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Dessa forma, além do controle de estoque, um dos segredos da lucratividade de uma padaria é ter um controle exato da área produção. Sem esse benefício proporcionado pela automação, uma padaria dificilmente saberá quantos pães são comercializados diariamente. Com a automatização, o dono da padaria pode programar o número de fornadas para atender à demanda e saber o número de clientes que entram na padaria em um determinado horário ou período do dia, bem como o tipo de produto fabricado, conforme sua saída e data de validade. A automação da lanchonete da padaria também ajuda a manter o controle sobre a quantidade de produtos usada no preparo do que é consumido no próprio estabelecimento.

Reduzir o desperdício é a possibilidade de padronização dos processos de produção.

Tudo (receitas completas com as quantidades exatas, modo de preparo, etc.) fica devidamente registrado. Não há mais segredo de receitas. E isso traz ainda a vantagem de que a produção de um determinado produto não depende necessariamente da habilidade de um funcionário. Ou seja, não é a mão do padeiro que é boa, mas o padrão de qualidade da padaria. Para um segmento em que a rotatividade de mão-de-obra é apontada como um empecilho, padronizar a produção é uma medida mais do que necessária (e a automação ajuda a atingir esse padrão). (ZILBERSTAJN & NEVES, 2000, p. 97).

Durante o período de estágio na Panificadora Fortaleza, verificou-se, que sua estrutura organizacional, é bastante adequada, e que está de acordo com os parâmetros estabelecidos, para um bom funcionamento de uma empresa, assim como, todo o processo de fabricação e o marketing utilizado para atrair os clientes.

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5 RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES

Para realizar um estudo de mercado para implantação de uma unidade de panificação e visando explorar um nicho em potencial existente na praça de Manaus, é necessário uma reunião com os sócios-proprietários da empresa, para que se decidida para a implantação de unidades de panificação, com objetivos de oferecer produtos com qualidade a preços competitivos, para um mercado em franca expansão.

Oferecer produtos alimentícios de alta qualidade, derivados do trigo, dentro do

Município de Manaus, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares da população em geral. Para ser referência na fabricação de produtos derivados do trigo no Município de Manaus, comprometida com a qualidade total e satisfação dos clientes

Procurando sempre atender:

• Ética • Qualidade

• Segurança

• Pontualidade

•Atendimento à legislação vigente.

Pois, estamos voltados para uma atividade que requer Automação em nosso processo produtivo, com um rigoroso controle de qualidade para garantir a qualidade de nossos produtos, com baixa quantidade de mão–de–obra e alta qualificação do funcionário.

Proceder com uma avaliação periódica aos funcionários buscando sempre desenvolver o comprometimento com as metas estabelecidas pela empresa assim como as realizações. Deverá sempre contar com uma seleção de fornecedores, visando obter vários parceiros que se enquadrem na política de suprimento da empresa.

· Melhor Preço; · Qualidade da matéria-prima;

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· Condições de pagamento; · Prazos de entrega;

· Confiabilidade quanto a prazo e preços;

· Flexibilidade;

· Localidade dos fornecedores;

Proporcionar uma boa estratégia de venda, com a degustação dos produtos, e também fazer uma visita de apresentação dos produtos.

O objetivo da empresa é controlar os patógenos através da limpeza e sanitização de superfícies de contato com alimentos que são fornecidos. Os procedimentos devem ser detalhados e de fácil entendimento. Os funcionários devem ser bem treinados e conhecerem bem todo o funcionamento da empresa. Estes devem descrever os procedimentos de todas as operações e de todos os setores. Deve conter informações sobre todos os produtos que são utilizados tais como: identificação do produto, concentração, tempo e temperatura de aplicação etc. Os procedimentos também devem conter os nomes do responsáveis por cada operação.

Os equipamentos e utensílios devem ser monitorados com a freqüência necessária, por inspeção visual, pelo tato, verificação da carga microbiana (se existe infecção de micróbios), concentração dos sanitizantes. Deve ser estabelecido um responsável pelo monitoramento.

Recomenda-se a adoção de medidas preventivas na formação de microorganismos que podem ser encontrados nas superfícies de equipamentos de produção e embalagens de alimentos e bebidas, plásticos, tábuas de corte, aço inoxidável, sistemas de transporte, misturadores, cortadores ou qualquer outra superfícies de contato contínuo com alimentos. (ANVISA, 1999c).

Todas as superfícies e equipamentos que entram em contato com alimentos devem ser sanitizados antes do início das operações diárias. Todas as ações tomadas devem estar registradas, com indicação de data, hora e responsável pela ação tomada. Os registros devem ser diários.

Evitar sempre a contaminação dos alimentos para proteger a saúde dos consumidores.A limpeza das mãos deve ser monitorada e verificada visualmente pelo

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É preciso que um funcionário responsável seja designado para monitorar se os procedimentos estão sendo aplicados e para detectar as possíveis falhas. Esse monitoramento deve ser feito nas barreiras físicas à entrada de pragas, assim como do tratamento destinado aos resíduos sólidos e treinamento do pessoal.

Recomenda-se que o controle de pragas não fique restrito à aplicação de produtos químicos. É importante manter cantos limpos, fechar aberturas entre janela e parede e no teto da padaria. Todas as ações devem ser registradas. (ANVISA, 1999c).

As condições de saúde dos empregados deve ser monitorada diariamente além dos exames de saúde obrigatórios por lei. Devem ser observadas lesões nas mãos e depoimentos de mal estar ou gastroenterites, afastando os funcionários enfermos da manipulação de alimentos. Em todos os casos é importante que exista um funcionário responsável e que na falta deste alguém tenha acesso às informações.

A qualidade de um alimento é avaliada não só pela suas propriedades organolépticas (cor, sabor, textura, aparência geral), mas também, pelas suas propriedades nutritivas e sua segurança alimentar. É necessário que as regras sejam entendidas e acima de tudo cumpridas. Neste aspecto a saúde e a educação dos manipuladores é importante para a sanidade dos alimentos. Pois podem ser responsáveis pela transmissão dos agentes patogênicos ao homem, ocasionando enfermidades e doenças.

Portanto, a Panificadora Fortaleza firma o presente compromisso de buscar por todos os meios possíveis a qualidade total em todos os nossos produtos e serviços, visando a segurança e satisfação do cliente.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O posicionamento de novos produtos no mercado refere-se à maneira como os consumidores percebem sua empresa e seu produto em relação à concorrência. Os negócios se encontram agrupados demograficamente da mesma maneira que os indivíduos. Os grupos podem incluir localização geográfica, vendas anuais, número de empregados, número de anos no ramo, setor ao qual pertence o negócio etc. O esforço de posicionamento deve ser realizado

PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com no sentido de manter a imagem do produto/serviço no mercado, segundo as políticas de posicionamento previamente estabelecidas.

O preço também é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a demanda, influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o seu mercado alvo. Ao considerar o preço a ser praticado é importante saber que o preço não deve ser baseado na produção mais alguma margem, como geralmente se faz. O preço depende do valor do seu produto do ponto de vista do consumidor. O preço está relacionado ao benefício percebido pelo consumidor. (COGAN, 1999, p. 320).

Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais o produto é colocado à disposição do consumidor. O propósito do processo de distribuição é levar ao consumidor o que ele precisa. Existem duas maneiras de vender o produto: através de vendas diretas e vendas indiretas: Venda direta É a maneira mais usada de distribuição. Uma empresa vende diretamente seus produtos através da sua equipe de vendas e adicionalmente pode ou não controlar o processo de distribuição. Existem empresas integradas verticalmente e que gerenciam toda a cadeia produtiva, desde produção de matéria-prima, passando pela produção até a distribuição. Outras empresas são integradas até a produção, deixando os canais de distribuição em mãos de terceiros mediante vendas indiretas.

Existem vantagens e desvantagens ao controlar os canais de distribuição, em função do grau de eficiência de cada empresa. Para algumas pode ser vantajoso controlar a distribuição; para outras pode ser vantajoso terceirizá-la. Venda indireta A venda indireta é realizada usando a estratégia de canais de distribuição. A empresa pode vender sua produção ao atacadista, que por sua vez vende ao varejista e ele ao consumidor final. A empresa também pode vender simultaneamente ao atacadista, varejista, distribuidor e representante, usando diferentes preços dependendo da estratégia de canal utilizada.

Fazer propaganda significa enviar diferentes mensagens a uma audiência selecionada, com o propósito de informar os consumidores, através da utilização de diferentes veículos de comunicação, como rádio, TV, mala direta, outdoors, Internet, displays em pontos de venda etc. A vantagem da propaganda é a possibilidade da mensagem chegar ao mercado alvo em grande escala. O custo da propaganda é bastante elevado, portanto avalie se existe o propósito de fazer chegar a mensagem a um grande público. Promoção A promoção é um estímulo ao marketing utilizada para gerar demanda do produto ou serviço. O propósito da promoção é

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§Informar §Persuadir

§Lembrar

Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem: Aumento nas vendas

Aumento na participação de mercado Melhora da imagem da marca Aumento do conhecimento do seu negócio Identificação de vantagens competitivas Preparação do terreno para vendas futuras Venda Pessoal É conhecida como venda pessoa a pessoa. A principal vantagem da venda pessoal é a de permitir uma comunicação em duas vias entre o representante de vendas e o cliente. Promoção de Vendas e a técnica de vendas que inclui outros tipos de promoção como apresentação de vídeo-tapes, demonstrações, brindes etc.

O sucesso não depende somente da maneira como se promove o negócio, também da mensagem promocional. Publicidade é a informação sobre seu produto, a empresa ou serviço. Não necessariamente corresponde a uma mensagem direta para o consumidor potencial. Geralmente a publicidade não é um serviço pago diretamente pela aparição indireta de diferentes meios publicitários ou eventos a um público que não necessariamente faz parte do mercado-alvo, mas pode de alguma maneira ficar informado sobre a existência dos seus produtos.

A projeção de vendas deve ser feita tendo como base a análise de mercado e a estratégia de marketing da empresa. Dessa forma, essa projeção será mais realista e terá maior probabilidade de ocorrer conforme o planejado. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influi nas vendas, como, por exemplo, empresas que vendem enfeites natalinos. Portanto, uma boa forma de se efetuar projeções de vendas é através de projeções mensais em termos de volume de vendas e os preços praticados.

A pesquisa mercadológica é o mecanismo mais eficiente de se obter informações exatas e atualizadas a respeito dos anseios dos usuários (existentes ou potenciais). Assim também constitui-se no ponto de partida adequado para uma política de marketing eficiente na

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