Apostila ANSYS Workbench

Apostila ANSYS Workbench

(Parte 3 de 6)

Box / Simples

Filtro de Seleção

Ajuste

Manipulação

Aramado Olhar Para Janelas

Adjacente

O ícone Resolver inicia imediatamente a resolução da simulação predefinida. Clicando em Figura o programa insere no Painel da Árvore uma imagem capturada do item ativo na Árvore possibilitando também a sua visualização no Relatório de Simulação. Na figura abaixo aparece o detalhamento da Barra de Ferramentas Gráficas.

O ícone Adjacente, que aparece inativo na figura anterior, permite acrescentar entidades adjacentes á uma entidade selecionada da peça ou a própria peça.

O ícone Direção não executa uma atividade especifica se clicado, ele apenas mostra se esta ativa ou não a seleção de uma entidade Face ou aresta de uma peça para a definição de direção e sentido.

O ícone Box / Simples permite alternar entre os dois métodos de seleção, ou seja, selecionar uma entidade simples clicando sobre elas ou todas as entidades dentro de uma caixa.

O ícone Ajuste, quando clicado, coloca todas as peças existentes e ativas no modelo visíveis e ajustadas na Janela Gráfica.

O ícone Aramado, quando clicado, muda o tipo de Janela Gráfica mostrando apenas as arestas das peças do modelo.

Quando clicado o ícone Rótulo, permite que os rótulos que aparecem indicando as condições de contorno, por exemplo, possam ser re-posicionados, arrastando-os para um outro local da peça.

Os ícones do Filtro de Seleção preestabelecem o tipo de entidades que serão selecionadas para definir contato, forças, apoios, etc.

Os ícones de manipulação possibilitam selecionar o tipo de movimentação visual das peças na Janela Gráfica, posicionado, rotacionando, etc.

O ícone Olhar Para, permite a visualização de uma face que já estiver selecionada, centralizada e á frente na Janela Gráfica.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Criar um grupo Selecionar itens do grupo Suprimir ou Habilitar grupo Nome do Grupo, alternar entre os grupos Controle de Visibilidade de itens

O ícone Janelas permite a organização e controle da quantidade de Janelas

Gráficas ativas.

A barra de ferramentas de Contexto tem seu conteúdo alterado sempre que um item diferente da Árvore é selecionado, disponibilizando as ferramentas relacionadas a este item. Vide figura abaixo.

A barra de ferramentas para Seleção de Grupos, mostrada na figura abaixo, permite especificar as peças, faces ou arestas para formação de um grupo, nomear este grupo, habilitar ou suprimir, controlar a visualização de peças do grupo.

Para criação de um grupo de peças, por exemplo, é necessário primeiro selecionar as peças e depois clicar no ícone Criar um Grupo. Obs. Será necessário nomear este grupo.

Com a Barra de Conversão de unidades é possível converter valores de uma unidade de medida para outra unidade equivalente. Vide figura abaixo.

A Barra de Ferramentas de Contexto é atualizada dependendo do item selecionado no Painel da Árvore

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Seleção de tipo Seleção Quantidade e unidade Base

Conversão da quantidade e Seleção de unidade

Painel da Árvore No Painel da Árvore existem várias pastas cada uma contendo as definições relativas àquele tópico. Estas pastas estão contidas na pasta Project e referem-se ao projeto ativo. Na pasta Project estão as pastas, Model e Engineering Data, dentro da pasta Model encontra-se a pasta Environment e dentro desta a pasta Solution.

Cada uma das pastas é dependente das definições contidas nelas. Na pasta Model (Modelo) aparece a geometria da peça ou conjunto a ser analisado e também a Mesh (Malha), que é a discretização da geometria, além destes contém a pasta Environment (Condições de contorno) que deve ter todas as condições de contorno para efetuar a análise.

Solução Detalhes de Contorno

Resultados Desejados

Modelo Peça ou Conjunto Projeto de Análise

Detalhes da Geometria: Peças

Malha Condições de Contorno

Materiais das Peças

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

A seleção na árvore define o que deve ser mostrado na área abaixo

Os campos em cinza não podem ser alterados pelo projetista

Algumas opções podem ser oferecidas ao projetista na forma de menus.

Alguns detalhes, tais como entidades, devem ser selecionadas pelo projetista.

Dentro da pasta Environment está a pasta Solution (Solução) que deve conter as soluções desejadas para a análise da geometria.

Painel de Detalhes Depois de estabelecidas a geometria, as condições de contorno, materiais e soluções desejadas, pode-se verificar ou definir detalhes do modelo da análise, seleciona-se o item desejado e aparecerão no Painel de detalhes da árvore todos os detalhes relativos àquele item. Vide figura abaixo.

Quando se altera a seleção na árvore, detalhes daquele item serão mostrados, os detalhes mostrados em campos cinza não podem ser modificados, mas os demais itens podem ser alterados, alguns destes itens referem-se a entidades que devem ser selecionadas, por exemplo, superfícies de apoio, como mostrado na figura acima.

Outros itens que necessitam de entrada de informações são; valores de força, pressão, etc. que complementam as condições de contorno, o campo para entrar com estes valores é denominado Magnitude.

Se um item da solução (Solution) é selecionado na árvore serão mostrados: a quantidade entidades analisadas, o tipo de definição ou resultado estabelecido e os resultados numéricos; máximo e mínimo.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Se a Mesh (Malha) for selecionada na árvore, será mostrado o tipo de método utilizado para obtê-la e a quantidade de nós e elementos gerados.

Se o item Geometria for selecionado na árvore, serão mostrados os detalhes relativos á peça ou conjunto de peças da análise, tais como, localização do arquivo, propriedades de massa e volume, quantidade de peças e muitas outras informações.

Se uma peça em especial for selecionada na árvore serão mostradas informações relacionadas apenas a esta peça, tais como, propriedades gráficas (visibilidade, transparência e cor), definições de material, propriedades de material, etc.

(Parte 3 de 6)

Comentários