Apostila ANSYS Workbench

Apostila ANSYS Workbench

(Parte 4 de 6)

Janela Gráfica Na janela gráfica são mostrados além da geometria das peças da análise, também as condições de contorno ou os resultados, correspondente ao item que estiver selecionado na árvore ou a aba do documento. Durante a exibição da imagem da geometria é possível interagir com a vista movendo, rotacionando, aumentando ou reduzindo sua visualização,

Abas do Documento Existem quatro abas do documento que se selecionadas podem mostrar na janela gráfica informações diversas, são elas; Geometry, Worksheet, Print Preview e Report Preview.

Com a aba Geometry selecionada são mostradas além da geometria, as condições de contorno e resultados conforme combinação de seleção na árvore.

Com a aba Worksheet selecionada e uma das pastas Environment ou

Solution selecionadas na árvore, é possível ver na janela gráfica informações relativas ao item correspondente.

Com a aba Print Preview selecionada é possível ver como será impressa a imagem da janela gráfica.

Com a aba Report Preview selecionada é possível estabelecer como o relatório da análise será montado, quais itens devem aparecer e quais itens não devem aparecer, posição das figuras, etc.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Etapas Requeridas

Verificar Material Inserir Cargas

Inserir Apoios

Inserir Resultados Desejados Resolver

Ver Resultados Ver Relatório

Janela Simulation Wizard A janela Simulation Wizard auxilia a execução da análise indicando ao projetista onde estão as ferramentas e a ordem em que devem preferencialmente ser feitos os procedimentos antes da análise. Vide figura abaixo.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

20 Área da superfície Comprimento da Aresta

Ao selecionar um item no Simulation Wizard é indicado na interface onde se localiza as ferramentas para executar aquele procedimento.

Ao iniciar o Design Simulation a janela Simulation Wizard é iniciada automaticamente possibilitando definir o tipo de análise desejada Estrutural, Térmica, Fadiga, etc. Vide figura abaixo.

Barra de Status Na Barra de Status podem ser mostrados áreas de superfície, comprimentos, etc. das entidades selecionadas. Vide figura abaixo.

Análise de Fadiga Análise de Vibração

Otimizador de Forma

Análise Térmica

Análise Estrutural de Materiais Frágeis

Análise Estrutural de Materiais Dúcteis

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

2° - Criar novo Projeto 3° - Usar Desenho um Existente

4° - Localizar o Arquivo

5° - Definir onde guardar os arquivos 6° - Entrar no ambiente criando uma Simulação

1° - Iniciar o Ansys

Exemplo 1 – Analise de uma peça: Existem modos diferentes de iniciar a análise de uma peça ou conjunto, um

4° - Clicar em Browsede “Select a geometry file”, para localizar o arquivo de

destes modos é feito conforme descrito abaixo. 1° - Iniciar o Ansys Workbench 2° - Clicar em “Create a new project”, para criar um novo projeto de análise. 3° - Selecionar a segunda opção que é “A link to a geometry file on my computer”, para encontrar uma peça existente no computador. Vide figura abaixo. desenho que se deseja analisar, neste exemplo, o arquivo a ser utilizado é um arquivo do tutorial do inventor denominado Link, que se encontra em C: \Arquivos de programas\Autodesk \Inventor 8\Tutorial Files\ NewClaw.ipt. 5° - Na opção “Choose a default name and location” é possível escolher o local onde devem ficar os arquivos que serão gerados pelo exemplo clicando em Browse. 6° - Mais abaixo é possível abrir uma nova simulação baseada na geometria selecionada clicando em “Open a new simulation based on the selected geometry”.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Selecionar Stress Ductile Material

7° - O ambiente de simulação é então iniciado conforme mostrado na figura abaixo. Neste ambiente seleciona-se Stress Branch – Dutile Material, ou seja, Simulação estrutural de material dúctil (macio). O material a ser utilizado será o material padrão que foi definido automaticamente ao iniciar a simulação “Structural Steel”.

Ao selecionar a opção são mostrados, no Simulation Wizard, os procedimentos que se deve seguir para a simulação, e automaticamente são colocados os tipos de soluções normalmente desejados para este tipo de material, conforme mostrados na figura abaixo.

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Carga

Face selecionada

Aplicar a Carga apenas nesta Face

Definir a Magnitude da Carga

Definir o Sentido da Carga

8° - Seguindo-se os procedimentos recomendados no Simulation Wizard clica-se em “Insert Loads” no próprio “Simulation Wizard” e ele nos mostrará onde encontrar as opções para inserir as cargas, conforme mostrado na figura anterior. 9° - Clicando-se onde foi indicado “Structural” para este exemplo seleciona-se

“Force”, imediatamente aparece Force na pasta Environment e o cursor do mouse estará pronto para que o projetista decida onde deve ser aplicada a carga na peça. Para este exemplo será aplicada na face que aparece em verde na figura abaixo.

10° - Depois de clicar na face é necessário aplicar para confirmar a seleção ou cancelar se a entidade geométrica selecionada não for o local correto para a carga. 11° - Clicando no campo Magnitude que aparece amarelo no painel de detalhes se pode estabelecer o valor da carga. Para este exemplo coloca-se 2000 Newtons. 12° - Se o sentido de aplicação não estiver correto, clica-se no campo em amarelo Direction e depois em uma face ou aresta para ter uma referência de direção e depois nas setas que aparecem no canto superior direito da janela gráfica e alterar-se o sentido da carga. 13° - Seguindo os procedimentos em “Simulation Wizard” clica-se em “Insert

Supports” e depois em “Fixed Support”. Neste momento aparece o “Fixed Support” também na pasta “Environment” e o cursor do mouse novamente fica pronto para

Apostila de Treinamento em Elementos Finitos com ANSYS Eng. Domingos F. O. Azevêdo

Apoios

Aplicar Furos selecionar uma ou mais entidades geométricas da peça para serem os apoios da peça.

Neste exemplo é necessário selecionar os furos da peça mostrados na figura abaixo. Para isto é necessário manter pressionada a tecla CTRL, para realizar a seleção múltipla das entidades e aplicar.

14° - Uma vez que já foram definidas as condições de contorno, material e os resultados desejados, pode-se resolver clicando em Solve. Solve é acessado na Barra de Ferramentas Padrão ou clicando-se com o botão direito em qualquer local da árvore.

(Parte 4 de 6)

Comentários