, materiais, áreas de contato entre as peças, condições de contorno e soluções desejadas.

No Painel de Detalhes da Árvore são mostrados todos os detalhes do item selecionado no Painel da Árvore, possibilitando alteração ou definição daquele item.

Na Janela Gráfica, podem ser mostradas a geometria, as condições de contorno, os resultados da simulação, além de prévias de impressão e relatório da simulação.

Na janela Simulation Wizard se tem opções de orientação para montagem da simulação. Esta janela pode ou não ser mostrada conforme especificação do usuário.

Nas Abas do Documento se pode alternar a janela gráfica entre geometria, prévias de impressão e relatório da simulação.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Na Barra de Status são mostradas as configurações de unidade de medidas, além de mostrar as medidas de uma determinada entidade quando selecionada, por exemplo, comprimento, área, volume.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Detalhamento das Regiões da Interface

Menus e Barras de Ferramentas Detalhadamente temos os menus e barras de ferramentas. Conforme mostrado na figura abaixo.

Na figura abaixo aparece a Barra de Ferramentas Padrão detalhada.

Os ícones mostrados na Barra Padrão oferecem as seguintes opões: Clicando em Simulation Wizard habilita ou não a janela de auxilio á simulação.

O ícone de Chave de Seleção torna visível ou oculta a Barra para Seleção de

Grupo de peças.

O ícone Comentário, quando clicado, faz abrir uma janela para se inserir um comentário á uma peça ou qualquer outro item selecionado no Painel da Árvore. Que aparecerá quando selecionado e também no Relatório da Simulação.

O ícone Captura de Imagem quando clicado, captura a imagem ativa da

Janela Gráfica permitindo salvamento em arquivo para utilização em outros programas, por exemplo, Paint, Word, etc.

Clicando no ícone Salvar executa o salvamento do arquivo de simulação. O ícone Conversão de Unidades torna visível ou não a Barra de Conversão de Unidades não mostrada nas figuras anteriores. Esta barra permite que sejam feitas conversões entre unidades diferentes tal como uma calculadora.

Barra de Menus Principal Barra de ferramentas de Contexto

Barra de ferramentas Padrão

Barra de ferramentas Gráficas

Barra de ferramentas com Seleção de Grupo

Simulation Wizard Chave de Seleção Comentário Captura de Imagem

Salvar Conversão de Unidades Resolver Figura

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Direção

Rótulo

(Parte 2 de 6)

Comentários