topo2manual - manual de uso do programa topo2 hp 50g

topo2manual - manual de uso do programa topo2 hp 50g

(Parte 1 de 2)

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 1 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

MANUAL DE USO DO PROGRAMA TOPO2 TOPOGRAFIA NA HP 50g

Com a tecnologia implantada em nossas vidas não podemos dizer:“Eu não uso Maquinas Programadas” Pois é Realidade até GPS e as Estações Totais operam por meio de Programas que nos ajudam no nosso desempenho em Campo, pois do contrario estaríamos usando Teodolitos e fazendo ponta de lapiz com gilete, alem de sermos mais lentos e com possibilidade de erros nos cálculos Topográficos.

Pensado na Tecnologia, desenvolvi o Programa TOPO2 que é uma ferramenta poderosa de trabalho para os profissionais Topógrafos. Como Topógrafo desde 1989, utilizo em diversas áreas e tenho notado grande rapidez nos serviços executados em campo com a mínima margem de erros não de cálculos, mas de operação. Acredito que esse Programa ajudara em muito Tanto os Profissionais Experientes e Também Iniciantes. Pois Não Devemos Prender a Arte, mas Aprender a Arte.

Uma das melhores ferramentas que a HP já fabricou, Com a Grandeza de Quase 20 HP48GX.

É considerado um ótimo Equipamento para Topografia ou em Qualquer Área de Matemática. Embora sua aparência é de Maquina de Calcular, é um Computador de Bolso Poderoso Devido a Sua

Linguagem de Programação e Velocidade de Processamento.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 2 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

MANUAL DE USO DO PROGRAMA TOPO2

O programa TOPO2 contem Quarenta e Trez Programas Topográficos em uma Library, e a também mais duas Library para arquivamento de Obras e Caderno que não serão apresentadas.

Os Módulos são os seguintes: Converter Coordenadas, Calculando Curvas, Nivelamentos, Gerenciar Obras, Trabalhar com UTM e Calculando Áreas, conforme apresentado na imagem da Calculadora abaixo, “Estando instalado pressione a Seta Direita e 2” e Pressione a Tecla correspondente ao Menu ACLF e após TOPO2 ou simplesmente Digite TOPO2 e [ENTER]. * Como instalar o Programa veja a partir da Pagina 26.

ACLF

Tela de abertura dos Programas.

Todos os programas são de fácil entendimento, pois os mesmos perguntam em português por elementos necessários para a execução dos cálculos, e apresenta os resultados em telas escritos. O Programa utiliza Memórias Virtuais para evitar transtornos com variáveis indesejadas na HOME.

Por esse motivo não se deve ser apagada nem uma Library da memória após utilizá-los. Pois se por descuido for apagada uma Library o Programa pode ficar deficiente e será necessário reinstalá-lo.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 3 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[f1]

[F1] UTM PARA GEOGRÁFICA - Converte de Coordenadas Planas UTM para Geográficas, O programa manda seleciona o Datum, Hemisférico e digitar a Posição Norte, Este e MC (Meridiano Central) não Esqueça do sinal (-) no MC se estiver ao Oeste de Greenwich. Responde na tela com o DATUM a Latitude, Longitude e o MC (Meridiano Central) Fuso local e a coordenadas de entrada. No momento de selecionar o DATUM podemos selecionar OUTROS é só descer o navegador.

[F2] GEOGRÁFICA PARA UTM - Converte de Coordenadas Geográfica para UTM, O programa Alerta sobre o sinal de negatividade (-) na Latitude e Longitude, manda selecionar o Datum, e digitar a Latitude e Longitude. Responde na tela com o DATUM usado e a Posição Norte,Este, MC (Meridiano Central), Fuso Local, e confirma a Latitude e Longitude usada.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 4 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F3] MUDAR DE DATUM - Transfere as Coordenadas Geográficas ou Planas, de um Datum para Outro Datum. O Programa Manda Selecionar o Tipo de Coordenada á Trabalhar, o Datum Atual e Chegada e Pede as Coordenadas do Ponto. O resultado Sai as Coordenadas do Datum de Saída.

[F4] ELEMENTOS DO ELIPSE - Calcula os Elementos Complexos do Elipse, O programa pergunta o Semi-eixo Maior e Menor, e Um de Trez dos Elementos Chave: Latitude, Medida “X” ou Medida “Y”.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 5 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F5] CALCULAR O MC E FUSO - Encontra o Meridiano Central e o Fuso, O programa pergunta a longitude (deve ser informada com osinal – ou +). Responde com o MC (Meridiano Central) e o Fuso local.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 6 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS EM UTM
f= fator de achatamentof = (a-b)/a
a= Semi-eixo maiorÁrea Total= π *a* b
b= Semi-eixo menorb= a-(f *a)
c= Medida do Pólo para os Flocosc= √(a²-b²)
MC= Meridiano CentralMC=(λ / 6)INT * 6 ± 3 { se λ>0(EGr)+3 se λ<0(OGr)-3}
Ф= Latitude do Eq. para o PontoФ= 180 - α - ( δ / 2)
λ= Longitude de Greenwich para o PontoK0=0.9996
e= Primeira excentricidadee = 1- (b/a)²
e'= Segunda excentricidadee' = (a/b)² - 1
k= Medida do Floco Perpendicular do EQ ao Elipsek = (1- e) * a
x= Medida Perpendicular do Pólo ao Pontox= np*cosФ ou ((a²*b²)-(a²*y²))/b²
y= Medida Perpendicular do EQ ao Pontoy= (a²*b² )-(b²*x² ) / a²
α= Estando em F1 o anglo de P a F2α= 90+ Atan( (x-c)/ y )
β= Estando em F2 o anglo de F1 a Pβ= Atan( y / ((x-c)+(c+c)))

np= Normal Perpendicular(PQ) np= a / √1-(e*sen² Ф) N'= Peguena Normal (PR) N'=(1/senΦ)* y δ= Estando em P o anglo de F2 a F1 δ= 180 - ( α + β ) Ø= Anglo Central do EQ ao Ponto Ø= Atan( y / x) dv= Desvil da Vertical dv = Ф-Atan(y /x) pe= Perímetro total da Elipse pe= 360*N1*k F1 e F2 = Pontos de focos do Elipse p= (λ - MC)* .36 de= distancia Elíptica do EQ ao Ponto s1= SIN² (1") de= k * {(Ф*N1) + (SIN(2*Ф)*N3) + (SIN(4*Ф)*N5) + (SIN(6*Ф)*N7) + (SIN(8*Ф)*N9) + (SIN(10*Ф)*N11)}

C19=0.00487518310547s1=4.84813681108E-6
Norte= N0+ΔNN0= se Ф for >0 =0 se for <0 =10.0.0,00m

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 7 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

f3= r+(N4*SIN(2*f2))+…ESSA FORMULA SE REPETE ATE QUE O RESULTADO SEJA IGUAL A ANTERIOR.
f4= r+(N4*SIN(2*f3))+…EX: f4 diferente de f3 Calcula-se novamente.
Ф=f+((d1-d2-d3) / 3600)*-1λ= (d4 -(d5-d6)) / 3600 – MC

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 8 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F2][A]

[A] CIRCULAR COM COORDENADA - Curva Circular com Estacas Coordenadas, O programa pergunta a Estaca do PI (Ex: 50+12.46, o formato que deve ser escrito com o sinal + normalmente), o Azimute no sentido PC para o PI (Pode ser Arbitrário), a Coord. Norte e Este do PI (Pode ser Arbitrário), o AC, a Indicação do Lado, de Quanto em Quantos Metros Será Locada (Ex:10m), Indique um dos Elementos Conhecidos (Tangente, Flecha ou Raio). Responde: Primeira Tela: Raio, Tangente, D.Circular, Corda Máxima, Flecha e Deflexão por Metro. Segunda Tela: Est.do PC, Coord. Norte e Este do PC, Est.do PT, Coord. Norte e Este do PT. Terceira Tela : Corda de Locação e Orientação Onde Estacionar e Visar para Locar. Quarta Tela e Outra: Estaca, Deflexão, corda (Medidas do PC até a Estaca Locada), Coordenadas Norte e Este da Estaca. Você Tem a Opção de no Meio da Locação Fazer Varias Mudanças pra Qualquer Estaca e Continuar a Locação. ENTRADAS:

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 9 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[B] CIRCULAR SIMPLES - Curva Circular Sem Coordenadas, O programa pergunta a Estaca do PI (Ex: 50+12.46), o AC, De Quanto em Quantos Metros Será Locada (Ex:10m), Indique um dos Elementos Conhecidos (Tangente, Flecha ou Raio). Responde: Primeira Tela: Raio, Tangente, D.Circular, Corda Máxima, Flecha e Deflexão por Metro. Segunda Tela: Est. do PC, Est. do PI, Est. PT, Corda, e Orientação Onde Estacionar e Visar para Locar. Terceira Tela e Outras: Estaca, corda (Medidas do PC até a Estaca Locada), Deflexão(Esq. e Dir.). As Figuras Acima Apresentadas Só Mudam Por não terem Coordenada Na Curva Simples.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 10 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[C] CIRCULAR COM TRANSIÇÃO - Curva de Transição com Estacas Coordenadas, O programa pergunta a Estaca do PI (Ex: 50+12.46), a Coord. Norte e Este do PI (Pode ser Arbitrário), o Azimute no sentido TS para o PI (Pode ser Arbitrário), o AC, LC e Raio, a Indicação do Lado se Esquerdo ou Direito e de Quanto em Quantos Metros Será Locada (Ex:10m). Responde: Primeira Tela: AC, LC, Raio, SCr, SCg, ACC. Segunda Tela: IC, JC, XC, YC, TS, CS. Terceira Tela: Q, P, K,Cc, DC. Quarta Tela: Pergunta de Quanto em Quantos Metros Será Locada(Ex:10m). Quinta Tela: Est.do TS, Coord. Norte e Este do TS, Est.do SC, Coord. Norte e Este do SC. Sexta Tela: Est.do CS, Coord. Norte e Este do CS, Est.do ST, Coord. Norte e Este do ST. Sétima Tela: Corda de Locação e Orientação Onde Estacionar e Visar para Locar.

Oitava Tela e Outras: Estaca, Deflexão,corda (Medidas do PC até a Estaca Locada), Coordenadas Norte e Este da Estaca. Em Maais Duas Telas Terão Orientação Onde Estacionar e Visar para Locar Outro Ramo da Transição. Como a Curva é desenvolvida por Coordenadas fica fácil sua locação de Qualquer Ponto Conhecido. Importante: Você Tem a Opção de No Meio da Locação Fazer Varias Mudanças pra Qualquer Estaca e Continuar a Locação.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 1 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 12 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

PI (Ex: 50+12.46), Cota do PI, Raio, i1mm, i2mm,De Quanto em Quantos Metros Será Locada (Ex:10m).

[D] CURVA VERTICAL CIRCULAR - Curva Vertical Circular Especial para Adutoras, O programa pergunta a Estaca do Responde: Primeira Tela: Raio, Dist.Visivel, i1, i2, AC, Y1, Y2. Segunda Tela: Est.do PCv,Cota do PCv, Est.do PRC(Ponto mais Alto ou Baixo), Cota do PRC, Est. PTv, Cota do PTv. Terceira Tela e Outras: Estacas e Cotas da Curva Vertical Circular.

programa pergunta a Estaca do PI (Ex: 50+12.46), Cota do PI, X1, X2, i1(%), i2(%),De Quanto em Quantos Metros Será

[E] VERTICAL SIMPLES OU COMPOSTA - Curva Vertical Simples ou Composta( o prog. Identifica o tipo), O Locada (Ex:10m). Responde: Primeira Tela: Est.do PCv,Cota do PCv, Est.do PIv, Cota do PIv, Est. PTv, Cota do PTv. Segunda Tela: Ponto Alto uo Baixo e (e)Distancia do PIv para a Curva Vertical. Terceira Tela e Outras: Estacas e Cotas da Curva

[F] RAIO PRA ADUTORA - Calcula o Raio Mínimo para uma Adutora, O programa pergunta o Comprimento do Tubo e a Deflexão Projetada (geralmente vem descrito na bolsa do tubo ou forncedor). Responde: Raio Mínimo.

[G] DIST. VISIVEL E RAIO - Calcula a Distancia Visível ou Raio para Curvas Verticais, O programa pergunta a Altura do Observador, o Raio ou a Dist.Visivel e responde com o Inverso Raio ou Dist.Visivel.

[H] ESTACA DO PI DA VANTE - Calcula a Estaca do Próximo PI, O programa pergunta a Estaca da Estação(Ex: 50+12.46) e a Distancia para o Próximo PI. Responde: Estaca do PI da Vante. Ex: E:60+12,45

[I] ELEMENTOS DA SUPER ELEVAÇÃO – Calcula os elementos principais da super-elevação, O programa pergunta a Velocidade em Km/h. Responde: Raio, Coeficiente de atrito, (e) Maximo e LC.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 13 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F3]

[A] CORTES E ATERROS NO PROJETO - Executa Cotas de Projeto com Nível ou Estação Total. O programa pergunta a Cota do RN, Leitura de Ré, e constantemente a Cota do Projeto e Leitura de Vante. OBS: Após a primeira rodada do programa Já é Opcional se muda o Projeto ou o Nível de Lugar, O programa facilitara estas opções. Responde: Corte ou Aterro, Leitura Obrigada, Cota do Terreno e confirma o Projeto.

[B] OFF-SET COM ESTAÇÃO TOTAL - Executa Cotas de Projeto e Off-Set em Estradas e Platôres com Estação Total, O programa pergunta as opçãos se 1:Estacionado no RN ou 2:Lendo Num RN. Se a Opção for 1, é perguntado a Cota do Ponto da Estação, Alt. Instrumento, Alt. do Prisma, Semi-Ditancia,Talude de Corte e de Aterro, Cota do Projeto e DV da Vante. Se a Opção for 2, é perguntado a Cota do RN, Alt. do Prisma, DV da ré, Semi-Ditancia, Talude de Corte e de Aterro, Cota do Projeto e DV da Vante. OBS: Após a primeira rodada do programa Já é Opcional se muda o Projeto ou o Nível de Lugar, O programa facilitara estas opções. Responde: Afastamento, Corte ou Aterro, Cota do Terreno e confirma o

Projeto

[C] OFF-SET COM NIVEL - Executa Cotas de Projeto e Off-Set em Estradas e Platôres com Nível, O programa pergunta a Cota do RN, Leitura de Ré, Talude de Corte e de Aterro, Semi-Distancia, e constantemente a Cota do Projeto e Leitura de Vante. OBS: Após a primeira rodada do programa Já é Opcional se muda o Projeto ou o Nível de Lugar, O programa facilitara estas opções. Responde: Afastamento, Corte ou Aterro, Cota do Terreno e confirma o Projeto.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 14 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[D] CALCULAR GREIDE RETO - Calcula as Estacas e as Cotas duma Rampa ou Greide Reto, O programa pergunta a Estaca inicial e a Cota, Estaca Final e Cota, e de quanto em quantos metros será executado, Ex: 10m (A Forma de entrada de Estaca é Normal 12+14.63) Responde: Estacas e Cotas do trecho.

[E] TAQUEOMETRIA COM D.V - Taqueométrica usando a Distância Vertical, O programa pergunta a Cota do ponto da

Estação, Alt. do Instrumento e constantemente a Alt. do Prisma e Dist. Vertical. Responde com a Cota do Ponto.

[F] TAQUEOMETRIA COM A.V - Taqueométrica usando o Anglo Vertical e Dist. Inclinada, O programa pergunta a Cota do ponto da Estação, Alt.do Instrumento e constantemente a Alt.do Prisma, Anglo Vertical e Dist. Inclinada. Responde com a Dist.Horizontal e Cota do Ponto.

[G] NIVELAMENTO DE PONTOS - Calcula a caderneta de Nivelamento, O programa pergunta a Cota do RN, Leitura de Ré, e constantemente a Leitura de Vante. OBS: Após a primeira rodada do programa Já é Opcional mudar o Nível de Lugar, O programa facilitara estas opções.

[H] CALCULAR A ALTURA X - Calcula a Altura de um Ponto Inacessível, O programa pergunta a Dist.Inclinada, Alt.do Prisma, Ang.Vertical para o Prisma e Ang. Vertical para o Ponto. Responde: Altura do Piso ao Ponto.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 15 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F4]

[A] VER ELEMENTOS DOS PONTOS - visualizador dos pontos, o programa manda selecionar uma Obra, após apresenta uma lista de pontos para ser visualizado. Resposta: apresentam na tela todos os elementos referentes ao Ponto selecionado.

(Parte 1 de 2)

Comentários