Coleção explorando o ensino vol 20 - literatura

Coleção explorando o ensino vol 20 - literatura

(Parte 1 de 6)

LITERATURA VOLUME 20

Vol. 1 – Matemática Vol. 2 – Matemática Vol. 3 – Matemática Vol. 4 – Química Vol. 5 – Química Vol. 6 – Biologia Vol. 7 – Física Vol. 8 – Geografia Vol. 9 – Antártica Vol. 10 – O Brasil e o Meio Ambiente Antártico Vol. 1 – Astronomia Vol. 12 – Astronáutica Vol. 13 – Mudanças Climáticas Vol. 14 – Filosofia Vol. 15 – Sociologia Vol. 16 – Espanhol Vol. 17 – Matemática Vol. 18 – Ciências Vol. 19 – Língua Portuguesa

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC)

Maciel, Rildo Cosson . – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2010.
204 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 20)
ISBN 978-85-7783-044-2

Literatura : ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca

1. Literatura. 2. Ensino Fundamental. I. Paiva, Aparecida (Coord.) I. Maciel,

Francisca.(Coord.) I. Cosson, Rildo.(Coord.) IV. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. V. Série. CDU 373.3:82

LITERATURA Ensino Fundamental

Brasília 2010

Secretaria de Educação Básica

Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica

Coordenação-Geral de Materiais Didáticos

Equipe Técnico-Pedagógica Andréa Kluge Pereira Cecília Correia Lima Elizangela Carvalho dos Santos Jane Cristina da Silva José Ricardo Albernás Lima Lucineide Bezerra Dantas Lunalva da Conceição Gomes Maria Marismene Gonzaga

Equipe de Apoio Administrativo Gabriela Brito de Araújo Gislenilson Silva de Matos Neiliane Caixeta Guimarães Paulo Roberto Gonçalves da Cunha

Coordenação da obra Aparecida Paiva Francisca Maciel Rildo Cosson

Autores Adriana Silene Vieira Ana Arlinda de Oliveira Ana Carolina Perrusi Brandão Aparecida Paiva Aracy Alves Martins Bernadete Campello Célia Regina Delácio Fernandes Eliana Borges Correia de Albuquerque Ester Calland de Sousa Rosa Márcia Cabral da Silva Milena Ribeiro Martins Nilma Lino Gomes Patrícia Corsino Rildo Cosson Telma Ferraz Leal

Leitores Críticos Ligia Alves Cademartori José Helder Pinheiro Alves

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP Instituição responsável pelo processo de elaboração dos volumes

Tiragem 156.772 exemplares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 500 CEP: 70047-900 Tel.: (61) 2022 8419

1) As opiniões, indicações e referências são de responsabilidade dos autores cujos textos foram publicados neste volume. 2) Em todas as citações foi mantida a ortografia das edições consultadas.

APRESENTAÇÃO7

Sumário

Educação, leitura e literatura: diálogos possíveis9

INTRODUÇÃO Francisca izabel Pereira Maciel

Experiências de leitura no contexto escolar23

Capítulo 1 Márcia cabral da silva Milena ribeiro Martins

O professor como mediador das leituras literárias41

Capítulo 2 ana arlinda de oliveira

O espaço da literatura na sala de aula5

Capítulo 3 rildo cosson

a gente se entende…69

Capítulo 4 A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que ana carolina Perrusi brandão ester calland de sousa rosa

Literatura e formação de leitores na escola89

Capítulo 5 telMa Ferraz leal eliana borges correia de albuquerque

O acervo das bibliotecas escolares e suas possibilidades107

Capítulo 6 adriana silene vieira célia regina delácio Fernandes

A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem127

Capítulo 7 bernadete caMPello

Literatura infantil/juvenil e diversidade: a produção literária atual143

Capítulo 8 aracy alves Martins nilMa lino goMes

Catálogos de editoras e escolhas docentes no contexto escolar171

Capítulo 9 aParecida Paiva

Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações183

Capítulo 10 Patrícia corsino

Literatura – Volume 20

A Coleção Explorando o Ensino tem por objetivo apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo-lhe um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica e metodológica e proponha reflexões nas áreas de conhecimento das etapas de ensino da educação básica e, ainda, sugerir novas formas de abordar o conhecimento em sala de aula, contribuindo para a formação continuada e permanente do professor.

Planejada em 2004, no âmbito da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, a Coleção foi direcionada aos professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e encaminhada às escolas públicas municipais, estaduais, federais e do Distrito Federal e às Secretarias de Estado da Educação. Entre 2004 e 2006 foram encaminhados volumes de Matemática, Química, Biologia, Física e Geografia: O Mar no Espaço Geográfico Brasileiro. Em 2009, foram cinco volumes – Antártica, O Brasil e o Meio Ambiente Antártico, Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas.

Agora, essa Coleção tem novo direcionamento. Sua abrangência foi ampliada para toda a educação básica, privilegiando os professores dos anos iniciais do ensino fundamental com seis volumes – Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Ciências, Geografia e História – além da sequência ao atendimento a professores do Ensino Médio, com os volumes de Sociologia, Filosofia e Espanhol. Em cada volume, os autores tiveram a liberdade de apresentar a linha de pesquisa que vêm desenvolvendo, colocando seus comentários e opiniões.

Apresentação

Coleção Explorando o Ensino 8

A expectativa do Ministério da Educação é a de que a Coleção

Explorando o Ensino seja um instrumento de apoio ao professor, contribuindo para seu processo de formação, de modo a auxiliar na reflexão coletiva do processo pedagógico da escola, na apreensão das relações entre o campo do conhecimento específico e a proposta pedagógica; no diálogo com os programas do livro Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com a legislação educacional, com os programas voltados para o currículo e formação de professores; e na apropriação de informações, conhecimentos e conceitos que possam ser compartilhados com os alunos.

Ministério da Educação

9 Literatura – Volume 20

Introdução

Educação, leitura e literatura: diálogos possíveis

Buscar a claridade demanda um simples gesto de abrir janelas.

Começar um diálogo demanda simplesmente pronunciar a primeira palavra. É o que, modestamente, intenta este livro, reunindo reflexões sobre a prática pedagógica da leitura, propondo trazer mais claridade e mais diálogo para o estreitamento da relação entre educação, leitura e literatura.

Diante da complexidade que esse tema pode alojar, reunimos, aqui, análises e vivências, propostas e respostas, acreditando que os professores do ensino fundamental terão, com os ensaios elaborados para esta edição, uma excelente razão para não temer os fantasmas deformadores das boas intenções que norteiam a prática da leitura em sala de aula. São dez trabalhos que não demandam grande esforço para a compreensão clara e objetiva de que, na relação entre texto, contexto e intertexto, muitos mitos precisam ser exorcizados, muitos signos precisam ser reassinalados, muitas linhas precisam ser redefinidas e muitas questões precisam ser debatidas. São textos, enfim, que hão de suscitar desdobramentos.

Os ensaios gravitam em torno de dois eixos temáticos, onde o trabalho com a literatura se evidencia mais fortemente: na sala de aula e na biblioteca, complementados por alternativas de trabalho com a literatura para a formação dos leitores. Ainda que unidos pela proposta nuclear encerrada nos eixos temáticos, esses estudos exibem

Francisca Izabel Pereira Maciel*

* Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

(Parte 1 de 6)

Comentários