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Apostila preparatória para Vestibular - 14 historia b, Provas de História

apostila usada no cursinho pré-vestibular da UFSC

Tipologia: Provas

2010

Compartilhado em 05/08/2010

thalles-balduino-10
thalles-balduino-10 🇧🇷

4.9

(17)

41 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila preparatória para Vestibular - 14 historia b e outras Provas em PDF para História, somente na Docsity! Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO 1 Aula 1: As Navegações e a Administração Colonial Aula 2: O Ciclo Açucareiro e o Domínio Espanhol Aula 3: O Ciclo do Ouro e as Revoltas Coloniais Aula 4: A Crise no Sistema Colonial e o Estado Português no Brasil Aula 5: A Independência e o I Reinado Aula 6: O Período Regencial Aula 7: O II Reinado Aula 8: A Crise do Império Brasileiro Aula 9: República Velha Aula 10: Populismo Aula 11: Ditadura Militar Aula 12: Redemocratização “Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal. Sabe no fundo eu sou um sentimental, Todos nós herdamos no sangue lusitano Uma boa dosagem de lirismo (além da sífilis, é claro) Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um império colonial” Fado Tropical (Chico Buarque) AULA 01 AS NAVEGAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL AS NAVEGAÇÕES: Portugal: país voltado para o mar, com uso das descobertas técnicas: bússola, astrolábio, caravela e a pólvora, busca outro caminho para as Índias como a Espanha, incentivada com a descoberta de Colombo (América em 1492).O Tratado de Tordesilhas (1494) PERÍODO PRÉ-COLONIAL (1500-1530): pau-brasil, escambo com indígenas. Construíram feitorias. PERÍODO COLONIAL (1530-1808): 15 Capitanias Hereditárias. O Governo Geral (1549/1572) pode ser definido como primeiro esboço do poder público no Brasil. -Tomé de Souza (1549/1553): vinda dos primeiros jesuítas, Fundação de Salvador; agricultura e pecuária. -Duarte da Costa(1553/1558): Invasão francesa no Rio de Janeiro (1555), Fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga (1554). -Mem de Sá (1558/1572): Confederação dos Tamoios, Fundação de São Sabastião do Rio de Janeiro por Estácio de Sá (1565) e expulsão dos franceses (1567). Com a morte de Mem de Sá, o Brasil foi dividido em dois: O Governo do Norte e o Governo do Sul. No século XVII, ocorre outra divisão: Estado do Maranhão e o Estado do Brasil. Exercícios de Sala 01) (Ufsc) "Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro, nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados, como os dentre Douro e Minho, porque neste tempo de agora assim os achávamos como os de lá. As águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém, o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar (...)." Pero Vaz de Caminha. Carta a el-rei D. Manuel (1 de maio de 1500). As informações do texto apresentado permitem afirmar que: 01. as terras avistadas despertaram o entusiasmo do cronista pela extensão e pelas possibilidades que ofereciam da existência de metais preciosos. 02. as referências ao clima, às águas, ao solo, à natureza e as possibilidades de evangelização confirmam a certeza do cronista que as terras eram habitadas. 04. a possibilidade de os nativos serem salvos apresentava-se para o cronista como o principal investimento para os portugueses. 08. aos olhos do cronista de Cabral, as terras vislumbradas da caravela ofereciam possibilidades promissoras ligadas à agricultura, à pecuária e à mineração. 02) (Ufpr) Em 1776, o primeiro ministro do reino português, Marquês de Pombal, escrevia: "Para que prestem a utilidade desejada, as colônias não podem ter o necessário para subsistir por si sem dependência da metrópole". (LAPA, J.R.A. O ANTIGO SISTEMA COLONIAL. São Paulo, Brasiliense, 1982.) As palavras de Pombal denotam a "lógica colonialista" que comandava as relações Brasil-Portugal. A respeito de tais relações, é correto afirmar: 01. O comércio e a navegação da colônia independiam das atividades comerciais da metrópole. 02. Cabia à colônia o papel de suprir a metrópole de matérias- primas necessárias ao seu enriquecimento. 04. A colônia deveria oferecer mercado consumidor às manufaturas produzidas pela metrópole. 08. O sistema de monopólio comercial funcionava como um dos eixos do mecanismo colonial. Tarefa Mínima 03) (Ufba) Sobre os fundamentos econômicos do Brasil colonial, é possível afirmar: 01. A produção colonial orientava-se para o consumo interno dos gêneros tropicais, para a dinamização do comércio entre as capitanias e para a capitalização dos proprietários de terras. 02. A monocultura caracterizou a área de produção do açúcar, enquanto a policultura vigorou em todas as outras áreas econômicas coloniais. 04. A pequena propriedade agrícola, característica da área de plantação do fumo, caracterizou também as regiões de plantação de algodão, café e cacau. 08. A escravidão indígena, substituída desde cedo em toda a colônia pela escravidão africana, foi condenada pela Igreja, pelo governo português e pelos governos coloniais. 16. O comércio colonial era fator de transferência de lucros da colônia para a metrópole, já que, detendo legalmente a Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 2 exclusividade desse comércio, Portugal controlava os preços e as atividades de exportação e importação. 04) (Mackenzie) A árvore de pau-brasil era frondosa, com folhas de um verde acinzentado quase metálico e belas flores amarelas. Havia exemplares extraordinários, tão grossos que três homens não poderiam abraçá-los. O tronco vermelho ferruginoso chegava a ter, algumas vezes, 30 metros(...) Náufragos, Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Em 1550, segundo o pastor francês Jean de Lery, em um único depósito havia cem mil toras. Sobre esta riqueza neste período da História do Brasil podemos afirmar. a) O extrativismo foi rigidamente controlado para evitar o esgotamento da madeira. b) Provocou intenso povoamento e colonização, já que demandava muita mão-de-obra. c) Explorado com mão-de-obra indígena, através do escambo, gerou feitorias ao longo da costa; seu intenso extrativismo levou ao esgotamento da madeira. d) O litoral brasileiro não era ainda alvo de traficantes e corsários franceses e de outras nacionalidades, já que a madeira não tinha valor comercial. e) Os choques violentos com as tribos foram inevitáveis, já que os portugueses arrendatários escravizaram as tribos litorâneas para a exploração do pau-brasil. Tarefa Complementar 05) (Mackenzie) Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato amistoso entre brancos e índios preservado: a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese. b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal. c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação. d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização". e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão. 06) (Mackenzie) ...Esta terra, senhor, nela não podemos saber que aja ouro nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro, nem lho vimos (...) o melhor fruto que dela se pode tirar me parece será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (...), pois o desejo que tinha de tudo vos dizer, mo fez por assim pelo miúdo. Beijo as mãos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, Sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Esses trechos da carta do escrivão Pero Vaz de Caminha apresentam elementos que nos indicam alguns objetivos das grandes navegações. Dentre esses objetivos, podemos destacar: a) acabar com a circulação de mercadorias baseada no bulionismo, em decorrência da escassez de metais preciosos na Europa Ocidental. b) a conquista de terras para a obtenção de riquezas, através da renda sobre a terra, defendida pelos teóricos fisiocratas da época. c) a obtenção de novos mercados de matéria-prima e a política do laissez faire para a ampliação do fornecimento de produtos manufaturados. d) o processo de crescimento econômico, através da conquista de novos mercados, a catequese e a conseqüente afirmação dos Estados Nacionais. e) a emigração do excedente populacional europeu, decorrente da descentralização política e investimento de capitais na periferia do sistema capitalista. AULA 02 O CICLO AÇUCAREIRO E O DOMÍNIO ESPANHOL Latifúndio, monocultura e a escravidão indígena e escravidão africana. O DOMÍNIO ESPANHOL A principal conseqüência da união ibérica, para o Brasil, foi o incentivo à penetração pelo interior, pois o Tratado de Tordesilhas, que dividia terras entre Portugal e Espanha, foi suspenso, favorecendo a expansão da pecuária, e as necessidades do bandeirismo. A união dinástica durou de 1580 a 1640, quando a aristocracia lusa rumou a uma tirania, e com o apoio francês, tornou Portugal independente, com a implantação da nova dinastia: a de Bragança, sustentada até a proclamação da República em 1910. As invasões holandesas foram ocasionadas pelo conflito entre o capitalismo comercial batavo em expansão, e a monarquia espanhola aristocrática e monopolista. Criou-se a Companhia do Comércio (holandesa), que invadiu a zona canavieira no Brasil. Tendo fracassado a invasão à Bahia, os holandeses rumaram à Pernambuco. A invasão teve como maior responsável, Maurício de Nassau, hábil político de financiamentos e reconstrutor de engenhos, agradando aos latifundiários. O fim do governo Nassau, e as cobranças aos latifundiários, foram o sinal para a ruptura. Os senhores, ameaçados de perderem as terras arrendadas, expulsaram os holandeses, caracterizando a Insurreição Pernambucana, que não passou de uma luta entre classes dominantes (latifundiários devedores X comerciantes credores). Após a expulsão dos holandeses, o açúcar entra em declínio, pela perda do monopólio. A segunda metade do século XVII foi tempo de crise. Passa-se a estimular o bandeirismo para a busca do ouro nas Minas Gerais, que marcaria a segunda fase da colonização. Exercícios de Sala 01) (Ufpr) No período compreendido entre os anos de 1624 e 1654, o Brasil-colônia foi alvo de duas tentativas de conquista por parte da Companhia das Índias Ocidentais, importante empresa mercantil dos Países-Baixos (Holanda). Sobre a conjuntura do domínio holandês no Brasil, é correto afirmar que: 01. A ocupação holandesa se fez sem resistência de qualquer espécie. 02. A invasão foi decidida principalmente em função dos lucros que poderiam ser auferidos pela Companhia das Índias Ocidentais com a exploração do açúcar, então a principal riqueza do Brasil. 04. O ataque à colônia era uma tentativa dos Países Baixos de atingir a Espanha, país com a qual travou uma guerra prolongada, uma vez que, com a União Ibérica, o reino de Portugal e todas as suas colônias haviam passado ao domínio do Imperador espanhol Filipe II. 08. Com a saída dos holandeses do nordeste brasileiro, a economia açucareira atinge o apogeu no Brasil. Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 5 d) o deslocamento do interesse metropolitano para suas colônias asiáticas e) o fim da exploração portuguesa e o conseqüente enriquecimento dos donos de minas coloniais AULA 04 A CRISE NO SISTEMA COLONIAL E O ESTADO PORTUGUÊS NO BRASIL A DECADÊNCIA ECONÔMICA DE PORTUGAL: Portugal desenvolveu ao máximo a idéia de que a colônia só servia para enriquecer a metrópole. Em 1785, a Rainha D. Maria I, assinou o famoso alvará que leva o seu nome, proibindo as manufaturas no Brasil, afim de não desperdiçar os esforços que deveriam se concentrar na agricultura. O colonialismo mercantilista e monopolista entrou em crise quando as sociedades coloniais amadureceram. Combateram impostos extorsivos e desejaram liberdade para comprar e vender, enquanto o capitalismo em expansão no Velho Mundo reclamou a expansão dos mercados, opondo-se aos mercados fechados vigentes em defesa de seus negócios. Em 1808, ocorreu a vinda da Família real portuguesa para o Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte e da exigência do Bloqueio Continental decretado em 1806 contra a Inglaterra. Medidas adotadas: abertura dos portos às nações amigas (Inglaterra); liberdade industrial; Tratado de 1810: taxas preferenciais para a Inglaterra; Ilha de Santa Catarina: porto franco aos ingleses; Criação do Banco do Brasil; Órgãos administrativos; Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e a Academia e Escola Real de Artes; Imprensa Régia (primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro e a primeira revista, Patriota). Política Externa de D. João VI: Invasão e ocupação da Guiana Francesa (1809); Conquista da Banda Oriental, Uruguai (1816); - Brasil elevado a Reino Unido a Portugal e Algarve (1815) Exercícios de Sala 01) (Ufba) A Independência da América espanhola processou-se entre 1810 e 1825. É, dessa forma, um acontecimento simultâneo ao processado na América portuguesa. A simultaneidade não é uma coincidência fortuita. Ao contrário componentes históricos em toda a América Latina tem relação comum entre si. (RIBEIRO JÚNIOR, p.61) Com base no texto anterior e no conhecimento sobre o processo de independência na América Latina, indique a proposição, ou proposições corretas. 01.A "simultaneidade" referida no texto resultante da presença de idéias as iluministas, componentes do quadro geral de crise do antigo sistema colonial. 02.A independência da América Latina está diretamente relacionada à dominação napoleônica na Península lbérica, a qual foi responsável pela de desorganização dos laços de dominação metropolitana sobre as áreas coloniais. 04.A independência do Brasil assume caráter singular em relação à da América espanhola, pelo fato de esse país ter se separado da metrópole, adotando a monarquia como forma de governo e mantendo a sua frente um representante legítimo da Casa de Bragança. 08.A unidade nacional brasileira, conseguida com a independência, era uma antiga reivindicação das camadas populares e foi efetivada em decorrência das lutas travadas em todo o território nacional. 2. TEXTO I: A pressão dos exércitos de Napoleão e os interesses ingleses em Portugal e suas colônias levaram o príncipe regente, D. João, a transferir-se para o Rio de Janeiro (1808) com toda a sua família (inclusive a mãe, a rainha D. Maria I) e sua Corte (...) [em] navios portugueses que saíram de Lisboa trazendo a Família Real, membros da Corte e funcionários (aproximadamente 15.000 pessoas, em 36 embarcações). (DARÓS, p. 10) TEXTO II: Na realidade, "quase de súbito, e no maior atropelo, tomaram-se providências para o embarque da Corte, quando as notícias da aproximação das tropas de Junot traziam alarma a toda a população. Foi um salve-se quem puder trágico, amargo, característico do nível de degradação a que chegara o Reino de Portugal sob o governo bragantino e de uma classe feudal inepta e corrupta." (MENDES JR., p. 98) Analisando os textos anteriores, pode-se concluir: 01.O texto I sugere que a fuga da Corte Portuguesa aconteceu de forma organizada, endossando a versão tradicional de que esse era um antigo plano da monarquia lusitana. 02.O texto II trata a questão da fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil de forma alegórica, na medida em que utiliza elementos satíricos, ao analisar um fato histórico. 04.O texto I enfoca o tema do ponto de vista da historiografia romântico-oficial, transformando um fato marcado até por elementos tragicômicos num ato de racionalidade. 08.O texto II aborda o fato histórico segundo uma linha crítico- interpretativa, ressaltando suas múltiplas implicações. Tarefa Mínima 03) A presença no Brasil da Corte e do Príncipe Regente, D. João, criou condições concretas para que a separação do Brasil em relação a Portugal se tornasse definitiva. A respeito dessa conjuntura, é correto afirmar que: 01.D. João manteve a proibição de se instalarem indústria no Brasil. 02.A abertura dos portos brasileiros liquidou com o elemento econômico essencial do sistema colonial ibérico: o monopólio comercial. 04.A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro significou a transferência das decisões políticas do Nordeste para o Sudeste. 08.Ao liberalismo comercial, que interessava aos ingleses e às elites coloniais, corresponderia, no plano político, a instalação de um Estado Nacional na antiga Colônia. 04) Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se: 01.O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista. 02.De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos. 04.Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações. 08.A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais. Tarefa Complementar 05) Com referência à singularidade do movimento de emancipação política do Brasil, julgue os itens que se seguem. 01. Ao contrário da América Espanhola, o Brasil teve um processo de independência liderado por forças políticas renovadoras e ansiosas por uma profunda transformação das estruturas coloniais. 02. A sociedade política colonial que Portugal criou no Brasil permitiu uma independência tranqüila, sem movimentos de contestação à transição da colônia à condição de país independente. Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 04. A unidade territorial mantida no Brasil durante as negociações da independência foi resultado de vários fatores, tais como a presença da Corte portuguesa no Rio de Janeiro e a manutenção do sistema escravista do norte ao sul do país. 6 08. A crise do sistema colonial no Brasil tem causas econômicas e políticas profundas e bastante diversas daquelas que conduziram a América Espanhola à independência. 06) Quanto aos múltiplos aspectos do processo de independência do Brasil, que se inicia em 1808 e culmina em 1822, julgue os seguintes itens. 01. A decisão portuguesa de transferência da Corte para o Brasil foi um ato de soberania política. 02. A permanência de D. Pedro de Alcântara no Brasil, coroado como imperador, foi a garantia da continuidade dos interesses de Portugal com relação ao Brasil. 04. A Coroa britânica ocupou papel primordial nas negociações diplomáticas que levaram, de forma gradativa, entre 1808 e 1822, à emancipação política do Brasil. 08. A partilha do império português, prevista no tratado de Fontainebleau, era parte do intento napoleônico de fazer frente aos objetivos políticos e econômicos da Grã-Bretanha na Europa Continental. AULA 05 A Revolução do Porto e a Regência de D. Pedro no Brasil: Dia do Fico. No dia 7 de setembro de 1822, numa viagem a São Paulo, Dom Pedro recebe as exigências das Cortes. Irritado, reage proclamando a Independência do Brasil. 1º Reinado (1822-31): Regime político: Monarquia Constitucional A constituição de 1824: outorgada, monárquica, hereditária, executivo forte e centralizador, poder moderador, voto indireto e censitário, catolicismo como religião oficial do Brasil, regime do padroado. Reação à constituição: Confederação do Equador (movimento republicano e separatista liderado por frei Caneca no NE e que foi duramente reprimido) Exercícios de Sala 01) Finalmente, seguindo um plano já traçado de antemão, em 2 de julho de 1823, Madeira de Melo e seus homens deixavam Salvador, pressionados também pela esquadra inglesa comandada pelo Almirante Cochrane, que veio oficialmente em auxilio a Labatut. (MENDES JR., p. 159) Em relação ao processo histórico cujo desfecho está descrito no texto anterior, pode-se dizer: 01.No Nordeste brasileiro, particularmente na Bahia, a disposição do povo até pela luta armada foi decisiva para a consolidação da Independência. 02.As guerras pela Independência configuram a luta dos brasileiros contra os representantes do colonialismo lusitano, ainda presentes em diversas províncias do Brasil. 04.A luta travada pelo povo baiano buscou resgatar o ideal da Conjuração dos Alfaiates de fazer da Bahia uma república independente e democrática. 08.A união de algumas províncias do Norte e Nordeste em torno da Republica do Equador foi decisiva para a vitória dos revolucionários. 02) A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa. O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que: 01.A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização 02.Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia. 04.O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período. 08.A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo. Tarefa Mínima 03) Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfídia, são patentes os reiterados perjúrios do Imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes... O sistema americano deve ser idêntico; desprezemos instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa. Manifesto de Proclamação da Confederação do Equador, em 12 de julho de 1824. (MENDES JR., v. 2, p. 169) Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o processo de independência do Brasil, pode-se afirmar: 01.A "negra perfídia" e os "perjúrios do Imperador" referidos no Manifesto demonstram o desagrado dos brasileiros para com as atitudes autoritárias tomadas por D. Pedro I, após a dissolução da Assembléia Constituinte. 02.O movimento revolucionário pernambucano que criticou o centralismo político imposto pela primeira Constituição pretendia reunir as províncias do Nordeste num governo republicano e federativo. 04.O "sistema de governo defeituoso em sua origem" decorreu da participação dos deputados brasileiros nas Cortes Constituintes de Lisboa e conseqüente aprovação de uma única constituição para o Reino Unido. 08.O sistema de governo mencionado no texto foi considerado pelos manifestantes "mais defeituoso em suas partes componentes", porque estabelecia eleições baseadas no sufrágio universal e igualdade entre os três poderes. 04) (Cesgranrio) "Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei de muito voluntariamente abdicado na pessoa de meu mui amado e prezado filho o Sr. D. Pedro de Alcântara. Boa Vista - 7 de abril de 1831, décimo da Independência e do Império - D. Pedro I." Nesses termos, D. Pedro I abdicou ao trono brasileiro no culminar de uma profunda crise, que NÃO se caracterizou por: a) antagonismo entre o Imperador e parte da aristocracia rural brasileira. b) empréstimos externos para cobrir o déficit público gerado, em grande parte, pelo aparelhamento das forças militares. c) aumento do custo de vida, diminuição das exportações e aumento das importações. d) pressão das elites coloniais que queriam o fim do Império e a implantação de uma República nos moldes dos Estados Unidos. A INDEPENDÊNCIA E O I REINADO Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC e) A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares, provocando rebeliões em várias partes do país. 7 Tarefa Complementar 05) (Cesgranrio) A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o(a): a) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas. b) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos. c) laicização do Estado por influência das idéias liberais. d) predominância do poder do imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador. e) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país. 06) (Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta um fato que caracterizou o processo de reconhecimento da Independência do Brasil pelas principais potências mundiais. a) Reconhecimento pioneiro dos Estados Unidos, impedindo a intervenção da força da Santa Aliança no Brasil. b) Reconhecimento imediato da Inglaterra, interessada exclusivamente no promissor mercado brasileiro. c) Desconfiança dos brasileiros, reforçada após o falecimento de D. João VI, de que o reconhecimento reunificaria os dois reinos. d) Reação das potências européias às ligações privilegiadas com a Áustria, terra natal da Imperatriz. e) Expectativa das potências européias, que aguardavam o reconhecimento de Portugal, fiéis à política internacional traçada a partir do Congresso de Viena. AULA 06 Principais grupos políticos: liberais exaltados ou farroupilhas; restauradores ou caramurus; liberais moderados ou chimangos. Com a morte de D. Pedro I acontece uma rearticulação partidária: parte dos moderados se une com os exaltados formando os LIBERAIS ou Luzias (Feijó) e outra parte se une com os restauradores formando os CONSERVADORES ou Saquaremas (Araújo Lima). Regência Trina Provisória: para governar a nação, até que se ele- gesse a regência permanente. A Regência Trina Permanente: composta pelos deputados João Bráulio Muniz (político do nordeste) e José da Costa Carvalho (político do sul) e pelo Brigadeiro Francisco de Lima e Silva. O ato adicional: reforma na constituição do império, Regência Una. A regência do Padre Feijó: a explosão das rebeliões: ala progressista dos moderados, renúncia. A regência de Araújo Lima: ministério conservador, violência contra as revoltas políticas populares que agitavam o país. Revoltas regenciais: Guerra dos Farrapos - RS entre 1835 e 45 - luta dos produtores de charque do sul por maior autonomia. Proclamação da República Riograndense e da República Juliana. Sabinada - Ba em 1837 - movimento autonomista de classe média Cabanagem - Pa entre 1836 e 37 - movimento popular contra o autoritarismo do governo central Revolta dos Malês - Ba em 1835- revolta de escravos muçulmanos aproveitando-se de divergências nas elites Balaiada - Ma e Pi em 1838-39 movimento popular contra as arbitrariedades das elites. Aproveitam-se dos atritos entre conservadores e liberais. Exercícios de Sala 01) No período compreendido entre a Independência e 1849, o Brasil foi marcado por agitações sociais e políticas. Sobre essas agitações, é correto afirmar que: 01.A "Cabanagem" no Pará (1835-1840) foi um movimento que teve forte participação das camadas populares. 02.Também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participação popular. 04.Apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional. 08.A revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Liberal e Conservador. 02) (Fatec) O Ato Adicional de 1834 foi de importância significativa para o Brasil porque 01. restaurou a paz no Império, tendo em vista o término das rebeliões no Nordeste do País. 02. possibilitou a tomada do poder pelos conservadores que formavam a aristocracia rural. 04. antecipou a maioridade de D. Pedro I, evitando, assim, um golpe de Estado dos conservadores. 08. ampliou a autonomia das províncias, neutralizando a tendência centralizadora do Primeiro Reinado. Tarefa Mínima 03) (Fgv) Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir, com suas localizações: Coluna A 1 - Balaiada 2 - Cabanagem 3 - Ato Adicional 4 - Sabinada 5 - Confederação do Equador Coluna B I - Pará II - Bahia III - Maranhão IV - Pernambuco V - Rio de Janeiro Escolha a alternativa que tem a associação correta: a) 1 - III; 2 - I; 3 - V; 4 - II; 5 - IV; b) 1 - II; 2 - V; 3 - II; 4 - I; 5 - V; c) 1 - III; 2 - II; 3 - V; 4 - IV; 5 - I; d) 1 - IV; 2 - I; 3 - V; 4 - III; 5 - II; e) 1 - V; 2 - III; 3 - IV; 4 - II; 5 - I; 04) (Faap) Luís Alves de Lima e Silva inicia-se na tradição de "O Pacificador" ao comandar as tropas que terminaram a: a) revolta dos liberais paulistas e mineiros em 1842 b) Balaiada, no Maranhão, 1838 - 1840 c) Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, 1835 - 1842 d) Cabanada, no Pará e) Sabinada, na Bahia, 1837 O PERÍODO REGENCIAL Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 10 b) o sucesso das experiências de parceria acelerou a emancipação dos escravos, crescendo um mercado de mão-de-obra livre no país. c) a Lei do Ventre Livre (1871) representou uma vitória expressiva do movimento abolicionista, tornando irreversível o fim da escravidão. d) as sucessivas leis emancipacionistas foram paralelas à progressiva substituição do trabalho escravo por homens livres. e) a Lei Áurea, iniciativa da própria Coroa, visava a garantir a estabilidade e o apoio dos setores rurais ao Império. 06) (Fuvest) A extinção do tráfico negreiro, em 1850 a) reativou a escravização do Índio. b) ocasionou a queda da produção cafeeira no Oeste Paulista. c) acarretou uma crise na indústria naval. d) acentuou a crise comercial da segunda metade do século XIX. e) liberou capitais para outros setores da economia. AULA 09 REPÚBLICA VELHA República das Espadas Governo Provisório (1889 - 1891) Após a Proclamação da República foi instituído um Governo Provisório sob a Presidência de Deodoro da Fonseca. Realizações importantes do Governo Provisório Republicano: ·Expulsão da família imperial do Brasil; ·A liberdade de culto, a separação da Igreja Católica do Estado; a instituição do casamento civil obrigatório; ·A criação da Bandeira republicana (19 de novembro) com o lema "Ordem e Progresso"; ·As Províncias tornaram-se Estados, formando o conjunto dos "Estados Unidos do Brasil"; ·A crise econômica do "Encilhamento" , ocasionada pela política financeira de Rui Barbosa (Ministro da Fazenda. ·A sede do governo passou a ser chamada de Distrito Federal; A Constituição de 1891 Promulgada pela primeira Constituinte republicana, foi baseada na Constituição estadunidense. Extinguiu todas as formas e instituições monárquicas como o Poder Moderador e a união da Igreja-Estado. Adotou a organização do Estado em três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - e o voto universal (não- obrigatório) para maiores de 21 anos, com exceção das mulheres, analfabetos, soldados e cabos. O voto não era secreto e tinha de ser declarado em público e assinalado em listas. Isto permitiu que se desenvolvesse por todo país, então predominantemente rural, uma das maiores forças políticas da época: a dos coronéis. Assim, as oligarquias regionais conseguiam impor seus interesses locais e descentralizadores. A prática desse "voto de cabresto" marcou todo o período da República Velha. Eleição indireta de Deodoro e Floriano para governar o Brasil até 1894. MAL. DEODORO DA FONSECA (1891) ·Fechamento do Congresso Nacional com o apoio do Exército e de todos os Estados, com exceção do Pará, governado por Lauro Sodré; ·I Revolta da Armada, liderada pelo Almirante Custódio de Melo. Para evitar uma guerra civil, Deodoro renuncia sendo substituído pelo vice-presidente Marechal Floriano Peixoto. FLORIANO PEIXOTO (1891 - 1894) Enfrentou a II Revolta da Armada no Rio de Janeiro e a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. ·Repressão violenta aos revoltosos, chegando quase a ditadura; ·Floriano foi chamado de "Marechal de Ferro" e "Consolidador da República". ·Massacre de Anhatomirim: Desterrenses que apoiaram a Revolução Federalista foram executados na Ilha. Recomendação do Professor Beto: Assistir ao curta-metragem “Desterro” com a pessoa amada. PRUDENTES DE MORAIS (1894 - 1898) ·Foi o primeiro Presidente civil do Brasil. Com ele iniciou-se, na república, o domínio político dos fazendeiros; ·Foi solucionada a "Questão de Palmas ou missões" com a Argentina, graças a atuação do Barão do Rio Branco. Cleveland, Presidente dos E.U.A, deu ganho de causa ao Brasil; ·Campanha de Canudos, nos sertões da Bahia, às margens do rio Vaza Barris. O beato Antonio Conselheiro com sua pregação de salvação para quem o seguisse, conseguiu milhares de seguidores fanáticos ("jagunços") entre as populações miseráveis da Bahia, reunindo-os no Arraial de Canudos. Nas palavras de Euclides da Cunha, autor do livro "Os Sertões", que acompanhou o episódio como enviado especial do jornal O Estado de São Paulo, "Canudos não se rendeu... resistiu até o esmagamento completo, quando caíram seus últimos defensores, quase todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança". CAMPOS SALES (1898 - 1902) Inaugurou a política dos Governadores ou seja, uma troca de favores entre o Presidente e os Governadores dos Estados. - A Política do Café com Leite caracterizou-se pela liderança política dos Estados de São Paulo e Minas Gerais através do PRP (Partido Republicano Paulista) e do PRM (Partido Republicano Mineiro). RODRIGUES ALVES (1902 - 1906) ·Rodrigues Alves teve a sorte de governar o Brasil na época do surto da borracha. Entre os principais atos do governo de Rodrigues Alves podemos citar: ·Modernização da cidade do Rio de Janeiro, graças ao Prefeito Pereira Passos ·Combate à febre amarela e varíola no Rio de Janeiro, através de campanhas de higiene a vacinação, pelo cientista Oswaldo Cruz, Diretor de Saúde Pública; ·Levante da Escola Militar (Rio de Janeiro) devido a instituição da lei de obrigatoriedade da vacina; -"Questão do Acre": Brasil x Bolívia GOVERNO DE AFONSO PENA (1906 - 1909) ·Adotou como lema "Governar é povoar". Por isso, incentivou a imigração, o que possibilitou a entrada de um milhão de estrangeiros no Brasil durante o seu governo; ·Afonso Pena faleceu em 1909, sendo substituído pelo vice- presidente Nilo Peçanha, que completou seu mandato. NILO PEÇANHA (1909 - 1910) ·Criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), graças à atuação do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon que desenvolveu uma política de atração pacífica junto aos indígenas; Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 11 CRISE DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA HERMES DA FONSECA (1910 - 1914) ·Gaúcho, foi o único Presidente da República Velha não escolhido pela "Política dos Governadores"; ·Em seu governo ocorreu a "Política das Salvações", intervenções do governo federal no Estados, patrocinadas pelo Senador Pinheiro Machado, para derrubar as oligarquias que apoiavam a "Política dos Governadores"; Lutas armadas: Ceará, o Padre Cícero Romão Batista ("Padim Ciço"), aliado a outros coronéis, liderou uma revolta de sertanejos (Revolta do Juazeiro) No Rio de Janeiro, o marinheiro negro João Cândido liderou a "Revolta da Chibata" (1910). Iniciada a Guerra do Contestado. O movimento foi liderado pelo beato José Maria. VENCESLAU BRÁS (1914 - 1918) ·Promulgação do Código Civil (1916), elaborado por Clóvis Bevilácqua; ·Participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial: declaração de guerra aos Impérios Centrais (Alemanha e seus aliados) e participação ao lado dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália. O Brasil forneceu alimentos e matérias-primas, além de enviar um grupo de médicos e aviadores para a Europa e colaborou no policiamento do oceano Atlântico, com os navios da Marinha de Guerra. ·Expressivo crescimento industrial e aumento da produção agrícola. Política de substituição das importações e aumento das exportações. -Fim da Guerra do Contestado: 1916 - morte de milhares de sertanejos e soldados. EPITÁCIO PESSOA (1919 - 1922) ·Revolta dos Dezoito do Forte Copacabana (1922),·Semana de Arte Moderna (1922) ARTUR BERNARDES (1922 - 1926) Movimentos operários controlados pela polícia e a Lei da Imprensa (censura); Coluna Prestes Washington Luís (1926 - 1930) "Governar é abrir estradas". Rodovias Rio-São Paulo e a Rio- Petrópolis; Queda nas exportações de café: Crise Econômica Mundial de 1929 ("Grande Depressão"), Bolsa de NY. Eleição de 1930: a Aliança Liberal (Getúlio Vargas-Presidente e João Pessoa-Vice-presidente) O movimento revolucionário: Assassinato de João Pessoa. No dia 03 de outubro, eclodiu a revolta no Rio Grande do Sul, seguindo-se a do Nordeste, sob a chefia de Juarez Távora. No dia seguinte, participavam principalmente tropas das milícias estaduais e forças arregimentadas por coronéis, que derrubaram Washington Luís e depois entregaram o poder a Getúlio Vargas. Exercícios de Sala 1) Os movimentos sociais rurais que caracterizam a Primeira República podem ser explicados por: 01.crise na estrutura agrária brasileira, sobretudo no Nordeste. 02.péssimas condições naturais da região nordestina. 04.grande afluxo de imigrantes, sobretudo nas áreas de café. 08.tendência dos elementos mais pobres a sempre procurarem uma solução através da religião. 16.disputa entre o governo federal e os posseiros nordestinos pela terra. 2) (ITA-SP) As razões da violenta repressão ao movimento de Canudos, no interior da Bahia, no início da República, deveram-se principalmente: 01. à preocupação da Igreja com relação ao crescimento de uma seita que lhe era hostil. 02. às tendências esquerdistas manifestadas pelos seus integrantes. 04. aos interesses prejudicados dos latifundiários, privados de mão- de-obra farta e barata. 08. impossibilidade de controle fiscal do governo sobre uma grande área produtora de minérios. 16. recusa dos sertanejos em trabalhar nas terras dos latifundiários e terem invadido terras do governo. Tarefa Mínima 3) “... Para que V. Excia. faça aos marinheiros brasileiros possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilitam (...), reformar o código imoral e vergonhoso que nos rege a fim de que desapareça a chibata, o bolo e outros castigos semelhantes; aumentar nosso soldo...” Ultimato dos Marinheiros revoltosos ao Presidente Hermes da Fonseca, em 1910. As reivindicações contidas no texto referem-se às expectativa de alguns segmentos sociais quanto à República que almejavam. Das alternativas abaixo, ilustrativas da realidade política sob a República Velha, qual contém um sentido que se identifica com o ultimato transcrito? 01. “A questão operária é uma questão de polícia” (Washington Luís); 02.“… de lá (dos Estados) que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas, as ruas da capital da União” (Campos Salles); 04.“... por isso, os que não quiserem render-se às persuasões, terão que render-se à força.” (Aurelino Leal, Chefe de Polícia); 08.“O povo ficou reduzido a uma verdadeira situação de impotência, asfixiado em sua vontade pela ação compressora dos que detêm as posições políticas e administrativas.” (Manifesto dos Tenentes); 16.“A 15 de novembro (de 1889) troca-se um trono vitalício pela cadeira quadrienal... O caboclo não dá pela coisa. Vem Floriano, estouram as granadas de Custódio na Revolta da Armada... O caboclo continua de cócoras.” (Monteiro Lobato). 04) Assinale a(s) alternativa(s) INCORRETA(S): 01.A Revolta da Vacina ocorreu durante a presidência de Rodrigues Alves. 02.Podemos dizer que a eclosão da Revolta da Vacina refletiu a falta de democracia no país. 04.Os militares e a oposição aproveitaram o descontentamento popular para se contrapor ao governo. 08.A Revolta da Vacina foi um fato inserido no processo de reurbanização feito pelo prefeito Pereira Passos. 16.A Revolta da Chibata foi feita por trabalhadores negros nas fazendas de café, tratados como escravos. Tarefa Complementar 5) (UFRN) A “Política dos Governadores”, iniciada, na República Velha, por Campos Sales, baseava-se no(a): a)domínio das elites oligárquicas estaduais sobre as populações rurais, através da repressão violenta às constantes revoltas armadas. b)controle exercido pelas oligarquias sobre os oficiais da Guarda Nacional, os quais influenciavam fortemente a condução da política nacional. Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 12 c)elaboração de uma política de correção dos vícios do sistema eleitoral, advinda de articulações entre as oligarquias e o governo federal. d)teia de relações políticas ligadas ao poder oligárquico, a qual partia do presidente, passava pelos governadores e se estendia até os eleitores nos municípios tutelados pelos coronéis. 6) Mackenzie-SP “Os vaqueiros e os peões do interior escutavam-no em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos… Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo a 1900? Ele respondia (…) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (…).” Mario Vargas Llosa. O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897. Dentre as causas dessa revolta, apontamos: a) o isolamento do sertanejo, o coronelismo e a luta pela posse da terra. b) o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia. c) a impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos. d) o crescimento e a modernização da economia nordestina. e) a oposição contra a Igreja Católica aliada dos monarquistas. AULA 10 POPULISMO Getúlio Vargas (1930-1945) GOVERNO PROVISÓRIO (1930 - 1934) -Revolução Constitucionalista de 1932; -a criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio; A Constituição de 1934 Promulgada; abria o direito de voto às mulheres e aos maiores de 18 anos. Bases da legislação trabalhista: repouso remunerado, previdência social e a proteção ao trabalho da mulher e do menor. Estabeleceu a justiça eleitoral, a justiça do trabalho e a militar. GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934 - 1937) Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL). O movimento integralista de 1935, a descoberta do Plano Cohen (forjado pelos integralistas, que continha um plano comunista para a tomada do poder), a Intentona Comunista e o apoio dos chefes militares: Golpe de Estado de 1937 (Estado Novo). Getúlio decreta o "Estado de Guerra", fecha o Congresso Nacional e outorga, no dia 10/11/1937, a nova Constituição ("Polaca"). ESTADO NOVO (1937 - 1945) CONSTITUIÇÃO DE 1937 (10/11/1937) .Foi promulgada a CLT e criada a Previdência Social. ·Federalismo altamente centralizado, limitando-se a autonomia dos Estados em favor do poder central. Amplos poderes eram concedidos ao Presidente da República. ·Unificação do poder político, Extinção do cargo de Vice- presidente da República; ·Restrições à Liberal Democracia, tão defendida na Constituição de 1891. Maior intervencionismo do Estado Novo, que passou a tomar medidas de diversificação da agricultura e incentivos à industrialização. -Criação do Ministério da Aeronáutica (Clóvis Salgado foi o primeiro titular desta pasta); -Reuniu-se na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) toda a legislação trabalhista (1943); - Criação da Companhia Siderúrgica (1941) (Usina de Volta Redonda) e a Companhia Vale do Rio Doce (1942) para extrair minérios; Surgimento de diversos territórios federais (Fernando de Noronha, Amapá, etc); Outorgou a Constituição de 1937, que instituiu um federalismo centralizado; Enviou a FEB para os campos da Europa (Itália); Nomeou novos interventores para os Estados; Proibiu greves; Extinguiu todos os partidos políticos; Regulamentou a pena de morte no Brasil; Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Institutos do Açúcar e do Álcool (IAA), do Mate e do Pinho; Plano Qüinqüenal que apresentava os seguintes itens: usina de aço, fábrica de aviões, usina hidrelétrica em Paulo Afonso, estradas-de-ferro e de rodagem; Participação do Brasil na Segunda Guerra. Em janeiro de 1942, o governo rompeu relações diplomáticas com os países do "Eixo" e permitiu a instalação de bases navais e aéreas no Nordeste Brasileiro (Fernando de Noronha e Natal); a Marinha de Guerra cooperou no patrulhamento do Atlântico; DASP - Departamento de Administração do Serviço Público; PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PSD (Partido Social Democrático) e UDN (União Democrática Nacional). Pela primeira vez o Brasil passou a ter partidos políticos de atuação nacional. ·A reconstitucionalização do país (deposição de Getúlio Vargas pelos chefes militares em 29/10/1945). ·As Forças Armadas entregaram o governo ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, que realizou as eleições (O General Eurico Gaspar Dutra saiu vitorioso). EURICO GASPAR DUTRA (1946 - 1951) Os principais fatos do governo Dutra foram: - Promulgação da Constituição de 18 de outubro de 1946. Constituição de 1946 (18/09/1946) Principais características: Federalismo,Eleições diretas; Presidencialismo (5 anos); Autonomia e harmonia dos três poderes; Câmara de Deputados e Senado Federal; SEGUNDO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1951 - 1954) Criação da PETROBRÁS (Lei 2.004, de 03 de outubro de 1953), empresa que estabeleceu o monopólio estatal da pesquisa e exploração de petróleo do Brasil; Surgimento de sucessivas crises políticas devido as acirradas críticas movidas pela oposição. Em 24 de agosto de 1954 Getúlio Vargas suicidou-se, o vice-presidente Café Filho assume o governo. Tendo convocado novas eleições, a chapa Juscelino Kubistchek e João Goulart é eleita. Por motivo de doença, Café Filho se afasta da Presidência, sendo substituído por Carlos Luz (Presidente da Câmara dos Deputados), que permaneceu no poder apenas 48 horas. Sob alegação da preparação de um golpe militar para impedir a posse dos eleitos, o General Teixeira Lott (Ministro da Guerra) afasta Carlos Luz da Presidência. O Congresso Nacional declara impedido Carlos Luz e Nomeia Nereu Ramos (Presidente do Senado) como presidente, que depois passará a faixa presidencial para Juscelino Kubistchek. JUSCELINO KUBISTCHEK (1956 - 1961) O governo Juscelino foi marcado por um desenvolvimento acelerado. Esse surto econômico foi denominado nacionalismo desenvolvimentista. "Cinqüenta anos em cinco");- Construção Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 15 2. Unifor-CE O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação: 01 das entidades estudantis, proibidas de comemorar o Dia do Trabalho pelo presidente Médici. 02 da extrema direita civil e militar contra as medidas redemocratizantes do presidente Figueiredo. 04 da esquerda radical operária e estudantil contra a política antiinflacionária do presidente Castelo Branco 08.dos setores da esquerda contra as medidas tomadas pelo presidente Ernesto Geisel que resultou no Pacote de Abril. 16.da guerrilha urbana contra as medidas ditatoriais do presidente Costa e Silva que colocou o Congresso em recesso indefinido. Tarefa Mínima 3. PUC-SP O período militar brasileiro recente (1964-1985): a) destacou-se pelo forte crescimento econômico nacional, associado à aplicação de vários projetos voltados à diminuição das diferenças sociais e à superação das barreiras entre as classes. b) ocorreu simultaneamente à presença de ditaduras militares em outros países latinoamericanos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai, o que caracteriza uma fase militarista na história latino- americana. c) caracterizou-se pela preservação da democracia, a despeito a disposição autoritária de alguns grupos militares, que desejavam suprimir direitos políticos de membros da oposição. d) iniciou-se com o golpe militar que depôs o presidente João Goulart e encerrou-se com as eleições presidenciais diretas e a convocação da Assembléia Constituinte ao final do governo Médici. e) contou com forte presença militar e política dos Estados Unidos, que utilizaram o território brasileiro como base para a instalação de mísseis anticubanos, dentro do cenário da Guerra Fria. 4. Univali-SC O filme “O que é isso Companheiro?” identifica uma fase da História do Brasil na qual se pode constatar muita contradição entre o que o governo “pregava” e o que realmente acontecia. O governo pregava um imbatível crescimento econômico, glórias, ordem; nos bastidores: censura, repressão, perseguição aos opositores da ordem. A partir da “leitura” do filme ou mesmo do próprio enunciado, podemos constatar que se trata do período: a) da República do café-com-leite 1894-1930 período no qual os coronéis mandavam em tudo e em todos. b) da ditadura de Vargas (Estado Novo). c) especificamente do governo do General Costa e Silva. d) da vigência das regências, devido à pouca idade de D. Pedro II. e) que corresponde à ditadura militar de 1964-1985. Tarefa Complementar 5. PUC-RS A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a: a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar uma parcela da população menos favorecida. b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país. c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro. d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação. e) queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia. 6.UFRRJ “Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de Impeachment do Presidente Collor, (...) mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC. (...) A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor”..Jornal do Brasil. Rio: 30/09/92. p. 1. O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela: a) oposição externa à sua política econômica. b) inexistência de composição com a oposição. c) denúncia de corrupção no interior de seu governo. d) alta inflação, apesar do confisco da poupança. e) adoção pelo presidente de uma política neoliberal. AULA 12 REDEMOCRATIZAÇÃO NOVA REPÚBLICA (1985 - .....) No final de junho de 1984, o PDMB lançou o nome de Tancredo Neves à disputa no Colégio Eleitoral. Em 15 de janeiro, o Colégio Eleitoral deu 480 votos a Tancredo Neves e 180 a Paulo Maluf, candidato governista. Entre fins de janeiro e princípios de fevereiro de 1985, Tancredo visitou os Estados Unidos e vários países da Europa. Com o seu regresso ao Brasil, tiveram início as negociações visando à formação do ministério. Um dia antes da posse, marcada para 15 de março de 1985, Tancredo Neves foi submetido à uma cirurgia de emergência. José Sarney tomou posse como presidente na manhã do dia 15. Tancredo Neves faleceu na noite de 21 de abril, depois de ter sido submetido a sete cirurgias. Na manhã do 22, Sarney foi confirmado na presidência. No dia 23 o corpo de Tancredo Neves chegou ao aeroporto de Belo Horizonte, para receber as homenagens de cerca de 1,8 milhão de pessoas. Finalmente, no dia 24, na presença de 50 mil pessoas, foi enterrado no cemitério de São João del Rei. [Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001] GOVERNO JOSÉ SARNEY (1985 - 1990) Sucessivas crises o país atravessou nesses cinco anos de governo: crise econômica, com altíssimas taxas de inflação; crises ministeriais (tivemos quatro Ministros da Fazenda neste período); crise de credibilidade pois o país requereu a moratória da dívida externa (suspensão temporária do pagamento aos credores estrangeiros). Alguns planos econômicos foram postos em prática na tentativa de combater a inflação, através de congelamentos de preços e salários: - Plano Cruzado (1986), quando foi instituída uma nova moeda chamada de "Cruzado"; - Plano Bresser (1987); - Plano Verão (1989) com a instituição do Cruzado Novo. A Constituição de 1988, em vigor, estabeleceu: eleições diretas em todos os níveis (federal, estadual, municipal); legalização dos partidos de qualquer tendência, inclusive Comunista e Socialista; concessão do direito de voto aos analfabetos, em caráter optativo, aos menores de 18 e maiores de 16 anos e também de 70 anos; liberalização das atividades sindicais (direito de greve inclusive para os funcionários públicos civis); uso irrestrito dos meios de comunicações nas campanhas eleitorais. GOVERNO FERNANDO COLLOR (1990 - 1992) Abertura do país às importações; privatização das empresas estatais; deu continuidade ao combate à inflação ("Plano Cruzado II"). Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 16 "Esquema PC": afastamento da presidência pelo Congresso Nacional, em 25 de dezembro de 92. Foi substituído pelo Vice- presidente Itamar Franco. Plano Collor GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992 - 1994) Reforma monetária ("Plano Real") com a instituição de uma nova moeda (Real); estabilização da economia com redução significativa da inflação graças ao Ministro da Economia Fernando Henrique Cardoso; continuidade do plano de privatização (Cia Siderúrgica Nacional, Usiminas, etc). No fundo, FHC e o plano Real foram apenas o "tempero" para que o Brasil fosse servido para o mundo neoliberal. GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995-2002) Adotou uma política neoliberal segundo a atual tendência da globalização da economia mundial; reduziram os gastos públicos e estatais; reforma constitucional (reeleição); promoveu o ajuste fiscal; reformas (adm/judiciário/tributário); política de combate a corrupção. GOVERNO LULA (2003- ?) O ex-metalúrgico Luis Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da república após ter sido derrotado 3 vezes na disputa eleitoral. Sofre crítica forte da antiga oligarquia e também de esquerdistas que desejam rupturas mais rápidas com o capital externo. Missão Centenário do astronauta Marcos Pontes. Realização dos jogos Pan-americanos. Denúncias de corrupção (escândalos como do “mensalão” e dos cartões corporativos). Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Exercícios de Sala 1. UFMT O Brasil atual tem vivido entre a expectativa da solução definitiva dos problemas econômicos, o fantasma da crise social e a consolidação de sua democracia. A respeito, marque os itens verdadeiros: 01 Nos últimos anos tem aumentado sensivelmente o número de organizações que atuam nos mais diversos campos (sindical, político partidário, ecológico, comunitário), fortalecendo a idéia da defesa coletiva dos interesses dos cidadãos. 02 Muitos dos princípios constitucionais aprovados na Carta de 1988 têm sido alterados pelo atual governo. Dentre as principais alterações estão as relativas à aposentadoria dos trabalhadores e à reeleição. 04 Graças às fortes pressões populares verificadas no movimento das “diretas já”, foi implantado, em 1996, o Plano Real que deu início ao controle inflacionário e ao pagamento da dívida externa brasileira. 08 Um dos elementos necessários e fundamentais para a consolidação da democracia é o respeito à opinião pública, elemento capaz de mobilizar a sociedade civil contra ou a favor das mais diversas causas. 2.UFRN Segundo Cláudio Vicentino, a globalização estimulou a formação de blocos econômicos regionais, com a diminuição dos protecionismos e atração de investimentos internacionais. A isso, somou-se a preocupação com o limite dos gastos governamentais, a prevalência da economia de mercado e a busca de um “Estado” mínimo. A crescente força privada e a crise do Estado intervencionista deram impulso, por sua vez, às pregações neoliberais. No Brasil, essa situação se manifesta concretamente através do(a) 01) Programa Nacional de Reforma Agrária, com o qual o governo pretende assentar famílias de sem-terra em áreas consideradas improdutivas. 02)processo de reformulação constitucional que modifica a organização político-partidária, privilegiando os pequenos partidos. 04)privatização de empresas estatais, provocando a redução da influência e da ingerência do Estado, principalmente nos setores produtivos da economia. 08) elevação da taxa de emprego, ocasionado pelo aumento da atividade econômica do setor privado, especialmente na área industrial. Tarefa Mínima 3. U. F. Uberlândia-MG Sobre os anos 90 no Brasil, assinale a alternativa correta. a) Enquanto a pressão do desemprego levou os sindicatos a perderem força nas negociações salariais, o movimento dos trabalhadores sem-terra (MST) foi se tornando um dos principais movimentos sociais dos anos 90, lutando pela ampliação da reforma agrária. b) A política de moralização da vida pública foi a tônica do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, levando-o a exigir que todos os escândalos financeiros e as denúncias de corrupção fossem investigados pelo Congresso, por meio de CPIs, que conseguiram julgar e prender todos os envolvidos. c) A política de privatizações, marca do governo Fernando Henrique Cardoso, permitiu que o Estado investisse os recursos obtidos em saúde e educação, contribuindo para diminuir significativamente as desigualdades sociais, de acordo com os mais recentes indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. d) A orientação política predominante nos anos 90, de cunho neoliberal, foi responsável pela diminuição acentuada dos níveis de pobreza, pelo aumento da participação dos salários de renda nacional e pelo fortalecimento da capacidade do setor público em atender as demandas sociais. 4. Cefet-PR O governo de Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington, realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas estão: a) ajuste fiscal, redução do tamanho do Estado e fortalecimento das empresas estatais. b) privatização, abertura financeira e investimentos em infra- estrutura básica. c) fortalecimento do sistema previdenciário atual com privatização e investimento em infra-estrutura básica. d) ajuste fiscal, restrições econômicas às importações de gêneros agrícolas e abertura financeira. e) abertura comercial, abertura financeira e regulamentação do funcionamento da economia. Tarefa Complementar 5. UFSE Entre as características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do início dos anos 90, estão a: a) privatização e a abertura comercial. b) abertura comercial e a criação da CLT. c) estatização e a desregulamentação econômica. d) intervenção acentuada do Estado na economia e o rígido controle de preços. e) privatização e a criação de regras que dificultam a importação. 6. UFRRJ Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Inclusão para a Vida História B PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 17 Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são: a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro. b) o controle da inflação e da dívida pública, a partir da redução dos impostos, da negociação da dívida externa e da elevação salarial. c) a redução da interferência do Estado na economia (Estado- mínimo) e a abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais. d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos Sem-Terra e na Ação da Cidadania Contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo. e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego. BIBLIOGRAFIA: ·CAMPOS, RAYMUNDO. HISTÓRIA DO BRASIL - 2ª ED. SÃO PAULO. ATUAL, 1991. ·COSTA, LUIS CESAR AMAD/MELLO, LEONEL ITAUSSU. HISTÓRIA DO BRASIL - 3ª ED. SÃO PAULO. SCIPIONE, 1993 ·PEDRO, ANTONIO/ LIMA, LIZÂNIAS DE. HISTÓRIA DO BRASIL - COMPACTO PARA O VESTIBULAR - SÃO PAULO - FTD, 1996 ·KOSHIBA, LUIZ/PEREIRA, DENISE MANZI FRAYZE. HISTÓRIA DO BRASIL - 6ª ED. SÃO PAULO. ATUAL, 1993 ·HERMIDA, ANTÔNIO JOSÉ BORGES. Compêndio de HISTÖRIA DO BRASIL - Companhia Editora Nacional. São Paulo 1970 - BRASIL 500 ANOS, Volumes I e II , EDITORA NOVA CULTURAL – 1999 TEIXEIRA, Francisco M. P. Brasil: História e Sociedade. Ática: São Paulo, 2000. Gabarito Aula 1 01- 06 02- 14 03- 16 04- c 05- b 06- d Aula 2 01- 06 02- 15 03- b 04- 09 05- d 06- c Aula 3 01- 03 02- 02 03- d 04- d 05- b 06- c Aula 4 01- 07 02- 03 03- 10 04- 09 05- 02 06- 14 Aula 5 01-03 02-04 03-03 04-d 05-d 06-e Aula 6 01-11 02-08 03-a 04-b 05-a 06-e Aula 7 01-05 02-02 03-c 04-01 05-d 06-e Aula 8 01-10 02-03 03-07 04-03 05-d 06-e Aula 9: 1-01 2-04 3-16 4-16 5-d 6-a Aula 10: 1-04 2-08 3-21 4-06 5-21 6-26 Aula 11: 1-06 2-02 3-b 4-e 5-d 6-c Aula 12: 1-11 2-04 3-a 4-b 5-a 6-c
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