Relatório Técnico sobre geração Baby Boomer

Relatório Técnico sobre geração Baby Boomer

RELATÓRIO SOBRE GERAÇÃO BABY BOOMERS

Caroline Lemes De Castro

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

De tempos em tempos, a história vê o nascimento de novas gerações criadas a partir dos contextos social, político, econômico, tecnológico e até mesmo regional. São costumes, valores e atitudes, às vezes, completamente diferentes dos que têm aqueles que nasceram alguns anos antes.  Cada geração vai ser reflexo do conjunto criado à sua volta, pois cada geração é uma resposta à história e à cultura que foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

O interesse por parte dos gestores em estudar tal tema se deve pela necessidade em administrar de forma eficiente os conflitos de gerações presente nas empresas, já que há profissionais de diferentes faixas etárias convivem juntos no mesmo ambiente de trabalho. Atualmente há vários estudos mais aprofundados que apresentam os fatores que impulsionam cada geração, suas características e aspectos.

Através do estudo a cerca das gerações, pode se identificar as mudanças sofridas por cada geração, as formas de transgressão e o processo evoluindo de cada uma delas.

Dentro deste contexto, o presente relatório dissertará sobre a geração Baby Boomers e realizará uma análise das características, o comportamento e os conflitos desta geração.

1. GERAÇÃO BABY BOOMERS

A Geração Baby Boomers abrange as pessoas nascidas no final da década de 1940, sendo que está é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Em geral, a atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que durante a guerra houve uma explosão populacional.

Acadêmicos justificam o fato, explicando que o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. Na prática, no entanto, se consideram como Baby Boomers os nascidos entre 1946 e 1964, separados em duas gerações:

a) Primeiros Boomers (1946 a 1954)

b) Boomers posteriores (1955 a 1964)

São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z.

1.1 Comportamento

Os baby boomers surgiram na época da globalização, marcada por fatos como: a ida do homem à lua, o capitalismo e o consumismo, o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social ,os movimentos pela paz, a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade. Tais fatores influenciaram o modo de pensar e agir dessa geração, que é contestadora e marcada pelas lutas por seus direitos.

A geração Baby Boomers trouxe ao mercado de trabalho valores como a preocupação com a qualidade de vida, o inconformismo, a busca de autonomia e a lealdade a si mesmo e com a organização. Esta foi uma grande revolução no entendimento da força de trabalho que foi modificada em escalas nas gerações sucessoras.

Nos dias atuais, os Baby Boomers estão em fase de mudança, revendo suas carreiras e pensando no seu pós-carreira. A grande revolução desta fase é que estão vivendo mais e não estão interessados em “relaxar”, ao contrário, querem continuar produzindo já que são pessoas saudáveis e bem dispostas. O conhecimento acumulado e a experiência que tal geração detém devem ser compartilhados e não podem ser desperdiçados. As empresas buscam aproveitar toda essa disposição e experiência em sua gestão do conhecimento, transformando o que ainda é tácito em explicito.

1.2 Características

As principais características da Geração de Baby Boomers que se pode determinar são:

  • Possui renda mais consolidada;

  • Tem um padrão de vida mais estável;

  • Sofre pouca influência da marca no momento da compra;

  • Valoriza a experiência;

  • Apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade;

  • Prefere qualidade a quantidade;

  • Não se influencia facilmente por outras pessoas;

  • Não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo;

  • É firme e maduro nas decisões;

1.3 Conflito

Muito se tem falado nas diversidades de gerações encontradas hoje nas empresas e como se dá esta convivência. Com relação à geração Baby Boomers, este valoriza a experiência e o tempo de empresa.

Por este fato um dos principais conflitos entre a geração Baby Boomers com as demais é aceitar se subordinar a gerações posteriores, pois o poder e o saber são fatores importantes para estes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A definição de Gerações engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um determinado contexto histórico, comportamentos que causam impactos diretos na evolução da sociedade. Hoje, as pessoas convivem dentro de um ambiente empresarial com diferentes gerações, que possuem valores e práticas distintas, cada uma com suas qualidades e defeitos. Por isso, é imprescindível, o estudo de cada geração, suas características, comportamento e conflitos entre si.

Hoje, o grande desafio do mercado de trabalho é gerir de maneira eficiente as diversas gerações que existem dentro da empresa, criando políticas e práticas capazes de integrar pessoas com pensamentos e valores completamente diferentes.  Entretanto, não são apenas as empresas devem correr atrás de práticas capazes de equilibrar conflitos e amenizar o clima do ambiente, está deve ser uma competência social e de integração de qualquer profissional.

  Contudo, todas as gerações trazem características importantes e relevantes para o mercado de trabalho e para a sociedade. Quando se aprende a utilizar de maneira eficiente os aspectos positivos de cada geração, consegui-se reunir a experiência dos veteranos e baby boomers, a praticidade dos X e a vitalidade e inovação dos Y alinhado e estruturado as metas e objetivos da empresa.

REFERÊNCIAS

FERNANDES, Helenita. Geração Baby Boomers. 18 ago 2010. Disponível em: <http://gpn.pepelavandeira.com.br/pos-carreira-%E2%80%93-geracao-baby-boomers/>. Acesso em: 08 Ago 2011

KULLOCK, Eline. Por que as gerações estão no nosso foco?. 07 Maio 2010. Disponível em: <http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/por-que-as-geracoes-estao-no-nosso-foco/>. Acesso em 09 Ago 2011

MACEDO, Viviane. Relacionamento entre gerações é grande desafio das empresas: veja as características de cada uma delas. 13 Mar 2011. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/19/relacionamento-entre-geracoes-e-grande-desafio-das-empresas-veja-as-caracteristicas-de-cada-uma-delas.jhtm>. Acesso em 10 Ago 2011

MANSUR, Beto. A Geração Baby Boomers. 2 Ago 2011. Disponível em: < http://www.abmeseduca.com/?p=2278>. Acesso em: 08 Ago 2011

Olhar Digital. Geração X, Y e Baby Boomers: quem são?. 10 Abril 2011. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/geracao_y_conheca_os_jovens_que_nasceram_junto_da_revolucao_tecnologica>. Acesso em: 10 Ago 2011

SERRANO, Daniel Portillo. Geração Baby Boomers. 27 Jun 2010. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_Baby_Boomer.htm>. Acesso em: 08 Ago 2011

TURCI, Fábio. Funcionários com valores diferentes geram conflitos em empresas. 17 Nov 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/funcionarios-de-valores-diferentes-geram-conflitos-em-empresas.html>. Acesso em: 09 Ago 2011

Comentários