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Guias e Dicas
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Princípios de informática, Notas de estudo de Engenharia Química

apostila para quem quer aprender noções básicas de informática

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 28/04/2012

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tiago-francisco-7 🇧🇷

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Baixe Princípios de informática e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Química, somente na Docsity! PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA TEXTO INTRODUTÓRIO CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak Conceitos Básicos de Informática Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak i Conteúdo 1. O QUE É INFORMÁTICA?......................................................................................................................1 2. O COMPUTADOR..................................................................................................................................1 2.1. O Que é ?.......................................................................................................................................1 2.2. Breve Histórico...............................................................................................................................1 2.3. Gerações........................................................................................................................................2 3. PEQUENA CRONOLOGIA DA MICROINFORMÁTICA..................................................................................3 4. MAIS SOBRE COMPUTADORES.............................................................................................................3 4.1. Classificação Geral ........................................................................................................................3 4.2. Organização...................................................................................................................................4 4.3. Princípio de Funcionamento ..........................................................................................................4 4.3.1. Entrada de Dados....................................................................................................................4 4.3.2. Processamento de Dados.......................................................................................................4 4.3.3. Saída de Dados.......................................................................................................................5 5. HARDWARE BÁSICO .............................................................................................................................5 5.1. Unidades de Entrada......................................................................................................................5 5.1.1. O Teclado (Keyboard) .............................................................................................................5 5.1.2. O Mouse ..................................................................................................................................6 5.1.3. O Scanner................................................................................................................................6 5.2. Unidade de Processamento ..........................................................................................................6 5.3. Unidades de Saída.........................................................................................................................7 5.3.1. O Vídeo ou Monitor de Vídeo..................................................................................................7 5.3.2. As Impressoras .......................................................................................................................7 Impressoras Matriciais...................................................................................................................8 Jato de tinta - Deskjet ....................................................................................................................8 Laser - LaserJet .............................................................................................................................8 5.4. Memória..........................................................................................................................................8 5.4.1. Como Funciona .......................................................................................................................8 5.4.2. Memória RAM..........................................................................................................................8 5.4.3. Memória ROM..........................................................................................................................9 5.4.4. Discos......................................................................................................................................9 Disquetes ou Discos Flexíveis.......................................................................................................9 Disco Rígido ou Winchester ..........................................................................................................9 CD-ROM.........................................................................................................................................9 DVD - Digital Versatile (Video) Disc ............................................................................................10 Capacidades dos Discos .............................................................................................................10 6. SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR .....................................................................................10 6.1. Sistemas Operacionais................................................................................................................10 6.2. Programas Utilitários....................................................................................................................10 6.3. Programas Aplicativos .................................................................................................................11 6.3.1. Processadores de Texto .......................................................................................................11 6.3.2. Planilhas Eletrônicas ou Planilhas de Cálculo......................................................................11 6.3.3. Programas Gráficos ..............................................................................................................11 6.3.4. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados....................................................................11 6.4. Compiladores e Interpretadores ..................................................................................................11 6.5. Vírus Eletrônico de Computador..................................................................................................11 6.5.1. O Que é? ...............................................................................................................................11 6.5.2. Prevenção..............................................................................................................................12 7. OPERAÇÃO BÁSICA DO MICROCOMPUTADOR .....................................................................................13 Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 2 : ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos. : John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje. ENIAC : Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC). V o ce s ab ia ? Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da Máquina Analítica. Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. 2.3. Gerações : Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. : Segunda geração. Com início nos fins dos anos 50, engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Começaram a surgir também as linguagens de programação alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964). Válvulas Transistores : Terceira geração. Com início em meados da década de 60, compreende computadores constituídos de circuitos integrados. Escalas de integração: < SSI - Small Scale of Integration < MSI - Middle Scale of Integration. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. : Quarta geração. Com início no princípio da década de 70, são os computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas: < LSI - Large Scale of Integration < VLSI - Very Large Scale of Integration. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores. ENIAC Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 3 3. PEQUENA CRONOLOGIA DA MICROINFORMÁTICA : 1975 - Lançamento do primeiro microcomputador: Altair 8080. : 1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs lançam o computador Apple. No ano seguinte, o Apple II é lançado. : 1978 - A Intel lança o microprocessador 8086, que dá início a série de microprocessadores conhecidos como 80x86, que incluem o Intel 80486 e o Pentium. FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO 1974 hoje cientistas da computação usuário final : 1979 - Primeiro programa comercial para microcomputadores: a planilha eletrônica VisiCalc. : 1980 - Surge o MS-DOS (sistema operacional) da Microsoft (Bill Gates e Paul Allen). : 1981 - A IBM apresenta o IBM Personal Computer - o PC. : 1982 - É lançado o Lotus 1-2-3, planilha eletrônica que reinou absoluta por vários anos. : 1983 - Lançamento do PC-XT (Extended) pela IBM, e do Turbo Pascal pela Borland (Philippe Kahn). : 1984 - Lançamento do Macintosh da Apple e do PC-AT (Advanced) da IBM. : 1985 - É lançado o Windows 1.0. Surgem os primeiros computadores 386. : 1986 - A IBM apresenta o primeiro laptop (computador portátil). : 1987 - A Novell passa a dominar o mercado de redes com seu produto NetWare. : 1988 - IBM e Microsoft lançam o OS/2 1.0 (sistema operacional). Laptop/Notebook PREÇO/DESEMPENHO 1974 hoje C u st o Poder : 1989 - Surgem os primeiros computadores 486. : 1990 - Lançamento do Windows 3.0, num dos eventos mais “badalados” da história do Software : 1992 - Ao adquirir a Fox Software (produtora do sistema gerenciados de banco de dados Foxbase), a Microsoft torna-se a maior figura de todo o mercado de software para PCs. É lançado o OS/2 2.0. : 1993 - Surge o Pentium. É lançado o Windows NT e o OS/2 2.1. : 1994 - Início do “boom” da Internet. A Internet é uma rede global/mundial de computadores. : 1995 - Lançamento do Windows 95, primeiro sistema operacional genuíno baseado em janelas da Microsoft. : 1996 - O foco da informática passa para a Internet e a Web1. PARADIGMA DE USUÁRIO 1974 hoje usuário único usuário de redes 4. MAIS SOBRE COMPUTADORES 4.1. Classificação Geral : Computadores analógicos < Manipulam sinais elétricos do tipo contínuo. < A programação geralmente acha-se implementada na fiação de seus circuitos. < São utilizados principalmente para controle de processo e instrumentação. < Possuem característica apropriada para medição por tratar informações analógicas (contínuas). : Computadores digitais < Manipulam sinais elétricos do tipo discreto. 1 World Wide Web (WWW - “teia“ de alcance mundial) - é a parte da Internet que pode conter documentos de hipertexto (documentos que “chamam” documentos). Além dessa navegação peculiar, os documentos podem ainda misturar texto com imagens, sons e vídeo. Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 4 < A programação é elaborada através do uso de uma linguagem de programação. < São usados em aplicações científicas e comerciais. < Possuem a característica de “contar” (por serem discretos - 0 ou 1). : Computadores híbridos < Reúnem as características dos dois anteriores. 4.2. Organização Um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software. Hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador. Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil. 4.3. Princípio de Funcionamento O computador não é uma máquina com inteligência2. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados. 4.3.1. Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecê-los a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado (para digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opções e executar algumas operações em um software qualquer), disquetes e CDs3 para entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por programas CAD4 e aplicativos gráficos em geral) e outros. Perfuradora de Cartões Hollerith. Até não muito tempo atrás (em torno de 1980), quando a utilização de mainframes era comum, a forma de se entrar dados no computador era através de cartões perfurados numa máquina como essa. 4.3.2. Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desaparece quando o computador é desligado), referenciada como memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada" por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que são meios físicos (meio magnético) localizadas no interior do gabinete do computador. Há também os disquetes, que são discos “removíveis”, e mais recentemente os CDs graváveis. 2 Existe o conceito de inteligência artificial, que pode ser implementada no computador, porém ela está muito aquém da inteligência natural. 3 Compact Disc. 4 Computer Aided Design, ou Projeto Auxiliado por Computador. Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 7 Chip do microprocessador Na tabela abaixo temos a relação de alguns microprocessadores e suas velocidades (ou clocks) de operação. O microprocessador é o cérebro de todo o microcomputador: nele ocorrem os cálculos, operações de movimentação e comparação de dados. Daí a importância de sua velocidade de operação. Cabe lembrar que a relação entre o clock e a velocidade efetiva de processamento não é linear: existem outros fatores que influenciam na velocidade do equipamento. Nome popular do micro que utiliza o microprocessador Micro Processador Velocidades disponíveis (MHz) PC 8086 4,77/8/10 PC/XT 8088 4,77/8/10 PC/AT 80286 8/10/12,5 386 80386-SX 16/20/33/40 386 80386-DX 12,5/16/20/25/33/40 486 80486-SX 25/33/40 486 80486-SX2 50/66 486 80486-DLC* 40/50 486 80486-DX 33/40 486 80486-DX2 50/66/80 DX$ DX4 75/100/120/133 PENTIUM PENTIUM 75/90/120/150/166/200 PENTIUM II PENTIUM II 200/233 : : : 5.3. Unidades de Saída Apresentam os resultados finais do processamento, através dos monitores de vídeo, impressoras, etc. 5.3.1. O Vídeo ou Monitor de Vídeo Dispositivo de saída que apresenta imagens na tela, incluindo todos os circuitos necessários de suporte interno. Os monitores de vídeo devem ser cuidadosamente escolhidos, pois são um dos maiores causadores de cansaço no trabalho com o microcomputador. Eles têm sua qualidade medida por Pixels ou pontos. Quanto maior for a densidade desses pontos (quanto menor a distância entre eles), mais precisa será a imagem. Monitor de vídeo Antigamente, o formato mais popular era o CGA (Color Graphics Array), encontrado na maioria dos primeiros microcomputadores. Trata-se do tradicional monitor verde ou âmbar. Hoje o padrão de vídeo é o SVGA (Super Video Graphics Array). O formato CGA, apesar de ser suficiente para aplicações baseadas em caracteres, como eram a maioria dos programas para o DOS, é totalmente incompatível com produtos baseados em ambientes gráficos, notadamente o ambiente Windows. Programas de ilustração ou de desenho para engenharia exigem o vídeo SVGA. 5.3.2. As Impressoras São dispositivos de saída que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatórios, gráficos. Para diferentes tipos de impressão existem diferentes impressoras. Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 8 Impressoras Matriciais São ainda bastante comuns no mercado, utilizando um sistema de impressão por impacto de agulhas (normalmente, 9 ou 24) contra uma fita sobre um papel. São bem rápidas, com qualidade de impressão regular. O preço é baixo e sua velocidade é medida em CPS (Caracter Por Segundo), indo até cerca de 800 CPS, coloridas ou não. Muito úteis para impressão de formulários em mais de uma via com papel carbono. Jato de tinta - Deskjet Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minúsculos pontos sobre o papel. São silenciosas e possuem ótima qualidade de impressão, chegando a 1200 DPI (Dot Per Inch, pontos por polegada) ou mais, tornando-se uma boa alternativa para quem não pode comprar uma laser. São relativamente lentas, se comparadas à LaserJet, e geralmente são coloridas. Possuem boa qualidade de impressão, e seu preço é acessível. Laser - LaserJet Produz cópias de alta qualidade com absoluto silêncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Páginas Por Minuto). Existem no mercado impressoras de 4 até 16 PPM. São muito difundidas apesar do custo elevado, tanto em equipamento como em seu material de consumo. Podem ser coloridas, mas nesse caso o preço torna-se proibitivo para aplicações não profissionais. 5.4. Memória 5.4.1. Como Funciona Da mesma forma que o cérebro humano, o computador também possui uma memória onde são armazenadas as informações enquanto ele está ligado. A menor unidade utilizável para representação de informações em um computador é o Bit, que assume os valores 0 ou 1. = A ( código ASCII0 1 0 0 0 0 0 1 bit byte Memória do Computador byte byte byte byte byte byte byte byte byte Essa representação, dita binária, está relacionada com o fato da informação ser armazenada fisicamente no computador na forma de uma polaridade elétrica (positivo ou negativo) ou magnética (norte ou sul nos imãs). Como um único bit é insuficiente para representar informações mais complexas, eles são agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento, eles são reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominação de Byte (8 bits). Um byte pode representar 256 caracteres diferentes (28) Quando nos referimos às informações armazenadas em um computador utilizamos, portanto, o termo byte, que corresponde a um caractere. Tendo em vista que a unidade byte é consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos múltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc. 1 KiloByte = 1 Kb = 1024 bytes 1 MegaByte = 1 Mb = 1024 Kb 1 GigaByte = 1 Gb = 1024 Mb 5.4.2. Memória RAM Para efetuar os cálculos, comparações, rascunhos e outras operações necessárias ao seu funcionamento, os computadores possuem uma memória de trabalho chamada de RAM (Random Access Memory, ou memória de acesso aleatório). A informação armazenada nessa memória é apenas temporária. Se você quiser preservar essa informação, que pode representar horas de Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 9 trabalho, você deve movê-la da memória do computador para um disco de armazenamento (disco rígido ou winchester, disquete ou CD gravável), operação essa conhecida como salvamento (opção salvar na maior parte dos programa): as informações são salvas em um arquivo. Quando você desliga o Computador, a informação que não foi “salva” em um desses discos é perdida. 5.4.3. Memória ROM Um outro tipo de memória existente nos microcomputadores permite apenas a leitura das informações nela contidas. É a ROM (de Read Only Memory). Essa memória não perde as informações ao ser desligado o equipamento, sendo, portanto, utilizada para guardar os códigos básicos de operação do equipamento, suas rotinas de inicialização e auto-teste. Tais informações não podem ser alteradas, apenas lidas. Este conjunto de códigos de operação/funcionamento forma o sistema básico de entrada e saída (BIOS) da máquina. Outro exemplo de memória ROM são as informações guardadas em CDs normais (não regraváveis). 5.4.4. Discos Os Discos são usados para armazenar as informações, como as memórias. Podem ser lidos, gravados e regravados, como uma fita de áudio ou vídeo. São considerados a memória de massa do equipamento, devido ao alto volume de informações que podem armazenar. Disquetes ou Discos Flexíveis Os Disquetes são ditos flexíveis (em inglês, Floppy Disk.) por que realmente o são, sendo protegidos por um invólucro rígido. Devem ser inseridos nos acionadores (drivers) situados no painel frontal do Computador (normalmente são referenciado como unidade de disco a:). Furo com lingüeta deslizante: • Fechado —› grava • Aberto —› não-grava Placa metálica deslizante que protege a abertura magnética Local para a etiqueta de identificação. Não armazenam tantas informações quanto o “winchester” (disco rígido), mas são removíveis e transportáveis. Em geral devem ser preparados para utilização, operação essa denominada formatação. Tem o tamanho de 3½" (três e meia polegadas), e possui uma proteção mais resistente, ao contrário de seu antecessor de 5¼ " (cinco e um quarto de polegada), já em desuso. Disco Rígido ou Winchester O Winchester é dito disco rígido (em inglês, Hard Disk) por ser a sua superfície de gravação metálica e dura, ao contrários dos disquetes. Normalmente referenciado como unidade de disco C:, encontra-se dentro do gabinete da CPU; portanto, não é visível nem transportável. Permite um acesso rápido e o armazenamento de uma grande quantidade de informações. É importante lembrar que esses discos podem ser danificados por excesso de trepidação no local de instalação. Dado a grande quantidade de informações que são armazenadas em um disco rígido, e considerando-se que, devido a desgastes naturais durante o funcionamento, é inevitável que ocorra uma avaria algum dia, é importantíssimo prevenir-se quanto à perda dessas informações realizando- se periodicamente cópias de segurança de seus arquivos, o que é conhecido tecnicamente como back-up. CD-ROM Os CD-ROMs prestam-se ao armazenamento de grandes volumes de informação, tais como enciclopédias. A tecnologia utilizada nos acionadores encontrados nos microcomputadores ainda não permite sua regravação devido ao alto custo envolvido. Os acionadores ou drives de discos CD-ROM podem reproduzir normalmente os CDs de áudio (o que significa que podemos ouvir músicas enquanto trabalhamos em nossos micros). Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 12 desconhecida, no microcomputador (especialmente os “joguinhos”). Entretanto, atualmente existem os vírus transmitidos através das mensagens de e-mail. Embora existam alguns tipos de vírus que não destroem o conteúdo dos arquivos do sistema que infectam, esse é o objetivo primordial da maioria deles. Em geral, os vírus atuam apagando o conteúdo dos discos, formatando-os, misturando arquivos e trocando o valor dos símbolos (por exemplo, trocando os "a" por "s"). É muito importante que todo o computador tenha algum tipo de proteção contra as infecções por virus. É o que será discutido no próximo item. 6.5.2. Prevenção Existem vários utilitários para procurar e retirar virus de seu sistema, como o ViruScan (McaFee), o MSAV (Microsof) e o NAV (Norton), mas nada melhor que a prevenção. Para isso, recomenda-se o seguinte: : evite utilizar programas piratas; : sempre que for utilizar um programa novo, pesquise antes a existência de vírus; se encontrar algum, remova-o; : proteja seus disquetes contra gravações indevidas (no disquete de 3½", use a trava contra gravação); : faça sempre cópias de segurança (backup) de seus arquivos, pois assim você terá como recuperá-los em caso de ataque de vírus ou de danos no disco; : controle seu sistema quanto ao seu uso por pessoas estranhas ou não autorizadas; : sempre verifique seu equipamento logo após terem sido efetuadas nele apresentações de novos programas/sistemas, ou após a intervenção do pessoal da assistência técnica; : se for possível, deixe instalado um programa anti-vírus funcionando em “background”, ou seja, enquanto você utiliza o computador - ele irá intervir toda vez que algum vírus se manisfestar ou for encontrado. Se você ainda não possuiu um anti-virus instalado em seu micro, faça isso o mais breve possível. Existem programas desse tipo disponíveis gratuitamente na Internet: basta realizar uma pesquisa. Para facilitar, eis dois endereços com anti-virus disponíveis para download: : http://www.lbrasil.com/download_anti_virus.htm (em português); : http://www.freebielist.com/antivirus.htm (em inglês). Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 13 7. OPERAÇÃO BÁSICA DO MICROCOMPUTADOR 7.1. Armazenando Dados em um Computador 7.1.1. Arquivos e Pastas Quando realizamos algum trabalho em papel, como escrever um documento, fazer um desenho, um gráfico ou um projeto, ao terminá-lo tomamos o cuidado de guardá-lo em algum lugar, como uma pasta, e posteriormente também guardarmos essa pasta em algum lugar, como uma gaveta de um armário. Além de proteger o trabalho feito, isso permite que possamos recuperá-lo rapidamente quando precisarmos utilizá-lo novamente. Disco Rígido / “Winchester” Quando produzimos um trabalho em um computador, a mesma situação ocorre: precisamos guardar nosso trabalho para podermos utilizá-lo posteriormente. O arquivo eletrônico (ou simplesmente arquivo) é a estrutura lógica utilizada para guardar os nossos dados no computador, da mesma forma que o papel guarda os trabalhos feitos à mão (com canetas ou lápis), datilografados em máquinas de escrever, etc. O ato de guardar um arquivo no computador é denominado salvamento - salvar um arquivo. Salvar trabalhos em computador tem uma grande vantagem em relação ao papel: uma vez salvo um trabalho, ele poderá ser impresso ou alterado quantas vezes for necessário, e de forma extremamente fácil, o que não ocorre com os trabalhos feitos em meios não eletrônicos. Os arquivos são salvos em dispositivos denominados discos (que são um meios de armazenamento magnéticos) e, por uma questão de organização, os arquivos são “colocados” em compartimentos denominados pastas ou diretórios. Uma pasta ou diretório (nome utilizado em versões anteriores ao Windows 95, como o Windows 3.xx ou MS-DOS) é um local onde podem ser armazenados arquivos de programas, de documentos, etc. Imagine o disco rígido do computador como uma grande gaveta cheia de pastas. A melhor forma de arrumar a gaveta é etiquetar cada pasta e colocar dentro de cada uma os documentos referentes a ela. Da mesma forma funcionará seu HD (“Hard Disk” - disco rígido, em inglês), porém com uma característica adicional: as pastas em um disco podem conter outras pastas, nesse caso chamadas de subpastas (ou subdiretórios). 7.1.2. Nomes de Arquivos e Pastas Relatório . doc é é nome do arquivo ou pasta extensão Todos os Arquivos e Pastas possuem um nome e uma extensão, separados por um ponto. O nome é obrigatório e pode possuir até 256 caracteres (no Windows 95); a extensão é opcional e pode conter até 3 caracteres. 7.1.3. Extensões de Arquivos Extensão Significado .BAK arquivo de cópia de reserva (backup) .BMP arquivo de figura (imagem bitmap) .DOC arquivo de documento Word .EXE arquivo executável - programa .HLP arquivo de ajuda (HELP) .TXT arquivo texto .XLS arquivo gerado pela planilha Excel A maioria dos programas coloca a extensão automaticamente ao salvar seus arquivos. Os nomes dos arquivos normalmente são convencionados pelo próprio usuário, mas embora as extensões também possam ser, é melhor deixar que o aplicativo que gera o arquivo a coloque automaticamente no nome que você fornecer, pois geralmente elas identificam o tipo de programa que manipula o arquivo em questão, como mostram o exemplos na tabela ao lado. .ZIP arquivo compactado gerado pelo Winzip Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 14 Além disso, se você mudar a extensão de um arquivo o programa que o gerou provavelmente não mais o reconhecerá, e não será mais possível trabalhar com ele. Para que isso não acontecer, basta nunca colocar ponto (.) no nome que definir para o arquivo, deixando o próprio programa colocar a extensão. 7.2. Windows Como já foi visto, o Windows é um sistema operacional, sendo um dos primeiros programas a serem executados pelo computador. Sua função é deixar o computador pronto para operação. Através de um ambiente multitarefa, o Windows gerencia todo o processamento do computador, permitindo ao usuário executar vários programas simultaneamente. 7.2.1. Tela Inicial - Área de Trabalho Após a inicialização do computador (procedimento de entrada em funcionamento), aparece uma tela semelhante à mostrada ao lado: é o que se denomina Área de Trabalho (“DeskTop”). Os Ícones presentes na Área de Trabalho dependem dos recursos disponíveis e da configuração estabelecida pelo usuário, variando, portanto, de equipamento para equipamento. Porém, alguns ícones estão sempre presentes, como os seguintes: : Meu Computador (1) – permite o acesso aos discos existentes no equipamento, às impressoras e a aplicativos de configuração do computador. : Lixeira (2) – local de armazenamento temporário para os arquivos excluídos. Caso tenha se arrependido de excluir (apagar) algum arquivo, é possível recuperá-lo. Isso é detalhado mais adiante. 7.2.2. Barra de Tarefas A Barra de Tarefas fica na parte inferior da tela . Ao se executar um programa (uma “tarefa”), o Windows cria um botão para o programa com a sua descrição (nome) nessa barra. Quando existirem vários programas “abertos” (isto é, sendo utilizados), você poderá ir de um para outro clicando o botão correspondente na barra de tarefas. O Programa sendo utilizado tem seu botão realçado, como é o caso do botão do Word no exemplo mostrado abaixo (Windows 98). 7.2.3. Botão Iniciar É através desse botão que você pode “iniciar” uma série de tarefas em seu computador. Ao clicar sobre ele (uma vez com o botão esquerdo do mouse), aparece normalmente um menu contendo as seguintes opções: : Programas: exibe uma lista de programas existentes no equipamento e que podem ser utilizados/executados. : Documentos: exibe uma lista de documentos (arquivos) que foram abertos recentemente por diversos tipos de aplicativos. : Configurações: permite o acesso a aplicativos de configuração do sistema. : Localizar: permite encontrar um arquivo ou uma pasta em algum disco ou drive. Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 17 7.3.1. Drives Na figura ao lado é possível observar na árvore de diretório algumas letras seguidas de dois pontos (:). Essa é a forma de se identificar drives (acionadores, ou dispositivos acionadores) de disco, ou unidades de disco. Geralmente, cada letra está associada a um único acionador de disco: A: indica o drive de disquete de 3½” na figura ao lado. Entretanto, não necessariamente isso é verdade sempre. No caso de discos rígidos (“winchester”) é possível associar dois ou mais “ drives lógicos” a um único drive físico (o disco): C: e D: podem referenciar-se a um mesmo acionador de disco rígido, com as informações ou dados particionados no disco. C: D: E: Disco Disco com vários “drives lógicos” para um mesmo “drive físico”. Associando-se um mesmo drive lógico a mais de um disco (ou drive físico) pode significar uma melhor performance no processo de acesso aos dados no disco, pois duas cabeças de leitura e gravação estarão disponíveis nessa situação. “Drive lógico” associado a dois discos (“drives físicos”) diferentes. C: Disco 1 Disco 2 7.3.2. Principais Operações Na tabela abaixo estão resumidas as principais operações que podem ser realizadas através do Windows Explorer. Os procedimentos mostrados são aplicáveis às várias versões do Windows. Operação Procedimento Observações Copiar Pasta ou Arquivo entre Pastas Selecionar a pasta ou arquivo desejado, clicar em editar/copiar. Ir até o local de destino e clicar em editar/colar. O arquivo ou pasta será copiado do local de origem para o de destino. Copiar um Disquete Colocar o disquete no drive A:, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone correspondente (Disquete de 3½” (A:)) e selecionar a opção Copiar disco... . Seguir as instruções. - - - Criar Pasta Selecionar o local (pasta) em que a pasta será criada. Selecionar a opção Arquivo/Novo/Pasta Digite o nome da pasta desejada e tecle enter. Excluir Pasta ou Arquivo Selecionar o arquivo ou pasta desejada e pressionar a tecla [Del] ou [Delete]. - - - Formatar um Disquete Colocar o disquete na unidade A: e clicar com o botão direito sobre Disquete de 3½” (A:). No menu que aparecer, selecionar Formatar. Em seguida, Selecionar a opção Completa (recomendável) e clicar no botão Iniciar. Se o programa avisar que não é possível formatar a unidade por ela estar em uso (Windows NT), selecione outra qualquer (c:, por exemplo) com o botão esquerdo, e só depois clique apenas o botão direito com o mouse sobre Disquete de 3½” (A:). Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 18 Operação Procedimento Observações Localizar Pasta ou Arquivo Clicar em Ferramentas/Localizar/Arquivos ou Pastas. Abrir-se-á uma janela. Digite o nome do arquivo que você deseja encontrar e clique em localizar agora. É importante selecionar o drive correto: escolha C:, por exemplo, para que a procura aconteça em todo o disco rígido. Mover Pasta ou Arquivo Clicar com o mouse sobre o arquivo ou pasta e, mantendo-o pressionado, arrastar para o local (pasta) desejado. - - - Renomear Pasta ou Arquivo Clicar uma vez sobre o arquivo. Esperar 2 segundos e clicar novamente. O nome da pasta ou arquivo ficará disponível para edição (uma barra azul aparece sobre o nome). Digite o nome desejado e tecle [enter]. - - - Visualizar Pasta Na árvore à esquerda, clicar uma vez em cima da pasta. Ela será selecionada. À direita é mostrado o conteúdo da pasta, que inclui tanto pastas como arquivos. 7.4. A Lixeira Todos os arquivos excluídos são movidos para a Lixeira, que é um diretório ou pasta auxiliar. Caso você venha a se arrepender de uma exclusão, ou a realize por acidente, é possível reaver arquivo ou pasta excluída. Para tal, “abra” a Lixeira (duplo clique sobre o ícone lixeira na área de trabalho - ícone ao lado), selecione os arquivos a serem recuperados e, em seguida, selecione a opção Arquivo/Restaurar. Esse procedimento colocará novamente os arquivos ou pastas em seu local de origem. Quando tivermos certeza que os arquivos movidos para a Lixeira não são realmente necessários, podemos limpá-la. Para tal, basta abrir a lixeira e selecionar a opção Arquivo/Limpar Lixeira. 7.5. Como conseguir Ajuda Para conseguir ajuda, ou seja, tirar alguma dúvida a respeito do uso de algum recurso do programa sendo utilizado, basta selecionar a opção ajuda na parte superior da janela. Isso vale para qualquer programa. 7.6. Desligando o Computador Antes de desligar o computador, certifique-se de que todos os aplicativos estejam fechados. Isso feito, clique no botão Iniciar selecione a opção Desligar. Uma janela aparecerá solicitando a confirmação do desligamento. Após confirmar, aguarde alguns segundos até que seja apresentada uma mensagem informando que o seu computador já pode ser desligado com segurança. Só então desligue o botão de força na CPU.
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