Projeto Hotel

Projeto Hotel

(Parte 1 de 3)

FACULDADE CAPIVARI

POUSADA ECOLAGO

ANA PAULA SANTOS DE BITTENCOURT

ANA PAULA LUCIANO VIEL

EDERSON MACHADO

INGRID SORATO

KELVEN BRUNATO

KÊNIA HELLMAN

TAMIRES FERNANDES

SANDRA MARCOLINO

CAPIVARI DE BAIXO (SC), Dezembro de 2010.

ANA PAULA SANTOS DE BITTENCOURT

ANA PAULA LUCIANO VIEL

EDERSON MACHADO

INGRID SORATO

KELVEN BRUNATO

KÊNIA HELLMAN

TAMIRES FERNANDES

SANDRA MARCOLINO

POUSADA ECOLAGO

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Tecnologia em Hotelaria, da Faculdade Capivari, sob orientação do Prof. Giancarlo Philippi Zacchi.

CAPIVARI DE BAIXO (SC), Dezembro de 2010.

INTRODUÇÃO

Construir uma hospedagem charmosa é o sonho de muitos profissionais hoteleiros. Espaço para realizá-lo existe. Mas o sucesso de empreendimento requer exaustivo planejamento.

O casal com aptidões empreendedoras busca seus sonhos e realizações profissionais, para abertura de um negocio de sucesso que exigi inteligência, aptidões, planejamento e foco. Os empreendedores que pretendem abrir a pousada têm visão sistêmica capacidade de correr riscos e iniciativas.

O segmento a ser construído será uma pousada ecológica, onde a natureza local proporciona todos os materiais para que se realize lazer no meio ambiente, baseado em princípios de respeito e ética ambiental e com a comunidade local, buscar em suas ações pautar os conceitos de sustentabilidade em um ambiente propicia para a pratica do ecoturismo, de atividades náuticas, de mergulho, de relaxamento, de observação da fauna e da flora local, trilhas, passeios de caiaques, entre outros. Nessa região é possível encontrar diversas praias de rio e belas cachoeiras com vegetação densas e locais de camping e casas de pescadores. Com a implantação de uma pousada rentável financeiramente para seus investidores que geram empregos e renda para a população local, valorizando a cultura e preservando o meio ambiente daquela localidade.

1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

O empreendimento trata-se de uma Pousada Ecológica, localizada próximo ao lago, este formado por uma barragem. Perto da futura pousada os clientes iram encontrar e desfrutar de praias de rios e cachoeiras em vegetação densa.

É possíveis também encontrar locais com campings e casas de pescadores.

Tendo assim varias opções de turismo ecológico em fazendas, com atividades de lazer e hospedagem. Há também próximo à pousada um pequeno porto com embarcações credenciadas a passeios turísticos.

1.2 ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

As oportunidades que o casal encontraram para abertura da pousada é a propriedade que possuem, o dinheiro que tem para investir e a personalidade de empreendedor. A propriedade esta localizada no meio da natureza com lago, praias de rios e cachoeira requisitos principais para o segmento que eles pretendem montar. As existências de campings e hotéis fazendas também geram oportunidade para o casal.

Este empreendimento reuniu as necessidades das pessoas que procuram um lugar tranqüilo para passar momentos de lazer junto a sua família, além de ser um segmento que vem crescendo no setor turístico.

Mercado

Competitividade

Devido à infra-estrutura, ao ambiente e ao meio natural a potencialidade do local é voltada para a família.

Por meio de ser uma pousada familiar e ecológica, é um diferencial dos concorrentes da região. A pousada ira desfrutar das belezas naturais ao seu redor com consciência. Obtendo assim preço justo de acordo com sua estrutura.

(quadro 1: Mercado e Competitividade)

2. AMEAÇAS

As ameaças podem surgi a todo o momento e não depende apenas do concorrente com potencial forte, mas sim do desinteresse de mercado, também pela carência de recursos, matérias-primas, funcionários e pela falta de mão de obra qualificada, além de desastres naturais que podem ocorrer.

3.CLIENTE

Clientes são todos aqueles que estão envolvidos na pousada seja ele colaborador, fornecedor ou o freguês (cliente externo). Para que os clientes sejam bem atendidos e servidos é necessário um bom trabalho com os colaboradores. Eles precisam estar treinados e motivados para determinado serviço.

O casal já direcionou seu publico alvo que serão as famílias esse é mais um fator para qual os colaboradores necessitam de fortes treinamentos para não decepcionar seus clientes que vão a procura de lazer e tranqüilidade.

3.1 MERCADO POTENCIAL

O publico principal são as famílias, jovens, crianças, idosos e todos aqueles que gostam de curtir as belezas naturais, participar de trilhas e outros atrativos e lazer envolvendo a natureza. A pousada pretende atingir todas as classes sociais, com preço justo. O serviço é diferenciado para que toda a família seja atendida e saia satisfeita.

A pousada é de uma administração familiar, é um empreendimento de pequeno porte e seu segmento é ecológico.

Seus principais produtos são extraídos das belezas naturais da região e seus serviços são qualificados pela mão-de-obra de funcionários treinados para atender e servir bem.

3.2 MERCADO PRINCIPAL

A pousada é uma empresa competitiva pelo fato de haver em suas proximidades, campings e hotéis fazendas.

O numero estimado de pessoas que passam por media na pousada varia entre 80 a 100 hospedes por mês. O banco de dados da pousada organiza registros e arquivos de informações que são armazenadas para consulta.

3.3 SAZONALIDADE NO CONSUMO

O grande movimento na pousada são nas temporadas e nas ferias de verão, pelo fato de que em seus a redores possuem lagos, cachoeiras e praias e por se tratar de uma pousada familiar e as famílias estão sempre reunidas nas ferias.

Durante o ano a pousada se sustentará de pacotes promocionais, evento, pacotes para datas comemorativas e de outros projetos realizados pelos donos no decorrer da baixa temporada. A alta temporada da pousada será nos meses de novembro a março e a baixa temporada de maio a junho pelo fato do frio ser maior nesses meses.

O que fazer

Como fazer

Onde fazer

Quem fará

Resultado esperado

Eventos

Pacotes

Pousada

Donos

Aprovação dos clientes e lucro.

Datas comemorativas (dia das mães, pais, namorados e etc.).

Promoções

Pousada

Donos

Aprovação dos clientes e lucro.

Feriados

Pacotes

Pousada

Donos

Aprovação dos clientes e lucro.

Ferias

Pacotes

Pousada

Donos

Aprovação dos clientes e lucro.

Lua de mel

Promoção

Pousada

Donos

Aprovação dos clientes e lucro.

(quadro 2: Sazonalidae no Consumo)

3.4 SAZONALIDADE NO FORNECIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS

A pousada oferece dois tipos de cardápios com produtos da época, pois os produtos da época são mais baratos, sendo assim a economia da produção será maior, não será difícil de encontrar determinado produto e os cardápios terão mais variedades.

4. CONCORRENTES

As concorrências da pousada são os hotéis e campings que já existem na região, mas nenhum se deriva pelo segmento ecológico.

CONCORRENTES

PONTO FORTE

PONTO FRACO

PREÇO PRATICADO

FORMA DE PAGAMENTO

Camping

Infra-estrutura de apoio;

Atividade de lazer;

Publico eclético;

Preço baixo.

Falta de tecnologia;

Concorrência.

Preço baixo de acordo com seus produtos oferecidos;

Não muitas opções de pagamento.

Hotel fazenda

Pacotes incluindo todas as refeições (pensão completa);

Amplas instalações de lazer;

Elevado conforto ampla infra-estrutura;

Convenio entre operadoras e agencias de turismo;

Capacidade de criação de convênios com empresas.

Vulnerabilidade do ciclo sócio econômico global;

                         Alto investimento inicial;

Concorrência.

Preço não muito acessível para as classes sócias mais baixas;

Dinheiro e cheque;

(quadro 3: Concorrentes)

5. RECURSOS HUMANOS

A seleção entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados para aos cargos existentes na pousada, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. Todos aqueles que forem contratados apos um processo seletivo, irão receber treinamentos constantes e participar de reuniões para que a pousada possa alcançar o sucesso junto aos seus colaboradores.

O casal ira exigir mão-de-obra qualificada para suprir as necessidades dos clientes, mas não será necessário experiência na área mais sim qualificação em todos os cargos.

A qualidade de vida no trabalho será um dos temas que o casal ira aborda, não apenas as condições físicas no trabalho que importam, mas as condições sociais e psicológicas também fazem parte do ambiente. Para que a pousada possa alcançar qualidade e produtividade, a organização precisa ser dotada de pessoas participantes e motivadas nos trabalham que executam e recompensadas adequadamente por sua contribuição. Para atender o cliente externo, não se deve esquecer do cliente interno.

Para conseguir satisfazer ao cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer a seus funcionários responsáveis pelo produto e serviço oferecido. Além do salário pago aos seus colaboradores que será compatível com o mercado atual e de acordo com sua qualificação e competência de cada cargo e funcionário, a organização oferecera benefícios, planos, comissões, reuniões e treinamentos para melhor desempenho profissional e motivação aos seus colaboradores.

No ambiente de trabalho os colaboradores irão encontrar credibilidade, respeito, valorização, imparcialidade, orgulho, camaradagem, ética e outros itens para alcançar o sucesso no ambiente de trabalho.

Cargo

Quantidade

Qualificação

Salário

Gerencia geral

1

Curso superior em Administração de Empresa.

R$ 1.900,00

Auxiliar administrativo

1

Tecnólogo em Hotelaria.

R$ 1.050,00

Recepcionistas

2

Curso Técnico em Recepção.

R$ 850,00

Chefe de cozinha

1

Tecnólogo em produção de alimentos.

R$ 1.000,00

Auxiliar de cozinha

2

Curso Técnico em Alimentos e Bebidas.

R$ 650,00

Maitre

1

Curso Técnico de Serviços de Restaurante

R$ 750,00

Lazer

2

Curso Técnico em recreação e segurança no lazer.

R$ 700,00

Serviços gerais

2

_____________

R$ 650,00

(quadro 4: Recursos Humanos)

O cargo de gerencia geral é ocupado pelo dono da pousada o Eduardo, pois ele possui curso superior em administração de empresas sua função é administrar a pousada,

realizar contratação de funcionários, fazer contratação de pessoas para trabalhar na pousada na alta temporada, e realizar todo serviço de sua competência de administrador e dono da pousada.

A Maria ocupa o cargo de auxiliar administrativa, tem curso superior em hotelaria sua principal função alem de auxiliar o administrador é fazer compras para a pousada, cuidar de toda parte operacional da pousada, realizar treinamentos aos colaboradores junto com o administrador, fazer todo o trabalho de marketing da pousada, realizar pacotes, promoções e organizar eventos com o administrador.

O cargo de recepcionistas é ocupado por pessoas qualificadas na área de atendimento, a principal função da recepção é o atendimento primeiramente aos possíveis clientes, realizando reserva, atendendo telefone, acomodando os hospedes, receber o pagamento dos serviços e fechar o caixa.

(Parte 1 de 3)

Comentários