INTRODUÇÃO

O conceito de minerais é complexo e de difícil definição, contudo, atendendo aos nossos objetivos, podemos considerá-los como substâncias naturais, sólidas cristalizadas, constituídos por um elemento químico ou um composto químico, com fórmula química definida dentro de certos limites, homogêneos, originados na natureza através de processos geológicos.

EXEMPLOS

1- A anidrita é uma forma mineral anidra de origem rochosa de sulfato de cálcio (CaSO4). Quimicamente é muito semelhante ao gesso mas mais dura e pesada, cristalizando sob a forma rômbica.Ocorre normalmente na forma de massas granulares brancas e acinzentadas e é muitas vezes encontrada a revestir a parte superior de formações salinas.Sob determinadas condições naturais a anidrita hidrata-se lentamente formando-se gesso.A anidrita é usada como matéria-prima na indústria química e no fabrico de fertilizantes e cimento.

anidrita - sulfato de cálcio , usada na fabricação de cimento, cerâmica, fertilizantes, fabricação de ácido sulfúrico e de sulfato de amônio, papel, tintas, inseticidas, cerveja, gesso, giz, vidros, esmaltes, corretivo de solo, na metalurgia e em outros setoresa qual constitui um importante mineralóide, encontrado nos dentes e nos ossos de muitos animais. Esta classe inclui os minerais de fosfatos, vanadatos, arseniatosantimonatos

PROPRIEDADES: ANIDRITA

Fórmula Química - CaSO4Composição - Sulfato de cálcio. 58,8% SO3, 41,2%CaOCristalografia - Ortorrômbico        Classe - Bipiramidal rômbicaPropriedades Ópticas - Biaxial positivo  Clivagem - Em três direções formando fragmentos retangulares; perfeita {100}, perfeita {010}, boa {001} Dureza - 3 - 3,5Densidade relativa - 2,8 - 2,9Fratura - ConchoídalBrilho - Vítreo a perláceoCor - Incolor, branco, azul, violeta, cinza-escuro

2-HEMATITA

HEMATITA

A hematita é um mineral amplamente distribuído em rochas de todas as idades e forma o minério de ferro mais abundante e importante. Pode ocorrer como produto de sublimação em conexão com as atividades vulcânicas. Ocorre nos depósitos metamórficos de contato e, como mineral acessório, nas rochas ígneas feldspáticas, tais como o granito. Substitui também em grande escala as rochas sílicas.Este mineral é o principal componente do aço.

IMPACTO ECONOMICO DA HEMATITA

Congonhas é rica em hematita, sendo o tipo xistoso conhecido pelo nome de itabirito. A presença desse mineral na região possibilitou a implantação de empresas mineradoras que absorvem mão-de-obra de significativa parcela da população. Uso: Indústria Siderúrgica e Medicina ( para a fabricação de vitaminas de ferro.)

Propriedades físicas de Hematita

Cleavage: Clivagem:

None Nenhum

Color: Cor:

Reddish gray, Black, Blackish red. Cinza-avermelhado, vermelho, preto Blackish.

Density: Densidade:

5.3 5,3

Fracture: Fratura:

Conchoidal - Fractures developed in brittle materials characterized by smoothly curving surfaces, (eg quartz). Concoidal - Fraturas desenvolvido em materiais frágeis caracterizada por superfícies suavemente curvas, (eg quartzo).

Hardness: Dureza:

6.5 - Pyrite 6.5 - Pirita

Luminescence: Luminescência:

Non-fluorescent. Não-fluorescente.

Luster: Brilho:

Metallic Metálico

Magnetism: Magnetismo:

Magnetic after heating Magnética após o aquecimento

3-calcopirita

origem

mineral latão amarelo, às vezes com uma mancha iridescente. It is a sulfide of copper and iron, CuFeS 2 . É um sulfeto de cobre e ferro, CuFeS 2. It crystallizes in the tetragonal system but is usually found in the massive form. Cristaliza no sistema tetragonal, mas geralmente é encontrado na forma maciça. Chalcopyrite is of primary origin and occurs in igneous and metamorphic rocks and in metalliferous veins. Calcopirita é de origem primária e ocorre em rochas ígneas e metamórficas e em veias metálicos. It is an important ore of copper and is widely distributed throughout the world. É um minério importante de cobre e é amplamente distribuído em todo o mundo.

Calcopirita (ou pirita de cobre), parece, e é facilmente confundido com pirita , FeS 2. Chalcopyrite is one of the minerals refered to as "Fool's Gold" because of its bright golden color. Calcopirita é um dos minerais referidos como "ouro de tolo" por causa de sua cor dourada brilhante. But real gold is a more buttery yellow and is ductile and malleable. Mas real do ouro é um amarelo mais amanteigado e é dúctil e maleável.

It is the main ore of copper.

Chalcopyrite is used of ore of copper for pipes, electrical circuits, coins, ammunition, brass, and bronze. Calcopirita é usado de minério de cobre para tubulações, circuitos elétricos, moedas, munições, latão e bronze.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS calcopirita:

  • Color is brassy yellow, tarnishes to irredescent blues, greens, yellows and purples.Cor, verdes, amarelos e roxos.

  • Luster is metallic.Brilho é metálico.

  • Transparency: Crystals are opaque.Transparência: Os cristais são opacos.

  • Crystal System is tetragonal; bar 4 2mSistema de cristal é tetragonal; bar 4 2m

  • Crystal Habits are predominantly the disphenoid which is like two opposing wedges and resembles a tetrahedron..

  • Cleavage is rather poor in one direction.Clivagem é bastante pobre em uma direção.

  • Fracture is conchoidal and brittle.Fratura é Concoidal e quebradiços.

  • Hardness is 3.5-4Dureza é 3,5-4

  • Specific Gravity is approximately 4.2 (average for metallic minerals)Gravidade específica é de aproximadamente 4,2 (média de minerais metálicos)

  • Streak is dark green.Other Characteristics: Some striations on most crystal faces.Outras características: algumas estrias na maioria das faces de cristal.

  • Associated Minerals are quartz , fluorite , barite , dolomite , calcite , pentlandite , pyrite and other sulfides .Minerais associados são de quartzo , fluorita , barita , dolomita , calcita , pentlandita , pirita e outros sulfetos .

  • Notable Occurances include Chile, Peru, Mexico, Europe, South Africa, several USA sites and many others around the world.Ocorrências notáveis​​incluem Chile, Peru, México, Europa, África do Sul, vários sites EUA e muitos outros ao redor do mundo.

  • Best Field Indicators are crystal habit, tarnish, softness and brittleness.Indicadores de campo são melhores cristais hábito, manchar, suavidade e fragilidade.

OURO

O ouro, elemento químico do símbolo Au, é um metal de cor amarela, denso e brilhante. O ouro é, de todos os metais, o conhecido há mais tempo, pois era empregado desde o V milênio a.C. Sua bela cor amarela, a inalterabilidade e a raridade fazem dele o metal precioso por excelência. Com densidade 19,5, funde-se a 1.064º C e emite vapores violeta a temperaturas mais elevadas. É o mais maleável e o mais dúctil de todos os metal; pode ser reduzido a folhas de 1/10.000mm de espessura, que deixam passar uma luz verde.

Ocorrência e obtenção:

O ouro está amplamente distribuído na natureza, embora encontrado em concentrações escassas. Normalmente encontrado em rochas magmáticas, na forma de partículas de várias dimensões, o ouro também ocorre em rochas sedimentares e freqüentemente em conexão com rochas metamórficas. Encontra-se, mais freqüentemente e em quantidades apreciáveis, em depósitos sedimentares clásticos denominados placers.

Aplicações:

Pode ser encontrado em forma relativamente pura na natureza, e pela singularidade de suas propriedades físicas, o ouro tornou-se o mais apreciado dos metais, muito utilizado desde a antiguidade em joalheria, ourivesaria e decoração. Artesões egípcios, monóicos, assírios e estruscos criaram belos e elaborados trabalhos de arte em ouro, material que era aceito na troca por bens serviços.

Por sua elevada condutibilidade elétrica e resistência a agentes corrosivos, o ouro é empregado na indústria elétrica e eletrônica, no revestimento de circuitos impressos, contatos, terminais e sistemas semicondutores.

Propriedades físicas e químicas do ouro:

Número atômico:

79

Peso atômico:

196,967

Ponto de fusão:

1.063º C

Ponto de ebulição:

2.966º C

Densidade:

19,3 (20º C)

Estados de oxidação:

+1, +3

Configuração eletrônica:

(Xe)4f145d106s1

Origem e aplicação da calcita

Ocorrência - É um dos minerais mais comuns e disseminados. Ocorre Como massas rochosas sedimentares enormes e amplamente espalhadas, nas quais é o único mineral preponderante, sendo o único presente em certos calcários. É um constituinte importante de margas e pelitos calcários.     As rochas calcárias formam-se por processos orgânicos e inorgânicos. No primeiro caso resulta da deposição em fundo marinho, de grandes camadas de material calcário, sob a forma de carapaças e esqueletos de animais marinhos. Uma proporção menor dessas rochas formam-se inorgânicamente pela precipitação direta de carbonato de cálcio em soluções aquosas.Usos - O emprego mais importante da calcita é na fabricação de cimentos e cal para argamassa. Também é usado como corretor de pH em solos ácidos.

Propriedades Físicas

  • Brilho:vítreo, resinoso

  • Clivagem: 3 direções de clivagem proeminentes, dando origem a formas romboédricas (losango).

  • Cor:incolor, branca,a zul, amarela, vermelha, cinza

  • Fratura: irregular,

  • Transparência: transparente a translúcido

  • Dureza (Escala de Mohs): 3

  • Densidade:2,71 g/cm3

  • Tenacidade: friável

  • Traço:branc

  • IMPACTO SOCIAL ECONOMICO

  • A mineração é, sem sombra de dúvida, a atividade humana capaz de gerar os impactos mais sérios sobre o meio ambiente. Inicialmente, a mineração afeta a cobertura vegetal, ainda que em graus variados. Minas a céu aberto levam, evidentemente, à supressão completa da cobertura vegetal na área a ser minerada, para que se tenha acesso ao minério. A vegetação também é impactada com a questão dos “rejeitos”, nome dos subprodutos da escavação que não interessam à empresa mineradora e que por ela são descartados. Considerando que o objetivo da empresa é livrar-se dos rejeitos da forma o menos custosa possível, via de regra isso significa a criação de uma área de descarte adjacente à área de lavra, sacrificando ainda mais a vegetação existente no entorno da mina. Os sistemas de transporte do minério extraído também podem levar a novos impactos sobre a vegetação, com a construção de estradas, minero dutos e portos. Além disso, geração de ruídos e de vibrações, bem como o lançamento de poeira na atmosfera, sao outros impactos quase inevitáveis da mineração. O ciclo extração / processamento / transporte implica atividades que envolvem o desmonte de grandes volumes de rocha, com explosões, moagem e atividades de carga e descarga de material. Assim, as minas e seu entorno sofrem com uma piora na qualidade do ar, enfrentando ainda vibrações e ruídos muitas vezes permanentes, pois é usual que a operação desse tipo de atividade se dê ao longo das 24 horas do dia, e 7 dias por semana. Os impactos da mineração também afetam a fauna: com a destruição da cobertura vegetal, com as modificações na quantidade e na qualidade da água disponível, e com os ruídos e vibrações, a fauna tende a morrer ou pelo menos a fugir da região da mina, quando for possível.

  • Também notamos a importância histórica da mineração, que foi e ainda é um fator determinante para o desenvolvimento de regiões antes de densidade demográfica baixa, tanto populacional quanto econômico.

  • Como uma das maiores preocupações da sociedade com este tipo de atividade é em relação aos impactos ambientais que são inevitáveis, percebeu-se que as empresas investem grandes quantidades em preservação e reconstrução do local prejudicado. Sabe-se também que a fiscalização exige projetos de preservação e o comprometimento com a resolução dos possíveis problemas ambientais.

  • .

  • Conclusão

  • Ao realizarmos este trabalho, nos foi possível observar como os principais minérios apresentam-se na natureza, sua origens,seus usos, suas conseqüências e seus benefícios para a sociedade. Pôde-se perceber a grande importância da mineração para um país e o grande uso de minérios em uma vasta diversidade de setores e produtos, que vão desde pequenos utensílios, como jóias; até grandes construções, como casas, estradas, etc. Infelizmente, grande parte das paisagens destruídas é de difícil reconstrução. Portanto, acho fundamentais projetos de recuperação que levem em conta o destino da área futuramente, já que embora a mineração seja importantíssima atualmente, as gerações futuras precisarão de um meio ambiente adequado para sobreviver.

Comentários