(Parte 1 de 5)

Manaus 2006

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Serviços do Instituto de Ensino Superior Fucapi – CESF como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração.

Orientador: Esp. Roberto de Almeida Cruz Júnior.

Manaus 2006 CELSO LUÍS FREIRE PINTO

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

Relatório apresentado ao curso de Graduação em Administração com habilitação em Gestão em Serviços do Instituto de Ensino Superior Fucapi – CESF como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Administração.

_ Coordenador

Aprovada em/ / , por:

Banca Examinadora:

_ Profº

_ Profº.Examinador

_ Profª. Examinador

Manaus

2006 AGRADECIMENTOS

Primeiramente à Deus, por continuar sempre me iluminando e dando-me saúde, para poder ter prosseguido nesta trajetória.

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

À família Freire Pinto, que sempre me incentivou e apoiou em meus estudos, principalmente aos meus irmãos Clenio e Clemilton Pinto, que me deram toda a força e atenção que eu necessitava.

À todos o meu muito obrigado.

AGRADECIMENTOS3
INTRODUÇÃO6
1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO7

SUMÁRIO 4

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

1.2 Objetivos9
1.3 Estrutura do Trabalho10
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA10
2.2 Estrutura organizacional12
2.3 Organograma13
2.4 Missão13
2.5 Objetivos Organizacionais13
2.6 Ramo de Atividade14
2.7 Segmento14
2.8 Política de Qualidade15
2.9 Principais Produtos e Serviços15
3 AVALIAÇÃO TEÓRICA DO CAMPO17
3.1 Definição da Estratégia Operacional17
3.2 Objetivos da Política18
4 ATIVIDADES DE ESTÁGIO20
5 RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES24
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS26
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS29
ANEXO 0130
ORGANOGRAMA30

1.1 Motivos da Escolha do Estágio ............................................................... 8 5

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

A política econômica adotada pelo governo e as regras de competitividade do mercado determinam como a atividade econômica interfere nas necessidades de investimentos dos diversos segmentos da sociedade. O crescimento demográfico e as necessidades de melhorias para a sociedade obrigam o governo e as instituições programarem seus investimentos com o objetivo de assegurar à população o atendimento de suas necessidades.

A velocidade com que novos produtos são inseridos no mercado e a exigência de tecnologias apropriadas nesta produção, aliadas ao déficit de capital, faz com o que o mercado utilize capital de terceiros (internos e externos) na aplicação desses investimentos. Vale lembrar que o contexto das necessidades de consumo da população para adquirir o mercado também se utilizam do capital de terceiros (notadamente através de empréstimos bancários e financiamentos).

Na área de fabricação de pães, salgados e doces, pode-se ter uma balança medidora, que irá controlar exatamente quantos quilos de matéria-prima foram utilizados em cada receita, evitando-se assim o desperdício. O padeiro ou o confeiteiro recebe a ordem de produção (por exemplo, com o número de pães franceses que devem ser produzidos em horários específicos) impressa em miniimpressora, informação que provém diretamente da administração. Com a automação, não existe mais espaço para segredos de receitas de profissionais, pois todas elas devem ser cadastradas no sistema de automação. Com isso, a padaria consegue padronizar a sua produção e manter a qualidade dos produtos, independentemente do profissional que estiver trabalhando na fabricação dos produtos. Com as receitas cadastradas e com a ordem de produção feita pelo sistema da administração, o gerente do estabelecimento consegue ter um controle da quantidade de matéria-prima utilizada na produção, dispondo, portanto, de uma posição exata do estoque.

Todo controle de entrada de mercadorias é feito por meio da digitação dos dados da nota fiscal. Outra possibilidade é fazer esse registro com um leitor de código de barras. É essencial registrar a entrada e a saída de mercadorias (do estoque para a loja ou do estoque para a produção) no momento em que são movimentadas. Assim, os dados são enviados à administração, que se mantém informada em tempo real a respeito da posição de estoque, podendo planejar melhor as ações de compra. Algumas padarias mantêm balanças no depósito para verificar o peso dos sacos de farinha e de açúcar, entre outras matérias-primas

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

A transmissão e a recepção de dados entre os diversos setores da padaria são feitas via rede de comunicação de computadores. Ou seja, todos os terminais, balanças, miniimpressoras, Ponto de Vendas e computadores estão interligados em rede via cabo ou sistema de radiofreqüência

A presente pesquisa demonstra todo o processo de distribuição de serviços para empresas de pequeno e médio porte, relacionadas ao ramo da panificação, bem como todos os aspectos contundentes para o desenvolvimento da empresa. Exatamente na pesquisa de campo realizada na Panificadora Fortaleza, em questão.

1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um processo de distribuição de serviços para empresas no ramo de panificações.

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

Vender é motivar o cliente a fazer um bom negócio. Para tal não existe vendedor que não seja motivado e que não saiba motivar, pois venda é motivação. Não podemos aceitar que clientes entrem em nossas lojas e saiam de lá somente com o que vieram dispostos a comprar, ou pior, que saiam sem comprar nada.

O diferencial das empresas está cada vez mais nos colaboradores, e quem tiver os vendedores mais bem preparados e treinados, vai fazer a diferença. A motivação, como a venda, começa por um sorriso. O sorriso abre as portas para a venda. Um sorriso longo e sincero (não aquele sorriso econômico) seguido de uma saudação de boas vindas é o melhor início de uma venda. Partindo agora para a venda, o primeiro passo é conhecer muito bem o produto que você vende. A melhor dica é ser usuário do produto que vende.

Um vendedor de sucesso sabe, com habilidade, transformar um “não” em um venda, e para tal, precisa treinar muito. Para um melhor treinamento nada melhor como a prática. Para esta obtenção faz-se um estudo de caso fundamentado na Panificadora Fortaleza que engloba:

üAumentar o índice de clientes, para que possa haver um escoamento de produção satisfatório; üFazer uma abordagem sucinta sobre o tema em questão, demonstrando assim, melhores áreas de atuação, para um melhor aperfeiçoamento.

1.1 Motivos da Escolha do Estágio

É uma forma de analisar o dia-a-dia de cada organização, o que é composto nela, enfim, estudar todos os mecanismos para solução de eventuais problemas que são encontrados em suas composições.

O motivo maior que é capaz de nos mover a agir é o atendimento de nossos objetivos, é que sem ação, nunca haverá realização. As pessoas de real sucesso, em qualquer lugar do mundo, trabalham com perseverança, pelo menos doze horas por dia, de modo a concretizar seus objetivos. Há muito tempo, temos que lutar, que trabalhar, que perseverar e, para isso, é fundamental que amemos o que fazemos, que sejamos capazes de cumprir nossas atividades com bom ânimo, com entusiasmo. (CHIAVENATO, 1993, p. 143).

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com

Nós somos influenciados pelas demais pessoas e somos capazes de influenciá-las.

Assim, se nosso agir é pleno de negatividades, espalhamos negatividade, mau humor, desânimo, por todos os locais por onde passemos. Mas, se nosso viver é pleno de alegria, de gosto pela vida, de amor por nós mesmos e pelas demais pessoas, também teremos a alegria de contagiar, positivamente, as demais pessoas, tornando nosso ambiente de trabalho, nossas vidas dignas de serem vividas. Ao sucesso, pois: o trabalho, com alegria, está à nossa espera para as mais frutuosas realizações.

A escolha maior de ter optado por este tema, foi a de que, este é um ramo muito importante na segmentação do mercado. E o maior dentre eles é a de que trata-se de uma tradição de família, a continuidade desta obra magnífica.

§Apontar a importância de verificação da distribuição dos produtos in natura para as empresas e as condições que as mesmas são transportadas para seus clientes;

§Demonstrar a necessidade da fabricação de seus próprios produtos, a fim de obter mais clientela para a empresa e disciplinar as condições do meio ambiente de trabalho;

§Identificar os critérios de compensação para os trabalhadores que exercem suas atividades com a fabricação dos produtos da panificadora.

Havendo uma visão, sabendo qual o norte que pretendemos seguir, será mais fácil para cada um de nós, para nossas empresas, definirmos objetivos, etapas a seguir para que possamos concretizar nossa visão.

cobranças, etc

A maioria das pessoas, das empresas, acreditam terem objetivos, mas, ao os analisarmos, junto com elas, acabamos por constatar que os objetivos não existem. Quando muito, são meras boas intenções - das quais, como sabemos, os infernos estão lotados. Assim, algumas empresas crêem ser seus objetivos: reduzir custos; aumentar as vendas; diminuir as perdas na produção, ser mais efetiva no estabelecimento de crédito, ser mais ágil nas

As intenções poderão vir a se constituir em objetivos se a elas juntarmos: números, índices, parâmetros. Entendemos por “objetivos” um propósito que queiramos atingir, num

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com determinado tempo e a um determinado custo. Assim, como exemplo, poderiam transformarse nos seguintes objetivos: (BRUNSTEIN & KLIEMANN NETO, 1997, p. 128)

(Parte 1 de 5)

Comentários