Comparando o perfil do aluno e da disciplina

Comparando o perfil do aluno e da disciplina

COMPARANDO O PERFIL DO ALUNO E DA DISCIPLINA

ALUNO: LUIS CARLOS MENEZES VICTOR

CURSO: LICENCIATURA EM CONSTRUÇÃO CIVIL

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

COMPARANDO O PERFIL DO ALUNO E DA DISCIPLINA

Introdução

A satisfação pelo cumprimento de nossas atividades como profissional ou estudante é muito importante. Pretendemos estudar esta questão, num sentido de ajuda e crescimento do trabalho desenvolvido no nosso grupo.

1. Você trabalha? Qual o tipo de trabalho?

Sim, eu trabalho.

Sou Técnico de Manutenção Mecânica e, atualmente, faço manutenção em equipamentos de plataformas de petróleo (off shore), isto é, em alto mar com escala de trabalho 14 x 21 (trabalho 14 dias e folgo 21dias) .

2. Há quanto tempo exerce esta profissão?

Há 33 anos, mas mudei de empresa 7 vezes, portanto sempre na mesma profissão.

3. Como você localiza a sua satisfação durante o tempo que exerce essa função?

Sinto-me muito honrado e satisfeito em ter uma profissão que nunca me deixou desempregado, e participar de um seleto grupo de profissões que a quantidade de escolas para sua formação é muito pouca em função da demanda do mercado de trabalho. Atualmente, para reverter o quadro dessa situação, muitas escolas estão começando a incentivar pessoas ao curso de Técnico em Mecânica com durações de 6, 12, 18 e 24 meses.

4. Caso tenha insatisfação na sua profissão, enumere os motivos a partir dos mais determinantes.

Não tenho insatisfação.

5. Como você considera a convivência no seu ambiente de trabalho? Justifique a sua resposta.

Não estou contradizendo o que falei no item 3, mas a convivência em uma plataforma de petróleo é muito difícil e não hostil, pois a população é grande, 240 pessoas onde eu trabalho, e temos desde diversos hábitos das pessoas (higiênicos, costumes, tratamentos, culturais, etc.) aos riscos ambientais (físicos, químico, biológicos). O que nós fazemos é controlar os riscos, pois não temos como eliminá-los. Portanto, a tensão e o estresse são constantes.

6. Em sua opinião quais as maiores falhas no relacionamento humano no seu grupo de trabalho? Relacione as causas em ordem decrescente de importância.

No meu grupo de trabalho as maiores falhas estão na educação e cultura das pessoas:

4ª - Meu grupo é formado por várias pessoas de empresas diferentes e há uma certa disputa dos funcionários;

3ª - Em meu grupo têm pessoas de várias regiões do Brasil, do Norte ao Sul, culturas diferentes com manias diferentes;

2ª - Em meu grupo, a maioria das pessoas só fala gritando, como se o ruído externo fosse muito grande e não é, pois se comunicam assim tanto no restaurante quanto no camarote assistindo uma televisão;

1ª - Falta de educação em maior parte das pessoas de meu grupo, isto é, as palavras: por favor, por gentileza, com licença, obrigado, etc. que são as palavras básicas, isto é, que vem de “berço”, raramente são ditas.

7. Quais são suas expectativas em relação ao estudo desta disciplina neste período?

Entender o desenvolvimento humano através do aprendizado da psicologia educacional para aplicar no meu futuro ofício de professor.

8. Com que conhecimentos, habilidades e atitudes você pode contribuir para o enriquecimento das nossas aulas e o crescimento do grupo?

Por trabalhar em um ambiente confinado por 14 dias e permanecer com um grupo de várias localidades, culturas, costumes, indumentárias e estilos, acho que poderei contribuir muito no enriquecimento de nossas aulas. Por exemplo, andei observando que a maioria das pessoas de meu grupo quando atinge o décimo dia de embarque eles mudam completamente de humor, não devemos nem “brincar” com certos indivíduos, por isso, nós apelidamos de “síndrome do décimo dia”.

9. “Quem entrou no time deve jogar sem ser craque. Receba a bola”.

Que relações você construiria entre o pensamento acima e esta disciplina?

Mesmo que o aluno não gostar da disciplina ele deve contribuir para o progresso dos assuntos abordados, pois o estudo do comportamento humano é o nosso dia-a-dia e para quem quer evoluir tanto profissionalmente quanto socialmente, a melhor forma é estudar Psicologia, pois estaremos contribuindo para um bom relacionamento com o próximo.

Conclusão:

Faltam dois anos para aposentar-me, portanto pretendo realizar o meu sonho em ser professor. Na realidade queria ser professor de Mecânica, à qual tenho 33 anos de experiência, porém não existe curso de Licenciatura para minha profissão e eu me recuso em ser instrutor, portanto optei por Construção Civil que é o curso mais próximo de minha profissão.

Eu sugiro que nosso Governo deveria incentivar todos profissionais aposentados a formar-se professor, para ensinar tudo que aprendeu durante a vida à nossas “crianças”, acho que nosso país ganharia muito com essa idéia, pois conheço muitos profissionais que após a aposentadoria se entregam ao ócio, levando-os à dependência química, loucura, doenças, etc.

ALUNO: LUIS CARLOS MENEZES VICTOR. CURSO: LICENCIATURA EM CONSTRUÇÃO CIVIL

Comentários