topo2manual - manual de uso do programa topo2 hp 50g

topo2manual - manual de uso do programa topo2 hp 50g

(Parte 2 de 2)

[B] INSERIR PONTOS OU OBRAS - inserir novas Obras ou Pontos na mesma ou em uma existente, o programa pergunta se quer abrir uma nova Obra ou se quer adicionar a uma existente, caso o ponto já exista é perguntado se quer Regravar. Resposta: Cria a nova Obra ou inseri pontos em uma selecionada.

Se o Ponto já existir o Programa Abre essa Tela.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 16 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[C] EDITAR ELEMENTOS DOS PONTOS - editor de elementos dos Pontos, o programa manda selecionar um Obra, após pergunta o nome do pontos para edição, digitado o nome ele apresenta e espera a edição de cada elemento. Resposta: atualiza ou mantem banco de dados do ponto.

[D] APAGAR PONTOS - Apagador dos Pontos, o programa manda selecionar uma Obra, após apresenta uma lista de pontos para ser selecionado e Apagados. Resposta: atualiza a Obra sem aquele Ponto.

[E] APAGAR OBRAS - Apagador de Obras, o programa manda selecionar uma Obra, após pergunta se deseja realmente apagar a Obra. Resposta: Apagar ou Não a Obra.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 17 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F] CONVERTER ASCII EM OBRA - Converte os Pontos do Arquivo Texto(*.txt) do TopoGRAPH, AutoCAD ou Digitado no Bloco de Notas para a HP. Exporte os pontos do TopoGRAPH Sem as Descrições para um arquivo texto(ASCII), usando o separador espaço. Observe como, acompanhando as Figuras.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 18 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

Digite o nome do arquivo já sendo o nome da OBRA, e configure de fixo para Variável e precione Alterar.

fig.3fig.4

Deixe a Próxima tela igual a aqui apresentada. Não esqueça de mudar para o separador Espaço. Digite OK Abra o arquivo txt (fig.3) e adicione { } no inicio e fim do arquivo e “ASPAS” nos pontos que tenham caracteres junto com letras, se for número não altere conforme (fig.4)

Agora transfira para a HOME da HP50g (Como Transferir a partir da pagina 26) no modo Arrastar do PC e Soltar na HP. Se Houver a Opção Binária ou Texto Selecione “Texto” Após desconecte a HP do PC e Precione [F] CONVERTER ASCII EM OBRA selecione a Obra e Aguarde a Mensagem Final. (Pasta PONTOS) e selecione a OBRA.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 19 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br A HP manda que aguarde, dependendo do tamanho do arquivo, e após informa quantos pontos foram convertidos.

[F4]

[A] LOCAR PONTOS COM ANGLO - locação dos pontos digitados ou da Obra selecionada, o programa pergunta o nome do ponto da estação e o nome do ponto de referencia e manda visa a ré com 0°0’0” e distancia “x” Após é perguntado o nome do ponto da vante ou as coordenadas, e responde com o anglo horizontal e a distancia para o ponto.

Essa tela aparece quando não existe o Ponto.

[B] LOCAR PONTOS COM AZIMUTE - locação dos pontos digitados ou da Obra selecionada por azimute, o programa pergunta o nome do ponto da estação e o nome do ponto de referencia e manda visa a ré com o azimute e distancia. Após é perguntado o nome do ponto da vante ou as coordenadas, e responde com o azimute e distancia para o ponto da vante.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 20 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[C] CALCULAR COORDENADA POR ANGLO - Calcula as coordenadas e cotas dos pontos digitados usando dois pontos da Obra selecionada, o programa pergunta se quer gravar os pontos calculados ou não. Apos pergunta o nome do ponto da estação, altura do instrumento, nome do ponto de referencia, altura do prisma e manda visa a ré com 0°0’0” e DH,DV pra verificação. Após é perguntado o tipo usado para a taqueométria Ex: (AV-DI) anglo vertical e distancia inclinada ou (DVDH) distancia vertical e distancia horizontal, e continua perguntando o nome do ponto da vante os anglos, distancia e responde com as coordenadas e cota para o ponto da vante, caso o ponto já exista ele pergunta se quer regravar.

SAIDA: O Prisma sempre repete porque pode mudar devido as Vegetações ou Edificações.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 21 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[D] CALCULAR COORDENADA POR AZIMUTE - calcula as coordenadas e cotas dos pontos digitados usando dois pontos da Obra selecionada, o programa pergunta se quer gravar os pontos calculados ou não. Apos pergunta o nome do ponto da estação, altura do instrumento, nome do ponto de referencia, altura do prisma e manda visa a ré com AZM, DVe DV pra verificação. Após é perguntado o tipo usado para a taqueométrica Ex: (AZM - AV-DI) AZM, Anglo vertical e Distancia inclinada ou (AZM - DV-DH) AZM Distancia Vertical e Distancia horizontal, e continua perguntando o nome do ponto da vante os azimute, distancia e responde com as coordenadas e cota para o ponto da vante, caso o ponto já exista ele pergunta se quer regravar.

O Prisma sempre repete porque pode mudar devido as Vegetações ou Edificações.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 2 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[E] CALCULO DO POTHENOUT - calculo do Pothenot: calcula as coordenadas da Estação visando trez pontos conhecidos, o programa pergunta as coordenadas dos trez pontos avistados e os anglos do 1 para o 2 e do 2 para o 3. Responde com as coordenadas do ponto da Estação.

[F] CALCULO DO EXCENTRICO - calcula as coordenadas da Estação visando dois pontos conhecidos, o programa pergunta as coordenadas dos dois pontos avistados, distancia para o 1 e os anglo do 1 para o 2. Responde com as coordenadas do ponto da Estação.

[G] INTERSEÇÃO A VANTE - calcula as coordenadas da intersessão a vante, o programa pergunta por dois pontos estacionados e os azimutes para um mesmo ponto. Responde com as coordenadas do ponto da Intersessão.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 23 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

Responde com as coordenadas do ponto da Intersessão Perpendicular ao ponto de chegada e distancia

[H] INTERSEÇÃO PERPENDICULAR - calcula as coordenadas da intersessão a vante Perpendicular, o programa manda selecionar uma obra e pergunta por dois pontos, 1 estacionado e o outro a chegar, e o azimute do primeiro.

[I] DISTÂNCIA REMOTA - calcula as distancia entre dois pontos cadastrados, o programa pergunta o anglo e distancia para os dois pontos. Responde com a Distancia entre os Dois.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 24 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

[F6]

[A] PONTOS ARQUIVADOS OU DIG. COORDENADAS - Calcula a Área Dum Polígono, O programa pergunta se o Calculo será de uma OBRA ou PONTOS DIGITADOS, após pergunta o Nome do ponto ou Coordenadas...Ate que se repita o Ponto Inicial do Polígono(obras) ou termine os Vertices. Responde com: Entre os Pontos Azimute e Distancia e no Final a Área.

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 25 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

Responde com a AREA06 01 02
05Eixo

[B] SEÇÕES TANSVERSAIS - Calcula a Área da Seção, O programa pergunta Quantos São os Vértices, e as Distancias e as Cotas dos Pontos.

[C] ELEMENTOS DO TRIANGULO - Calcula a Área e Elementos do Triângulo, O programa pergunta a medida dos

Lados do Triângulo. Responde com os Ângulos, Altura e Área.

[D] DESENHAR PONTOS E CALCULAR - Desenha um polígono a Partir dos Pontos de uma Obra, O programa manda selecionar uma Obra, e passa a perguntar o Nome do Primeiro Ponto e dos Próximos. Ao cancelar ou o Ponto for Igual ao Primeiro é apresentado à Área se fechada e o desenho da Mesma Na Tela Gráfica, para Sair Precione [ON].

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 26 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

COMO INTALAR O (ACLF) TOPO2

Instale o PC Connectivity no Computador: É necessário ter o cabo de comunicação USB ou SERIAL. Agora Vamos Configurar a HP50g. Precione as Teclas [On] e [C] ao mesmo tempo e solte, isso significa um RESET para alto organizar a HP, Agora a tecla [APPS], e CONFIGURE Conforme nas Figuras.

Figura 1Figura 2
Figura 3Figura 4

Para mudar uma Função Precione = CHOOS e Altere o Elemento.

e Configure igual as figuras 3 e 4 [ENTER].

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 27 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

Agora vamos configurar o PC.

De dois click’s no ícone e o mesmo tentara se conectar a HP50g, mas por não estar ainda conectada Abre-se conforme a Figura 1 abaixo. Conecte o cabo na Porta do PC e da HP50g, e precione

na HP as teclas

Agora selecione a Porta USB conforme a Figura 1, e precione esse Botão (Figura 1). Figura1

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 28 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

O programa ira se conectar, e a HP50g Será Essa Tela no PC conforme a Figura 2. Aqui ela já estar com os Arquivos na memória HOME.

Figura 2

O Procedimento a Seguir Também Serve Para Arrastar os Arquivos ASCII do TopoGRAPH Para a HP50g e Converter em OBRAS. É só Encontrar os Arquivos no PC Referente à Obra e Arrastar Para a HP50g.

O Programa Abre Uma Tela (figura 3).

Autor e Programador: Antonio Carlos Lima Feitosa Página 29 de 29 email: antoniotopografo@ibest.com.br

No PC procure a pasta onde se encontra os Arquivos{ INSTAL, L768, L774, L775 } arraste e solte na parte da HP50g.

Figura 3A tela acima é da HP50g (conectada) e a abaixo o Windows Explorer

Obs: Abra o Windows Explorer ou CD e Fica Mais Fácil.

Após Conectar a HP50g ao PC, Arraste e Solte no HOME da HP os Arquivos: L768, L774, L775 e INSTAL.

Desconecte a HP50g, Pressione a tecla [VAR] Em seguida as Teclas Correspondentes ao arquivo INSTAL e Aguarde a Mensagem.

Agora Pressione As Teclas: Ao Mesmo Tempo Conforme Mensagem Pede.

Para Usar o Programa Pressione e a tecla correspondente a ACLF e TOPO2. Lembre-se as Librarys L774 e L775 Jamais Devem Ser Apagadas, Pois é Nelas que São Arquivados os Pontos e Cadernetas.

“Desejo Que Realize Um Bom Trabalho, e Que JEOVÁ o Abençoe”.

(Parte 2 de 2)

Comentários