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Guias e Dicas
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Filosofia World , Notas de estudo de Filosofia

O Mercado, o Ciberespaço, a Consciência Pierre Lévy

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 06/09/2011

prof-edson-menezes-5
prof-edson-menezes-5 🇧🇷

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Filosofia World e outras Notas de estudo em PDF para Filosofia, somente na Docsity! FILOSOFIA WORLD O Mercado, o Ciberespaço, a Consciência Pierre Lévy 2 A Darcia, que me fez descobrir o amor 5 depois de ter lido honestamente este livro, ele terá uma visão mais ampla. Não olho totalmente os mesmos objetos que os rabugentos. Em vez de me polarizar naquilo que morre, maravilho-me com aquilo que cresce. Na grande roda da vida, os dois movimentos de nascimento e de morte são complementares. Tento fazer ver aqui o que está nascendo. Não ignoro de modo algum a podridão. Tento fazer erguer os olhos para a rosa que se desenvolve acima dela. O problema não é saber se somos otimistas ou pessimistas, mas saber para onde dirigimos o olhar. Oxalá o som do meu bandolim, acompanhado por todos os instrumentos e por todas as vozes que cantam a mesma canção de amor por todo o planeta, oxalá esta pequena música possa trespassar o uivo grave das sirenes do medo, do ódio e do desespero. CAPÍTULO 1 MANIFESTO DOS PLANETÁRIOS AUTORRETRATO DOS PLANETÁRIOS Aqui estamos. Nós. Os planetários. Conduzimos os mesmos veículos, tomamos os mesmos aviões, utilizamos os mesmos hotéis, temos as mesmas casas, as mesmas televisões, os mesmos telefones, os mesmos computadores, os mesmos cartões de crédito. Informamo-nos na câmara de eco dos meios de comunicação globalizados. Navegamos na Internet. Temos o nosso site. Participamos na silenciosa explosão do hipercórtex infinitamente reticulado do World Wide Web. Ouvimos músicas de todos os cantos do mundo: raï, rap, reggae, samba, jazz, pop, sons da África e da Índia, do Brasil ou das Antilhas, música céltica e música árabe, estúdios de Nashville ou de Bristol... Dançamos como loucos ao ritmo da Techno mundial em rave parties sob a luz zebrada de idênticos raios estroboscópicos. Lemos os nossos livros e os nossos jornais na grande biblioteca mundial unificada de Babel. Misturados com turistas, visitamos museus cujas coleções cruzam as culturas. As grandes exposições de que gostamos giram em torno do planeta como se arte fosse um novo satélite da Terra. Estamos todos interessados nas mesmas coisas: todas as coisas. Nada do que é humano nos é estranho. Nós, os planetários, consumimos no mercado mundial. Comemos à mesa universal, baunilha e kiwi, coentros e chocolate, cozinha chinesa e cozinha indiana. Quando alguns rabugentos querem polarizar o nosso olhar sobre a distribuição de hambúrgueres de má qualidade ou de bebidas gasosas com açúcar, preferimos apreciar o alargamento do leque de possibilidades: poderíamos provar tantos frutos diferentes, tantas especiarias, tantos vinhos e licores há cinquenta anos, há cem anos? Assistimos (e organizamos) colóquios internacionais, uma instituição rara e reservada a uns poucos há ainda cinquenta anos, mas que se torna hoje um desporto massificado. Acontece que a nossa reputação ultrapassa as fronteiras do país em que nascemos. Somos traduzidos em várias línguas, ou então não temos necessidade de ser traduzidos porque trabalhamos nas artes visuais, na música, na moda, no desporto. O nosso talento é reconhecido por toda a parte. E pouco importa que este talento seja acolhido num país ou noutro. Queremos simplesmente que ele desabroche. Pouco a pouco, sem que nós tenhamos dado conta disso de imediato, o mundo chegou à nossa mão e fizemos dele o nosso campo de ação. A envergadura dos nossos atos aumentou até atingir as margens diante de nós. Temos clientes, parceiros e amigos por todos os lados. De súbito, aprendemos progressivamente a maneira de nos dirigirmos a todos, a todo o mundo. Os nossos compatriotas estão por toda a Terra. Começamos a constituir a sociedade civil mundial. Somos cada vez mais numerosos. Trabalhamos numa empresa multinacional ou 7 transnacional, na diplomacia, na tecnologia de ponta, na investigação científica, nos meios de comunicação, na publicidade. Somos artistas, escritores, cineastas, músicos, professores, funcionários, internacionais, jogadores de futebol, alpinistas, navegadores solitários, comerciantes, aeromoças, consultores, acionistas, militantes de associações internacionais... Cotidianamente, para o melhor e para o pior, para compreender ou para sobreviver, para os amores ou para os negócios, em número cada vez maior, temos de olhar, comunicar e talvez agir para lá das fronteiras. Somos a primeira geração de pessoas que existe à escala do globo. Homens ou mulheres políticos, drogados, manequins, gente de negócios, prostitutos, terroristas, vítimas de catástrofes televisivas, cozinheiros, consumidores, telespectadores, internautas, imigrados, turistas: somos a primeira geração global. Nenhuma geração em qualquer tempo viajou tanto como a nossa, tanto para o trabalho como para o prazer. O turismo tornou-se a maior indústria mundial. Nunca emigramos tanto como hoje, quer sejamos “pobres” atraídos pelo trabalho, quer sejamos ricos em busca de melhores condições fiscais ou de uma remuneração mais justa da nossa competência. Inversamente, nunca alimentamos, acolhemos, integramos, assimilamos e educamos tantos estrangeiros. Já não somos sedentários, somos móveis. Também não somos nômades, porque os nômades não tinham campos nem cidades. Móveis: que passam de uma cidade para outra, de um bairro para outro da megalópole mundial. Vivemos em cidades ou metrópoles em relação umas com as outras, que serão (que já são) as nossas verdadeiras unidades de vida, muito mais que os “países”. Ou então vivemos no campo, em casas que são como navios no alto mar, conectados a todas as redes. Somos budistas americanos, informáticos indianos, ecologistas árabes, pianistas japoneses, médicos sem fronteiras. Como estudantes, para aprender por toda a parte, circulamos cada vez mais em torno do globo. Vamos onde podemos ser úteis. Graças à Internet, damos a conhecer o que temos a oferecer à escala do planeta. Como produtores de vinho ou de queijo, instalamos um sistema de venda por correspondência na Web. A nossa geração está inventando o mundo, o primeiro mundo verdadeiramente mundial. Já não nos agarramos a um ofício, a uma nação ou a qualquer identidade. Mudamos de regime alimentar, de profissão, de religião. Saltamos de uma existência para outra, inventamos continuamente a nossa atividade e a nossa vida. Somos instáveis, tanto na nossa vida familiar como na nossa vida profissional. Casamo-nos com pessoas de outras culturas e outros cultos. Não somos infiéis, somos móveis. A nossa identidade é cada vez mais problemática. Empregado? Patrão? Trabalhador autônomo? Pai? Filho? Amigo? Amante? Marido? Mulher? Homem? Nada é simples. Cada vez mais, tudo tem de ser inventado. Não temos modelos. Somos os primeiros a entrar num espaço completamente novo. Entramos no futuro que inventamos peregrinando pelo planeta. 10 empresas de formação contínua em rede... ou pertencerão ao terceiro-mundo planetário dos pobres das grandes metrópoles. Os nossos antepassados habitavam no campo, esse lugar bem diferente da cidade, enquanto nós e os nossos descendentes vivemos em zonas urbanas quase sem exterior. Estas zonas estão conectadas umas às outras por densas redes de transporte e de comunicações, unidas por referências econômicas, midiáticas e científicas cada vez mais convergentes, atravessadas pelos mesmos fluxos de turistas, de homens de negócios, de imigrantes, de mercadorias e de informações, irrigadas pelas mesmas redes bancárias, frequentadas pelas mesmas músicas, por revoltas equivalentes, por idênticos sem-teto. Num certo sentido, todas as grandes cidades do planeta são como os diferentes bairros de uma única megalópole virtual. A revolução demográfica é uma dimensão capital do processo de metamorfose em curso. Embora o crescimento, sobretudo europeu, fosse já muito forte no decurso dos séculos XVIII e XIX (ver a colonização do mundo antigo e o povoamento da América), a quintuplicação, ou mais, do número de homens apenas no decurso do século XX representa, em todos os aspectos, um acontecimento excepcional na aventura humana. Esta explosão demográfica foi acompanhada por um desenvolvimento igualmente notável das migrações sazonais ou temporárias, das deslocações de população e da mobilidade humana em geral. Não voltamos a ser nômades como os caçadores coletores, mas já não somos os sedentários do neolítico. O frequente crescimento das nossas viagens, a eficácia e o custo cada vez menor dos nossos meios de transporte e de comunicação, as turbulências das nossas vidas familiares e profissionais fazem-nos explorar progressivamente um terceiro estado, o do “móvel” na sociedade urbana mundial. Esta nova condição de móvel, ao multiplicar as vizinhanças, contribui para o encontro ou para a reconexão da humanidade consigo mesma, que é a característica da fase atual. De fato, uma vez o planeta explorado (no paleolítico), conquistado (no neolítico), posto em relação (nos tempos modernos), o crescimento demográfico já não leva à separação e ao afastamento como no tempo dos caçadores coletores, mas, pelo contrário, à densificação dos contatos à escala planetária. O progresso das técnicas de transporte e de comunicação é simultaneamente motor e manifestação desta entrada em contato generalizada. Insisto no paralelismo dos transportes e das comunicações, porque o efeito de arrastamento mútuo é constante, fundamental, constatado por toda a parte, enquanto que a substituição do transporte físico pelas transmissões de mensagens é apenas local e temporária. A navegação de longo curso e a imprensa nascem juntas. O desenvolvimento dos correios estimula e utiliza a eficácia bem como a segurança das redes viárias. O telégrafo é difundido ao mesmo tempo que as linhas férreas. O automóvel e o telefone têm destinos paralelos. O rádio e a televisão são contemporâneos do desenvolvimento da aviação e da exploração espacial. Os satélites lançados pelos grandes foguetes estão ao serviço das comunicações. A aventura dos computadores e do ciberespaço acompanha a banalização das viagens e do turismo, o desenvolvimento do transporte aéreo, a extensão das autoestradas e das linhas de trens de alta velocidade. O telefone celular, o computador portátil, a ligação sem fio à Internet, em breve generalizados, mostram que o crescimento da mobilidade física é indissociável do aperfeiçoamento das comunicações. Um computador e uma ligação telefônica permitem acessar quase todas as informações do mundo, imediatamente ou recorrendo a redes de pessoas capazes de enviar a informação procurada. Esta presença virtual do todo em qualquer ponto talvez tenha um paralelo físico no fato de qualquer edifício de uma grande cidade conter 11 elementos materiais vindos de todas as partes do mundo e que concentram conhecimentos, saber-fazeres, processos de cooperação, uma inteligência coletiva acumulada há séculos e nos quais participaram de uma maneira ou de outra os mais diversos povos. Os grandes abalos políticos do século XX podem ser interpretados como as peripécias da crise de unificação, os sobressaltos de sociedades e de culturas herdeiras da fase de divergência – e habituadas a uma relativa estabilidade – que foram apanhadas no irresistível turbilhão da unificação e da mudança. A Segunda Guerra mundial e a guerra fria foram levadas a cabo para a conquista efetiva de um globo agora suficientemente encurtado para que a noção de império mundial não seja vazia de sentido. Estas duas guerras tinham por objetivo não só a cor nacional do império planetário mas sobretudo o modo de organização da grande colônia humana. No ruído e no furor, sem que nenhum dos campos seja absolutamente “puro”, sem que ninguém saiba exatamente o que está em jogo no conflito, os modos de organização mais poderosos, isto é, os mais livres, os mais abertos, os mais favoráveis à inteligência coletiva e à valorização de todas as qualidades humanas foram escolhidos pela seleção cultural. É diretamente na corrida ao poder, poder econômico e comercial, poder cientÍfico, poder técnico, poder cultural, poder político, que o movimento de interconexão se enraíza. Ele não vem de um plano divino, exterior ao devir das sociedades humanas; sobe do interior, é endógeno: ele procura e exprime o maior poder. É porque a nossa espécie tende para o poder que ela se interliga e se reúne a si mesma com uma intensidade cada vez mais. A recente constituição de mega-entidades político-econômicas em escala continental, como a União Europeia, a ALENA na América do Norte, o MERCOSUL na América do Sul, como os agrupamentos que se desenham na Ásia e na zona do Pacífico, apenas iniciam um processo inelutável. Desde a queda do muro de Berlim, existe apenas um único grande império que domina o mundo: o império não territorial, um império das redes, um centro que faz sentir a sua influência por toda a parte e que arrasta o resto do planeta na sua ascensão para o poder. Pouco importa que este centro esteja aqui ou acolá, distribuído ou concentrado, é um centro virtual, um centro de inteligência coletiva. A humanidade encontra-se pela primeira vez em situação de quase unidade política. A última década do século XX fez-nos ultrapassar um limiar de planetarização notável: fim da bipolarização política mundial, explosão do ciberespaço, aceleração da globalização econômica. O comercio internacional desenvolveu-se. As empresas multinacionais e transnacionais multiplicaram-se e reforçaram-se. A vaga de desregulamentação, de privatização e de dissolução dos monopólios nacionais (nomeadamente nas telecomunicações) fez escapar as estratégias das grandes empresas mundiais ao controle dos Estados. Os capitais dançam à volta do mundo enquanto a integração financeira internacional se concentra. O movimento de aquisições e de fusões que atinge todos os setores da economia exprime o encurtamento do espaço comum. Não exigimos que os filmes que vemos ou que a comida que comemos tenham sido produzidos no canto da nossa rua. Mas o que é 12 hoje uma nação? O que é senão um aglomerado de casas num dos bairros da megalópole planetária? É neste novo quadro que é necessário compreender o extraordinário movimento de concentração que se observa entre as grandes empresas. Torna-se absurdo que vinte e cinco sociedades de telefone, de automóvel, de aeronáutica ou de distribuição ofereçam o mesmo serviço no mesmo bairro. Brevemente, para cada grande função haverá apenas quatro ou cinco mega-empresas planetárias... com uma frota sempre em mutação de pequenas empresas inovadoras à sua volta. A pressão dos consumidores, como a lógica profunda do marketing fará progressivamente destas imensas corporações, “serviços públicos planetários”. Estas empresas deverão seguir o movimento da sociedade do mesmo modo que o conduzirão, caso contrário serão abandonadas por consumidores cada vez mais a par das alternativas possíveis, especialmente graças à Web. Os economistas que negam a novidade e a importância da fase atual de globalização – e há alguns – aproximando-a da situação que prevalecia antes da Primeira Guerra Mundial enganam-se completamente. É exato que o movimento contemporâneo de interconexão econômico do planeta prolonga uma tendência de vários séculos, que conheceu uma fase temporária de recuo na primeira metade do século XX (as guerras mundiais, a emergência dos nacionalismos e a recessão dos anos 30). Mas o desenvolvimento das estradas, do carro individual, das linhas férreas, da aviação, do turismo, dos meios de comunicação, das telecomunicações em geral e do ciberespaço em particular, tal como os avanços do sufrágio universal, a libertação dos costumes, a urbanização crescente e a ascensão da ciência e da técnica, todas estas evoluções produziram uma humanidade infinitamente menor, mais densa, mais rápida, mais comercial, mais consumidora, mais comunicante, mais produtiva, mais inteligente, mais consciente de si mesma e do seu planeta que a do final do século XIX. Nunca estivemos tão perto uns dos outros. Nunca nos misturamos tanto. Nunca houve tantos planetários. Nunca houve juventude mundial, música mundial, cultural mundial como há agora. O final do século XX marca um limiar decisivo e irreversível do processo de unificação planetária da espécie humana. 15 públicas e partilháveis. Tal como as técnicas da agricultura, da pecuária e da arquitetura foram portadoras da revolução neolítica, as tecnologias informáticas – com as biotecnologias – são as portadoras da revolução noolítica3. É, pois normal que a sua presença indique a nova forma de centralidade. OS CENTROS ARRASTAM AS PERIFERIAS PARA O FUTURO Como dizíamos acima, um mundo interconectado não é necessariamente um mundo homogêneo. O encurtamento do planeta não implica de modo algum uma equalização de todas as zonas geográficas, pelo contrário. De fato, a terra é encurtada por um processo quase embriogênico de crescimento das conexões. Ora, este crescimento das conexões está centrado. A humanidade unifica-se a partir de zonas geográficas densamente povoadas, de meios sociais favoráveis à inteligência coletiva, de redes econômicas e comerciais dinâmicas, de nós de acumulação e de desenvolvimento de conhecimentos. Numa situação em que os grupos humanos estão dispersos ou apenas tenuemente conectados, as diferenças entre as zonas do mundo são fracas. Quanto mais o desenvolvimento humano ultrapassa etapas, mais se reforçam as diferenças. A revolução neolítica (a invenção da cidade, da agricultura, do Estado e da escrita) criou a diferença entre os nômades e os sedentários, entre as pessoas que vivem na idade da pedra e as que habitam as capitais de impérios, entre os escribas e os analfabetos, entre os senhores da terra e os camponeses: todas as distinções que não existiam no paleolítico. A revolução que vivemos hoje, comparável pela sua amplitude e pelos seus objetivos antropológicos à revolução neolítica, está em vidas de criar disparidades e desigualdades ainda mais profundas. Nela, os objetivos já não dizem respeito à posse da terra ou ao acesso ao poder político, mas sim à participação numa inteligência coletiva que é indissoluvelmente cognitiva, relacional, ética, simbólica e econômica. Mas, do mesmo modo que os centros da revolução neolítica atraíram progressivamente (em menos de 5.000 anos) a maioria da humanidade para a sua órbita, dado que hoje já quase não há população que cultive um estilo de vida paleolítico e que a maioria dos humanos viva em cidades, também a revolução noolítica, a da inteligência coletiva, vai atrair progressivamente – em menos de um século ou dois – o conjunto da humanidade para a sua órbita. Os centros de inteligência coletiva vão à frente das zonas periféricas, são eles que exploram e criam futuro, um futuro que transmitem a um prazo mais ou menos longo ao resto do mundo. Diz-se que estão “adiantados”. Refletindo cinco minutos sobre a questão, compreendemos facilmente que é impossível que a evolução da humanidade se produza exatamente ao mesmo ritmo por toda a parte, a não ser que esta evolução seja planificada por uma instância superior. Mas, a hipótese de uma ditadura mundial – cuja probabilidade não foi nula entre os anos 1930 e 1980 do século XX – indicaria mais um terrífico recuo que um progresso. É natural que as sociedades mais interconectadas, mais rápidas, mais livres, mais inventivas, logo, mais poderosas, explorem o futuro antes das outras e que, ao fazê-lo, aumentem as distâncias que as separam dele. Mas, ao mesmo tempo, elas criam um apelo, uma atração irreversível que aspira o resto do mundo para o seu caminho. A questão das “desigualdades” mundiais não deve, pois, ser considerada segundo um esquema estático, nem como a resultante 3 A pedra do espírito continua a ser o mesmo sílex do paleolítico e do neolítico, mas desta vez sob a forma do silício dos microprocessadores e das fibras óticas... enquanto esperamos pelos nanoprocessadores construídos a partir de biomoléculas. 16 de uma situação de opressão na qual uns são inocentes vítimas e os outros culpados exploradores. Teríamos uma visão mais justa se considerássemos a dinâmica geral da situação, uma dinâmica na qual a relação de dominação (inegável) é acompanhada por uma relação de arrastamento para um futuro comum. Além disso, em vez de se considerarem como vítimas de abuso ou opressores culpados, em vez de desempenharem sempiternamente os mesmos papéis habituais, os atores em presença teriam todo o interesse em viverem como seres responsáveis que criam cooperativamente as suas situações e as dos outros. Um estudo da distribuição do poder no planeta no início do século XXI permitiria ver nitidamente uma constelação principal nos Estados Unidos (costa Leste, costa Oeste, região dos grandes lagos, mais algumas zonas urbanas particularmente dinâmicas aqui e acolá), um círculo secundário na Europa ocidental, no Japão e em algumas grandes metrópoles da Ásia e da América Latina, uma imensa zona marginal no resto e alguns terríficos buracos negros econômicos, sociais e intelectuais: ditaduras, poderes políticos corruptos, zonas controladas pela máfia, regiões estilhaçadas por guerras civis ou locais, fanatismos religiosos, etc. O PODER DEPENDE DA INTELIGÊNCIA COLETIVA Uma vez que a distribuição geográfica da riqueza já não tem, há muito tempo, nada a ver com a abundância da caça, com a fertilidade natural dos solos, nem com a riqueza do subsolo, somos obrigados a admitir que ela resulta do modo de organização das populações, da qualidade da produção e da reprodução da cultura. As sociedades mais periféricas são as que estão mais em guerra consigo mesmas e com o resto do mundo, ou as que se agarram cegamente ao seu passado. As sociedades mais centrais, em contrapartida, colocam a maior parte da sua energia na multiplicação dos esforços de uns pelos outros, no desenvolvimento da sua inteligência coletiva e a inventar o futuro. Não é o capital financeiro, nem mesmo o capital de conhecimentos, que constitui o principal trunfo do poder (nem a explicação da centralidade), mas sim a inteligência coletiva que produz um e outro... e que sabe utilizá-los. Além disso, a relação centro-periferia depende cada vez menos de parâmetros locais e cada vez mais da participação em redes desterritorializadas de inteligência coletiva. Todas as grandes metrópoles abrigam sociedades de planetários densamente conectadas ao resto do mundo e excluídos cujo modo de vida se aproxima daquele que prevalece nas regiões mais deserdadas do planeta. Tudo se mistura. Realiza-se uma espécie de corrida de velocidade entre o movimento dos centros rumo ao futuro, que prossegue a tendência para uma interconexão crescente, e o resultado deste movimento, ou seja, o encurtamento do espaço que reduz a distância entre o centro e a periferia. Quanto mais os centros interconectam o mundo, mais densificam a sua interconexão, mais aumentam a distância em relação ao resto do mundo. É esta tensão dialética que explica que os centros de pode arrastam no seu caminho o resto do planeta. 17 BOAS-VINDAS AO PLANETA A passagem das fronteiras é a nova pulsação da Terra. Alguns Estados fazem barricadas nos seus limites para impedirem os seus cidadãos de escaparem: são as ditaduras, as prisões dos povos. Outros Estados fecham a cadeado as suas fronteiras no outro sentido e filtram a imigração para não sentirem no seu território o efeito das suas ações ou das suas políticas nos países pobres. Todos os países ricos têm problemas de imigrados recusados ou clandestinos que reclamam o direito de irem para onde quiserem. A pressão nestas membranas herdadas do neolítico, que são as fronteiras dos Estados, faz-se sentir por toda a parte. Que as informações e os capitais circulem cada vez mais depressa na superfície do planeta, no mundo virtual desterritorializado das finanças e das redes eletrônicas! Muito bem. Mas, então, que se permita também que os humanos circulem sem fronteiras. A longo prazo, não se pode ter um sem o outro. Por que razão os capitais haveriam de poder deslocar-se sem entraves para os investimentos mais rentáveis quando as pessoas não têm o direito de se estabelecerem livremente nas zonas mais favoráveis? Por que razão o dinheiro é livre nos seus movimentos e não aqueles que o produzem, ganham-no, gastam-no, lhe dedicam a vida? A preocupação dos excluídos da globalização encontraria aqui motivo para se exercitar concretamente. Se somos verdadeiramente solidários com os pobres, devemos acolhê-los, em vez de acusarmos este ou aquele bode expiatório, ou de lhe darmos a esmola ao longe, sem querer senti-los perto de nós. O mundo bate à nossa porta. O mundo que sofre, o mundo que foge aos tiranos e à grande pobreza também ele se quer tornar planetário, como nós. Quer escapar às prisões da miséria e do fanatismo, às masmorras construídas pela loucura do “poder”. Quer escapar às imundas máfias que proclamam a sua legitimidade porque conseguiram conquistar o Estado, mas que recusam aos povos que pressionam o direito de se exprimirem e de viajarem. Os emigrantes inteligentes deixam que se matem uns aos outros aqueles que querem suicidar-se coletivamente em guerras civis, guerras de religião, guerras étnicas ou ideológicas. Eles querem migrar para céus pacíficos. Acolhamo-los. Esse mundo também quer fazer turismo, ligar-se às redes como nós. Quer consumir, como nós. Quer trabalhar. Quer captar os satélites. Quer fazer amigos por toda parte. O ato de compaixão, a ajuda real não se mede pelos discursos denunciadores, pela crítica, pela acusação: mede-se pela hospitalidade. Não vos peço o vosso visto de entrada, o vosso passaporte, a vossa autorização de permanência, a vossa autorização de trabalho, a vossa nacionalidade, o vosso local de nascimento. Sois seres humanos. Bem-vindos ao planeta. A diferença que fazemos entre os do nosso país e os “estrangeiros”, entre os que nasceram aqui e os que nasceram ali, é tão absurda como seria uma discriminação entre pessoas nascidas à segunda-feira e pessoas nascidas à sexta-feira (distinção que, aliás, fazem os nativos de Bali). Zombamos da astrologia, mas pontificamos doutamente sobre as nações. Todas as guerras, todos os ódios nacionais podem ser comparados a qualquer luta surrealista entre nativos dos anos pares e nativos dos anos ímpares. Um ser humano é tão judeu, americano ou chinês como um ano é verdadeiramente par ou ímpar. O número que o designa convencionalmente não diz absolutamente nada sobre a sua verdadeira natureza. Para conhecer um ano, é preciso tê-lo vivido... O que é um ser humano? Uma duração de existência, um rio de experiências onde se reflete o todo. A alma não tem nacionalidade. Todas as almas têm uma única pátria espiritual. O corpo não tem nacionalidade. Todos os corpos têm uma única humanidade. Não somos de um 20 A concorrência entre as empresas realiza-se agora na competição para atrair os melhores: os mais criativos, os mais cooperativos, os mais trabalhadores, os mais abertos, os mais éticos. Tal como nas empresas, algumas zonas do mundo já compreenderam que se tornariam as melhores atraindo as melhores pessoas. Isto redefine completamente a política internacional e a concorrência entre as zonas geográficas. Em breve, a única “guerra” que haverá entre as regiões do mundo será o esforço para seduzir os melhores. Os melhores que vêm não interessa de onde. Em breve, o conceito vazio de “nacionalidade” não terá qualquer importância. Já não serão as identidades nacionais (cada vez mais misturadas) que farão a diferença entre os grupos humanos, mas as qualidades de inteligência coletiva. Na escala individual como na escala coletiva, em vez de desenvolvermos as nossas capacidades de defesa e de agressão, desenvolveremos as nossas capacidades de acolhimento, de compreensão e de inovação. Esta estratégia será muito mais econômica, tanto do ponto de vista da riqueza material como do ponto de vista da diminuição do sofrimento. A imigração é o único problema político importante porque é praticamente o único grande poder que resta aos Estados. Quando a circulação das pessoas for livre, então o Estado deixará realmente de ter qualquer poder dos coletivos que administra. A sanção dos governos regionais será a fuga dos povos, atraídos por mais poder e bem- estar noutro lugar. As estatísticas de entrada e de saída dos cérebros serão as novas formas de eleição e de sondagem. A abolição das fronteiras e a liberdade de imigração são as últimas revoluções a realizar. Avançamos a grandes passos para a proclamação da confederação planetária. Imaginai a festa mundial que se seguirá! 21 A AVENTURA DA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA O ENCURTAMENTO DO ESPAÇO Imaginemos que uma simulação informática nos permite visualizar a aventura da humanidade no globo terrestre desde o seu nascimento até à época contemporânea. Observaríamos o aparecimento dos homens numa pequena zona do globo; a lenta, lentíssima dispersão do período do paleolítico; as primeiras grandes concentrações da fase neolítica; depois, a extraordinária densificacão do povoamento, dos transportes e das comunicações que caracteriza os últimos séculos com uma aceleração inusitada nos últimos cinquenta anos. Como na origem, mas numa outra escala, a humanidade constitui novamente uma única sociedade. Este acontecimento à escala antropológica é tão recente que a maioria dos nossos conceitos, das nossas formas culturais, das nossas instituições políticas – herdadas dos períodos precedentes – estão radicalmente desadaptadas. Meditemos um instante sobre a seguinte citação de Fernand Braudel: “medida a velocidade dos transportes do tempo, a Borgonha de Luis XI é várias centenas de vezes toda a França de hoje4”. Esta frase subentende-se que, para o estudo dos fatos humanos, a consideração do espaço prático é mais importante que a do espaço físico ou geográfico, objetivo e imutável. É certo que, se só considerarmos o espaço físico, a distância entre Lutécia e Lugdunum (Paris e Lyon) era a mesma na época galo-romana que hoje. Mas, para o espaço prático que nos interessa, quando queremos compreender os fenômenos culturais e sociais, a existência de linhas telefônicas e da ligação por trem de alta velocidade que põe Lyon a duas horas de Paris introduz uma diferença capital entre as proximidades antiga e contemporânea. Cada dispositivo de transporte e de comunicação modifica o espaço prático, isto é, as proximidades efetivas. Nesta perspectiva, podemos dizer que, medida em relação à velocidade, ao custo e à dificuldade dos transportes e das comunicações do seu tempo, uma nação do século XIX é mais extensa do que todo o planeta hoje. Do ponto de vista do espaço prático, se multiplicarmos as quantidades de homens e de mercadorias em jogo pelos tempos de transporte, as alfândegas internas que ainda dividiam a França na véspera da Revolução eram infinitamente menos condicionantes que as fronteiras que separam o mundo de hoje. Sublinhemos ainda que o telefone, a televisão por satélite e a Internet duplicam a possibilidade de ter materialmente ao alcance da mão uma proximidade cognitiva e afetiva não menos surpreendente. O SENTIDO PROFUNDO DO ENCURTAMENTO DO ESPAÇO A extensão e a densificação das redes de transporte e de comunicação manifestam-se por um processo de interconexão geral que implica num encurtamento do espaço prático e, ao mesmo tempo, uma aproximação dos humanos e um alargamento das duas perspectivas: é esta, em suma, a essência do processo de planetarizacão. Existe, portanto, um sentido na história. Não reside necessariamente num aumento demográfico indefinido. Provavelmente, o número de humanos vai estabilizar dentro de algumas dezenas de anos. A sua essência não é forçosamente a procura infindável de um 4 Civilisation matérielle, économie et capitalisme, tomo 3, p. 340, Armand Colin, Paris, 1979 (edição de bolso). 22 crescimento econômico mensurável em mercadorias produzidas, em matérias-primas utilizadas ou em energia queimada, embora seja provável que o crescimento quantitativo de bens materiais estabilize muito mais tarde que o do número de pessoas. O que parece ter de crescer sempre é a melhoria qualitativa da comunicação e da interconexão entre os seres humanos. Um tecer cada vez mais fino da consciência coletiva. As metamorfoses do espaço e do tempo – o encurtamento e a aceleração que se observa por toda parte – são metamorfoses da consciência. Sabemos há muito tempo que a consciência não está no espaço. Mas todos os espaços estão na consciência. A divisão tradicional operada pelas ciências humanas e sociais (economia, sociologia, psicologia, etc.) impede-nos de captar a unidade profunda da transformação em curso. Só regressando à integridade de uma consciência não dividida poderemos compreendê-la: prestando atenção ao modo como todos a vivemos na primeira pessoa. A “economia” ou a “cultura” não são nada de substancial, mas apenas dimensões da experiência humana isoladas pela nossa inteligência analítica. A realidade da vida coletiva é uma inextricável imbricação de vidas concretas, de vidas totais, umas dentro das outras, o entrelaçado das consciências e das ações humanas. Separadas umas das outras, objetivantes, as ciências sociais, as ciências humanas só oferecem representações simplificadas, unidimensionais, abstratas, do verdadeiro movimento da sociedade. As dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas e outras atravessam as consciências e só existem por elas. São a sua emanação. Tudo o que é coletivo só existe realmente nas consciências das pessoas, na sua experiência de vida. Simetricamente, tudo o que é individual é, precisamente por esse fato, coletivo e público. Os problemas “pessoais” são também problemas econômicos, culturais, sociais. Cada um de nós é o sismógrafo ultrassensível de uma sociedade de sismógrafos que se captam entre si. A consciência universal, feita de campos de consciência pessoais entrelaçados, é atravessada por sensações, percepções, emoções e pensamentos impessoais que vogam no grande rio que nos arrasta a todos. A verdadeira substância da história é a das vidas, de todas as vidas: a soma intotalizável das experiências e das suas relações. A história é a aventura da consciência. Uma consciência primeiro terrivelmente dispersa, depois cada vez mais unida, cada vez mais consciente de si mesma. O encurtamento das distâncias que se observam no planeta desde há alguns séculos manifesta o esforço que cada consciência realiza para se juntar às outras. É o trabalho que a consciência faz para se juntar a si própria. Porque só nas consciências (no universo do sentido, do desejo e da ação) é que o espaço encurta, graças aos meios de transporte e de comunicação; no mundo “exterior” os pontos estão sempre à mesma distância. Da linguagem aos primeiros pictogramas, da perspectiva à imprensa, da fotografia ao cinema e à realidade virtual, dos telescópios às digitalizadoras, das matemáticas à informática, do disco ao rádio, das bibliotecas à World Wide Web, captamos o desenvolvimento da percepção, da memória, da comunicação, da conexão em geral como um único movimento orgânico que tende para o desenvolvimento de uma inteligência coletiva da humanidade. Toda a história dos meios de comunicação concorre para pôr em colaboração as consciências. Precisamente antes da sua reunificação, a consciência coletiva hesitou. Iria ficar 25 das culturas particulares. A sociedade humana está de tal modo interconectada que consegue salvar, na escala coletiva e por um período muito longo, o aparecimento de singulares individuais ou locais potencialmente interessantes para todos; as invenções técnicas, as línguas, os sistemas de signos, as instituições, as obras, as ideias. A CULTURA HUMANA E A DILATAÇÃO DO MUNDO A verdadeira inteligência do homem consiste em tornar a sua sociedade inteligente. Ela exprime-se por mensagens (que se dirigem a outras), por linguagens (cuja natureza é serem um elo), por utensílios (suscetíveis de transmissão, de melhoria, de combinação e de utilização coletiva), por instituições (que implicam ou organizam o coletivo). A inteligência humana trabalha para a conexão. Conexão com os outros, com o distante, o além, os mortos, o passado, o futuro. Dimensões que não existem como tais nos animais. Os animais têm um “nicho”, estreitamente delimitado, que constitui o complementar da sua estrutura física e da sua organização nervosa. Habitam certos ambientes muito precisos e, no seio desses ambientes, têm interações estereotipadas com alguns elementos do seu ambiente. Em contrapartida, o humano vai sempre descobrir, infinitamente, outros aspectos do seu ambiente. Ainda que o seu meio geográfico seja limitado, vai aumentá-lo em intensidade, em dimensões. Se vive na floresta, por exemplo, utilizará as árvores para a construção, para o aquecimento, para a fabricação de utensílios, para o vestuário (tecido de cascas), para a farmacopeia, para o culto (árvores sagradas), para fazer estátuas, instrumentos de música, como fonte de inspiração poética, e assim sucessivamente, sem limites. Mas há mais: os humanos alargam tanto mais depressa e poderosamente o seu domínio de interação quanto mais interconectados estiverem entre si. Os grandes avanços da hominização, especificamente os do neolítico, sempre se fizeram em relação com um processo de concentração física (nas cidades e nos territórios cultivados) e de conexão no tempo e no espaço (sistemas de escrita, de comunicação e de transporte). O humano não vive num nicho mas num mundo. O nicho, fixo, é complementar de uma espécie já definida. Em contrapartida, o mundo é uma extensão contínua. É infinito. Apresenta a outra face de uma espécie em pleno crescimento, a outra face da expansão da consciência. Somos os únicos a viver num mundo. Entramos em contato consciente com a terra e com o fogo de tal modo que inventamos a olaria. A olaria não estava nos nossos genes. Nem a equitação, nem a viticultura, nem a metalurgia, nem os barcos à vela, nem o carvão e as máquinas a vapor, nem a eletricidade, nem a radioatividade, nem as ondas hertzianas, nem os satélites artificiais, nem os radiotelescópios, nem os microscópios, nem os micróbios, nem o ADN, nem o Prozac, nem o LSD, nem a escrita automática, nem a Internet... A interconexão da humanidade, que hoje se acelera, é contemporânea de um alargamento paralelo do seu domínio de interação e de conhecimento. Como se transformou o nosso universo desde há um século! Fomos à Lua. Vemos muito mais longe e mais profundamente que outrora em toda a extensão do cosmos, captamos melhor que nunca a microestrutura da energia, da matéria, da vida. Conhecemos como nunca o passado e as outras culturas. Os nossos instrumentos de comunicação e de cálculo atingiram amplitudes imagináveis há alguns séculos. A conexão crescente entre os 26 homens é a outra face do crescimento do mundo, do enriquecimento da experiência. Dois aspectos de um mesmo processo de antropogênese, de uma mesma expansão da consciência. Os crentes ingênuos imaginam que Deus dispôs todas as coisas para uso do homem. Mas se as ostras, as formigas ou os pombos acreditassem em Deus, pensariam também que uma divindade à sua imagem, visando o serviço exclusivo da sua espécie, concebeu o seu universo (muito diferente do do homem) para seu uso. Os seres vivos transmutam em mundo subjetivo o nicho que corresponde exatamente à sua sobrevivência. E neste nicho, cada elemento, cada tipo de acontecimento possui um sentido óbvio, um potencial de utilidade ou de inutilidade estreitamente correlacionado com os instintos da espécie. A glória do homem foi ter descoberto o insensato, confrontar-se com o absurdo, com o vazio, e, ao mesmo tempo, ter feito voar em estilhaços as paredes do nicho animal. Ao abrir o caminho à busca de um sentido incompreensível e à criação contínua de um mundo em expansão indefinida, o humano faz surgir coisas, inventa significações e imagina práticas onde não existia nada. E desta criação ex nihilo, faz o atributo de um Deus sobre o qual se projeta a sua própria essência. A evolução biológica aumenta os domínios de interação e as capacidades de aprendizagem dos animais não só aumentando a qualidade absoluta das conexões nervosas, mas também diminuindo a proporção das conexões neuronais internas. O mesmo acontece com a evolução econômica da espécie humana. As atividades do setor primário (agricultura, minas, caça e pesca), isto é, as atividades de interação direta com a natureza, têm cada vez menos trabalhadores. Em contrapartida, a atividade desloca- se cada vez mais maciçamente para os trabalhos de serviços (serviços que os seres humanos prestam uns aos outros), de comunicação, de produção e de gestão do conhecimento. Quanto mais aumenta a proporção da população empregada nas conexões internas – no “cérebro” e no “coração” da humanidade – mais aumenta o seu poder sobre o seu meio envolvente. De fato, com o aumento das conexões, não é tanto o espaço que encurta mas o humano que cresce. Quanto mais viajamos, no planeta ou nos livros, na Internet ou na sociedade à nossa volta, mais o nosso espírito se abre. A comunicação entre os homens duplica-se, reflete-se, multiplica-se na interconexão entre as informações lentamente colocadas nas bibliotecas e que hoje explode no ciberespaço. Existe um único documento hipertextual na diversidade e nas aproximações surrealistas, como existe uma única humanidade em visas de descobrir a trip de ser humano e de misturar as antigas músicas para planar melhor sobre as novas. A noosfera de Teilhard de Chardin torna-se visível. Ela está precisamente no princípio do seu crescimento. A dialética encadeada desde o início da vida entre a interconexão fisiológica e a expansão da consciência acaba de passar a uma nova velocidade. FACE À BIOSFERA Podemos descrever o fenômeno em curso como a junção e a integração progressiva numa única e imensa colônia de todas as pequenas colônias humanas que cresceram aqui e acolá. A grande colônia começou por fazer a volta do seu domínio 27 através dos barcos, dos trens, das viaturas, dos aviões, dos correios, do telefone, da televisão, da Internet, dos satélites, etc. Só há um século deixou de haver pontos brancos nos mapas do mundo. Somos como formigas no seu território, mas muito mais inteligente que as formigas, muito mais livres. Somos conscientes. Agora somos conscientes da nossa própria espécie como um todo em relação com toda a Terra. Começamos a compreender quais são os nossos interesses, nós, os humanos. Os homens entreajudam-se (e por vezes matam-se si) para explorar a Terra como a sua única fonte de riqueza. O homem tornou-se o predador universal. O seu principal objeto é agora o próprio planeta: o petróleo, o carvão, o vento, o átomo, o sol, o clima, as paisagens, o solo, o ar, a água, o mar, os animais, as plantas, a biodiversidade... O peso extraordinário que temos no planeta é recente. Num século, multiplicamo- nos por mais de cinco. Em simultâneo com o nosso crescimento demográfico, multiplicamos o arroz, o trigo, as leguminosas, os cães, os gatos, os bois, as galinhas, as abelhas e os bichos da seda. O homem não só é um “cúmulo” da evolução como, pela sua posição de parasita e de predador universal, pelo seu pode técnico e demográfico, se tornou o principal agente da evolução para o conjunto da biosfera. Plantas e animais domésticos, biotecnologias, espécies geneticamente modificadas, destruição de espécies, antibióticos, inseticidas... O homem arrasta toda a biosfera num ciclo de renovação rápida. Já dominamos a biosfera. Mas seremos nós que nos servimos da Terra ou a vida que se serve de nós para evoluir ainda mais depressa? Tornamo-nos os regentes do planeta, os grandes jardineiros. Isso se passou muito depressa, em alguns séculos. Nem sequer isso: em algumas dezenas de anos. Tornamo- nos os administradores da vida vegetal e animal, do conjunto do ecossistema, de toda a biosfera... O predador universal começa a compreender que a sua presa é também o seu ambiente, a sua vida, a sua alma. Depois do seu crescimento vertiginoso, a população mundial está em vias de estabilizar. O papy boom, nos países mais desenvolvidos, anuncia a mudança em curso. Dentro de algumas dezenas de anos este repentino movimento demográfico terá passado. Através do jogo das migrações de zonas de grande fertilidade para as zonas de fraca fertilidade, a população mundial atingirá certa estabilidade. Depois de ter concluído a sua fase de crescimento, a nossa espécie atinge os limites do seu habitat físico. Para o homem, este limite é o planeta. O humano está em vias de atingir, pela primeira vez, os limites físicos da sua expansão. O planeta está em vias de se fechar sobre nós. O aquecimento da atmosfera é já palpável. Devem ser tomadas importantes decisões à escala da humanidade. Com o desenvolvimento da consciência ecológica e econômica global, a espécie humana está em vidas de chegar à primeira etapa da sua longa viagem. A espécie humana chegou à casa: o seu planeta. “Home”, murmuram os astronautas ao olhar a Terra do espaço. A Terra, foco de vida, maravilhosa ágata branca e azul, está já no cofre de joias do espírito humano. Quem mais a ama e a admira assim? * * * 30 àquele através do qual os supermercados mataram muitos dos pequenos comércios, devido a uma decisão irrevogável dos consumidores. Observai o sucesso de Amazon.com: há mais livros aqui que na maior livraria local. Em breve, as livrarias locais terão um peso negligenciável na distribuição. Ora, a distribuição comanda tudo porque o consumo comanda tudo. Por razões evidentes de escolha e de preço, chegaremos à constituição de enormes supermercados planetários que dominarão as vendas mundiais de livros, de discos, de filmes, de jogos, de informações, de módulos de ensino, de viagens, de vestuário, de computadores, de carros, etc. Para cada tipo de serviço (serviços aos consumidores finais e, ainda mais, às empresas), só haverá dois ou três grandes vendedores virtuais. Mas, paralelamente a esta concentração comercial, assistiremos ao avolumar de uma variedade que era ainda inimaginável no final do século XX. Mercados completamente novos estão sendo inventados, mercados hiperespecializados para os quais só existem alguns milhares de clientes no mundo e que nunca tinham podido exprimir-se numa economia local. Ao lado dos grandes armazéns, haverá lojas de um luxo extremo e imensas feiras de informação, das ideias e dos serviços. Na metrópole mundial, o luxo, o supérfluo, a profusão e a diversidade atingirão cúmulos que as metrópoles locais nunca poderão atingir. O melhor mercado é forçosamente aquele que propõe maior escolha, aquele que oferece também as melhores maneiras de ter conhecimento das escolhas disponíveis e de as comparar. Foi este apetite da escolha, esta atração pela liberdade, que fez com que os homens se agrupassem em sociedades cada vez mais numerosas, à medida que os seus progressos econômicos lho permitiam. Vilas, cidades, grandes metrópoles... eles queriam estar em relação uns com os outros, pensar coletivamente, em vez de arrancarem com dificuldade – ou com preguiça – os alimentos à natureza. Então, desembaraçaram-se para inventarem ofícios cada vez mais relacionais, intelectuais, imateriais, para poderem ir onde queriam, onde há muitos outros seres humanos. Foram para as cidades e desenvolveram atividades urbanas. Agora, estão a agrupar-se numa imensa cidade virtual, onde existe o maior número de opções, onde podem encontrar todos, onde se encontram os melhores mercados, especialmente e sobretudo os mercados da informação, do conhecimento, da relação e do divertimento. Consequentemente, os ofícios completamente virtuais começam a proliferar: vão permitir-nos habitar a grande cidade planetária. O ciberespaço é a última metrópole, a cidade mundial, a cidade dos humanos. Fernand Braudel mostrou bem como o capitalismo, esse movimento de troca e de acumulação que interconecta o conjunto da humanidade numa rede de ligações econômicas cada vez mais densa, esteve centrado desde o início em algumas grandes cidades. Gênova e Veneza no Renascimento. Amsterdam no século XVII, Londres nos séculos XVIII e XIX, Nova Iorque no século XX. Neste início do século XXI, o centro tornou-se virtual. O centro é difundido de nenhures para um ciberespaço que em breve agrupará a grande maioria dos humanos e que vai fazer saltar as barreiras dos Estados como se fossem pequenas palhas. Aqueles que não participarem nos processos de competição cooperativa, de intercâmbio e de inteligência coletiva distribuídos no ciberespaço serão os “camponeses” da nova era. Serão aqueles que habitarão um “país” em vez de habitarem a cidade planetária. 31 O MERCADO PLANETÁRIO E A UNIFICAÇÃO DA HUMANIDADE Os homens têm um extraordinário apetite pela interconexão, que envolve a escolha, a liberdade, a solidariedade, a interdependência e a consciência. Porque há uma única humanidade, o mercado único mundial que está sendo edificado a uma velocidade que surpreende mesmo os seus mais ardentes promotores corresponde de maneira definitiva e irreversível a este apetite de interconexão. Aquilo que nem as grandes religiões, nem a instrução pública, nem a declaração universal dos direitos do homem, nem o simples bom senso tinham conseguido construir – a unidade concreta da humanidade – está sendo realizada através do comércio. Primeiro, um comércio das ideias, no seio da comunidade científica e intelectual mundial. O comércio intelectual da comunidade científica alimentou o desenvolvimento das técnicas de produção, de transporte e de comunicação que conduziu às primeiras fases da planetarização, desde o Renascimento até à primeira metade do século XX. Foi também a comunidade científica e universitária, principalmente a sua franja mais jovem, que desenvolveu a informática e depois a comunicação interativa e coletiva através das redes digitais que chegaram à primeira fase do crescimento da Internet. Agora, o comércio das ideias funde-se pouco a pouco no comércio em geral, até já não conseguir distinguir-se dele. Numa economia global onde o conhecimento se tornou o principal fator de concepção, de produção, de venda e, finalmente, o principal produto, todo o comércio é um comércio de ideias mais ou menos objetivadas. O planeta solidário está sendo construído pela Web e pela sua economia virtual. O crescimento da Web “é” o processo de tomada de consciência – e de realização! – da sua unidade pela humanidade (preciso, para aqueles que não estão familiarizados com o sentido da palavra “unidade” que ele não significa “ausência de desigualdades”). Esta implosão planetária, que fermentava há vários anos, intervém exatamente a seguir ao final da guerra fria. A humanidade consciente de si própria nasce ao mesmo tempo politicamente (queda do muro de Berlim), intelectualmente (o correio eletrônico, as comunidades virtuais, a Web), economicamente (globalização, ascensão das políticas liberais, virtualização da economia). Obviamente, o processo ainda não terminou, mas está agora em plena marcha. Desde o início, são os consumidores que conduzem o jogo. Eles sempre tentaram construir situações onde não fossem impedidos de escolher devido à raridade dos recursos locais ou a monopólios protegidos pelos poderes. Quando podem, os consumidores, porque são seres humanos, voam para as situações onde a sua liberdade aumenta. Por vezes, foram lentos a tomar decisões, muitas vezes desencaminharam-se, mas acabaram sempre por fazê-lo. Subindo à cidade. Preferindo a democracia. Emigrando para países mais livres. Agora, migram para o país mais livre de todos, para a cidade onde o mercado é mais vasto, onde são maiores as possibilidades de contato. Já não é a América, é o ciberespaço. Esta Terra sem território é tão extensa que temos necessidade dele para ser completamente livres. Convém repetir que foi um raciocínio de consumidor que levou à abertura da cidade virtual mundial, um raciocínio muito lógico e invariável, que desde sempre levou os homens a agruparem-se: para obtermos o melhor, vamos para o lugar onde se encontram as melhores possibilidades, incluindo as escolhas de amigos e de parceiros. Com o ciberespaço, os consumidores estão a tomar um poder que procuravam confusamente há séculos. Consumidores de informações, de divertimentos, de relações, 32 essencialmente, mas também de tudo o que pode ser encomendado on-line, isto é, uma imensidade de coisas. No comércio do futuro, a maior parte dos produtos serão concebidos e comprados pelos consumidores antes de serem efetivamente fabricados ou montados. Muitos intermediários e revendedores locais desaparecerão. A maior parte das estruturas de produção serão revistas. Tudo estará centrado na satisfação do cliente. Os raciocínios de marketing dirigirão a totalidade da cadeia econômica, especialmente e sobretudo a cadeia de produção (investigação) e de reprodução (escolas, universidades) dos conhecimentos. Em consequência do aparecimento da economia virtual planetária, uma fabulosa riqueza concentra-se a partir de hoje, a uma velocidade acelerada, nas mãos dos grandes proprietários e administradores técnicos dos supermercados on-line. Em breve, não haverá mais do que três moedas convertíveis em circulação no planeta: o euro, o dólar e o iene. A fase seguinte será inevitavelmente a instauração de uma moeda única mundial. Paralelamente, os Estados nacionais desaparecerão ou deverão contentar-se com um poder simbólico. O império mundial sob dominação americana mais ou menos suave – hoje em vias de consolidação – não terá em breve mais nenhum rival. Mas já não será a América, será a América-mundo, uma terra totalmente povoada de imigrantes, de nômades culturais. Este Império atrairá – ainda mais do que hoje – os melhores talentos do planeta para as suas estruturas de poder políticas, econômicas, artísticas e intelectuais, independentemente da sua origem “nacional”. DAR SENTIDO À DINÂMICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Independentemente do que pensemos, quer sejamos a favor ou contra, temos de aceitar que a maioria dos indícios que possuímos aponta para um futuro cada vez mais marcado pelo mercado capitalista, pela ciência e pela técnica. Nada mostra, muito pelo contrário, que estas forças – que arrastam e unificam o devir coletivo humano pelo menos desde há quatro séculos – estejam perdendo velocidade. Uma vez que fizemos esta constatação, temos de fazer uma escolha: ou denunciar e criticar esta tendência irreversível, ou tentar compreendê-la e dar-lhe sentido. A atitude crítica está virada para o passado. Fabrica uma consciência cada vez mais esquizofrênica e infeliz, dado que cada um de nós, à sua maneira, participa ativamente no movimento denunciado. Além disso, a legitimidade desta atitude crítica é largamente usurpada. Assenta numa assimilação enganadora com a grande crítica filosófica dos séculos XVII, XVIII e XIX, que estava generosamente virada para o futuro, opunha-se ao conservadorismo e denunciava as forças que travavam a marcha da humanidade para a sua emancipação. Em contrapartida, a maior parte da "crítica" contemporânea da globalização capitalista, da cibercultura ou da tecnociência, infelizmente, trabalha mais para difundir o ressentimento e o ódio que para promover uma visão positiva do futuro. É precisamente o irresistível movimento para o futuro - a tendência efetivamente em curso - que ela condena. A crítica era progressista, mas tornou-se conservadora. Era visionária e hoje marcha para o futuro recuando. A segunda atitude, a que me esforço para adotar aqui, enfrenta abertamente o movimento real da evolução em curso e tenta discernir o seu sentido mais favorável, a fim de o fazer surgir. Só inserindo-nos, tanto intelectual como afetivamente, na corrente que nos leva poderemos, em retorno, orientá-la, tanto quanto nos seja possível. Não se trata, evidentemente, de negar os aspectos caóticos e dolorosos da realidade: sofrimentos, conflitos, lutas de poderes, exclusões, injustiças, miséria, desaparecimento de modos de vida e de culturas tradicionais, 35 OS TRÊS POLOS DA DINÂMICA DE CRIAÇÃO DAS RIQUEZAS Uma pessoa ou grupo alarga o seu campo de consciência ou de conhecimento. Aumenta o espaço das formas: estilo em pintura, modo de organização, potencial de ação técnica, estrutura matemática, programa informático, molécula, uma “ideia” em geral... Quanto mais a ideia está “a montante”, mais ela é geral, mais abre um espaço amplo, mais as explorações ulteriores poderão ser numerosas e volumosas. É este o processo normal de expansão do mundo humano: começa por ideias. Esta expansão é sempre acompanhada a mais ou menos longo prazo por uma contrapartida ou uma dimensão econômica. O engodo do ganho (que é muito forte na espécie humana) leva a explorar, logo a institucionalizar, a endurecer, a materializar e a comercializar o espaço aberto pelos inventores. Mesmo as formas mais abstratas e mais aparentemente afastadas da “economia” podem dar lugar à exploração econômica: um poema (transformado em canção, vendido em disco), uma fórmula matemática (utilizada em física e depois útil para a concepção de um processo técnico ou implementado num programa informático), um conceito de molécula (transformado em medicamento pela indústria farmacêutica), uma ideia sobre a organização (transformada em prestação de conselho para a gestão), e assim sucessivamente. Qualquer criação em qualquer domínio, incluindo o religioso, pode ter uma dimensão econômica. Até os livros de filosofia são vendidos, sem falar no que desencadeiam no espírito dos leitores. Os rebanhos, o trigo, o ouro, o dinheiro, o ferro, os carros, a água potável da torneira, o frigorífico, os antibióticos, a televisão, os computadores... Nenhuma destas formas materiais de riqueza existiu sempre, tiveram que ser inventadas. Mesmo os recursos naturais foram primeiro ideias. A energia eólica, por exemplo, é descoberta através da vela e do moinho de vento, a eletricidade por Volta e pelos seus sucessores, o petróleo (isto é, o seu significado contemporâneo) foi inventado pela indústria química, etc. Antes destes dispositivos técnicos, o vento não era uma energia disponível, a eletricidade não entrava no universo prático dos humanos e o petróleo era apenas um líquido nauseabundo com utilizações concretas limitadas. Todas as riquezas vêm da investigação, do espírito, do virtual. A riqueza potencial é infinita porque o espaço das invenções possíveis é – também ele – infinito. Só existe raridade econômica numa escala espaço-temporal restrita. No tempo longo, o leque das riquezas abre-se cada vez mais depressa. Não surge apenas das ideias primárias, “fundamentais”, mas também das ideias secundárias de exploração das primeiras, e depois das ideias terciárias de exploração das segundas, e assim sucessivamente. A criação de ideias é um processo fractal que se reproduz por toda a parte, constantemente, a todas as escalas da investigação, da concepção, da produção, da venda, do consumo e do uso. As ideias (e as inovações) surgem em cada etapa da cadeia econômica, incluindo a última, a do uso do consumidor final, quase sempre criativo que, por sua vez, alimenta as outras criações. A inteligência coletiva é constantemente mobilizada ao longo de uma espiral indissoluvelmente econômica, intelectual e afetiva (o “desejo”). Determinadas ideias dizem respeito à melhoria e à aceleração do processo cognitivo que conduz às invenções. Citemos especialmente a escrita, a imprensa, os sistemas de notação e de classificação das informações, os modos de representação visual (a perspectiva, a fotografia, as curvas, os gráficos, etc.); as que dizem respeito à percepção (instrumentos de medida e de detecção de todas as ordens) e a memória (dos 36 processos mnemotécnicos às bibliotecas e às enciclopédias, até à Internet, passando por todas as formas de registro sonoro e visual); as técnicas organizacionais ou políticas que melhoram a segurança e a qualidade da comunicação: o estabelecimento de redes onde circulam de maneira estável as representações e os dados; as técnicas e instrumentos de síntese de informações e de cálculos sobre os dados (as fórmulas matemáticas, as estatísticas, os computadores, os programas informáticos que propõem sínteses visuais interativas de dados muito numerosos). Todas as estas técnicas, todos estes processos aceleram os processos de inteligência coletiva. Outras idéias dizem respeito aos processos de exploração econômica das idéias. Aqui, convém arrumar tudo o que contribuiu para fluidificar e virtualizar as transações econômicas. A moeda, os bancos, as letras de câmbio, a moeda fiduciária, os cheques, os cartões de crédito, as transações eletrônicas, a cibermoeda, mas também as formas aperfeiçoadas de contabilidade, as sociedades de ações, a bolsa, os instrumentos financeiros cada vez mais virtuais (futuros, opções, etc.) inventados nas últimas décadas do século XX. Juntemos a isso o marketing, a publicidade e as contínuas inovações nos métodos de venda e de comercialização. As idéias que dizem respeito à melhoria e à aceleração do processo de cognitivo coletivo que levam às invenções e as que dizem respeito aos processos de exploração econômica das idéias são desmultiplicadoras e potencializam-se mutuamente. O ciberespaço, espaço de comunicação e de transação aberto pela interconexão mundial dos computadores, é o ponto virtual onde estes dois tipos de idéias desmultiplicadoras se juntam para compor um único meio no qual o processo de produção de idéias multiplicadoras se auto-alimenta a um ritmo cada vez mais rápido. A economia não é a “base material” da sociedade. Não há “base material”, mas sim uma “base espiritual”, se esta expressão tem um sentido numa configuração em que a base não suporta qualquer cúpula, dado que tudo vem do espírito coletivo da humanidade e se materializa ao longo de um processo social de expansão e de complexificação progressiva de um mundo onde a inércia e a resistência do materializado servem simultaneamente de ponto de apoio e de obstáculo ao prosseguimento do processo de produção de ideias. Para favorecer a liberdade de invenção e libertar as energias de exploração das novas ideias, demo-nos conta progressivamente que era necessário um certo número de condições políticas, jurídicas, sociais e culturais. Em primeiro lugar, parece indispensável um clima geral de liberdade e de segurança, assim como um regime bem estabelecido de proteção da propriedade privada, garantidos nos planos jurídico e político. Em segundo lugar, é necessário que os inventores possam tirar proveito, de uma maneira ou de outra, do fruto da sua criatividade. Direitos de autor, patentes, notoriedade, prêmios e outras formas de recompensa devem encorajar os inovadores em todos os domínios das artes, das ciências e das técnicas. Em terceiro lugar, o clima político, econômico e financeiro deve mostrar-se favorável à criação de iniciativa. As ditaduras, os impostos demasiado pesados, o bombardeamento administrativo, a ausência de disponibilidade de fundos para investimento, tudo isso desencoraja os potenciais empreendedores. Em quarto lugar, a maior liberdade de comunicação e de difusão da informação é uma condição favorável simultaneamente à invenção e à comercialização. Em quinto lugar, um meio composto por pessoas cultas, educadas, respeitadoras das leis, aptas a cooperar e a inspirarem uma confiança mútua constitui o 37 ambiente intelectual, moral e social ideal. O CIBERESPAÇO COMO ACELERADOR DE IDEIAS E MEIO ÓTIMO DE PRODUÇÃO DE RIQUEZAS Neste aspecto, que avaliação se pode fazer do ciberespaço como condição de desenvolvimento econômico, científico e cultural? Tudo o que diz respeito à liberdade de iniciativa e de comunicação é infinitamente mais favorável que para qualquer outro meio existente. A incerteza que ainda pesa hoje na segurança das transações tende a dissipar-se graças ao aperfeiçoamento de sistemas seguros de comunicação baseados na criptografia. As assinaturas eletrônicas que garantem as identidades, as comunidades virtuais onde as pessoas aprendem a conhecer-se mutuamente, o marketing personalizado que estuda os perfis particulares dos consumidores de informação on-line, a multiplicação dos consumidores de informação on-line, a multiplicação dos contatos e das redes que permitem obter informações sobre os indivíduos e as suas reputações, sem contar as diferentes maneiras de apresentação e verificação das apresentações dos outros, tudo isto parece garantir um nível de confiança aceitável. De qualquer modo, muitas pessoas que fazem negócios on-line acabam por se encontrar realmente ou já se encontraram. Além disso, o ciberespaço oferece um meio excepcional de escolher parceiros cotidianos de todos os gêneros entre um leque muito mais variado que aquele a que temos acesso fisicamente todos os dias, o que é um elemento favorável à qualidade da sociabilidade on-line. Os problemas principais dizem respeito à propriedade das informações e aos direitos de autor, dado que os dados de todos os gêneros, dos textos aos programas informáticos, passando pelas imagens e pela música, podem ser duplicados e comunicados muito facilmente num ciberespaço em que a distinção clássica entre o original e a cópia já não tem sentido. Acrescentemos a este “problema” o desenvolvimento espantoso dos programas informáticos livres e a quantidade hoje imensa e constantemente crescente de informações disponíveis gratuitamente nos grupos de discussão e na Web – tanto provenientes de grupos privados como de instituições públicas ou de associações. Nunca tantas informações estiveram disponíveis gratuitamente. É possível que se esboce aqui uma nova forma de capitalismo na qual os proprietários abram mão quanto à posse da maioria das informações para venderem apenas certos dados estratégicos que só têm valor durante um período limitado ou serviços informacionais personalizados. Hoje, os processos judiciais já quase se realizam apenas contra as pessoas físicas ou morais que revendem informações que não lhes pertencem. É igualmente possível que alguns autores (de programas informáticos, de textos, de música, etc.), encontrem outras maneiras de serem remunerados sem ser por intermédio de editores, a partir, por exemplo, da popularidade do seu site. De resto, globalmente, como no que diz respeito aos multiplicadores de inteligência coletiva e aos fluidificantes de transação e de intercâmbio, o ciberespaço é o meio social mais favorável, o mais desmultiplicador da espiral auto-sustentada da invenção e da sua exploração comercial. O ciberespaço constitui este meio porque é a grande sociedade virtual planetária, onde nenhum poder territorial, nenhuma distância física vem refrear as interações, a competição cooperativa, a comunicação, a sociabilidade multiforme e a abertura que estão subjacentes, tanto aos processos de inteligência coletiva, como ao desenvolvimento da iniciativa e do dinamismo econômico. A riqueza vem das ideias, as ideias vêm das interações sociais, a indústria e o 40 com resultados abomináveis. Quando decidiremos nós compreender que o principal culpado é o mecanismo da acusação, que alimenta o ódio, a guerra e a incompreensão, um mecanismo que nos faz renunciar à nossa responsabilidade e à nossa liberdade. A acusação permite que os denunciadores fiquem isentos de qualquer obrigação – exceto a de denunciar – dado que os culpados (que são sempre “externos”, sempre “os outros”) foram designados. Para contornar a desastrosa crença da culpabilidade da economia (ou do capitalismo, ou da globalização, ou do imperialismo americano-neoliberal) o fundo da minha estratégia consiste em mostrar que o pretenso culpado não pode ser separado do conjunto da dinâmica social em que participamos. Tomamos um conceito por um ator. Ora, “a economia” não é nem uma substância nem um ator, mas uma certa dimensão dos atos humanos (uma dimensão isolada pelo espírito, depois endurecida por uma disciplina e ministérios). A economia, essa abstração, não tem nada de falso ou de condenável. Seriam mais perigosos o fetichismo ou a idolatria econômica. Porque esquecem que cada “parte” (artificialmente recortada) vive da vida do todo. Isolada do resto do devir cultural, social, espiritual, “a economia” não tem estritamente qualquer sentido. Examinemos, por exemplo, a seguinte afirmação: “muitas pessoas trabalham duramente em atividades que não lhes agradam para poderem comprar futilidades que não os tornam felizes, mas que lhes permitem olhar os outros de cima”. Esta frase decorre da economia, da moral, da sociologia, da filosofia ou da literatura? Há apenas uma vida, mas os olhares estreitos que se lançam sobre ela recortam- na demasiado para que possamos compreendê-la. Não é a “economia” que é má, a economia é apenas um conceito, a unidimensionalidade de decisões tomadas unicamente na base de critérios ditos “econômicos” a curto prazo e com vistas curtas. Falo de vistas curtas porque o que é mau para os seres humanos acaba sempre, a longo prazo, por ser mau para a “economia”, isto é, uma dimensão de análise particular da nossa vida. Na verdadeira vida coletiva, nenhuma dimensão é separada das outras. O governo da sociedade por si mesma, ao qual acabaremos por chegar, não terá “ministérios”. Porque os ministérios só servem para recortar – para deixar de ver – a vida integral da sociedade. A economia possui uma dimensão sanitária e a saúde uma dimensão econômica, apesar do fato que a economia e a saúde são, cada uma delas, administradas por um ministério separado. As decisões econômicas têm efeitos na saúde e vice-versa. Existe um único processo humano-social. A “miséria”, por exemplo, é um estado global político, sanitário, educativo, comunicacional, afetivo e espiritual. É por isso que é um progresso falar de exclusão (ruptura ou enfraquecimento da ligação social em geral) e não de “pobreza”, que só se refere à condição econômica. O conhecimento da sociedade por si mesma, que começamos a vislumbrar no horizonte da cibercultura, não terá “disciplinas” que a impeçam de compreender o que ela vive. Nunca acreditemos, pois, que a Economia ou a Técnica, ou a Cultura, ou a Religião (ou o que quer que seja adornado com uma maiúscula) possam ser poderes separados do resto do devir coletivo. Este tipo de pensamento isolador gera visões falsas, que levam quase sempre à acusação de bodes expiatórios, ao conflito e à violência. A “economia” não é a causa de todos os males porque a economia é apenas uma das dimensões do devir humano total. Uma abstração, um modo de recorte da realidade, não pode ser “causa” de nada. Para compreender o verdadeiro processo de despertar da humanidade, é necessário conectar o fenômeno da extensão do capitalismo a todas as outras dimensões (políticas, pedagógicas, técnicas, artísticas, científicas, 41 religiosas, etc.). A economia não é uma força separada e autônoma. Todos nós a fazemos, todos os dias, que mais não seja através das nossas opções de trabalho, de consumo, de poupança e de investimento. Só quando tivermos visto e vivido a economia como dimensão sem autonomia da totalidade da atividade humana ela deixará de estar em oposição à vida, tanto na realidade como na representação. O COMÉRCIO CRIA RELAÇÕES PACÍFICAS Gostaria de sublinhar a correlação entre o surto de um mercado cada vez mais livre e invasor com outros fenômenos com o mesmo ritmo crescente: o progresso científico e técnico, o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, a urbanização, o crescimento demográfico global, a ascensão da ideia e, depois, da prática democrática... A dilatação do mercado não é uma tendência separada das outras ou esteja oposta a elas, mas sim a dimensão de um único fenômeno de desenvolvimento humano multidimensional. Como já foi muitas vezes assinalado, o “dinheiro” é um dissolvente dos elos sociais e territoriais tradicionais, um ácido corrosivo das comunidades locais e das culturas identitárias. Mas é também um elo entre pessoas de origens e de culturas diferentes, o lubrificante da vida social nas grandes cidades e nos circuitos internacionais onde os indivíduos não estão precisamente unidos por elos tradicionais ou comunitários clássicos. Desde os tempos mais remotos, o comércio foi uma maneira de entrar em relação com estrangeiros sem ser na base da violência. O comércio promove relações pacíficas e contratuais entre os humanos. Há comércios de armas ou de substâncias tóxicas que evidentemente, não correspondem aos cânones mais exigentes da ética. As fraudes e os abusos são moeda corrente. Mas o comércio continua a ser, afinal, uma atividade que contribui para que as pessoas, em vez de se matarem umas às outras, estabeleçam relações de confiança, densifiquem as conexões de todas as naturezas, tomem consciência das interdependências de todas as espécies e desejem a prosperidade geral. São interesses econômicos bem compreendidos que levam à consciência da interdependência, à necessidade da associação e à ligação à inteligência coletiva da humanidade. Nos negócios mundiais, todos têm necessidade da prosperidade mundial. O comércio é um extraordinário sistema auto-sustentado de criação de ligações (compra, venda, parcerias, contratos, empregos, etc.), mas são ligações móveis, mais livres que as ligações fixas e territorializadas criadas pelas sociedades hierarquizadas tradicionais. O “capitalismo”, como a morte e a sexualidade para a evolução biológica, talvez seja uma estratégia da evolução cultural para mobilizar as pessoas, acelerar as circulações, alargar e flexibilizar a amplitude das ligações sociais e difundir as inovações. Para estimular a produção de formas novas. AS PESSOAS TORNAM-SE EMPRESAS A característica do mundo contemporâneo é, pois, a partir de agora, que todos façam comércio, isto é, compre e venda bens e serviços. E todos querem revender mais caro do que investiram, quer sejam casas, matérias-primas, moeda, obras de arte, 42 ações, relações ou ideias. Nós estimamos aquilo que julgamos vir a adquirir valor e não a perdê-lo. Por conseguinte, haverá cada vez menos um “valor real” das coisas. O valor de mercado, o valor especulativo, o valor estimado, ganhará cada vez maior espaço. Nas empresas mais competitivas no mercado mundial, que mostram o caminho que todas as outras irão tomar, os colaboradores mais preciosos já são pagos com ações, isto é, com vetores, suscetíveis de subir ou de descer. Com símbolos que implicam os seus detentores na descida ou na subida da empresa. Haverá cada vez menos ofícios bem delimitados e funções precisas, todos estarão constantemente ocupados fazendo negócios a propósito de tudo: sexualidade, casamento, procriação, saúde, beleza, identidade, conhecimento, relações, ideias. O “trabalho” mudará completamente de sentido. Já não sabemos muito bem quando trabalhamos e quando não trabalhamos. Estaremos constantemente ocupados a fazer negócios. Todas as espécies de negócios. O “desenvolvimento pessoal” mais íntimo levará a uma melhor estabilidade emocional, a uma abertura relacional mais fácil, a uma acuidade intelectual mais bem dirigida, logo, a um melhor desempenho econômico. Mesmo os assalariados, que pedem cada vez mais uma remuneração em ações, tornar- se-ão empresários individuais, passando de um patrão a outro, gerindo a sua carreira como a de uma pequena empresa, atentos a todas as transformações do meio que os podem envolver, dispostos a formarem-se sobre as novidades. A pessoa torna-se uma empresa. Aqueles que criticam este sistema já têm, na sua vida pessoal, exatamente o mesmo comportamento que todos os outros. O Homo economicus não é uma ficção teórica da ciência econômica, é a pintura moral da sociedade onde entramos irreversivelmente. E foi este modelo que a “competição cultural”, a seleção cultural das civilizações escolheu! Estranho! Incrível! Não são o desinteresse, a dedicação a uma causa transcendente, ou a obediência que são os motores mais eficazes do funcionamento coletivo, os mais eficazes para produzir constantemente a novidade. É o interesse bem compreendido de cada um, o motor maciçamente distribuído do interesse individual, que tende a maximizar a longo prazo uma função global de cooperação social. Já não há “família”, nem “nação” que se aguente: divorciamo-nos, emigramos, mudamos de região ou de empresa. São rompidas muitas relações, mas para que outras relações, mais maleáveis, com um raio de ação mais extenso, se renovem alhures. Quanto mais a circulação dos homens se acelera e se densifica, tanto melhor se tece o tecido global. Procuramos obstinadamente otimizar a nossa situação em vez de nos contentarmos com a situação em que o nascimento nos lançou por acaso. Procuramos ser os artesãos da nossa própria vida. É porque perseguimos a liberdade, todos em conjunto e cada um por sua conta, que nos tornamos cada vez mais criativos e solidários. É este o sentido profundo da ascensão irreversível do mercado: cada um trabalha para otimizar a sua situação coordenando-se com os outros. Os liberalismos econômicos e políticos, como a aspiração pessoal à realização, são diferentes aspectos de uma única ascensão da liberdade. A MORALIDADE CONDICIONA A PROSPERIDADE Mas atenção, trata-se de respeitar as regras. As leis são feitas para isso: são as 45 A COMUNIDADE CIENTÍFICA OFERECE À HUMANIDADE A SUA INTELIGÊNCIA COLETIVA A comunidade científica é a primeira comunidade virtual, a primeira comunidade que se organizou como inteligência coletiva numa base independente das barreiras nacionais e religiosas. Algumas dezenas de anos após a invenção da imprensa e no momento em que a rede postal se estabelecia progressivamente na Europa, a “República das letras” começava a trocar ideias, colunas de números, resultados de experiências, imagens e raciocínios. A partir do século XVI, a comunidade científica dedicou-se a inventar e a viver uma maneira de fazer sociedade distante tanto da fusão comunitária ou da submissão a uma autoridade despótica como do individualismo indiferente aos outros. O investigador científico apoia-se nos conhecimentos já existentes, cita os trabalhos dos seus colegas, insere-se completamente num coletivo ao qual está orgulhoso de pertencer. Mas é obrigado à originalidade, à novidade, à descoberta. E está perfeitamente consciente que se não conseguir suscitar o interesse dos outros investigadores, as suas ideias não terão qualquer sucesso. No espaço intelectual aberto pela comunidade científica, todas as ideias estão em competição cooperativa para atrair o máximo de atenção. A capacidade de interessar sem recorrer a argumentos de autoridade, à força ou a meios desleais são essenciais ao funcionamento do meio científico porque a finalidade própria deste meio é funcionar como inteligência coletiva. Onde a violência, o poder arbitrário e a fraude são exercidos, a inteligência coletiva declina. Já não se descobre nada. É por isso que com a originalidade e a imaginação, a honestidade e a abertura de espírito são virtudes capitais do cientista. Humanistas, filósofos e cientistas começam a edificar no século XVI uma República das letras que chega à boca da cena política na época das Luzes. No seio desta República é inventado o tipo de funcionamento social mais próximo de um ideal da cooperação competitiva. Esta maneira original de fazer sociedade, já planetária e virtual, dado que ela é organizada pela circulação transfronteiriça de publicações impressas, vai produzir em alguns séculos mais conhecimentos objetivos que os segregados pela humanidade em vários milhares de anos. Ao associar-se com o mercado, esteve na origem do imenso desenvolvimento técnico que conhecemos desde a revolução industrial. Desde o século XVI, o número de investigadores científicos, de universitários e de estudantes cresceu de uma maneira astronômica e tanto mais depressa quanto mais nos aproximamos do período contemporâneo. Ao oferecer a Internet ao mundo a comunidade científica deu- lhe a infraestrutura técnica de uma inteligência coletiva que é, sem dúvida, a sua mais bela descoberta. Assim, transmitiu ao resto da humanidade a sua melhor invenção, a do seu próprio modo de sociabilidade, do seu tipo humano e da sua comunicação. Esta inteligência coletiva aperfeiçoada desde há séculos é perfeitamente encarnada pelo caráter livre, sem fronteiras, interconectado, cooperativo e competitivo da web e das comunidades virtuais. Ora, acontece progressivamente que, uma vez que o mercado tira o seu melhor desenvolvimento dos conhecimentos, dos saberes-fazer e das ideias produzidas pela comunidade científica, as empresas começam não só a “fazer investigação” mas a imitar cada vez mais o funcionamento da comunidade científica. 46 POR QUE RAZÃO AS EMPRESAS SE TRANSFORMAM EM UNIVERSIDADES As grandes empresas tornam-se quase universidades: organizam colóquios, seminários, oferecem formação permanente, prometem a long life learning aos seus empregados. Não são apenas departamentos de investigação em marketing, em management, em organização, em finanças, etc. Estão incessantemente em investigação e em aprendizagem para compreenderem, conceberem, produzirem, comunicarem, venderem e associarem-se. Finalmente, nas empresas mais avançadas, mais high tech, mais virtuais, nas empresas de consultoria, de programação, ou de produção de jogos, já não há departamento de investigação e desenvolvimento, todos fazem investigação e desenvolvimento, todos se tornam empreendedores no espaço do saber. As grandes empresas, e cada vez mais as pequenas, todas as empresas em concorrência no mercado mundial, qualquer que seja a sua dimensão, devem estar em investigação permanente, em autotransformação. São as famosas “organizações de formação contínua”. Quanto mais vasto e aberto é o mercado em que se batem, mais se assemelham a pequenas Repúblicas das letras. Inversamente, quanto mais assentam num mercado cativo, menor concorrência têm e menos apetite possuem pela inteligência coletiva. É a concorrência que torna as empresas inteligentes, que as faz utilizar todos os recursos do trabalho cooperativo em rede, da engenharia simultânea, da Intranet e da Extranet, que as faz capitalizar a sua memória de empresa e as suas competências, que as faz vender e consumir cada vez mais informações e conhecimentos. O mercado apoderou-se das infraestruturas de comunicação e dos modos de funcionamento da comunidade científica porque também ele, desde o advento da economia da informação, já só tem como objetivo a inteligência coletiva. O Homo academicus e o Homo economicus fundem-se no momento em que a economia se torna virtual, no instante histórico em que o mercado se torna um lugar sem fronteiras de circulação das notícias, de intercâmbio de informações e de competição de ideias. Quanto o mercado se torna uma inteligência coletiva, os vendedores devem se revestir do espírito de cooperação competitiva dos cientistas, devem adotar a sua preocupação maníaca por honestidade, originalidade, citação e de referência (as ligações – links – hipertextos, as patentes, os copyrights, as marcas registradas). O lugar do mercado e o lugar da enciclopédia viva confundem-se progressivamente no ciberespaço. AS MÁQUINAS DE PRODUZIR O FUTURO OU OS JOGOS DO DINHEIRO E DAS IDEIAS Devido a esta convergência, a comunidade científica e as universidades vão tornar-se os focos mais quentes da lógica liberal. Quando o comércio se torna universal, a Universidade vai misturar-se cada vez mais com o comércio. Primeiro os Estados Unidos, isto é, em breve por toda a parte, as universidades de empresa têm mais estudantes que as universidades públicas e independentes. As próprias universidades públicas dependem de maneira crescente das encomendas da indústria para a sua investigação e ouvem cada vez com maior atenção as exigências do mercado em matéria de formação. Porque as universidades se tornaram uma espécie de filtros que enriquecem e selecionam os batalhões de jovens que chegam ao mercado, ao mercado de emprego, ao mercado de trabalho, ao mercado de iniciativa e das ideias. “Criem-nos 47 diplomas que tenham ideias, procura de mercado, e não gente que aplica teorias. Gente criativa, por favor!” O mercado torna-se o principal incitador à criatividade. É por isso, e apenas por isso que se confunde com a inteligência coletiva do próximo século e que foi escolhido provisoriamente pela seleção cultural como o modo de organização social mais eficaz. Vamos começar a divertir-nos com o pensamento, num grande jogo em que sabemos que cada um tenta pensar melhor que os outros. Neste jogo, as ideias ou os talentos são as semente de espécies geneticamente modificadas que lançamos à terra fértil do mercado, esperando recolher o máximo de dinheiro. A aprendizagem é um investimento; a criatividade é um investimento; as relações, as ligações, os acordos de cooperação, as parcerias são investimentos. O dinheiro só está lá para recompensar os atores, os semeadores de ideias , os cultivadores de talentos, os que fertilizam a inteligência coletiva. Na verdade, o dinheiro não é feito para ser gasto na totalidade. (É certo que é necessário que haja luxo. Através do luxo, os ricos subsidiam as primeiras produções do que se tornará, alguns anos mais tarde, acessível a todos: os carros, os aviões, os computadores, as piscinas dos jardins...) O dinheiro mede o poder das ideias que se confrontam com uma realidade não dividida em disciplinas. O dinheiro torna-se uma unidade de medida epistemológica. Neste momento, nas universidades norte-americanas, os professores com maior prestígio, e que atraem a maioria dos estudantes, são aqueles que conseguem obter os maiores subsídios, as encomendas mais substanciais. É preciso levar este raciocínio indissoluvelmente econômico e epistemológico até o fim: o máximo de dinheiro obtém- se no mercado e não algures, porque é aí que o dinheiro mede mais exatamente a força das ideias e dos grupos de ideias que fazem face a uma realidade não separada em disciplinas ou em ministérios. É aí, no mercado mais virtual, mais especulativo, que se mede melhor a força das ideias que ultrapassam as outras e anunciam o futuro. As universidades pedem cada vez mais aos seus laboratórios para se autofinanciarem através dos rendimentos das suas propriedades intelectuais (patentes, licenças, direitos de autor) e, de fato, estes rendimentos constituem uma parcela cada vez mais importante do orçamento dos laboratórios. Simetricamente, de uma maneira claramente convergente, verifica-se que, no rendimento das empresas em concorrência no mercado mundial, uma parte crescente provém das suas patentes, dos seus direitos de autor, dos conhecimentos que lhes são comprados, das formações que dispensam e de uma capitalização bolsista que é apenas uma avaliação feita pelo mercado da força de futuro das suas ideias. Esta tendência só poderá acelerar nos próximos anos. Do mesmo modo que as grandes empresas da economia da informação se transformam em universidades e criam o seu próprio sistema de formação, muitas empresas inovadoras da economia da informação são spin off de grandes universidades ou de institutos de investigação públicos, dirigidos por estudantes e aconselhados por professores interessados no capital. A generalidade das empresas, públicas ou privadas, tornam-se produtoras de conhecimento, isto é, motores que arrastam a sociedade para o futuro. O conhecimento mantém uma profundíssima relação com o futuro: cria-o. Na economia da informação, o dinheiro recompensa a visão e a fabricação do futuro. As sociedades com melhor cotação na bolsa já são as que produzem mais conhecimentos que as outras. Mais conhecimentos – ou mas acesso ao conhecimento – que as universidades. Em concorrência no mercado do conhecimento, as grandes empresas da economia da informação são estranhas espécies de universidades cotadas na bolsa. São máquinas de produção de futuro: biotecnologias, programas informáticos, redes, imagens virtuais. O dinheiro é aspirado pelo futuro. O dinheiro recompensa o virtual. Vede bem onde ele 50 que isso implica. Nunca vos interrogastes por que razão o “capitalismo” e a comunidade científica ocidental nasceram juntos, na Europa, no Renascimento, no preciso momento em que o planeta finalmente circunavegado dava a conhecer todos os seus horizontes? Não vedes o paralelismo entre o desenvolvimento espetacular da ciência e da técnica, por um lado, e o do capitalismo e do mercado livre, por outro? Até que as empresas se tornem “organizações de formação contínua” e universidades mundiais, até que a enciclopédia absoluta e intotalizável da Web se transforme no mercado absoluto e intotalizável, até que o web marketing , as ligações hipertextos, a indexação dos motores de pesquisa, os programas informáticos de trabalho cooperativo e as comunidades virtuais se tornem a chave de tudo? A comunidade científica tornam-se idênticos porque estabelecem desde a sua origem uma relação muito forte com o mesmo apetite de liberdade, a mesma fé na competição cooperativa, o mesmo impulso para o futuro. A inteligência coletiva torna-se o mercado porque o mercado, em breve centrado principalmente no ciberespaço, já é o lugar por excelência onde se trocam as informações e as ideias em concorrência, o lugar do virtual, o futuro. Mas o business é também o lugar da realidade, o lugar onde se descobre se as coisas andam realmente. Os assuntos não são divididos por disciplinas, são os assuntos, onde a psicologia e a física não se distinguem. Nas universidades clássicas, o conhecimento é muitas vezes mutilado porque “teórico’, desorganizado pela separação das disciplinas. Muitas vezes, ensina-se nelas o que as coisas deveriam ser. Em contrapartida, no business, como na verdadeira ciência, estamos constantemente em contato com a realidade tal como ela é, experimentamos. É deste contato com um real integral que nascem as ideias, todas as verdadeiras ideias. As ideias que estão em concorrência no mercado. Os objetos são ideias. Os utensílios são ideias. Os processos são ideias. Os serviços são ideias. Os textos são ideias. As obras de arte são ideias. Foi necessário pensá-los! Tudo o que povoa o mundo humano só existe porque foi pensado primeiro. A Microsoft, que representa a programação informática, engoliu a IBM, que significa o material. A AOL, que absorveu a Netscape e, mais tarde, a Time Warner, simboliza a navegação universal. A sua capitalização na Bolsa já ultrapassou a dos antigos símbolos da grande indústria americana. Irá ela abocanhar a Microsoft? É sempre a camada mais virtual, a mais universal, a que tem mais futuro, que se desenvolve com maior vigor. Quando mais “virtual” se é, mais dinheiro se faz. Quanto mais se sobe para o mundo das ideias, mais recompensado se é pelo mercado. “Ganhai dinheiro com ideias e com ideias sobre ideias, não com o nascimento, ou com o poder, ou com a violência”. É este jogo que o mercado atual nos encoraja a jogar. Por vezes, chama-se a isso “a economia da informação”, ou “a idade do conhecimento”, mas não se compreendeu realmente do que se tratava. O mercado triunfa apenas no momento em que parece evidente que tudo é dirigido por ideias, para a obtenção de novas ideias, e que o essencial está no processo de evolução para uma inteligência coletiva cada vez mais consciente de si mesma, que é o sentido da história humana. O ruído dos meios de comunicação, o hipertexto em expansão das publicações científicas e as cotações da bolsa são as primeiras batidas, ainda fracas, muito tímidas, ainda na infância, da inteligência coletiva global da humanidade. O que se obtiver no ciberespaço será infinitamente mais complexo e performante. No mesmo movimento, o ciberespaço vai tornar-se o lugar supremo de competição das ideias e o mercado, finalmente libertado de todos os entraves. Já não haverá diferença entre o pensamento e o 51 business. O dinheiro recompensará as ideias que farão surgir o futuro mais fabuloso, o futuro que decidiremos comprar. A COOPERAÇÃO COMPETITIVA E A INTELIGÊNCIA COLETIVA O objetivo da seção seguinte é fornecer um sólido fundamento à noção de inteligência coletiva. A minha hipótese é simples: a inteligência coletiva emerge do processo de cooperação competitiva, incidindo a competição essencialmente nas capacidades cooperativas dos atores em concorrência. No início desta seção, situo o funcionamento do mercado capitalista e o da comunidade científica, que foi abordado na seção precedente, na classe muito mais geral dos processos de competição cooperativa que encontramos em todas as escalas da evolução biológica e cultural. Feito isto, mostro que a competição cooperativa (ou a cooperação competitiva) é o modo de organização privilegiado da inteligência coletiva. Para terminar, proponho alguns argumentos a favor da ideia de que o ciberespaço é um ambiente de comunicação particularmente favorável ao desenvolvimento de uma inteligência coletiva global da humanidade. A INTELIGÊNCIA COLETIVA E O TURBILHÃO EVOLUTIVO Segundo a abordagem neodarwinista, a evolução biológica resulta da competição cooperativa dos genes para a sua sobrevivência. Tudo se passa como se os genes “egoístas” quisessem perpetuar-se e como se utilizassem os organismos a fim de se transmitirem e de se multiplicarem. Os genes estão em competição, dado que as características cuja formação é comandada nas células e nos organismos se opõem sempre a outras características possíveis, cujo desenvolvimento seria dirigido por genes diferentes. Quanto mais estas características favorecem a reprodução dos organismos, tanto mais os próprios genes que os comandam são reproduzidos, logo “vencedores”. Mas também podemos dizer que os genes são envolvidos num vasto processo de cooperação. Devem entrar em relação uns com os outros para regerem coletivamente a maior parte dos aspectos da vida de um organismo. Se os genes de um mesmo organismo se opusessem, se fossem mutuamente incompatíveis, o organismo em questão não seria muito simplesmente viável. Assim, a seleção natural só deixa que se reproduzam os genes capazes de se associarem positivamente com os outros no seio de um mesmo genoma. Este processo de cooperação pode também ser observado à escala da espécie. De fato, na abordagem neodarwinista, os organismos são concebidos como os vetores de genes que são unidos ritmicamente em novas associações em cada geração, intervindo esta união no seio de populações cuja extensão espaço-temporal é muito mais vasta que a dos organismos. Todos os genes que compõem o pool genético de uma espécie cooperam a fim de assegurar a maior duração possível das populações cuja associação é solidária. Mas podemos alargar ainda mais o ponto de vista e considerar que os genes que comandam as diferentes populações de plantas, de animais e de microorganismos interagem no seio de um sistema ecológico e são também envolvidos num processo de cooperação competitiva. Suponhamos que certas associações de genes – que se manifestariam, por exemplo, pela aparição de um superpredador – têm por efeito romper a cooperação no seio do sistema ecológico em que participam, isto ao ponto de o fazer desaparecer. Então, estas associações de genes “assassinos” destruiriam ou enfraqueceriam o ambiente da sua própria reprodução e também eles desapareceriam 52 ou declinariam. A cooperação entre os genes estende-se, pois, a uma escala muito vasta. Podemos alargar ainda mais a nossa visão. Desde a primeira célula capaz de se reproduzir, a cooperação competitiva dos genes, para se perpetuar, gera o imenso phylum evolutivo da vida. Como sabemos, o processo vivo, na sua totalidade, produz e reproduz um leque cada vez mais vasto de formas. O conjunto do processo é sustentado pelo contínuo aparecimento de novos genes (as mutações) e por novas associações de genes (associações à escala dos organismos, das populações, dos sistemas ecológicos). Ora, estes genes são selecionados principalmente em função da sua aptidão para cooperar entre si. A competição incide nas aptidões cooperativas. É muito natural que os genes mais cooperativos se reproduzam melhor do que outros, dado que, a contrário, os que são incompatíveis com os seus associados ou que se opõem à sobrevivência do ambiente que os apoia e os propaga (organismo, população, ecossistema) não podem muito simplesmente reproduzir-se. Novamente, a longo prazo, a competição recompensa a propensão para cooperar tanto “internamente” (viabilidade dos organismos) como “externamente” (viabilidade das populações e das associações que são os sistemas ecológicos). Não somos obrigados a fazer dos genes os principais atores da história da vida. Noutras narrativas possíveis, os genes são apenas suportes de memória, importantes decerto, mas cujo papel deve ser recolocado no decurso de processos auto-organizados complexos que fazem participar o conjunto do metabolismo dos organismos na sua gênese, no seu desenvolvimento e na sua reprodução. Das células aos organismos, das populações interfecundas aos sistemas ecológicos, dos conjuntos ecológicos às espirais retroativas que mantêm o equilíbrio da biosfera no nosso planeta, desde a sua origem até os nossos dias, todo o tecido auto-reprodutor e ramificado da vida é solidário e interdependente. A história da evolução pode ser lida como uma exploração aventurosa de todas as formas possíveis de cooperação, trabalhando as mais eficazes para a sua própria conservação. Na história da evolução, as células eucariotas surgem mais de dois bilhões# de anos depois das células procariotas (bactérias, algas azuis), mais primitivas. As células eucariotas são associações resultantes da simbiose de formas de vida mais simples já providas de memórias genéticas distintas. Incluem um núcleo, mitocôndrias (espécie de microfábricas energéticas) e cloroplastos (capazes de extrair a energia do sol) para as plantas. Estas células compõem os vegetais, os animais e o nosso próprio corpo. O aparecimento das células eucariotas provocou um salto no processo evolutivo, dado que permitiu a criação mais rápida de formas de cooperação mais variadas. Os seres multicelulares surgem cerca de quinhentos milhões de anos depois das células eucariotas. Os organismos multicelulares representam um estágio de cooperação ainda mais integrado que o das células eucariotas. As células fortemente diferenciadas destes organismos trabalham em conjunto para a perpetuação dos mesmos genes. Trezentos milhões de anos depois do aparecimento dos seres multicelulares os animais sociais, como as formigas e as abelhas, manifestam um grau de cooperação ainda mais elevado que os organismos multicelulares. Devido a uma sexualidade e a um modo de reprodução originais, os himenópteros são muito mas próximos geneticamente que a sua mãe e irmãs que os animais que têm uma sexualidade “normal”. O altruísmo em relação à mãe e às irmãs é um meio de propagar os seus próprios genes. Devido à sua excepcional aptidão cooperativa, os himenópteros dominam totalmente os outros insetos, tanto em número de espécies como pela sua biomassa. Ainda mais tarde que os insetos, as sociedades de mamíferos desenvolveram comportamentos altruístas sem se apoiarem no
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